Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Raquel 01/01/2024

Leitura que ganhou meu coração
Que escrita deliciosa da Charlotte Bronte! Adoro suas descrições, como ela usa de sentido figurado e de comparações pra descrever sentimentos, pensamentos, estados de espírito. Incrível como um clássico consegue ser tão fluido!
Foi uma experiência maravilhosa, ainda mais que não curto romances, mas os clássicos costumam ser muito bons nisso e Jane Eyre é grande exemplo disso.
Todo o drama da sua vida, tanta angústia e sempre tão reservada mas expressando ao leitor tudo, absolutamente tudo que vai em seu coração, Jane é muito inteligente, bastante ingênua muitas vezes, até que alguém pisa no seu calo, ela não admite que abusem da sua bondade, da sua paciência, mostra seu caráter, tem suas ambições por mais humilde que seja, é muito virtuosa. É descrita, inclusive por si mesma, como não tendo atrativo algum para os homens mas quando mostra seu caráter e seu intelecto conquista todos que se permitem conhecê-la melhor.
Sr Rochester é muito divertido, muito esquisito de início, difícil não amar sua rabugice e ver ela se derretendo pela Jane aos poucos.
St. John é muito peculiar. Mas como a Jane tem azar de só topar com homem difícil!
Enfim, escrita deliciosa, personagens (a maioria pelo menos) muito cativantes, tudo muito sensível, muito bem descrito e detalhado, muito palpável, muito crível, muito emocionante.
Uma das melhores leituras da vida.

daniela.Paulo 01/01/2024

Jane Eyre
Que livro! Acompanhar a evolução de Jane foi emocionante, uma vida difícil, cheia de evoluções, dificuldades e surpresas. Me emocionei e torci por Jane.

Biappache 01/01/2024

Acompanhando a vida de Jane Eyre
Jane Eyre, a protagonista, narra sua vida trazendo os momentos mais importantes (felizes, mas principalmente, difíceis), sendo desde a infância até seu começo de idade como adulta.

De forma geral, foi uma boa leitura! Mas senti que por ser um livro grande, teve momentos, principalmente no começo, que as situações estavam muito paradas. É mais para o meio que consigo pegar um ritmo consistente na leitura.

O casal não me pegou tanto, mas a personalidade do Rochester, suas falas e reflexões malucas com certeza são pontos muito altos durante a leitura. Acompanhar esse personagem tão peculiar, de mente devastada e instigante ao mesmo tempo, foi muito divertido (na maioria do tempo pelo menos).

Os plosts da leitura me agradaram, por isso o final foi o que mais pegou. Situações que não imaginava aconteceram, sendo calorosas e outras não tão calorosas. As reflexões me pegaram bastante, sendo interessantes, esses pontos foram essenciais para tornar essa leitura diferenciada. É um universo muito interessante de navegar. Já quero acompanhar as outras leituras da outra e suas irmãs.

Jenifer.Matias 01/01/2024

Meu clássico preferido! FAV ???????????
Esse livro com certeza se tornou meu favorito e nem sei como começar explicar o porque. Antes de tudo, o livro se passa no século 19 e é extremamente a frente do seu tempo, tornando-se atual aos dias de hoje. Um dos detalhes que mais me encanta é que diferente de morro de ventos uivantes e orgulho e preconceito a protagonista Jane Eyre luta, guerreia, sonha, sofre e se empodera por si mesma e não em busca de um amor, casamento vantajoso e etc, isso fica em segundo plano nesse livro. Ele é um combo de auto conhecimento, amor a si própria acima de tudo e só então o amor ao outro. E o que é o romance nesse livro!!! Jane se ama e se respeita tanto que não aceita ser menos do que merece para o seu grande amor. E para finalizar, comecei a ler esse livro pois foi ele a inspiração para o filme que deu o nome da minha mamãe JANIEIRE. ??

Giza Cris 31/12/2023

Excelente
Eu assisti o filme primeiro e fiquei curiosa pra ler o livro. Simplesmente amei a escrita. Tirando as partes em francês, apesar de ser uma leitura difícil pois por ser de época, nos deparamos com palavras difíceis, é uma história muito bem escrita.
Recomendo ??

Karina 31/12/2023

Você foi feita para o trabalho, não para o amor
Esse livro é perfeição desde a apresentação até a última página.

?O que é mais teimoso do que a juventude? O que é mais cego do que a inexperiência??

É um livro engraçado, sério, espirituoso, com uma história de amor tão arrebatadoramente real e trágica e feliz. A beleza da literatura se apresenta aqui, com certeza. Não é um clássico sem motivos.

Apesar de extenso, a história da Jane prende tanto que nem percebi o tempo passar. Ler 700 páginas como se fossem trezentas. Muito muito bom!

?A literatura, quando é máquina do tempo, é a coisa mais linda?

Natalia.if 31/12/2023

Todas somos um pouco Jane
Amei, amei e amei esse livro! A Jane é um personagem muito envolvente e acredito que isso vem do jeito que a Charlotte Bronttë descreve a mente dela e todo o processo de tomada de decisão por trás das ações da personagem. Além disso adorei a forma como a escritora conversa com o leitor e como a escrita é dinâmica, bem diferente da escrita de clássicos da época. Achei interessante que a coragem pra ser mulher naquela época permanece da mesma forma hoje! Todas somos um pouco Jane e precisamos dar ouvidos para os nossos instintos e princípios diante de uma sociedade que nos oprime! Esse se tornou um dos meus livros preferidos da vida ?

Fernanda2477 31/12/2023

Já tinha lido "Jane Eyre" há alguns anos, e lembro que na época fiquei encantada com a história. Essa releitura fez com que eu me encantasse ainda mais.

A escrita da Charlotte Brontë é muito boa, um livro extremamente fluido, sequer parece que são tantas páginas, tão rapidamente a história passa. É uma leitura gostosa. Já da primeira vez, me apaixonei pela protagonista e nessa segunda, me apaixonei mais. Jane Eyre, apesar de tudo o que passou, é uma pessoa boa e justa. Ela aceita com resignação o que a vida lhe impõe, mas ela não se entrega. Jane Eyre, como ela mesma diz, sabe quando é necessário ser submissa, mas sabe melhor ainda quando é momento de se rebelar.
O romance, por mais que esteja por trás de boa parte da história, não é o foco principal do livro, mas é interessante observar seu desenvolvimento e sua resolução.
Existem algumas coisas que talvez sejam um pouco convenientes para a narrativa, mas não vejo isso como um ponto negativo, na verdade. Acredito que Charlotte, por ser bastante religiosa, colocou isso para mostrar a ação do divino na vida das pessoas. E apesar de eu mesma não ser voltada para a religião, não é algo que tenha me incomodado de alguma maneira.

Foi uma boa leitura, que veio em um momento conturbado da minha vida, mas que me ajudou a encerrar meu ano com boas expectativas para o próximo. Recomendo para quem tem vontade de conhecer a obra das irmãs Brontë, para quem gosta dos clássicos e para quem gostaria de se aventurar em algo novo.

Raíssa 30/12/2023

Uma leitura muito boa apesar de ter minhas dificuldades ao longo dela que não, não se aplicam por causa da linguagem rebuscada e sim pelo fato de as vezes ficar um tanto maçante por conta de alguns personagens . A história começa num dos melhores cenários e realmente me prendeu muito, com ótimos personagens e uma trama emocionante mas quando Jane chega a mansão do senhor Rochester e o encontra as coisas desandam, os personagens e a ambientação tudo fica chato com ele por perto e por isso o final não me agradou, após a separação a Jane se torna mendiga por alguns dias e o drama implacável em cada palavra era um tormento, o primeiro age gap que li é um clássico kkkkk é questionável o gosto da Jane ela não se esquece nem por um segundo de mencionar o quão feio ele é e eu realmente não consegui imagina-lo bonito mesmo que fosse para tornar as coisas mais interessantes porque além de feio ele é doido. A Jane é uma protagonista muito forte e eu a admiro muito apesar do caminho que tomou no final e os momentos dela e do senhor Rochester que me fizeram revirar os olhos mas rir pelo fato do quão ridículo aquele homem consegue ser.
? Eu sou tão feio assim Jane ?
? Sim, senhor
Kkkkk eu amo essa garota. Tem partes estranhas, é difícil descrever.

jessleti 29/12/2023

Emocionante
Um dos meus favoritos desse ano.
Clássico extremamente diferente e maravilhoso! Jane virou meu xodó entre personagens de livros clássicos

Juh @sonhodelivro21 29/12/2023

Jane Eyre
Que obra! Confesso que quase não consegui terminar esse ano, mas acho que foi mais porque eu não queria me despedir da amiga que fiz, que foi a Jane.

De início não concordamos muito, mas eu tinha acabado de vim de Oliver Twist e ver as diferenças entre eles foram gritantes e só fez com que eu ficasse desconfortável com algumas atitudes da Jane.

Mas, as palavras me pegaram logo nas primeiras linhas e não tinha como eu não amar essa obra, eu sabia que iria ama-la e favorita-la e assim ocorreu.

Só posso dizer leiam, que vale muito a pena, a edição da Zarah está incrível, e me auxiliou ainda mais em ter uma experiência incrível.

Diana 29/12/2023

Escrita que te conquista
Primeira obra que leio das irmãs Brontë. Coloquei muitas expectativas e elas foram superadas! Sou fã das obras de Jane Austen e Charlotte me surpreendeu, porque apesar de terem temáticas parecidas, a irmã Brontë cria personagens mais sarcásticos e mais imprevisíveis. A obra me conquistou e me prendeu do início ao fim.

Camila1856 28/12/2023

Favorito da vida!
Não sei como demorei tanto pra começar a ler esse livro!
Pensando bem, acho que o li no melhor momento possível!! Eu me senti completamente envolvida pela leitura, me peguei encantada com Jane e com sua personalidade ímpar! Que prazer seria poder me sentar com ela e conversar por algumas horas, que pessoa incrível e totalmente a frente de seu tempo!
Me emocionei muito com essa história e sem dúvidas vou ler mais vezes. Se tornou o meu livro favorito da vida, melhor leitura que já fiz! Simplesmente amei!! Me tocou profundamente e tenho certeza que ficarei pensando em tudo por muito tempo! ??