Por que não pediram a Evans?

Por que não pediram a Evans? Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Por que Não Pediram a Evans?

renni 17/09/2023

Eu, uma intelectual: vamos pedir a Evans.
Deixei esse livro atropelar minha lista de leitura por 2 motivos: 1 - tava com saudades de um mistério da Agathinha e 2 - esse título instiga demais.

A história me pegou de jeito no início pois adorei a dinâmica da Frankie e do Bobby (mas óbvio que a Agatha teve que fazer eles dois virarem um casal pois ela não suporta um par hétero que não seja casal mesmo os dois tendo dinâmica de irmãos o livro todo).

Meu problema com a história é que ela foi arrastada demais naquela parte da casa dos Bassington-ffrench e muito rápida no final quando estão resolvendo. O whoddunit foi tão interessante, por mim teria mais capítulos só de flashback contando mais.

Foi uma leitura divertida mas tinha potencial de ser mais icônica se a Agatha quisesse.

Mireille 07/09/2023

Mais um leitura da rainha do crime! E mais uma vez fui enganada por ela na conclusão do mistério. Isso que torna uma autora tão atemporal. Neste livro o misterio nao envolve os queridos Poirot ou Miss Marple e sim personagens únicos com vidas distintas que se envolvem em um crime e tentam descobrir mesmo não sendo da área criminal, vale a pena tentar desvendar o crime e ser surpreendido ?

Requeijo 15/08/2023

Por que não pediram a Evans?
Só a Agatha Christie pra me tirar de uma ressaca literária. Que livro maravilhoso, li em apenas dois dias, a leitura flui perfeitamente e a investigação é extremamente interessante.

Amo que pelo fato de serem pessoas inexperientes no ramo de detetive, dá margem para alguns errinhos ali e aqui (o que é extremamente normal).

Só acho que teve algumas conveniências grandes demais em alguns pontos do livro que me fez pensar que aconteceram só porque o livro precisava.

Ademais, o livro é maravilhoso! 4,5 estrelas merecidas.

Sandrinha 15/08/2023

Por que não pediram a Evans? Romance policial de Agatha Christie, publicado em 1934.

Sou suspeita para falar em Agatha Christie, pois, adoro tudo que leio da autora.
Ágatha tinha talento mais que suficiente para transformar qualquer personagem em um brilhante detetive. Não importava se era um detetive famoso, como Hercule Poirot, Miss Jane Maple ou simplesmente aprendizes, como Bobby e Frankie. Uma dupla que encanta pela curiosidade e a sede de aventura.

A dupla de jovens se vê em um dilema, ficam intrigados com aparente acidente de um homem que cai de um penhasco. O primeiro a chegar ao local é Bobby Jones. Ainda houve do homem a frase: "Por que Não Perguntarem a Evans?”
Em uma arriscada e difícil investigação, duvidando de que tivesse sido um acidente. A dupla de detetives começa suas investigações. Mesmo sem experiência embarcam nessa aventura e se arriscam para descobrir quem é Evans. Apesar da demora para colher informação e pistas, tiveram momentos descontraídos e não faltou um clima de romance entre eles.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Fernanda631 31/07/2023

Por que Não Pediram a Evans?
Por que Não Pediram a Evans? foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em setembro de 1934.
Dinâmico e divertido.
Quem conhece o trabalho da Agatha Christie, sabe que os livros dela são normalmente baseados em dois personagens - Hercule Poirot, o detetive belga com um bigode muito peculiar, e Miss Marple, uma velhinha enxerida que resolve todos os casos apenas com uma boa conversa, chá e uma mente muito perspicaz para uma senhora que vive no interior da Inglaterra.
Poucos são os livros em que a autora utiliza outros personagens.
Nesse livro teremos Lady Frances e Bobby, dois amigos de infância que se reencontram na pequena cidade de Marchbolt.
Frances, como o título sugere, é filha de um conde, e Bobby é o quarto filho do vigário da cidade. Eles brincavam juntos quando criança, e dessa convivência acabou nascendo uma amizade.
Um dia, Bobby esta jogando golfe com o médico da cidade, um senhor já meio idoso, quando eles escutam um grito. Como Bobby havia acabado de errar feio a tacada, isolando a bola de golfe longe, ele imaginou que a bolinha pudesse ter atingido alguém e correu para o local onde ouviu o grito à procura da pessoa que gritou e de sua bola.
Porém, quando ele chega, se depara com um corpo no fundo de um barranco bem acentuado. Como havia nevoeiro naquela localidade, o médico e ele acreditam que o pobre homem não tenha visto o barranco e tenha despencado para a morte.
Eles descem até onde o corpo se encontra e o médico afirma que apesar de ainda estar vivo, não há nada que eles possam fazer pelo homem. O médico sai para procurar ajuda, deixando Bobby ao lado do moribundo.
Só que o homem de repente abre os olhos e fala: "Por que não pediram a Evans?", dando seu último suspiro e morrendo em seguida.
Nessa história, a Agatha Christie transforma duas pessoas comuns em astutos detetives.
Uma péssima tacada de golfe a beira do precipício, acabou levando Bobby, um dos protagonistas, até um homem aparentemente acidentado. Alguns minutos antes de sua morte, o desconhecido profere suas últimas palavras: porque não pediram a Evans?
Bobby não imaginava que essas palavras iriam o colocar em uma grande aventura.
Tudo parecia normal depois daquele incidente, tirando o fato de que ninguém entendia o que aquele homem que havia falecido estava fazendo por aquelas bandas. Até que Bobby recebe uma proposta tentadora de trabalho no exterior que ele acaba recusando pois estava comprometido a ajudar um amigo em nova empreitada em Londres, na venda de carros usados.
Vários acontecimentos levam Bobby e sua amiga Frankie a desconfiarem do misterioso acidente que levou aquele homem a morte. É então que a caçada por Evans começa, colocando a dupla em um caminho cheio de apuros e ameaças.
Só que dias depois alguém inseriu alta dose de morfina na bebida de Bobby.
E por que alguém iria querer se livrar dele? Frances, uma amiga de infância dele acredita que tem ligação com o misterioso e vago "Porque não pediram a Evans? " era a motivação daquele atentado.
Mas afinal que em é Evans? O que não pediram a esta pessoa?
Os dois amigos começam a investigar esse estranho caso e vão descobrir que a trama é mais complicada do que eles pensavam.
Frankie, com seu jeito sagaz e desafiador, acaba roubando a cena. Ela é daquelas personagens femininas que dá gosto de acompanhar, usa a inteligência para superar diversos obstáculos e difere, em muitos pontos, da maioria das mulheres de sua época, o que transmite força e empoderamento feminino para a obra.
Os protagonistas, Bobby e Frankie, têm uma química maravilhosa e me fizeram rir em muitas passagens. Foi bem gostoso acompanhar a resolução do caso aos pouquinhos, junto com os dois. Novamente, eu não desvendei o mistério, mas desta vez não me preocupei muito com isso, só fui observando as pistas e as possíveis soluções junto com os personagens, o que deixou minha experiência bem prazerosa.

lu 31/07/2023

O livro é muito bom, rápido de ler. Os protagonistas são cativantes, simpáticos.
Tem todas as revira voltas típicas dos livros da autora

Mari 30/07/2023

Bom?
Não é como todos os livros da Ágatha que estou acostumada mas eu gostei bastante até. É uma ótima leitura para descontrair.
Eu gostei muito da personagem da Frankie, foi ela quem praticamente movimentou todo o livro. No começo eu a achei muito chata mas ela foi a dona da história praticamente. Gostei muito dela ter ficado com o Bobby no final do livro.

Silvana.Pereira 23/07/2023

Muito bom esse mistério da Rainha ...passei o livro inteiro tentando descobrir quem era Evans e falhei miseravelmente.

Michela Wakami 22/07/2023

Ruim
Eu realmente não gostei de nada dessa história, achei forçada demais e com muita enrolação.

Na minha opinião, nem o título se salva.

Anastacia Coelho 21/07/2023

Ótimo
Um livro leve , com a escrita super fluída, com personagens cativantes. Amei ter lido esse livro , vi algumas resenhas falando que a explicação era boba, mas duvido que alguém tenha acertado o titulo do livro kkkk Agatha esfrega na sua cara, e ainda te faz palhaço. Maravilhosa ?

Alice 16/07/2023

Loucura
Todo livro dela eu fico tentando adivinhar o final, nunca da totalmente certo, nos últimos capítulos geralmente começa uma euforia no livro e não dá pra acompanhar e tentar desvendar ao mesmo tempo. Mente brilhante, Agatha.

Guilherme k 09/07/2023

Livro e bem arrastado, começa a melhorar nos últimos capítulos?é um pouco diferente dos outros livros que li da autora?não é ruim mas tem outros bem melhores que este.

Yasmin460 09/07/2023

Meh
Esse é um dos piores livros que já li da Agatha, a história é arrastada, os personagens não são cativantes. A obra num todo é muito chata, o mistério não te prende em nenhum momento.
Li até o final só pra saber se melhoraria em algum momento, acabei descobrindo que não, ele continua morno com o passar das páginas.