Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

MJG 09/01/2024

Incrivelmente poético!
Que história linda de vida Jane Eyre teve. Adorei o jeito que ela narra sua vida ? como Charlotte a escreveu ?, e amei tudo sobre essa personagem humilde, inteligente e carismática. Achei a leitura fluida e a narrativa bem desenvolvida, então super indico esse livro, principalmente aos que gostam da escrita de Jane Austen e Lucy Maud Montgomery.

Cristiane 08/01/2024

Favoritado!?
Fiquei realmente surpreendida pela história. Não tinha dúvidas de que a autora, assim como suas irmãs, possuía um estilo de escrita muito bem visto e digno de inúmeros elogios. Mas, confesso que iniciei a leitura temendo me frustrar com a história, assim como ocorreu com "O Morro dos Ventos Uivantes", de autoria de sua irmã, Emily Bronte.
"Jane Eyre" me fez sentir tantas coisas, que é simplesmente impossível para mim encontrar algo ruim na história. Pois, até mesmo os momentos de incômodos e de impertinência vividos ou aturados pela protagonista me cativaram de certa forma.
É uma obra completa, pois te faz se sentir tocada pela personagem principal. Sendo possível sentir suas dores, seus temores, incertezas, seus desejos e suas vergonhas. O que faz com que o leitor possa desfrutar muito mais da história.
Gostei da protagonista de tal forma, pois é nítido que ela carrega cada página nas costas, dando um rumo completamente diferente do esperado nos romances de época.
Jane Eyre é exemplo de protagonismo feminino forte, que faz mais uso da razão do que do coração, que não tem medo de buscar independência, de lutar para se manter em pé sem nenhuma escora masculina.
Que não tem medo de dizer que ama, mas que não compromete sua integridade por tal amor.
Uma obra que vale cada segundo do tempo de um leitor!
Recomendo demais!?

punnykaow 08/01/2024

C. Brontë é o Dostoiévski de ?shire
Os primeiros 10 capítulos são bem arrastados, assim como os 10 últimos, a autora descreve um monte de coisa sem necessidade e usa todas as oportunidades possíveis para evangelização cristã! Fora isso, os personagens tem vícios de caráter que os tornam muito mais humanos e passíveis de empatia (com exceção da bondade sonsa da personagem principal, essa é imperdoável). Um excelente livro, me encorajou a tentar ler a bomba dos ventos uivantes de novo!

Amanda2557 08/01/2024

A vida ao lado de Jane
Que livro, meus amigos. A escrita é perfeita no balance entre ação, cenário, sentimentos e pensamentos. Me senti vivendo a vida ao lado de Jane. Sofrendo com ela. Amando com ela. Me alegrando com ela.

Com certeza é uma leitura marcante, com muitas reflexões que com o passar do tempo voltarei a pensar. Agora que acabei de ler, nem tudo foi digerido.

Sobre o final: mostrou quem ela é! Bondosa, amorosa, gentil. Não posso deixar de dizer quão real, e ao mesmo tempo fantástica, essa personagem foi para mim. Uma bruxinha, e uma fada.

Acredito que esse é o máximo para não ter spoilers, mas todos os meus sentimentos de companheirismo, admiração e amor à Jane Eyre ficam aqui declarados.

Mirelle10 07/01/2024

Conto de fadas moderno
Esse livro é tipo um conto de fadas, mas não da Disney, parece mais com os contos de fadas originais, aqueles cheios de tragédias e com um final razoavelmente feliz, não tão feliz quanto se esperaria.
Acho que o livro poderia ser dividido em vários e formar uma série, pois a vida de Jane foi muito densa e tudo isso em um livro só torna a leitura exaustiva.
E é essa palavra que define esse livro: exaustivo, cansativo.
Por ser um livro tão longo e maçante, a história acaba perdendo o brilho. Dos 20% em diante eu só queria que acabasse logo e muitas vezes pensei em abandonar porque já não estava aguentando tamanha chatice, porém criei forças e consegui terminar a muito custo.
A todo momento da leitura eu me questionava o porquê desse livro ser considerado um clássico.
Enfim para concluir, é um livro chato, cansativo, enfadonho, custoso para terminar.

PS1: Uma coisa que me deixou indignada foi: como é que pode Jane ser tão independente, tão vivida, tão dona de si e acabar da forma que acabou. Sinceramente, eu torci muito para o final não acontecer dessa forma, apesar de já saber que seria assim. Final péssimo.

PS2: Apesar de não ter gostado muito do livro, senti esse desejo de dar 4 estrelas, não me pergunte o porquê. Acho que ainda estou processando tudo.

Gisllany 07/01/2024

Minha experiência com esse livro não foi o que eu esperava
É uma história boa, com uma protagonista que eu gostei bastante
Porém a a narrativa é muito, muito lenta e também tive certa dificuldade em compreender a escrita

vitória 03/01/2024

Jane Eyre é uma mulher a frente do seu tempo, ao longo de mais de 600 páginas se tornou minha amiga e me contou toda sua vida. Me apaixonei por sua história e maneira de ver a vida, pela forma que faz o que acha certo, não importa a situação.
Jane Eyre merece a felicidade que demora, a duras penas, a conseguir. Esse livro com certeza vira um favorito da vida.

Michelli.Mezzon 03/01/2024

Clássico favorito!
Esse é um dos clássicos que eu mais amo! A história é tão linda, intensa, cheia de sensibilidade e reflexões! Amoooo e recomendo!

Thay 03/01/2024

Jane Eyre
Jane Eyre é o meu clássico favorito e é a quarta vez que eu o leio e dessa vez escolhi a edição da penguin e super recomendo.

Prefácio às Claras 03/01/2024

A resenha vem depois,
Por enquanto é só revolta mesmo.
Eu simplesmente fiquei obcecada com a história só porque eu precisava aplacar a raiva que eu estava sentindo desejando um final digno, mas cara, como assim?

Charlotte é maravilhosa e Anne tem razão quando diz "eu amo Jane Eyre" Mas , eu to um misto de nervoso, ódio e fascínio.

Sério, eu sinceramente não sei como escrever uma resenha agora ?

Raquel 01/01/2024

Leitura que ganhou meu coração
Que escrita deliciosa da Charlotte Bronte! Adoro suas descrições, como ela usa de sentido figurado e de comparações pra descrever sentimentos, pensamentos, estados de espírito. Incrível como um clássico consegue ser tão fluido!
Foi uma experiência maravilhosa, ainda mais que não curto romances, mas os clássicos costumam ser muito bons nisso e Jane Eyre é grande exemplo disso.
Todo o drama da sua vida, tanta angústia e sempre tão reservada mas expressando ao leitor tudo, absolutamente tudo que vai em seu coração, Jane é muito inteligente, bastante ingênua muitas vezes, até que alguém pisa no seu calo, ela não admite que abusem da sua bondade, da sua paciência, mostra seu caráter, tem suas ambições por mais humilde que seja, é muito virtuosa. É descrita, inclusive por si mesma, como não tendo atrativo algum para os homens mas quando mostra seu caráter e seu intelecto conquista todos que se permitem conhecê-la melhor.
Sr Rochester é muito divertido, muito esquisito de início, difícil não amar sua rabugice e ver ela se derretendo pela Jane aos poucos.
St. John é muito peculiar. Mas como a Jane tem azar de só topar com homem difícil!
Enfim, escrita deliciosa, personagens (a maioria pelo menos) muito cativantes, tudo muito sensível, muito bem descrito e detalhado, muito palpável, muito crível, muito emocionante.
Uma das melhores leituras da vida.

daniela.Paulo 01/01/2024

Jane Eyre
Que livro! Acompanhar a evolução de Jane foi emocionante, uma vida difícil, cheia de evoluções, dificuldades e surpresas. Me emocionei e torci por Jane.

Biappache 01/01/2024

Acompanhando a vida de Jane Eyre
Jane Eyre, a protagonista, narra sua vida trazendo os momentos mais importantes (felizes, mas principalmente, difíceis), sendo desde a infância até seu começo de idade como adulta.

De forma geral, foi uma boa leitura! Mas senti que por ser um livro grande, teve momentos, principalmente no começo, que as situações estavam muito paradas. É mais para o meio que consigo pegar um ritmo consistente na leitura.

O casal não me pegou tanto, mas a personalidade do Rochester, suas falas e reflexões malucas com certeza são pontos muito altos durante a leitura. Acompanhar esse personagem tão peculiar, de mente devastada e instigante ao mesmo tempo, foi muito divertido (na maioria do tempo pelo menos).

Os plosts da leitura me agradaram, por isso o final foi o que mais pegou. Situações que não imaginava aconteceram, sendo calorosas e outras não tão calorosas. As reflexões me pegaram bastante, sendo interessantes, esses pontos foram essenciais para tornar essa leitura diferenciada. É um universo muito interessante de navegar. Já quero acompanhar as outras leituras da outra e suas irmãs.

Jenifer.Matias 01/01/2024

Meu clássico preferido! FAV ???????????
Esse livro com certeza se tornou meu favorito e nem sei como começar explicar o porque. Antes de tudo, o livro se passa no século 19 e é extremamente a frente do seu tempo, tornando-se atual aos dias de hoje. Um dos detalhes que mais me encanta é que diferente de morro de ventos uivantes e orgulho e preconceito a protagonista Jane Eyre luta, guerreia, sonha, sofre e se empodera por si mesma e não em busca de um amor, casamento vantajoso e etc, isso fica em segundo plano nesse livro. Ele é um combo de auto conhecimento, amor a si própria acima de tudo e só então o amor ao outro. E o que é o romance nesse livro!!! Jane se ama e se respeita tanto que não aceita ser menos do que merece para o seu grande amor. E para finalizar, comecei a ler esse livro pois foi ele a inspiração para o filme que deu o nome da minha mamãe JANIEIRE. ??