Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Jessie 16/01/2024

Minha Jane
Eu admiro Jane Eyre, ela seguiu seu coração, fez o que achava certo, no seu tempo. Posso não concordar com todas as decisões que ela tomou, mas fiquei aflita por ela em algumas situações, feliz em outras, e principalmente admirada pela sua força natural.
Jane Eyre é um romance, mas que abrange muito mais que romance, fala sobre família, amizade e amor próprio. E mesmo com tudo isso ainda tem seus defeitos, mas é uma leitura agradável.

July Weiss 16/01/2024

Jane não buscava independência; buscava felicidade.
Pra mim, é sempre difícil fazer resenha de um clássico, então não vou me estender. Simplesmente contar como foi a minha experiência de leitura.

Jane Eyre estava na minha estante há uns bons 4 anos (se não mais). Eu pensava "não está na hora de ler ainda", apesar de ter muita vontade. Ano passado, li O Morro dos Ventos Uivantes e, em seguida, A Senhora de Wildfell Hall, ambos escritos pelas irmãs da Charlotte Brontë. Assim, senti que finalmente havia chegado a hora de conhecer o trabalho da última irmã.

Eu tinha impressões muito diferentes sobre esse livro, e também expectativas que não foram atendidas, mas em outros aspectos, foram superadas. As ideias que eu tinha a respeito da história foram desconstruídas página por página, e no final, eu estava emocionada, encantada.

A história aparentemente simples da órfã que passou por tantas provações em sua vida é, na verdade, uma importante lição de que a liberdade - que homens e mulheres buscam- está em amar e servir aos nossos. Em reconhecer o valor das pessoas, acima das coisas materiais.

Por muitas vezes li comentários sobre esse ser um livro feminista e sobre uma mulher que busca independência. É claro que Jane é uma personagem forte, à sua maneira, porque a vida assim exigiu que ela fosse. A independência era, na verdade, sua sobrevivência, já que estava sozinha no mundo.

Por isso, após terminar a leitura, e amar esse livro, a história, os personagens, compreendi; ela não buscava independência, e sim, felicidade.

E a felicidade estava no amor.

Fernanda.Caputo 16/01/2024

Não há resenha para JANE EYRE.
Qualquer coisa que eu disser sobre este livro, além de "LEIA!", vai parecer pequena.

Li sem saber quase nada do enredo, salvo se tratar de uma órfã que passou por algumas agruras.

Vivi cada página, me empolguei, me emocionei, fiquei brava, incrédula, triste, feliz, curiosa, estupefata.

Cada página repleta de poesia. Mais que o enredo, a narrativa me encantou. Que livro espetacular.

Espero que suas outras irmãs sejam assim tão maravilhosas, pois serão leituras de 2024, certamente!

Leia! Leia assim que puder. Não vai se arrepender!

Eliane406 16/01/2024

Uma jornada feminina
??Mas a vida, no entanto, ainda me possuía com todas as suas necessidades, dores e responsabilidades. O fardo devia ser carregado, a necessidade, satisfeita, o sofrimento, suportado e a responsabilidade, cumprida. Segui adiante.?

?Jane Eyre é um dos romances femininos mais marcantes da Literatura Inglesa. Charlotte ao relatar a jornada de Jane, mesclando fatos autobiográficos com ficção, permite ao leitor conhecer a fundo os sofrimentos de sua heroína e respectivamente os nossos. É uma obra realista que mostra a fé, a força e a impetuosidade de uma mulher à frente do seu tempo.
?Charlotte Brontë, escritora e poetisa inglesa, nasceu em 21 de abril de 1816, em Thornton no condado de York. Seus escritos inicialmente foram publicados sob o pseudônimo de Currer Bell. Escreveu diversos romances e poemas, sendo que o mais conhecido ?Jane Eyre? (1847) foi um dos mais aclamados pela crítica da época, pertencente ao período Vitoriano (1837-1901) conhecido como o reinado da Rainha Vitória na Inglaterra.
?Narrado em primeira pessoa, Jane Eyre delineia a jornada de Jane em busca da verdade e de autoconhecimento. Acompanhamos a infância, juventude e o amadurecimento da personagem até a vida adulta. Charlotte, a irmã Brontë mais velha, relata, com traços autobiográficos, um caminho permeado pela angústia, medo e descreve com muita sensibilidade o percurso árduo de Jane ao pleno conhecimento de si.

Recursos como a fé Cristã, descritas com passagem e referências aos personagens bíblicos, descrições bucólicas permeadas por sombras, frio, espaços como castelos antigos, montanhas e elementos sobrenaturais trazem ao romance uma narrativa intensa e lúgubre. Charlotte escreveu um romance baseado em elementos do pré ? romantismo, com pitadas do gótico em sua obra.

euluizarosa 16/01/2024

?? Uma grande fofoca ??
O livro é um grandioso romance de formação. Pra quem gosta desse tipo de narrativa é um prato cheio. A escritora não perde a mão em nenhum momento, claro que não é 100% das páginas que você vai se manter preso, há muita descrição dos lugares em que se perde a atenção, porém focando na história principal é uma grande fofoca que eu fiquei muito feliz em conhecer.
Minha parte favorita foi definitivamente o começo do livro, em que estamos conhecendo a pequena Jane, dona de um intelecto incrível. Assim como todos os humanos, Jane toma decisões que te fazem ficar possessa, pensando como é possível ela agir assim? Mas no lugar do outro a gente sempre faria melhor, é importante lembrar que ela é apenas uma menina de menos de 20 anos e já viveu tanto, amadureceu tanto. Foram +700 páginas em que tive muito prazer ao ler, sem pressa alguma. Esse livro me tirou de uma ressaca literária de quase 3 meses.

Ãndrea 15/01/2024

Jane Eyre...
Mais um clássico para a lista!

Apesar da história ser narrada detalhadamente, com reflexões profundas de seus personagens, como a maioria dos livros de época, gostei de acompanhar parte da vida de Jane Eyre.

Além disso, para o ano de escrita do livro, a autora demostra ter sido um ser extremamente desenvolvido, inteligente e perspicaz.

Stella 15/01/2024

Viciante
Simplesmente maravilhoso!
Me prendeu do início ao fim, e talvez tenha me deixado uma pouco (muito) obcecada...
Não superei que ele acabou, e agora vivo para ver cada uma das adaptações que eu conseguir kkkkk

Triste, melancólico, mas tbm apaixonante e engraçado. Foi uma experiência sem igual. A cada página meu coração retorcia com um sentimento.

Mas vamos combinar uma coisa, a Jane não tem um segundo de paz né? A história dela é mais do que emocionante, é tão marcante que agora eu me pego suspirando e pensando sobre tudo que aconteceu com ela...

Talvez ninguém aguente mais eu falar que esse livro é maravilhoso, que eu estou apaixonada, e que mudou minha vida (não sei se é um exagero no fim kkkkk), mas ele realmente vale cada segundo!

Ah não gosto de fazer resenhas, mas eu realmente queria dizer que esse livro é lindo! A Jane é linda! Cheio de questões tão atuais mesmo sendo escrito a tantos anos, simplesmente maravilhoso, não tenho palavras o suficiente para descrever essa obra de arte.

O relacionamento deles é complicado e denso, me deixa com alguns sentimentos conflitantes, mas como minhas opiniões são bem duvidosas em relação a casais...

Li sem saber nada da história e posso dizer que foi maravilhoso! Me deixou chocada em muitas partes e com o coração na mão.

Amo demais, 5 estrelas é pouco!

Daiana Costa 15/01/2024

Que livro incrível ?
Sem dúvidas aprendi várias lições com Jane Eyre, sua fé e resiliência são admiráveis. Que saudade que eu estava de me sentir assim com uma leitura, esse turbilhão de emoções... simplesmente amei.

Lidiana 13/01/2024

Como não amar um clássico como esse?
Como foi bom ver a valentia Jane.
Todo processo de crescimento e amadurecimento

Debora.Zatoni 12/01/2024

A história mais linda
Li em 2003, quando estava na faculdade. Foi uma leitura rápida e somente pra cumprir o que precisava no momento. Reli agora, 20 anos depois. Acabo suas páginas agora chorando, emocionada e pensando no quanto as irmãs Brontë pensavam e escreviam muito além do seu tempo. Jane Eyre é uma menina mulher que, durante sua história se mostra dona de si e cheia de empatia e compaixão, com o próximo e principalmente consigo mesma. Impecável ????

Elis Miranda 12/01/2024

Jane Eyre
Sempre tive um pouco de dificuldade em ler clássicos (já tentei ler O morro dos ventos uivantes e detestei) e pensei que Jane Eyre seria igual, uma leitura arrastada, mas foi bem diferente (só os últimos capítulos são mais arrastados mesmo).
A história é envolvente, bem ambientada, uma caixinha de surpresas, uma montanha russa de emoções. Bom demais.

duda 12/01/2024

Espetáculo
Jane Eyre é aquele romance de mulher a frente do seu tempo. Independente, direta e humilde, Jane é até considerada meio "masculina", por se diferir da maioria das mulheres do seu entorno. Fiquei encantada com a escrita da Charlotte, tão fluida e acessível que você nem lembra que está lendo um texto do século XIX. Pra quem quer começar a ler clássicos, essa é uma obra fenomenal!

carla 11/01/2024

Depressão
Oh gente, a melancolia inesperada que o desfecho do livro me trouxe dificulta a elaboração de uma resenha adequada. Apesar do final teoricamente feliz, não experimento alegria ou entusiasmo; apenas uma sensação incômoda persiste
nathalie54 11/01/2024minha estante
muito essa sensação que terminar esse livro deixa

carla 12/01/2024minha estante
ai amiga fiquei com uma sensação muito estranha quando terminei, muito doido. achava que devia estar me sentindo feliz mas só me senti desconfortável ?

nathalie54 13/01/2024minha estante
amiga, o final é realmente muito conflitante. Fica uma sensação de "pera, i agora?"

Bia 10/01/2024

AMEEEEI
Esse é o meu novo livro oficial para indicar classicos pra quem nunca leu classicos! A historia é incrivel, ambientação muito boa e eu AMO um romance de formação (apesar de que praticamente termina antes de ela mal chegar nos 30 kkkkk). Os dialogos entre os protagonistas sao dos melhores e mais engraçados que ja vi (eu realmente ria com esses dois) e a Jane é demaissss!!! Ela é uma pessoa de coraçao tão bom, tão doce, mas a bicha nao leva desaforo pra casa nao!!! A propria CB fala no final de como os religiosos da época acusaram o livro de incentivar coisas ?indecorosas? sendo que esse é o livro de ficção mais cristão que eu já li? O que acontece é que a protagonista apenas tem noção do seu proprio valor (o que é desenvolvido ao longo do livro por sinal, porque de inicio ela é mais insegura) e não aceita qualquer coisa não. O livro é super fluido e gostoso de ler, recomendo a todossss
Kaique.Vidal 10/01/2024minha estante
err, vou ter que lerkkkkk