O Natal de Poirot

Agatha Christie

Resenhas - O Natal de Poirot

Elvis23 19/12/2023

O Natal pra esquecer kkkkk
A história se passa na casa de campo do famoso detetive Hercule Poirot, onde uma reunião de amigos é interrompida por um assassinato. Com sua astúcia e perspicácia características, Poirot mergulha na investigação, desvendando pistas, motivos e segredos dos convidados, revelando um desfecho surpreendente. A atmosfera festiva contrasta com a tensão do mistério, proporcionando uma leitura cativante e cheia de reviravoltas, típicas das tramas de Agatha Christie.

Maria Eduarda 18/12/2023

E o próprio sangue de Simeon Lee que se ergue contra ele...
Espetacular.
Não tenho nem palavras para descrever esse desenrolar metódico que a Rainha do Crime me proporcionou. Sem dúvidas a minha melhor leitura do ano, e meu segundo livro favorito da autora, sendo o primeiro ?A morte no Nilo?.

A história foi extremamente magnética, mergulhei por completo no livro, participei das investigações, das confissões, do estudo psicológico dos suspeitos, e melhor, dos não suspeitos! Acredito que de tanto ler romances policiais, desenvolvi uma aptidão incrível para desvendar enigmas literários, e nesse livro, para não perder o costume, eu adivinhei o assassino, e de maneira surpreendente, foi o mesmo suspeito desde as primeiras páginas. Comprei o ?Natal de Poirot? para ser um livro temático desse natal, e inesperadamente foi um dos livros que mais me envolvi mentalmente, repleto de enigmas, pistas falsas, situações, assassinatos, roubo e a minha parte favorita são as suposições ao decorrer da leitura, por que ele faria isso? Motivações? Ele possui álibi? É verídico? Enfim, eu amo romances policiais, poderia passar horas falando disso.

Em ?O natal de Poirot?, acompanhamos a história do patriarca Simeon Lee, que em uma noite de natal resolveu reunir toda a sua família para uma ceia e a celebração do amor, podemos afirmar que os familiares não se davam bem, entretanto faziam para satisfazer o idoso. A preparação natalina que deveria ser um momento de reconciliação e paz torna-se algo sádico e obscuro, como se fosse um jogo para vingativo e amargurado Simeon Lee.
Portanto, um cenário propício para um crime está montado. Porém, não contavam que encontrariam o senhor assassinado brutalmente na manhã seguinte, um crime metodicamente calculado e com muito muito sangue.

Hércules Poirot protagonizou sendo o detetive do enigma regente, sempre tendo calculado que a personalidade da vítima sempre tem a ver com a sua morte, o caráter do morto rege, afinal Simeon Lee era perverso, ardiloso, e não se importava em ser cruel com as pessoas, logo, todos no jantar teriam motivos suficientes para matá-lo. ?E ele era orgulhoso, também, orgulhoso como Lúcifer.?

No entanto, eu tenho o forte sentimento de que não há nada de absurdo a respeito desse crime, que ele é, ao contrário, um crime muito bem-planejado e executado de maneira admirável. Que ele, na realidade, foi bem-sucedido. Como poderia a Hilda Lee ter ouvido cenas de lutas e gritos no quarto do crime, e quando ela e as demais pessoas arrombaram a porta não havia ninguém dentro? Apenas o corpo de Simmeon Lee jazia no chão do quarto. Como isso poderia acontecer? Todos os outros familiares estavam do lado de fora, viram o corpo no mesmo momento, como isso poderia acontecer? Quem foi o assassino?

O desenrolar desse mistério é surpreendente, não é à toa que a Agatha Christie é a minha literata preferida, essa mulher é engenhosa, inteligente, e metódica, indico muito!
Warley Pablo 19/12/2023minha estante
Livro impressionante!! Incrível como muitas das suas novas leituras da Aghata sempre entram pros seus favoritos!! Conhecendo seus níveis de exigência, sei que é um feito praticamente milagroso dessa autora!!!

aylapsb 18/12/2023

? O Natal de Poirot, 1938

bem, não tenho muito o que dizer sobre esse livro, ele é bem rapidinho de se ler tanto pela história que se desenrola rapidamente por conta do livro ser curto e também por seguir 6 dias (22 - 28 de dezembro)

o plot desse livro me pegou bastante de surpresa, realmente não esperava essa reviravolta e eu gostei muito de como o livro foi finalizado

o livro tem bastante daquela ?fórmula? da agatha que ela usa bastante em suas obras, e foi uma experiência bem gostosinha de leitura, o hercules poirot é simplesmente um gênio

Wanessa_Gabriela 18/12/2023

Sempre nota mil
O Natal de Poirot é uma trama muito boa de se ler! O desenrolar dos fatos sempre se mostra surpreendente, mesmo quando suas suspeitas recaem sobre o correto.
Desse livro só posso dizer que foi bom, e ponto! Nada de spoilers! Kkk

Beatriz.Esslinger 18/12/2023

Um crime de sangue
O Natal de Poirot é mais uma boa escolha entre os inúmeros títulos da rainha do crime. É sem dúvidas um vira-páginas, e apesar de ser escrito de uma forma diferente e por vezes parecer repetitivo, a grande lição aqui é que nem tudo o que parece é - ao mesmo tempo em que nada é tão diferente assim? especialmente em uma família, com os laços de sangue.
Um bom livro para sair de uma ressaca literária ou quando se quer a certeza de ler uma boa história.

Lu R. 18/12/2023

Primeiro livro da Agatha que eu termino. Gostei bastante, não esperava esse final. Nunca tinha lido um livro policial/investigativo sem aquele suspense dark por trás. Lerei mais obras da autora. Curti.

Van Bracisiewz 17/12/2023

Um dos meus preferidos da Agatha Christie!!
A história se passa no Natal, quando uma festa familiar é interrompida por um assassinato!

Poirot usa sua inteligência para resolver o mistério, revelando segredos e surpresas ao longo do caminho.

Com muita emoção e reviravoltas, o livro é ótimo para quem gosta de histórias de investigação e mistério, com um final que vai te deixar impressionado!

jao 17/12/2023

A escrita da Agatha é sempre impecável, e claro que ela consegue prender o leitor. Mas, percebi claras semelhanças com seu outro livro "Hora Zero", e esse mesmo sistema de uma família presa em uma mansão acaba se tornando um pouco entendiante em alguns momentos, porém, não deixa de ser bom

GAssika 16/12/2023

Virou favorito
Eu adorei essa história, achei muito legal como a Ágatha organizou toda a história, deixando pistas sutis sobre alguns personagens. Amei o desfecho e as histórias do Poirot são sempre as minhas favoritas, eu amo o divo! Como todos os outros livros da autora, esse foi lido super rápido. Entretenimento de qualidade, indico para todos. Pode ser um bom livro para começar a ler o gênero. Ameeei!

kellankyles 16/12/2023

QUE LIVRO BOM!!! nunca espero os finais da agatha, mas esse definitivamente superou as minhas, acho que um dos melhores que eu li dela. amo o caos dos livros dela.

Lua 16/12/2023

Agatha mais uma vez me tapeou. Mais uma vez me surpreendeu.
Eu não suspeitei dessa pessoa em nenhum momento!
Maravilhosa ?

wikibibs 15/12/2023

Um mistério agridoce de natal que era tudo o que eu estava precisando. Mas achei que a gatinha triste pecou um pouco com o plot. Achei que ela só teve a ideia lá pelo meio do livro kkkkkk e desenvolveu a partir daí. Teve uma virada no meio do livro que levou ao grande plot final.
Um mistério familiar com uma morte importante. Os irmãos se conhecendo melhor e várias revelações que pra quem conhece a escrita da Ágatha já meio que espera kkkkk mas gostei.

Laryssa306 15/12/2023

O Natal de Poirot
O início do livro foi meio lento porém quando Poirot apareceu a história ficou mais interessante, confesso que o plot me surpreendeu e com certeza irei ler outros livros da autora. Os personagens foram bem desenvolvidos e consegui imaginar o comportamento de cada um deles, o que nos transporta para as cenas relatadas.