Morte na Praia

Morte na Praia Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Praia

Thaisa 26/04/2023

O mal está em todos os lugares - inclusive sob o sol...
O detetive belga Hercule Poirot está passando férias em um resort nas praias de Devon!
Durante o feriado, ele observa e interage com os mais diversos hóspedes do hotel: a belíssima Arlena Marshall, atriz que acabou de deixar os palcos, seu sério marido Kenneth e a filha dele, Linda; Rosamund Darnley, antiga colega de Kenneth que é apaixonada por ele; Christine Redfern, ex-professora, e seu esposo Patrick, que começou a ter um caso com Arlena; Carrie e Odell Gardener, um casal de norte-americanos; Horace Blatt, um senhor que procura fazer amizades, mas é sempre rejeitado; o major Barry, um policial aposentado que fala incessantemente sobre a Índia; a solitária e atlética senhorita Emily Brewster; e o reverendo Stephen Lane, que condena as mulheres, suas atitudes e a exposição de seus corpos, principalmente quando o assunto é Arlena.
Cada um dos hóspedes do Jolly Roger está aproveitando uma linda manhã de sol - Arlena, logo cedo, consegue colocar um pedalinho na água com a ajuda de Poirot, mas pede que ele não comente o ocorrido com ninguém... Horas depois, Emily Brewster e Patrick Redfern estão remando pela costa e encontram um corpo caído em uma enseada próxima: Arlena Marshall foi estrangulada até a morte.
Junto com o coronel Weston e o inspetor Colgate, Hercule Poirot conduzirá uma série de interrogatórios, analisará álibis e, com suas células cinzentas, descobrirá quem assassinou a bela mulher.
Como boa parte das obras da Agatha, essa também possui uma narrativa fluida, um enredo instigante e muitos suspeitos (o que, é verdade, vez ou outra deixa o leitor desnorteado com tantos nomes!). Aqui, juntos de Poirot, vamos encontrando as mais diversas pistas e, como um quebra-cabeças, nós, como detetives, temos de encaixar as peças no lugar correto...
É fato que um ou outro elemento da trama só apareceu depois de certo tempo, mas a maior parte das evidências, que parecem aleatórias, mas se complementam, estão lá desde o princípio, mostrando os traços geniais da autora na hora de criar esse mistério.
A resolução não é incrivemente surpreendente, mas a maneira que Poirot conseguiu unir as pistas de forma que fizessem sentido é algo sensacional.
Confesso que uma ou outra decisão narrativa me incomodou, mas a história realmente me prendeu e eu me vi tentando achar o culpado, o que não era difícil - difícil era entender a motivação.
No fim, eu me diverti bastante com mais uma história em que nosso divertido e brilhante protagonista tenta aproveitar sua aposentadoria, mas acaba se deparando com o mal sob o sol...

Debby 25/04/2023

Livro bom, porém o final...
Estava até gostando do livro, apesar de não gostar muito do personagem Poirot. Mas o final foi muita coisa jogada, achei um pouco exagerada a reviravolta desse livro. A última cena também me irritou bastante, motivo que fez o livro perder 1 estrela kkkk

Lucas.Ramos 15/04/2023

Leitura leve e tranquila. Na minha opinião, a autora faz um uso exagerado de possíveis evidências relacionadas ao suspeito para enganar o autor. O que faz a leitura ficar parcialmente superficial. Contudo, o fim da leitura é surpreendente e bem articulado, suprindo essa questão anterior. É possível identificar ?pequenos rastros? da cultura celta na obra, mesmo que de forma sucinta, através de alguns capítulos, especialmente, os primeiros. Há também a forte influência do tempo tempo Inglês (weather) durante a maior parte da construção da leitura e obra.

Veríssimo 08/04/2023

Esse livro é MUITO BOM
Pesquisa uma lista de adjetivos positivos, copia e cola aqui, sinceramente que livro BOM li ele enquanto pintava o cabelo e quase traumatizei minha cabeleireira com a história (significa q ela é muito boa) LEIAM

manu 31/03/2023

?O mal sob o sol!?
Todo ano leio um exemplar de Agatha Christie e confesso que, o escolhido deste ano me agradou muitíssimo. Personagens que me prenderam a atenção, um quebra-cabeça bem desenvolvido. Uma leitura viciante!

Entretanto? confesso que os últimos capítulos me decepcionaram? principalmente a resolução do crime. Infelizmente os livros da autora são, em sua maioria, condenados à desfechos mirabolantes: falsidade ideológica, estelionato, chantagens etc? Não que isso seja fora da realidade, mas é tão recorrente e se torna tão conveniente tudo acontecer na presença do Poirot ? que convenhamos, um aposentado tentando descansar! Coitado!

Mas, apesar disso, talvez seja essa a graça dos livros da Agatha: nos pôr à par dos fatos, nos convencendo de um caminho ou outro, para que no final sejamos surpreendidos com um desfecho totalmente inesperado. E estar errado em relação à teoria final pode de vez em quando nos decepcionar um pouquinho, por acreditarmos tão fielmente numa tese que induz propositalmente ao erro.

carol_lp 30/03/2023

Morte na Praia
Eu gostei muito do livro! Eu fiquei o livro inteiro tendo certeza que o assassino era um e tinha certeza que não podia ser uma pessoa. Obviamente errei... Foi muito interessante a forma que o Poirot chegou nessa conclusão, mas ao mesmo tempo senti que o final foi um pouco arrastado, mas nada que deixasse a leitura chata

Skyxie 27/03/2023

Eu sempre fico chocada com as resoluções e o assassino. E sempre me sinto muito burra pq estava tudo ali, tudo na cara, mas eu nunca consigo enxergar sksksksksk.

Emanuelly 21/03/2023

Legalzinho e não surpreendente como os outros livros da gata
Gostei até, o decorrer da história foi muito bom
porém acho q a Agatha Christie vacilou um pouco no final, pareceu q ela não queria q ninguém soubesse como foi q aconteceu o assassinato e fez uma história gigantesca no final pra explicar.
Pra mim não teria como ter sido do jeito q ela narrou, fiquei meio decepcionada.
e tinha suspeitos mil vzs melhores

Mayys 19/03/2023

Um pouco previsível, mas surpreendente.
Hercule Poirot queria passar o verão com dias de paz no luxuoso hotel Jolly Roger, longe do trabalho de investigação. Mas quando uma mulher linda e invejável passa por ele na praia, atraindo olhar de todos, ele sabe que vai ocorrer uma cena de crime naquele hotel.
De fato,logo no dia seguinte ocorre o assassinato de Arlena. Enquanto a investigação acontece Poirot nota que a maioria das pessoas do hotel teriam um motivo para matar Arlena.

O final para muitos pode ser surpreendente, mas para mim foi um pouco previsível.
É uma leitura fácil, como é o meu primeiro livro da agatha Christie, nao sei ao certo se todos os livros delas são assim. Talvez tenha posto muitas espectativas encima da autora e acabei me frustrado. Mas é uma leitura muito boa que mr prendeu, valeu a pena.

plmddsilvia 13/03/2023

Bom mas não me prendeu tanto quanto os outros. Achei um pouco cansativo. E como sempre muitos personagens eu me perco.

giovanna1646 28/02/2023

Incrível
Que experiência maravilhosa com a Agatha Christie!! Minha decepção como leitora era não ter lido nada dela ainda... Escolhi esse totalmente aleatório e eu amei! Que leitura incrível! Eu desconfiava de todos os suspeitos e no final me surpreendi.
A história te prende de uma maneira... e a escrita da Agatha é muito boa.
Eu amei, foi uma ótima leitura e não vejo a hora de ler outros dela!!!

cecilia274 27/02/2023

Muito foda, a mami sempre acerta nos plot, mas eu acho que de todos os livros q eu li dela esse foi o mais perto q eu cheguei de acertar o final.

Camila1856 25/02/2023

Meu primeiro livro da Agatha Christie
Não sou muito fã de mistérios, mas decidi ler esse por recomendação de uma amiga. É um livro bom, com uma ótima escrita e me despertou a vontade de conhecer mais obras da autora.