Il Cimitero di Praga

Il Cimitero di Praga Umberto Eco

Resenhas - O Cemitério de Praga

Gilmar 29/07/2013

Historia - A difícil e complicada Historia.
Romances sempre são envolventes, mas esse, em especial, se deixar, é uma máquina do tempo. Conhecer a pele de uma pessoa com personalidade dupla e conflitual é um caso a parte que merece destaque.
O Cemitério de Praga consegue te levar para uma Europa, onde a base de todos os séculos, que se prosseguiriam, geraria uma massa histórica muito pesada e fundamentada. E é no século XVIII - XIX que tudo se iniciar com furor.
A trama que Umberto Eco gera é de uma composição incrível, onde, pelo que diz: Somente o Protagonista é ficcional. Logo tudo que vivemos no livro, alguém viveu em sua pele, seja a morte, a conspiração, as revoltas e tudo mais. Umberto Eco nesta obra, se mostra um gênio da historia e de historia.
Um livro que deve ser lido por estudantes de historia e disciplinas ligadas. Nele percebemos como uma simples pessoa com um dom, pode se infiltrar na raiz de pessoas importantes.
Como disse La Repubblica: Uma obra destinada a se tornar um clássico.

Kim 12/06/2013

Foi a primeira obra de Umberto que li, não conheço bem sua forma de escrever, mas achei a história pesadíssima, cruel, me senti perdida junto com o personagem principal. Um dos poucos livros que me senti mal lendo e acabei abandonando ele, uma pena.

Liliana 06/06/2013

Difícil
Confesso que não via a hora de acabar. Leitura difícil e muito chata. Meu primeiro livro de Umberto Eco foi o Nome da Rosa e gostei muito. O segundo livro, que foi a Ilha do Dia Anterior, a experiência já não foi a mesma e abandonei, apesar de não gostar de fazer isso. Essa foi minha terceira tentativa de ler uma obra de Umberto Eco, que quase abandonei. Quem sabe um dia tento novamente.

Moisés C. 25/04/2013

Tentei pela segunda vez
Eu juro que tentei pela segunda vez terminar o livro, mas está além da minha paciência, que por sinal é muita. Detesto abandonar uma obra, porém esse livro, para mim, foi impossível. Em o Nome da Rosa o uso do latim não atrapalhava o andamento da historia, porém nesse livro o uso excessivo do francês, principalmente nomeando pratos e comida, atrapalha demais o ritmo da leitura.

fernandaugusta 21/02/2013

Achei muito rebuscadas e cheias de detalhes algumas partes. É um livro que tem que ter um bom conhecimento de história, e muita paciência para ler. Seguidamente precisei reler algumas partes. Um bom ponto são algumas partes bem humoradas, divertidas de ler.

Perto de "O Nome da Rosa", achei regular. O primeiro é bem mais envolvente e de fácil assimilação.

Fabiano 01/02/2013

Eia! Conspirações à vista!
Como sugere o título dessa resenha, esta traduz o livro completamente. Com enredo histórico fascinante e conspiratório, você se depara com a vida do personagem principal, Simone Simonini, e com ele acompanha sua história, agora revivida através de lembranças imortalizadas em seu diário.

Umberto Eco desenvolve uma trama complexa, impiedosa e poderosa crítica feita a tudo e a todos, nada passa despercebido aos olhos de Simone Simonini (personagem principal).

Simone Simonini relata os seus feitios durante sua vida em participações conspiratórias, sendo o foco principal à conspiração judaica, como sugere o título do livro. É uma perseguição quase insana sobre o povo judaico, que a tudo o que ocorreu em fatos históricos se deve aos judeus. Os fatos histórico, para exemplificar sem cometer um spoiler, Umberto Eco retrata a revolução francesa entre outras ocorridas na Europa.

Outro foco que o autor expõe abertamente são as religiões, críticas é que não faltaram, e sempre por assim dizer envolvendo a igreja católica, sendo vista por um olhar inescrupuloso, mas como disse anteriormente, nada é afável aos olhos do personagem principal e a crítica severa estará presente em toda a obra e a outras religiões.
O final é surpreendente pelo fato histórico, mas nada grandioso, mas é um final memorável que fará você investigar afinco nos seus livros de história sobre o que o autor retratara na obra.

O interessante no livro para falar engenhoso senão maravilhoso foi a construção de um diário, a dupla personalidade presente desde o início da obra, personagens históricos verídicos e o único personagem inventado é Simone Simonini e uma satanista.

A narrativa da obra é vagarosa e detalhista, e nisso Umberto Eco dá show, assim como a culinária descrita ao longo da história é maravilhosa. A obra exige atenção e concentração para se manter conectado historicamente. Na minha opinião achei o livro um pouco fatídico, mas nada demasiado, é um livro bom, narrativa maravilhosa, personagem cativante, enigmático, crítico... etc. Enfim, é uma obra maravilhosa e conspiratória típica de Umberto Eco desde O Nome da Rosa.

Marcel 29/01/2013

Complicado...
Tentei, tentei, juro que tentei.

Mas não dá abandonei!!!

Confesso que estava torcendo para acabar logo, mas li até a página 111 (pulando alguns parágrafos, algumas palavras, sim eu confesso também).

Li algumas resenhas aqui e concordo sobre elas, realmente acho que o Umberto Eco teve a ânsia de demonstrar tudo o que ele sabe ou que ele pensa que sabe e sim ele sabe muito!!!

Mas o livro é cansativo, é chato, a leitura é difícil e tediosa!!!

Quem sabe daqui uns anos, com uma bagagem de leitura maior eu tente a leitura novamente.

Mas no momento me decepcionei!! Não gosto de desistir da leitura, mas neste caso, para mim foi impossível!!!

Tive o desejo de ler o livro de traz para frente para ver se melhorava, mas acabei abandonando mesmo!!!

Bom vamos lá!

Bruno (Curanda) 22/01/2013

Não li até o fim, parei por volta da página 250, pois estava terrivelmente cansado pelo estilo literário "certinho" do autor.
Vamos descrever o lugar onde de passa a história? Ok. Mas daí a se narrar um estado INTEIRO, em "todos" os seus detalhes, descrevendo cada estabelecimento, cada restaurante, descrevendo a sua comida, ingredientes e mode de preparo, EM FRANCES, já é demais. A cada 15 páginas, 5 são descritivas.

Porém, a pouca trama que dá pra entender, é dividade em duas partes. Uma emocionante e outra tão entediante quanto as descrições mencionadas acima.

Debora 10/01/2013

Livro muito chato
A sinopse do livro promete, há alguns acontecimentos do personagem principal que são interessantes, mas o texto é cansativo e enfadonho, parece mais um exibicionismo de seus conhecimentos históricos por parte de Eco do que uma obra em si, bem ainda não consegui terminar, tem mais de um ano que tento ( eu que leio um livro em dois, no máximo três dias) quem sabe ao final eu mude de opinião

Fran 17/12/2012

Surpreendente
Apesar de eu ter demorado quase um semestre para terminá-lo e de a leitura ser difícil, por vezes até maçante, não consegui abandoná-lo. E não me arrependo porque, depois que se pega o ritmo e o estilo da literatura de Eco, não há como não adorar! Um espetacular retrato do antissemitismo pré Alemanha, da unificação italiana, da busca por um inimigo a quem culpar pelas mudanças do final do século XIX na Europa.

G. Norris 15/11/2012

Enrolado
Cheguei na pag 97 e não consegui ir para frente. Leitura pesada e pouco agrável. Humberto Eco é um gênio, adorei Baudolino, mas O Cemitério de Praga não me trouxe a mesma sensação de ficção e realidade. Protagonista é muito enrolado e pouco carismático, fazendo você esquecer da leitura por dias.

Fred 12/11/2012

Não é tudo isso.
Quando li as primeiras resenhas de criticas especializadas, acreditei que este seria um novo clássico da literatura. Umberto Eco deixa a desejar em sua narrativa, acaba por se preocupar demasiadamente com veracidade dos fatos históricos apresentados, perdendo em alguns momentos a profundidade de seu personagem principal Simone Simonini, fato este que fica claro no decorrer do livro. Não é uma leitura ruim porém acredito que será facilmente esquecida.

Tatiana 02/11/2012

Livro: O cemitério de Praga
Ver blog: http://tatizanon.blogspot.com/2012/02/livro-o-cemiterio-de-praga-umberto-eco.html

Wallace 27/10/2012

Chato, mas curioso
Não vou te enganar, não, mas está entre os livros mais chatos que eu já li. É uma leitura mega difícil, um tema bastante e personagens demais... Os capítulos também são imensos e o fato de não existir um tema ou objetivo central deixa as coisas muito mais complicadas, tornando a leitura bem cansativa.
Entretanto, achei muito criativo a maneira como a história é contada. A figura de um Narrador que revela o diário de Simonini onde é contada "a verdade" sobre fatos escusos da história. E as alternações de personalidade em que somos apresentados a Simonini e Dalla Picola também torna mais interessante o livros.
Como sempre, Umberto Eco é extremamente detalhista chegando ao cúmulo de descrever até as receitas dos pratos que o personagem come, isso torna a leitura mais maçante, mas ao mesmo tempo mais real.
Não vou dizer que foi uma das melhores obras que já li do autor por que não foi, mas digamos que eu não me arrependo de ter lido.