Emma

Resenhas - Emma

1995 encontrados | exibindo 76 a 91

Povidaiko 15/02/2024

A mente de Jane Austen
Emma é o terceiro livro que terminei de Jane Austen, e não vai ser o último. Com certeza irei ler outras de suas obras.
Jane Austen meche com as emoções dos leitores, ela me fez amar tantos personagens e odiar alguns outros (né Sra Elton), sentir pena de uns e se identificar também.
O jeito que ela consegue me levar para outra época me faz nunca querer largar o livro.
Eu recomendo e espero que qualquer pessoa que estiver querendo sair um pouco dessa realidade, comece a ler os livros dela.

Vou sentir falta do Sr. Knightley e da Emma, peguei um carinho muito grande por essa dupla

Nina.Law 13/02/2024

Austen e o retrato de uma classe social entediada.
Ao começar a ler Emma, eu já sabia que estaria entrando em uma leitura de controvérsias, principalmente sobre o caráter da protagonista que todo mundo entra em concordância que é ?ame ou odeie?, mas o que eu não estava esperando é que iria admirar mais ainda a Jane Austen por sua sagacidade.
O livro nos apresenta a personagem Emma Woodhouse descrita como uma jovem linda, rica, inteligente e, ao mesmo tempo mimada, inconsequente e classista; a história nos apresenta a vida de Emma e seu cotidiano, nos mostra seus acertos e também suas presepadas, por ser uma jovem que não necessariamente precisa se casar para conseguir uma boa posição social, Emma faz o que garotas ricas da sua idade (22 anos) fariam no século XIX: dá uma de casamenteira para seus amigos menos afortunados.
Adorei a história, mas posso dizer que foi cansativo terminá-la, acho que demorou demais para engatar o meu interesse na história, foi a partir da pág 200 que começou a ficar interessante com a introdução de personagens novos; gostei da crítica da autora mesmo que tenha sido de forma sútil e gostei mais ainda da trajetória da Emma, que como todas as pessoas acerta e erra, a melhor de todas as criaturas sem defeitos, apesar de todos os defeitos. Um brinde para as tantas Emmas entre nós.

Thais645 13/02/2024

??sem defeitos apesar de todos os defeitos.?
Emma tem, de fato, vários defeitos: é mimada, classista, prepotente? só que é, ao mesmo tempo, muito fácil e muito difícil gostar dela. Um misto de sentimentos. É, inegavelmente, uma personagem muito bem construída! Todos os personagens do livro são!
Foi meu primeiro livro da Jane Austen. Eu gostei muito! Fiquei animada pra ler mais.
Se posso pontuar alguma coisa, achei a história um pouquinho arrastada, especialmente no começo do livro. Mas sei que é uma questão de estilo. Não é uma crítica.
Por fim, não posso deixar de falar da edição maravilhosa da Antofágica. Ilustrações, textos de apoio, notas? enfim, perfeito!
Recomendo!

edusrds 13/02/2024

All's well that ends well
"did you hear my covert narcissism i disguise as altruism like some kind of congressman?" se Emma conhecesse Taylor Swift, elas teriam um pouco sobre o que conversar.

achei que essa leitura seria um desafio maior, mas Emma (sem defeitos, apesar de todos os defeitos) se mostrou uma ótima companhia, embora as vezes eu quisesse segurar ela pelos braços e chacoalhar até ela se tocar. todos os personagens apresentados, com suas qualidades e defeitos, ilustram uma pequena sociedade que me cativou muito, ainda mais por ter crescido em uma cidade pequena e vivenciado comportamentos semelhantes. todas as fofocas, suposições, falsidade... se o romance fosse escrito nos dias de hoje, o caráter dos personagens seria quase o mesmo. o sr. Knightley pra mim é um dos melhores personagens masculinos que encontrei na literatura, extremamente sensato e gentil (mantendo a postura, claro). foi impossível não sentir graça de cada fala do sr. Woodhouse, li tudo com o tom afetado de um pobre coitado, e foi ótimo.

eu acabei lendo depois de assistir o filme, então lembrava um pouco da história e as reviravoltas não foram tão chocantes, mesmo assim foi muito interessante acompanhar os desdobramentos dos equívocos que a Emma causou e pensou, mas a experiência de ler a história no completo escuro deve ser imbatível e recomendo fortemente a quem tiver a oportunidade. é uma história que precisa de uma postura de leitura ideal, você precisa captar a ironia do que está sendo mostrado e receber com o humor e graça necessário. as coisas podem não ser o que parece, e é bom tomar como importante cada ambiguidade, ou apenas seguir e ver o que dá no final, se preferir, fica a critério de cada um.

quero conhecer toda a obra de Jane Austen e Emma foi uma leitura deliciosa, tanto que já me sinto vazia sem a companhia da minha querida Emma e de toda Highbury. super indico!

Gabiashu 13/02/2024

Oque rolou nas ultimas páginas????
Gente, é um livro legal, o casal final n me pegou muito de surpresa, mas na parte em que estava o enredo, fiquei muito surpresa.
Recomendo a leitura.

Kezia.Mariana 12/02/2024

Emma: ??5
Mais um clássico de Jane Austen que vou levar no meu coração para o resto da minha vida.

Emma tinha tudo para ser um livro difícil, isso porquê a protagonista era o próprio exemplo das famosas patricinhas que estamos acostumados a ver em filmes teen's (chata, mimada e vaidosa).

Porém fui muito surpreendida em como me identifiquei em certas ocasiões com Emma e, também, em como aprendi tantas coisas lendo as trapalhadas que a nossa mocinha se envolvia.

Antes de ir para o meu ponto favorito, gostaria de citar que: o romance principal é bem mais leve (não se compara a outros livros da autora como "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão", a declaração do galã - Sr. Knightley - é simples, mas não deixa de ser calorosa e verdadeira);

Os personagens secundários que acompanham a trama podem ser bem cansativos (alguns personagens do livro possuem uma personalidade tão forte que te faz enjoar, sei que sem eles alguns conflitos e humor se perdem na narrativa, mas puxa vida ein, precisavam ser tão chatos?);

Por último, mas não menos importante, queria saber um pouco mais sobre a mãe de Emma (o foco da história obviamente não era sobre a mãe dela, mas a personalidade da srta. Woodhouse, mais a do pai dela, me deixaram tão curiosa que fiquei pensando em como a mãe de Emma seria).

E finalizando, com meu assunto favorito retratado no livro, o ensinamento pelo qual o livro rodeou foi que não adianta quantas qualidades você possua e quão boas elas sejam, se você não souber lidar com suas ações, seus erros acabarão se sobressaindo à elas. A vaidade e o ego podem causar muitos danos, até mesmo na mente mais sagaz.

"Os reais perigos da situação de Emma eram ter o poder para satisfazer todas as suas vontades e ser propensa a ter uma autoconfiança extremamente exagerada. Essas eram as desvantagens que ameaçavam se misturar com muitas de suas qualidades" - Emma de Jane Austen

Milena875 12/02/2024

Daí que eu li "Emma"
Um livro extremamente peculiar, com personagem como a Emma difícil de agradar assim como é difícil gostar dela como a própria autora diz.

Eu peguei o ritmo do livro lá pra página 200, quando realmente comecei a gostar e entender o enredo. Achava que havia muitos personagens pra recordar nome e etc. Então era difícil eu pegar e entender alguma coisa. O final me surpreendeu, apesar de toda enrolação o livro todo.

Foi minha primeira leitura da Jane, achei razoável e ainda fico dividida entre gostar ou não, com toda certeza irei experimentar outras leituras!

2.5??

Livianadareal 10/02/2024

Emma é um livro bom! Demorei tanto por que o seguimento do livro é muito lento, isso foi o que mais me dificultou na leitura, já li vários livros de época, mas esse foi o mais difícil de ler! As vezes me desiteressava por conta mesmo dos personagens, muita coisa não fazia sentido pra mim acontecer, mas isso é justificavel, por que não eram pra fazer sentido mesmo! Mas no geral, é um livro muito bom de ler mesmo, tranquilo, a escrita da Jane Austen é maravilhosa, na história uma coisinha ou outra me incomodou, mas foi mais por diferença de época mesmo... Em geral uns 6 de 10.

amandaleu 10/02/2024

Resenha de Emma
"...a mais doce e a melhor das criaturas, perfeita, apesar de todas as suas falhas."

RESENHA
Emma Woodhouse é rica, inteligente e decidida. Como não possui em suas ambições casar-se, acaba utilizando seu tempo livre para ajudar os que estão à sua volta a acharem bons cônjuges e uniões vantajosas. Julgando conhecer bem (e muito bem) a índole das pessoas mais o funcionamento da sociedade em que vive, Emma se surpreenderá com o caráter e a assertividade de suas observações e de seu imaculado conhecimento.

OPINIÃO PESSOAL
Para começar quero dizer que Jane Austen, minha filha, você sempre será famosa!
Acredito que em todos os seus livros a autora busque fotografar através das palavras a sociedade em que vivia, mas aqui, em Emma, nós temos uma acidez e transparência maior, e dessa vez partindo da personagem principal. Assistindo à opinião de uma booktuber sobre Torto Arado (Itamar Vieira Júnior), sua crítica negativa à obra baiana se deu porque uma das personagens "baixou o espírito de uma estudante de Ciências Sociais da USP ao criticar sua realidade da forma como criticou" (palavras da criadora de conteúdo). Aparentemente, Jane Austen foi tomada por este mesmo espírito universitário, há mais de 200 anos atrás, ao colocar Emma com opiniões únicas e, por vezes, contrárias às ações de sua própria época, principalmente sendo mulher.
Não é de se surpreender que muitas pessoas não gostem da srta. Emma Woodhouse. Ela é equivocada, por vezes muito vaidosa e possui aquela velha síndrome de salvadora quando ninguém pediu salvação. Me peguei revirando os olhos constantemente com as atitudes incovenientes da Sra. Elton, mas pude perceber que Emma fazia a mesma coisa, só que com menos ênfase: ajudava quando ninguém pedia ajuda, opinava sem ninguém pedir sua opinião e era egoísta ao não perceber que o que ela queria era irrelevante perto do desejo daqueles a quem ela assistia, além de se julgar conhecedora de tudo e todos. Mas há uma coisa que a diferencia da sra. Elton e de todas as mocinhas de Austen: ELA É A PERSONAGEM QUE MAIS SE PARECE COM A GENTE. Acredito que venha daí o principal incômodo com ela. Mesmo errando (e como errou!), Emma quando se arrependia, se escrachava. Era um arrebatamento de emoções porque ela SABIA com quem, onde e quando havia errado. Equívoco atrás de equívoco, Emma acordava no dia seguinte disposta a ser melhor; ouvia às críticas construtivas de seus amigos e procurava melhorar as suas ações, e em algumas ocasiões nem precisava ter seus desacertos apontados para saber que falhou. Sua vergonha e arrependimento eram genuínos e, constantemente, ela fazia a árdua tarefa de encarar-se e ver com clareza seu lado desagradável, sendo muito mais fácil e confortável olhar para as inexatidões dos outros. À Emma e a todos nós atribuo a frase de Taylor Swift em Anti-Hero: "Eu olho diretamente para o sol, mas jamais para o espelho". Não seria Emma um dos melhores resumos de nossa própria essência?
Fabio 10/02/2024minha estante
Uau, que resenha!

Fabio 10/02/2024minha estante
Impecável!!!!

amandaleu 11/02/2024minha estante
Obrigada, Fabio!!

Patrick41 09/02/2024

Um livro muito instigante
É um livro extremamente cativante, apesar de alguns momentos ocorrerem de forma bem arrastada. A personagem Emma foi muito bem construída, assim como todos os amigos ali representados.

Nat 08/02/2024

Como não se apegar?
É um livro totalmente voltado para personagens ao invés de plots. Você passa mais de 500 páginas se apegando a cada um deles. Mais um masterpiece de Jane Austen. Me senti como se conhecesse pessoalmente cada um dos personagens. O único contra é o fato do livro ser bastante longo.

whosengler 07/02/2024

Emma?
Que livrooooo! Foi o primeiro clássico que não tive vontade de abandonar (devido a confusão de ideias e escrita abrupta). A leitura foi fluída e nem um pouco monótona. Confesso que se eu fosse a Emma, com beleza, dinheiro e status de sobra, a última coisa que eu iria me preocupar é com a vida alheia, mas qual seria a essência do livro sem essa personagem de características excêntricas? Eu adorei tudo do início ao fim, apesar de achar que o desenvolvimento dos Eltons teve mais destaque e desenvoltura do que o próprio relacionamento do casal protagonista, mas enfim, nada tira o brilho e o esplendor dessa obra. Os personagens são bem desenvolvidos, a trama é bem feita e a narrativa é clara e nítida. Cinco estrelas, zero defeitos.

Bianca1083 05/02/2024

Emma
Enrolei alguns anos até finalmente pegar esse livro para ler. Acho que tive medo que as minhas expectativas não fossem atendidas, afinal, é quase impossível não fazer uma pequena comparação com orgulho e preconceito.

Vou ser sincera, achei o início do livro um pouco maçante e perdi o interesse algumas vezes, mas fico feliz por ter persistido nessa leitura.

Emma teve um ótimo desenvolvimento como personagem, e me surpreendeu bastante (positivamente).

A história como um todo é uma grande fofoca contada pelas casas de Highbury, o que foi por muitas vezes, engraçado e divertido.

Gostei bastante do livro e, é claro, recomendo a leitura à todos os amantes das obras de Austen.

Drii 05/02/2024

Como é difícil ler um livro assim, mas ao mesmo tempo é maravilhoso ler uma obra tão maravilhosa como são os livros de Jane Austen. Fui difícil mas consegui rsrs

1995 encontrados | exibindo 76 a 91