Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Mari.Vasconcelos 15/08/2023

Que livro maravilhoso!
Eu já havia visto o filme e saí depressiva, portanto, não tinha pressa alguma de ler o livro(até que entrei numa leitura compartilhada e ele foi a escolha da vez -que bom que ele termina de outra forma-) mas ler as palavras da Charlotte, ver uma aquela "mulherzinha" miúda, desprovida de beleza e posses tinha um cérebro aguçado, e mesmo que seu habitat fosse um tanto inóspito, sua mente estava anos luz ao seu tempo.
Esse livro na época, causou um rebuliço daqueles, o mundo era atrofiado demais para aceitar de bom grado Jane Eyre, assim como seu misterioso "autor" e ela, tal qual sua protagonista, enfrentou um cenário onde a mulher era completamente irrelevante
Jane Eyre não é de forma alguma aquele típico livro que defende unicamente o feminismo, são tantas as nuances que uma paleta de cores nova foi criada para poder descrevê-lo.

"Eu me importo comigo mesma. Quanto mais solitária, mais desamparada e sem amigos eu for, mais eu me respeitarei."
Midi.Gomes 19/08/2023minha estante
O quê fazer agora que acabou? Estou desamparada...

girlatbook 26/06/2022

but i'm a fire, and i'll keep your brittle heart warm
virou o meu livro favorito da VIDA. toda a construção da história foi de uma genialidade sem tamanho, por diversas vezes bati na mesma tecla de que ser mulher naquela época e escrever sobre isso, criar uma personagem tão singular, única, irreverente, perspicaz, corajosa, que não se deixava ser controlada pelo medo e nem queria viver de acordo com os métodos tradicionais que as mulheres precisavam se submeter, é algo que deve ser admirado pra sempre. me apaixonei por jane eyre e por sua essência de ter todas as respostas do mundo na ponta da língua, sempre com a cabeça erguida e pronta pra encarar qualquer desafio proposto pela vida. ela é realmente cativante, o ponto alto de tudo é saber dos seus sentimentos e pensamentos em relação à vida.

o amor que nasceu entre ela e rochester foi de aquecer o coração de todas as formas. acredito que nunca li tão puramente sobre esse sentimento em qualquer outro livro, posso dizer isso com toda certeza agora. os dois eram desprovidos do padrão de beleza ideal daquela época, e ainda sim, conseguiram se apaixonar perdidamente apenas pela personalidade forte e os diálogos estranhos que só eles conseguiam ter, parecia uma linguagem própria onde só podiam conversar entre si, e essa é uma das coisas mais lindas que um casal pode criar juntos, um universo inteiro só pros dois. com todas as eventualidades do livro, morri de chorar nos últimos capítulos onde confirmei que eles foram feitos um pro outro independentemente de todas as diferenças.

jane eyre foi a melhor leitura do ano, me senti perdidamente apaixonada, inspirada, renovada.
Neto 26/06/2022minha estante
que linnnnnndo esse livro deve ser tao bom

perfeita a resenha amrozinhoooo

Neto 26/06/2022minha estante
vou ler com as suas anotações

manuella.rosasilva 26/06/2022minha estante
Uau!!

William LGZ 18/08/2023

O melhor livro que li em 2023 até o momento
Para mim uma confirmação do talento das irmãs Bronte como escritoras, esta obra ainda conseguiu ter a proeza de me encantar bem mais que O Morro dos Ventos Uivantes, da irmã de Charlotte, ao tratar de temas que batem mais com meus interesses e ter a melhor e mais desenvolvida protagonista que já vi na literatura.

O título não é "Jane Eyre" por puro acaso pois acompanhamos toda a formação desta personagem desde a infância até sua maturidade, tendo diversos arcos de história bem definidos e com todos seguindo o mesmo nível de qualidade primoroso. Quando em algumas passagens cheguei a pensar que ficaria chato de se acompanhar, sempre ficou ainda mais interessante.

Fiquei fascinado pelos dilemas, mistérios, romance, este centrado na figura emblemática de Sr. Rochester, e principalmente pelas mensagens passadas pela autora através de sua protagonista emancipada e fortemente convicta de suas crenças, nunca deixando de lado a sua própria coerência ao longo de todo seu desenvolvimento moral.

Porém mesmo para mim sendo uma obra-prima, reconheço que certos pontos podem desagradar alguns leitores com o seu forte embasamento cristão e uma reta final que pode deixar a desejar no realismo. Mas para mim, imerso completamente no enredo, isso não afetou em nada minha experiência por estar em conformidade com o resto da história e sem a menor dúvida recomendo que todos que tiverem a chance leiam este livro pois valerá MUITO a pena.

lipso01 25/05/2020

MARAVILHOSO
Gente, que livro perfeito. Não esperava que eu fosse amar tanto esse livro. Uma leitura bem fluída, passa rápido, você não tem vontade de parar. Favorito ?????
Estou apaixonado por Charlotte.

gisely 23/12/2021

JANE EYRE
Totalmente maravilhosamente e incrivelmente fantástico??

Jane Eyre se tornou uns dos meus clássicos mais queridos. Por ter uma escrita tão fluída, ele virou em todos os momentos uma leitura desejada e em momento algum cansativa. A Jane é uma das mulheres mais incríveis da literatura clássica, mesmo em circunstâncias horríveis ela fez as melhores escolhas, mesmo sendo jovem, sem experiência, sem família, sem amor, sem alegria ela encontrou sua felicidade e tudo por mérito próprio. O romance da Jane e Edward e a declaração desse livro ganha de 10 a 0 em orgulho e preconceito e acabou totalmente com meu psicólogico. Mas eu simplesmente amei conhecer a jornada da Jane Eyre, amei muito.
E com certeza virou um favoritado

?????5+
Aycha 23/12/2021minha estante
Com certeza vou ler nessas férias aaaaaa

gisely 23/12/2021minha estante
VAAAII AMIIGAA, LEIA TODOS, VC N VAI SE ARREPENDER, PROMETO

Aycha 23/12/2021minha estante
JÁ BAIXEI AMG AAAAAAA, quero muitoooo ler

Tangerina 02/06/2021

Encantador!
Sim, tenho sido bem menos crítica, e demasiadamente generosa em minhas últimas avaliações, devo ser sincera, mas não exagero em momento algum a dizer que essa obra é magnífica do início ao fim.

Quão encantadora, doce, autêntica e cativante é Jane Eyre, jamais conseguirei explicar, pelo menos não em minha primeira resenha.
Deu-se ao logo de toda a minha experiência ao ler essa livro, suspiros, lágrimas, sorrisos...e o mais importante, o acelerar de meu coração, tão feliz por ser preenchida através de palavras que por vezes tristes, mas em contrapartida tão bonitas.

Queria lhe dar o céu, Jane, mas aqui fique com minhas singelas cinco estrelas.
??????????

Tangerina 02/06/2021minha estante
????

@Umpouquinhodemim 19/06/2021

Gostei
Eu amei a estória, sofri com a personagem Jane, que perdeu os pais ainda criança e foi morar com os tios, mas todos a viam como um estorvo, e logo foi mandada para uma instituição de educação para órfãs, anos se passam e Jane se torna em uma moça forte e determinada.

Tamires 12/05/2021

Assustador.
Fiquei com a impressão de estar lendo uma história contada por uma psicopata. A narradora não é confiável e pode ter distorcido muita coisa.
Escrita gostosa de ler.
Mas não consigo não comparar com o livro da irmã.

Aninha 16/01/2021

Perfeito
Com certeza um dos melhores romances de formação já escritos!! Nesse livro a gente acompanha a vida de Jane Eyre desde os seus 10 anos até sua fase adulta. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi ver o quanto ela amadureceu e como opiniões que ela tinha quando criança (coisas que nós muitas vezes pensamos quando somos criancinhas) foram sendo moldadas e mudadas até ela se tornar a mulher doce, gentil, altruísta e esforçada que ela se tornou. Virou meu livro favorito.

Leticia 19/10/2020

Não esperava gostar tanto de um livro clássico!! Amei a narrativa e a história! Amei Jane e sua personalidade única! Apesar de ser um calhamaço a leitura foi muito fluída.

angélica 16/03/2022

Estou completamente encantada por essa história! Jane eyre ?
Um toque de suspense, traição, ironia, personagens bem desenvolvidos, romance diferenciado de tudo aquilo que você já imaginou ler, uma protagonista marcante que nos deixa lições valiosas como é preciso ter resistência e buscar a indepedência mesmo com as adversidades da vida. E olha que eu ainda nem falei metade da história, afinal estamos falando de um livro de 538 páginas. Uma leitura fluida que vai fazer você se atrasar com seus compromissos diários.
A escrita da Charlotte Bronte é simplesmente impecável, ela faz uso com perfeição de todos os elementos da narrativa, e até mesmo associa fatos de sua vida na escrita.
Que livro sensacional!
Daniel.Nascimento 17/03/2022minha estante
Ótimos apontamentos! Real, o uso de acontecimentos da vida pessoal dela para construir a história é tudo! (Cabeças explodindo depois das descobertas)

luisa806 23/01/2022

fugiu bastante do que eu esperava, e eu gostei disso. uma história que me deixou triste por ter acabado de lê-la.

Janaina Edwiges 06/09/2021

"A vida me parece curta demais para ser gasta em alimentar animosidades, ou em registrar agravos"
Jane Eyre não é um livro que se encerra após a última página e que fechamos quando terminamos a leitura. É uma história que precisamos viver todos os dias! Charlotte Brontë foi uma mulher à frente do seu tempo e nos deixou esta obra magnifica, que nos inspira a ter confiança e respeito por nós mesmos, a superarmos as adversidades, a não perdermos nossa essência, a sermos independentes, fortes e firmes em nossas escolhas.

Jane Eyre é especialmente tocante para nós, mulheres, que constantemente precisamos reafirmar o nosso lugar na sociedade. É um sopro de alegria e de agradecimento, poder reproduzir as palavras de nossa heroína, que lá no século XIX clamava: “Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens. Necessitam exercício para suas faculdades e espaço para os seus esforços, assim como seus irmãos; sofrem com uma restrição rígida demais, com uma estagnação absoluta demais, exatamente como sofreriam os homens. E é uma estreiteza de visão por parte de seus companheiros mais privilegiados dizer que elas deveriam se confinar a preparar pudim e tricotar meias, a tocar piano e bordar bolsas. É insensato condená-las ou rir delas se buscam fazer mais ou aprender mais do que o costume determinou necessário ao seu sexo".

Uma passagem que aborda o preconceito me marcou bastante, especialmente porque vivemos tempos bastante sombrios. Assim como Charlotte Brontë, acredito que o estudo, o conhecimento e o aprendizado constante, especialmente do que é diferente de nós, nos afasta dos preconceitos e nos faz ter mais empatia pelo próximo.

“Preconceitos, como se sabe, são mais difíceis de erradicar num coração cujo solo nunca foi revirado ou fertilizado pelos estudos: eles crescem ali, firmes como ervas daninhas em meio a pedras."
Fabricio268 06/09/2021minha estante
Excelente resenha!

Janaina Edwiges 06/09/2021minha estante
Obrigada, Fabrício! A história é realmente inesquecível!

Fabricio268 06/09/2021minha estante
Está na lista.

Janaina Edwiges 08/09/2021minha estante
Tenho certeza que você vai gostar!

Alê | @alexandrejjr 11/09/2021minha estante
Belas palavras, Janaína. Excelente resenha!

Janaina Edwiges 12/09/2021minha estante
Muito obrigada pelas palavras gentis, Alexandre!

Gabriela3420 27/10/2020

Jane Eyre
Neste clássico romance de formação acompanhamos Jane Eyre narrando as suas memórias de uma vida repleta de reviravoltas. Jane Eyre foi uma menina órfã que conheceu muito cedo os sofrimentos mundanos, porém nunca perdeu a sua força e resiliência. Foi educada em colégio religioso de Lowood , e de lá tornou-se professora até que decidiu dar um novo rumo a sua vida buscando emprego de preceptora em Thornfield Hall. Neste novo emprego conheceu o amor e por causa dele passou por uma grande provação para se manter fiel aos seus ideais.
As crianças podem sentir, mas não podem explicar os seus sentimentos.
Jane Eyre é aquele tipo de livro que só cresce com o decorrer das páginas e que no final me deixou totalmente rendida pela personagem. Uma mulher forte, independente e muito a frente do seu tempo, uma verdadeira feminista numa época em que esse termo nem havia sido cunhado.
Mesmo que você ache que não aguentaria isso, não o poderá evitar: é tolice e covardia a gente dizer que não aguenta aquilo que o destino quer que aguentemos.
Tive uma excelente experiência de leitura com esse livro, me emocionei com a jornada de Jane, ri com o "sincericídio" da sua língua afiada, vibrei por ela sempre se impor e torci pela sua felicidade junto com Mr. Rochester. Enfim, um calhamaço que faz jus ao seu título de clássico por seu tema atemporal e que merece muito ser lido por todos.
"Desejo florir e não fenecer, fazer jus à gratidão e não causar lágrimas de sangue, não! Nem de fel! Minha colheita há de ser de sorrisos, de afeições, de doçuras. Assim o desejo."
Ananda Castro 27/10/2020minha estante
Maravilhoso !!! Adorei a resenha.

Gabriela3420 28/10/2020minha estante
não sei porque não li esse livro antes !

Gabriele 15/03/2023

🤬 #$%!& faculdade
Cansada demais para fazer uma resenha bonitinha, então só vou deixar explícito que eu ADOREI ler esse livro
sério meus amores QUE EXPERIÊNCIA