Um mistério no Caribe

Agatha Christie

Resenhas - Mistério no Caribe

Vi 21/04/2022

Mistério no Caribe
Um excelente livro de mistério que tem como cenário o Caribe e como detetive, a exímia Ms.Marple. E mais uma vez a "rainha do crime" me surpreendeu com um livro sobre crimes, romances, traições e um lugar ensolarado, diferente do habitual cenário inglês. Não indico para leitores novatos nos livros da Agatha, mas para aqueles que já estão habituados a ler obras dela.
Lucas. 22/04/2022minha estante
Parabéns pela resenha. Você escreve muito bem.?

Vi 22/04/2022minha estante
Muito obrigada! Fiquei lisonjeada. ? ??
Não sei escrever muito bem mas um dia chego lá.

BiancaTavares 25/06/2021

Esse livro foi o primeiro em que tive contato com a Agatha Christie. Sempre tive curiosidade pra saber como eram os livros da "Rainha do Crime" e parecia pecado nunca ter lido nada dela. Acabei começando a ler com expectativas bem altas e acabei me frustrando um pouquinho. Num geral, a história fluiu bem, a escrita é fácil de entender e gostei de tentar selecionar quais detalhes seriam ou não importantes. Não surtei no livro e nem fiquei me sentindo muito palhaça como achei que ficaria (na verdade, acertei o assassino lá pela metade do livro),mas posso só não ter dado sorte com o que eu escolhi. O livro é bom, mas a minha expectativa alta demais acabou afetando a minha avaliação do livro. De um modo geral, foi uma boa leitura.
Nicole.Coelho 02/07/2021minha estante
Amg eu acho esse dela bem nheeee. Lê Assassinato no expresso do Oriente, eu amo e acho que vc vai gostar

Nathane6 21/08/2021minha estante
Oie. Lê depois e não sobrou nenhum e o assassinato do Roger Ackoyd. Talvez vc goste mais com Hercule Poirot. Bju

Linacr 26/10/2023

Demorei tanto pra ler essa bosta de tanto que é ruim, fico imaginando o tanto de leituras que eu poderia ter feito só nesse tempo que tava lendo ele( fiz mais poderia ter feito mais se nao estivesse travada) o final é bom ate mais como o livro todo é uma merda a autora é uma racista do caramba ai ja ate desanima, eu ja li faz um tempo mais como eu disse em outra resenha eu n tava colocando no scob e deixei pra colocar tudo agora, nao recomendo de jeito nenhum se eu vejo alguem querendo ler ja falo que é ruim, alem do caso da autora tem citações no livro racistas, ele descreve TUDO oq deixa tudo pior, e a protagonista ser veia dá uma irritada é isso, NAO leiam de jeito nenhum.
Suzan8 26/10/2023minha estante
Não li esse livro, mas é uma característica dos livros com Miss Marple que eles sejam mais "parados", talvez pra combinar com a personalidade da personagem. Os melhores na minha opinião são com Hercule Poirot, tem muito mais ação e lógica.

Já sobre a questão do racismo, sempre que lemos um livro de outra época/sociedade, precisamos levar em conta o contexto em que ele foi escrito. Pode ser o pensamento mais absurdo, mas é o que era ensinado às pessoas na época. E Agatha é do finzinho do século XIX, darwinismo social estava em alta e a ciência era usada pra "provar" a superioridade dos povos brancos.
Podemos achar um absurdo, mas é muito melhor usar o livro pra entender como funcionava o pensamento na época e ver como evoluímos, do que se estressar por não concordar.

Agatha Christie infelizmente reproduzia o pensamento da época, mas foi uma excelente escritora.

Lory 27/10/2023minha estante
Não li esse livro, mas já li outros da Agatha e acho os com a Miss Marple meio paradinhos mesmo.

Mas em relação ao racismo, a Suzan8 disse tudo. Evoluímos muuuuuito nesse aspecto desde a época em que a obra foi escrita. Infelizmente, esse pensamento era o que era difundido na época.

Pam 11/06/2021

Só okay.
Em Mistério do Caribe vemos a Miss Marple de férias no Caribe e essa mudança de cenário foi interessante, mas não achei suficiente pra ser algo "inovador". Várias coisinhas acontecem que tornam a história um pouco diferente, como a morte, inicialmente, não ser visto como assassinato. Eu acho muito legal como a Agatha Christie fazia inícios assim, intrigantes, mas novamente repito que aqui não foi suficiente pra deixar a história num nível superior, como achei que foram os dois livros anteriores da Miss Marple.

A história basicamente segue o mistério por boatos, e acho que essa é a grande pegada do livro. No que acreditar? Em quem acreditar? Como achar a verdade no meio de informações que não tem como se provar? "Ela só dispunha de uma única arma, e essa arma era a conversa". Essa premissa foi boa, mas não sustentou a história. O final não foi tão surpreendente, apesar de ter dado uma sensação de "fechamento de ciclo" (algo que eu achei bem legal).

Os personagens ao redor não foram tão carismáticos, não fiquei torcendo pra ninguém não ser o assassino, acho que esse foi o problema: o núcleo não foi envolvente. Eu não me peguei achando a história importante.

Em relação a Miss Marple, no começo do livro ela faz uma reflexão sobre sexualidade, sobre como a juventude vê sexo como dever, e achei incrível ler isso num livro antigo e ainda sendo dito por uma senhorinha de 80 anos. Mas fora isso, algumas coisinhas foram deixadas de lado, como as reflexões que já víamos da Jane sobre envelhecer, sobre o comportamento das pessoas, etc. Eu entendo que esses aspectos não são o foco desse livro, mas sempre haviam pequenos vislumbres desse tipo de "reflexão" e que aqui foram deixados de lado.

Mistério no Caribe é só razoável, vale ler pra quem está acompanhando os livros da Miss Marple, mas fora isso, eu não recomendaria. Deve ser um dos livros mais fracos dela.
Amante Leitora 28/10/2021minha estante
É meu primeiro livro da Agatha, talvez por isso minha opinião seja totalmente contrária, mas eu amei demais

Pam 29/10/2021minha estante
como os livros dela são bons e a miss marple é incrível acho q isso ajudou a te conquistar. se vc gostou desse então vai ADORAR os outros ??

Fernanda 15/01/2023

Primeiro da Agatha Christie que leio. Alguém pode me sugerir um melhor? Assim, não que seja ruim, mas também não é bom. Acho q por ser uma autora famosa, fui com mta expectativa. Além do mais, umas paradas meio racistas me incomodaram. Sei q tem a questão da época que foi escrito, mas não tem como não comentar.

Enfim, deixo aqui um trecho que é bem real: "a verdade é que no fundo a gente não sabe nada sobre ninguém".
Paulo Henrique 22/01/2023minha estante
Leia a casa torta

alí 23/01/2023minha estante
e não sobrou nenhum é muito bom

@jpeoslivros 16/09/2020

O segundo livro da agatha christie e mais uma vez não foi o que eu esperava. O problema desse livro pra mim é que ele é muito lendo, até mais da metade da história não acontece muita coisa e é tudo muito monótono. Apenas nos últimos capítulos que ficou intrigante de verdade
@oiemoni 16/09/2020minha estante
Leia Morte no Nilo, é meu favorito da autora

@jpeoslivros 16/09/2020minha estante
Quero muito ler os livros esses livros mais conhecidos dela, mas por enquanto to acompanhando o clube da rainha

Silas Jr 29/01/2023

Não curti
Leitura extremamente chata, não parecia ter avanço nenhum. Fora os comentários racistas que fiquei pasmo.
André_Tarbi 29/01/2023minha estante
Mds chocado, n sabia q a Agatha demonstrava racismo nos livros

Silas Jr 31/01/2023minha estante
Eu fiquei passado com esse aqui , descarado

Marlonbsan 20/12/2022

Um Mistério no Caribe
Durante suas férias no Caribe, Miss Marple se encontra entediada, nada de interessante acontece. Até que Major Palgrave conta a história de um crime e quase mostra a foto de um homicida, ele é interrompido e, no dia seguinte, o Major é encontrado morto.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos alguns personagens, mas principalmente o que envolve Miss Marple, a linguagem é simples e fluida.

Normalmente os livros com Miss Marple possuem uma investigação diferente, focando em deduções e conclusões que ela tira, nem sempre com o foco em acompanhar suas ações, nesse livro, isso vai um pouco além, já que ela, ativamente, indaga pessoas e age mais nos confrontos de ideias com os personagens que envolvem a trama.

O ponto forte do livro, assim como já é de praxe nos livros da Agatha, está nos diálogos, que busca contar a história e ainda desenvolver o mistério. Nesse caso, há um foco nas tramas pessoais e na vida das pessoas, sendo que cada personagem contribui tanto para o desenrolar da história, quanto para as distrações.

O início do livro acaba sendo um pouco lento, sem contar a quantidade de personagens, que fica fácil de se perder. Mas, é mais um livro da Agatha que possui uma história simples e explicações condizentes para tal em uma trama cheia de mistérios e que te envolve na leitura.

Ig literário @Marlonbsan
Thainá 21/12/2022minha estante
Eu amei esse ?? um dos primeiros que li dela

Marlonbsan 22/12/2022minha estante
Ahh que ótimo ? muito bom pra começar a ler Agatha

Nalanda 18/02/2022

Fofoca edifica sim
E a história pra resumir e uma grande fofoca.

A miss Marple está entediada em suas férias no Caribe, e chega o Major Palgrave contato uma fofoquinha como alguém que não quer nada, sobre um assassinato só que ele não terminar de contar porque e interrompido, a Miss Marple como uma boa curiosa vai atrás no dia seguinte pra descobrir o desfecho da história só que o Major está morto.

Daí pra frente Miss Marple mas conhecida como Maria fifi, não se conformar que vai ficar sem saber do final da fofoca por isso ela vai perguntar pra TODOS os hóspedes se alguém sabe da fofoca inteira, só que ninguém sabe porque nunca deram muito importância pras histórias do velhinho.

Maria fifi como uma boa guerreira, não desiste, só que enquanto ela vai fazendo as suas investigações, outros mistérios e mortes aparecem.

Sério eu ameiii muito esse livro, pensei que não podia surpreende mas fui mais uma vez feita de trouxa pela gata triste, dei só 4,5 porque achei umas conversas muito repetitivas, mas de resto e perfeito a Aghata cumpre sabe muito bem escrever uma história.
@teucristovam 04/03/2022minha estante
Socorro kkkkkkkkk só consigo pensar no meme "fofoca pela metade quase mata velha fofoqueira"

Nalanda 04/03/2022minha estante
MDS SIIM KKKJHHKKJHJJ

Nay 16/03/2022minha estante
Também não gostei dessa parte em aberto.

Nay 16/03/2022minha estante
Em relação ao Edward.

Renata..nunes 25/05/2024

Um mistério no Caribe
Mais um caso de Miss Marple concluído com sucesso!!

Adoro essa senhorinha fofa e super esperta e inteligente! A maneira que ela tem de desvendar os assassinatos, conversando com todos como quem não quer nada, fazendo seu tricô e sempre de olho em tudo e em todos, me prende muito na história!

Sem falar que, não por acaso, a Agatha Christie é conhecida como a Rainha do Crime! A forma como ela descreve os fatos e os diálogos sempre me faz suspeitar de muita gente, menos do real assassino (hahaha) ?

Um livro curto, rápido de ler, com vários plots e que recomendo muito!!
R.Merrighi 26/05/2024minha estante
Que bom que vc gostou, esse é super legal mesmoo

Renata..nunes 26/05/2024minha estante
Muito legal mesmo!! ?? tantas reviravoltas haha adoro isso

FernandaMedrado 08/06/2022

agatha christie nunca decepciona né? suspeitei de literalmente todo mundo nesse livro e foi bem como miss marple disse, tava MUITO na cara o tempo todo e a gente só não quis ver kkkkkk
arthur 08/06/2022minha estante
amo o fato da agatha fazer a gente suspeitar de todo mundo e mesmo assim errar ?

FernandaMedrado 09/06/2022minha estante
SIM kkkkkkk

duda 12/05/2024

Mistério viciante e gostoso de ler
Começando que o livro é ambientado em uma praia, verão, com drinks, mar?
o livro já começa com uma reviravolta que te deixa louca e viciada pra saber o que aconteceu e o que está por trás - desde o primeiro capitulo já está tudo interligado e isso que é muito bom!
(não é spoiler porque isso está escrito no resumo da parte de trás do livro! hhahaha)
enfim, recomendo muito! eu amei esse mistério, e a forma como foi entrelaçando as situações para chegar ao final tão entusiasmante!
primeiro livro que li também da miss marple, e amei ela hahahah, ainda mais por ser velhinha!
Maysa 12/05/2024minha estante
Se não me engano a Miss Marple aparece no livro A mão misteriosa, ele é muito bom recomendo.

duda 12/05/2024minha estante
já vou colocar esse que você indicou na aba quero ler! haha obrigada

luizavianna 28/08/2021

UM CARIBE MENOS MONÓTONO PARA UMA VELINHA CURIOSA
LI EM MENOS DE UMA SEMANA! Nessa história não achei muitos personagens cativantes, a personalidade individual de cada um não foi bem explorada, por exceção talvez de ?Sir Rafiel?. Entretanto, era esse justamente o objetivo da Agatha, que o leitor lidasse apenas com os fatos expostos, como se de fato estivesse presenciando os fatos que ocorrerem na ilha em tempo real. Um mistério não muito fácil de desvendar, muitas peças soltas que a própria Miss Marple não consegue lidar com exatidão. Um final não muito surpreendente, mas certamente difícil de ser desvendado (eu mesma não consegui acertar) e falo com certeza que foi um dos melhores casos de Miss Marple, sua brilhante curiosidade e busca por falta de monotonia em suas férias no Caribe.

4/5 sem dúvidas ????????
Plícela 29/08/2021minha estante
Aaaaaa amei a resenha, quero leer ??

Gaby 06/09/2021

a primeira vez a gnt nunca esquece
Minha primeira experiência com Agatha Christie foi simplesmente PERFEITA, fui feita de palhaça de um jeito q nunca tinha sido na minha vida, várias teorias surgiram no meio do caminho e no final, nenhuma tava certa, o plot twist incrível e chocante, já tô louca pra ler os outros livros dela
Duda 06/09/2021minha estante
Seria muita audácia eu indicar "Assassinato no expresso do Oriente" ou "E não sobrou nenhum"? São simplismente ???????