Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Brun4 27/12/2023

Finalmente um favoritado do ano
Me sinto privilegiada por conhecer uma personagem como Jane. Durante toda a leitura tive a sensação de querer ser sua amiga, além de sentir um profundo respeito e admiração por seu caráter, suas convicções, sua postura, suas escolhas e sua história.
Jane que é racional quase ao extremo, modesta, gentil, que ao mesmo tempo que é sujeita às convicções e à persuasão das pessoas ao seu redor, também tenta se libertar e preservar a si mesma enquanto ser humano com vontades e aspirações próprias.
Não tenho palavras para descrever o quanto me surpreendi com a leitura.

Indrig 26/12/2023

Uma leitura acessível para sua época, entretenimento e raiva
Vou começar pelos pontos negativos pra depois falar dos positivos.

Comecei a ler Jane Eyre despretensiosamente como uma leitura paralela de uma discussão que aconteceria semanalmente de alguns capítulos. Nesse embalo, fui reparar que o livro tinha 536 páginas, se tornando então um dos maiores que já li. Creio que ele seria menor se não fossem capítulos e capítulos dedicados à descrição de ambientes e diálogos em 5 frases que poderiam ser ditas em apenas 1. (Sim, fiquei muito irritada com isso).

Dito isso, o livro me encantou primeiramente, pela escrita acessível de Charlotte Brontë, que para mim foi uma grande surpresa, uma vez que não estou acostumada com livros de época e esperava uma escrita muito mais crua e de difícil entendimento. Segundo, o fato de ser uma autobiografia e a autora utilizar uma estratégia para aproximar o leitor, da mesma forma que Machado faria anos depois, utilizando o "caro leitor", deixa a leitura cada vez mais acolhedora.

O livro me cativou pela construção e evolução da protagonista, que no início sofremos junto com ela e depois passamos raiva com ela. Jane se revela como uma criança rebelde, mas que encontra na fé (já falo sobre) uma forma de manter o pé no chão, passando a ser uma jovem e adulta obediente e paciente. Por muitas vezes ela foi bobinha e ingênua, mas não nego a força dessa mulher.

Quanto à sua interação com o Sr. Rochester aquilo foi entretenimento puro, aquele homem não bate bem das ideias. Juro manas, o episódio da cigana, preciso perguntar, que surto foi aquele?

Queria fazer um adendo e defender Jane por todas as vezes que foi chamada de feia e também gostaria de rir da cara do Rochester por todas as vezes que foi chamado de feio. Afinal, os feios se atraem. Viva a feiúra!

Quanto a narrativa, como eu disse, muita coisa poderia ser reduzida ou resumida, ou simplesmente resolvida de uma forma não tão coincidentemente assim, mas fazer o que né, o livro precisava ser grande, os capítulos precisavam descrever ambientes, os diálogos precisariam ser de páginas e páginas. (Sim, estou muito chaeteada com isso). Mas fora isso, a construção da protagonista e evolução desde a infância até adulta e as escolhas que fez para chegar onde chegou, foram de bom tamanho e muito bem narradas.

Quanto aos temas e críticas propostos ou identificados no livro. Gosto da ideia de Jane quebrar o padrão das mulheres da época, afinal a ideia de que mulher é dócil, só serve pra cozer, cuidar e cozinhar é chatissimo. Jane surge como educadora e enfatiza a importância desse papel na sua vida e na vida daqueles que toca. O fato dela ser inteligente, dedicada, interessada em aprender idiomas, por exemplo, demonstra o quanto seu perfil é inovador para as demais mulheres. O que me irritou foi a visão "mea culpa" cristã que limitou todo o potencial que a moça tem. Muito chato passar horas lendo que Jane não devia suprir seus desejos, devia sofrer, devia aceitar a pobreza e a falta de cuidado para ser recompensada num paraíso futuro. Gente, não é assim que funciona. Mas como eu disse ela tem uma força de pouquíssimas pessoas. Um humor muito sábio também. Postei aqui no skoob antes, numa atualização da leitura em que uma citação crítica essa ideia "da pessoa se cobrir na religião por medo de mostrar seus desejos não resolvidos". Eu achei isso crucial.

No mais, é um livro gostoso, garante entretenimento e de fácil leitura.

Ps. Só eu que achei Àdéle uma chatinha? Aff.

Nat 23/12/2023

Jane Eyre é uma jovem órfã que mora de favor na casa de uma tia que não lhe suporta. Mandada para uma escola para meninas ainda pequena, é nesse lugar que ela vai ter seus primeiros amigos e vai viver até sua idade adulta. Quando ela consegue um emprego para ser tutora de uma criança em Thornfield Hall, a jovem não imagina que irá pela primeira vez conhecer o sabor e o dissabor do amor. Desde criança sendo dona de uma natureza firme e independente, toda sua fortaleza será posta a prova quando descobre um grave segredo de seu amado.

Desde que soube dessa edição da Zahar, andava louca para comprar. Me apaixonei por Jane Eyre desde a primeira vez que li, então eu tinha que ter essa edição. As ilustrações são lindas e as notas explicativas são um toque a parte, que falam de acontecimentos e fatos relacionados a escrita do romance, aos costumes da época, faz referência a outras obras, enfim, tudo isso faz da edição um primor. Ler essa edição relendo uma história que ensina uma grande lição, sobretudo para mulheres, foi um prazer imenso. Terminei sendo mais apaixonada do que nunca pela história, completamente recomendado.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/12/jane-eyre-charlote-bronte-dll-2023.html?m=1

Ma 20/12/2023

Que livro incrível
Terminei a leitura em lágrimas, nunca antes chorei tanto em um livro como esse. Não tenho palavras para descrever todos os sentimentos despertados pela leitura, simplesmente um dos livros mais lindos que já li na vida, daquela que deixa o coração quentinha ??

Gica Brombini 19/12/2023

"Eu não sou pessoa de grande orgulho em circunstâncias destas: prefiro sempre a alegria à dignidade."
'Jane Eyre' foi um livro que me proporcionou tanto um desafio quanto um deleite durante a leitura.
Li as primeiras 400 páginas deste livro de forma tão intensa e rápida, que me apaixonei de imediato pela Jane e todas as suas complexidades, além da própria escrita da Charlotte Brönte. Em menos de dois meses eu havai devorado várias páhinas desta história, porém infelizmente este ritmo foi quebrado.
Posso dizer que a parte 1/3 e a 3/3 foram maravilhosas para mim em todos os aspectos: eu gastava da enredo que estava sendo construído, dos personagens apresentados, das reflexões propostas e da forma como os conflitos externos vividos pela Jane influenciavam a construção da sua personalidade e definiam cada vez mais seu caráter.
A parte 2/3, o meio, focado no romance entre Jane e o Sr. Rochester não me cativou muito. Eu sentia que ele realmente amava ela assim como ela o amava, mas eu, como leitora, não consegui comprar esse sentimento como genuíno e nem ao menos me apeguei ao personagem do Edward.
Esse com certeza será um livro que irei reler em outros momentos, até mesmo com um estudo mais aprofundado nas questões literárias e socias que o próprio romance apresenta, mas este primeiro contato foi uma boa leitura.

Marilia 19/12/2023

Jane Eyre
Eu acho deselegante avaliar mal um livro quando a nível mundial, as críticas e opiniões são positivas. Quando ele muito a frente do seu tempo abordou questões tão delicadas de ( gênero, religião e classe). Então daqui a 10 anos ou mais eu farei uma releitura, talvez seja a eu do presente que fracassou com o livro e não o contrário. Mas sendo a resenha feita pela Eu do presente, só posso dizer que pra mim é um livro EXTREMAMENTE ENFADONHO. Com uma protagonista que saindo da infância, também se tornou extremamente enfadonha.

Dilso 18/12/2023

Excelente
Espero que não fique chateada aí no céu de Borges, querida Charlotte, mas, apesar de seu "Jane Eyre" ser um excelente romance (dei 5 estrelas), ainda o meu favorito é o de sua irmã, Emily Brontë, "O Morro dos Ventos Uivantes". Não briguem, ambas foram ótimas escritoras, sem dúvidas.
Enfim, abraço para Anne, ainda não a li, porém, creio, que como uma Brontë, também, deve ser muito boa autora. Até um dia!

Jahyne 17/12/2023

Incrível
História cativante, com romance, reviravoltas, mistério e personagens muito bem construídos. Leitura obrigatória para quem gosta de livros do gênero.

Mayara833 17/12/2023

Uma história cheia de emoção e muitas reviravoltas
A história de Jane Eyre é emocionante. As reviravoltas te prendem do inicio ao fim. Prepare-se para rir e chorar, sofrer e se alegrar junto com Jane Eyre. A jornada de Jane nos apresenta muitas lições que merecem ser levadas para a vida. Com certeza, é uma história que merece ser lida, com alta probabilidade de se tornar um de seus livros preferidos (para mim, se tornou). Boa leitura :)

CrisIngrid 16/12/2023

Eu gostaria de encontrar palavras bonitas e macias e depois combiná-las de forma perfeita para narrar todo o meu processo de leitura desta obra. Como não sou capaz disso, só me resta expressar, humildemente, todo o meu encanto com a escrita da Charlotte Brontë e com a personalidade de Jane Eyre.

Só estando dentro do meu coração para saber minha felicidade toda vez que algo de bom acontecia a ela; meu deslumbramento quando ela se impôs em uma situação que a vilipendiava; ou o meu fascínio quando parava de ler para analisar as metáforas lindas, as frases tão bem elaboradas, as figuras de linguagem tão bem colocadas de Charlotte Brontë.

📖“ - Não sou mentirosa. Se fosse, deveria dizer que amo a senhora, mas declaro que não a amo: detesto a senhora mais do que qualquer outra pessoa no mundo, exceto John Reed; e este livro sobre a Mentirosa a senhora pode dar para sua filha, Georgina, pois é ela quem conta mentiras, não eu.”

Mas voltando à personagem, seu caráter, sua determinação, sua coragem de dizer o que pensava, sua bondade, a força de sua fé em seus princípios, sua resiliência, seu amadurecimento me deixaram muitíssimo impressionada. Em vários momentos da obra, diversas pessoas relataram que Jane não era uma pessoa tão bonita assim. Eu discordo totalmente disso.

Pensando na beleza como algo que brota do interior, Jane é uma das criaturas mais belas que já tive o prazer de conhecer. Como deve ser linda a pessoa que coleciona em si todos os traços de personalidade desta menina. Porque é isso que Jane é, uma menina. Com o coração gigante, mas uma menina.

📖“É uma dádiva o fato de que o tempo dê cabo dos desejos de vingança [...]. Eu deixara aquela mulher em meio à amargura e ao rancor, e voltava agora com uma emoção que era tão só uma espécie de piedade por seus grandes sofrimentos, e um forte desejo de esquecer todas as ofensas - de me reconciliar e dar as mãos em amizade.”

Queria que você fosse real, Jane Eyre. Foi um prazer inenarrável conhecê-la. Obrigada por me impactar tanto! Estou muito feliz que você, após ter passado por tantas adversidades na vida, tenha tido o seu final feliz. Vou estar sempre torcendo por você. Vai que é sua, garota! ♥

Elen Ximenes @quemleganhamais 15/12/2023

Jane Eyre
Clássicos são sempre surpreendentes e revelam camadas além da história óbvia visível aos leitores mais passivos. Se pensarmos no óbvio, a história de Jane Eyre é um romance de formação bem clichê: uma menina pobre que sofre muito até encontrar a liberdade através dos estudos. Esta menina se apaixona, e quando a gente pensa que finalmente ela vai parar de sofrer, surgem empecilhos para o desenvolvimento desta paixão. No entanto, no final tudo se resolve graças a "fada da Conveniência". Se eu considerar este livro desta forma, a leitura foi um desperdício, porque não curti nada da "história de amor". Porém, olhando para Jane Eyre como um clássico que resistiu a séculos de histórias, entendo que não é uma história clichê. Este livro fala muito sobre sua época, sobre o que era esperado de uma mulher, como as crianças eram vistas e como era o tratamento dispensado a elas. Há também lampejos para desenvolvermos discussões construtivas sobre religião, machismo, liberdade feminina, relacionamentos abusivos, e como a classe social influencia no papel da mulher na sociedade.

C. S. Lewis considerava as irmãs Brontë geniais. Duvido muito que a leitura dele de Jane Eyre era apenas como um romance de formação, ainda mais sendo ele um professor de Literatura. Em breve resenha no @quemleganhamais.

site: https://www.youtube.com/watch?v=6F62S3prU1k

Isabella 14/12/2023

Amei
Achei uma leitura fluida e aconchegante, apesar de extremamente descritiva não é algo maçante.
Amei a história e os personagens, com certeza irei lembrar deles com muito carinho, principalmente a parte feminina.
Obviamente descordei em muitas partes da protagonista e em muitas coisas eu faria diferente, mas gosto quando isso acontece, pois me faz lembrar que é exatamente assim que acontece no dia a dia, o que torna os personagens mais reais.