Um mistério no Caribe

Um mistério no Caribe Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Mistério no Caribe

Ique 12/04/2021

Bom para se divertir em clima de férias no Caribe
Publicado originalmente em 1964, Um Mistério no Caribe é mais uma obra de Agatha Christie com a participação de Miss Marple. Neste livro encontramos Marple em sua idade mais avançada, mas com a mente bastante ativa para solucionar mistérios e deduzir os passos de um assassino através de observação e muita fofoca. Afinal, quem poderia desconfiar que a velhinha do tricô seria uma ameaça para um criminoso?

Jane Marple ganhou de seu sobrinho uma viagem para o Caribe para poder descansar um pouco e cuidar de sua saúde que está um pouco delimitada. Chegando no hotel ela se depara com os novos proprietários, o casal Kendal, que possuem como objetivo fazer com que o local continue sendo um sucesso. No entanto, os planos são atrapalhados quando ocorre o primeiro assassianto no local: a morte do Major Palgrave.

O Major Palgrave é do tipo de pessoa que fala demais com tom de voz alto com diversas histórias que provavelmente são falsas ou exageradas (um verdadeiro chato). Em uma conversa com Miss Marple (que não aguentava tamanha falação) ele revela que conhece um assassino tirando uma foto da carteira. Mas, não deu tempo, ele viu uma pessoa observando-o e a guardou novamente, não dando tempo para que Miss Marple descobrisse quem era. Durante a noite, encontraram o corpo do Major e a velhinha logo conclui: assassinato.

Para descobrir um pouco mais sobre o possível assassino, Miss Marple começa a se entrosar com os integrantes do Golden Palm Hotel conhecendo um pouco da história de cada um ao mesmo tempo que procura indícios de um possível criminoso. Os cenários dessas conversas são muito legais, foi muito legal imaginar Miss Marple de chapéu na praia, por exemplo. Por esse e outros motivos achei a ambientação da história tão boa quanto a descrição e desenvolvimento dos personagens.

Miss Marple conhece também Rafiel, que a ajuda a desvendar toda a situação, o rabugento logo percebe que ela é perspicaz e começa a criar teorias, etc. Esse mesmo personagem será peça fundamental em Nêmesis, a "sequência" deste livro. Os dois juntos formam uma dupla bem legal.

Ah, para ler esse livro é importante considerar a época em que foi lançado assim como o contexto histórico, ainda mais se for em uma edição antiga que possui uma tradução um tanto preconceituosa. Agora, um problema que tem ao ler o livro é que ele pode se tornar parado em alguns momentos, mas no geral ele tem bastante ação.

Gostei e me surpreendi com "Um mistério no Caribe", principalmente com o final que é bem inesperado e bem planejado. Gosto muito de mudar de opinião sobre o culpado e no final ter errado todas as opções. Além disso, livros com Miss Marple onde de fato a personagem marca presença são bem legais.
Rodriguinho @literario.rojo 12/04/2021minha estante
Sucesso ? amei a ambientação de onde tudo ocorre.

Ingrid.Emerich 13/10/2020

Meu favorito de Miss Marple (até agora)
Eu amei a miss Marple, uma senhorinha muito esperta que não deixa passar nenhuma informação...
E que sabe interpretar muito bem a natureza humana

A história em si também é muito boa, o mistério é bem construído e o desfecho é bem interessante!
Como sempre, Ágatha faz com que desconfiemos de todos os personagens durante a leitura. Recomendo demais!
Quel 13/10/2020minha estante
Esse eu nao cheguei a ler da Agatha, já adicionei aos desejados hehe

luizavianna 28/08/2021

UM CARIBE MENOS MONÓTONO PARA UMA VELINHA CURIOSA
LI EM MENOS DE UMA SEMANA! Nessa história não achei muitos personagens cativantes, a personalidade individual de cada um não foi bem explorada, por exceção talvez de ?Sir Rafiel?. Entretanto, era esse justamente o objetivo da Agatha, que o leitor lidasse apenas com os fatos expostos, como se de fato estivesse presenciando os fatos que ocorrerem na ilha em tempo real. Um mistério não muito fácil de desvendar, muitas peças soltas que a própria Miss Marple não consegue lidar com exatidão. Um final não muito surpreendente, mas certamente difícil de ser desvendado (eu mesma não consegui acertar) e falo com certeza que foi um dos melhores casos de Miss Marple, sua brilhante curiosidade e busca por falta de monotonia em suas férias no Caribe.

4/5 sem dúvidas ????????
Plícela 29/08/2021minha estante
Aaaaaa amei a resenha, quero leer ??

Juju 12/04/2024

Apos ler assassinato no expresso do oriente fiquei encantada e procurei mais da autora pra ler chegando neste, porém foi muito dificil nao abandonar pq n passa de uma senhora fofoqueira e eu realmente fiquei decepcionada
Korvus 12/04/2024minha estante
Tente E Não Sobrou Nenhum ou Os 13 Problemas, da mesma autora. Recomendo, principalmente o primeiro mencionado.

vickie.bookhall 15/03/2024

EU DESCOBRI
Finalmente nesse livro conheci a famosa Miss Marple, achei a velhinha até que bem simpática, a investigação dela é por meio de fofoca o que me fez simpatizar bastante com a personagem.
Descobrir quem é o assassino nesse livro não é nenhuma missão impossível mas admito que foi muito gratificante finalmente acertar quem tinha matado e porquê.

É um livro bom, recomendo pra quem quer uma leitura rápida e imersiva.
raí 16/03/2024minha estante
E SAIU A NOTÍCIA QUE O MUNDO NÃO ACREDITOU você terminou este livro

Gaby 06/09/2021

a primeira vez a gnt nunca esquece
Minha primeira experiência com Agatha Christie foi simplesmente PERFEITA, fui feita de palhaça de um jeito q nunca tinha sido na minha vida, várias teorias surgiram no meio do caminho e no final, nenhuma tava certa, o plot twist incrível e chocante, já tô louca pra ler os outros livros dela
Duda 06/09/2021minha estante
Seria muita audácia eu indicar "Assassinato no expresso do Oriente" ou "E não sobrou nenhum"? São simplismente ???????

Fabio Shiva 18/11/2013

Nêmesis de touca!
A velhinha Miss Marple vaga pela madrugada adentro, trajando sua touca fofinha e clamando por Nêmesis, o espírito da vingança!

A própria Agatha se esforçou para tornar esta cena célebre, mencionando-a em outras histórias de Miss Marple.

Pois então, não chega a ser spoiler dizer que a famosa cena acontece em “Mistério no Caribe”!

Como o título sugere, a história tem por cenário um hotel em uma paradisíaca ilha no Caribe. Miss Marple vai parar lá graças a um capricho de seu sobrinho escritor, Raymond West, que provavelmente decidiu diminuir a população da tal ilha... pois uma coisa é certa: é só Miss Marple ou Hercule Poirot darem as caras em um lugar, em qualquer canto do planeta, e logo em seguida mortes misteriosas começam a acontecer!

Aqui temos um belo exemplo do jogo policial feito com tanta competência por Agatha Christie. É como um truque de mágica: tudo se resume a fazer o leitor ver por uma determinada perspectiva, e assim ele enxerga mais determinadas pistas falsas e deixa de notar tanto as raras pistas verdadeiras. Até que a solução do mistério provoca uma súbita mudança de perspectiva, e o leitor é obrigado a admitir que a resposta sempre esteve ao seu alcance, mas que ele foi enganado mesmo assim. E é justamente isso o que faz um show de mágica ou um romance policial serem tão divertidos: adoramos ser iludidos e enganados, é algo que faz parte da natureza humana (será?).

***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

site: http://www.caligoeditora.com.br/osincronicidio/
Milena Karla - Mika 15/12/2017minha estante
kkkkkkkkkkk touquinha rosa fofinha, era uma cena tão frenética e dramática mas não deixei de rir enquanto lia!

Jack 06/02/2021

O melhor da Miss Marple
A querida Miss Marple está de férias, mas o tédio a faz analisar a todos ao redor, até que um crime ocorre e ela usa sua astúcia e inteligência para resolver o caso e se possível evitar uma nova morte.
A história é muito cativante e o cenário maravilhoso, os personagens são bem construídos, um dos meus favoritos.
Bia.Ribeiro 06/02/2021minha estante
Doida pra ler ,e essas novas edições da Harper ficaram tão lidas

Camila.Foletto 08/06/2021

Que livro
Cara a Miss Marple é aquela típica véia fofoqueira que futrica tudo, mas eu particularmente amo demais hahahah ela é muito engraçada sério, em muitos momentos do livro tive uma vontade enorme de abraçar ela e colocar num potinho e proteger do mundo. Ela é muito fofinha e eu super imagino ela como aquelas senhorinhas baixinhas e que anda mega devagar, mas sério eu amei o livro muito bom.
Sara Férrer 08/06/2021minha estante
Missa Marple rainha o resto nadinha

Bruna Modesto 08/02/2016

É o meu primeiro livro de Agatha Christie, logo, não poderei me aprofundar muito no assunto, já que a protagonista é a astuta Miss Marple, que pelo que pesquisei, é uma personagem que aparece em vários títulos da autora, assim como outras personagens que fazem o papel de "detetive" nas narrativas.

Tudo começa com o sobrinho de Jane Marple, o romancista de sucesso Raymond West, que adora alegrar a vida da tão querida tia e propôs que fizessem uma viagem à uma ilha no Caribe, no hotel Palmeira Dourada. Não demora muito para Miss Marple começar a ir à jantares e reuniões no hotel e conhecer outros hóspedes, principalmente, o major Palgrave, um homem já de idade e que falava pelos cotovelos. Sempre contando alguma história que aconteceu ao longo de sua vida agitada durante a juventude. E todos ao redor do major já estavam cansados de tantas histórias que pareciam ser muito duvidosas, exceto a senhorinha Jane Marple que sempre pareceu muito interessada.

Miss Marple se viu entediada naquela ilha, nada acontecia, todos os dias eram iguais. Ela tenta se distrair conversando, fazendo seu tricô, sem nada de surpreendente para umas férias no Caribe, até que chega ao seu ouvido a notícia de que o major Palgrave havia sido encontrado morto em seu quarto, e que a causa era natural, afinal, já era um senhor de idade. Mas Miss Marple achou que a morte natural parecia "natural" demais pro gosto dela. E começou a investigar. Foi falar com o médico que examinou o falecido, o Dr. Graham para sanar suas dúvidas, e quanto mais essa senhorinha descobria coisas, mais mortes e acontecimentos suspeitos aconteciam na bela e falsamente calma ilha do Caribe.

A narrativa surpreende, faz o leitor fazer milhões de perguntas a respeito de quem é o misterioso assassino no meio de tanta gente aparentemente boa e gentil daquela ilha. Quem será que matou o inofensivo major Palgrave? E por que outras mortes sucederam-se? Foi Tim Kendal e Molly, um casal jovem e feliz? Foram os Hillingdons? Foi Gregory Dyson? Foi Arthur Jackson, o criado do Sr. Rafiel? E muitos outros personagens para desconfiar!

site: http://literavivo.wix.com/blog
Mauricio 12/01/2018minha estante
Oiee td bem recomendo vc ler nemesis que e de certa forma uma continuação... boa leitura :)

ViníciusRyan 28/07/2021

Nesse livro Miss Marple está no Caribe, um lugar diferente mas que tem a mesma pegada dos livros de Ágatha Christie. Você suspeita de todos os personagens, fica preso na história e no fim é feito de trouxa kkkkkk.
Gisele 28/07/2021minha estante
Exatamente ?

@luvasiocf 11/03/2021

GENIAL
Agatha Christie não é só uma autora, é um acontecimento!
Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita da autora e mesmo com suas 200 páginas já consegue justificar o apelido de ?Rainha do Crime? que ela recebeu.
O livro é muito fácil de ser lido, o único defeito são as comparações de personagens da história com outros que não foram supracitados (talvez estejam presentes em outras histórias).
Os personagens são rasos, entretanto, isso é de se esperar em um livro curto como esse.
A narração de acontecimentos em ambientes nos quais a protagonista não está presente proporciona muito mais riqueza à história.
O final é extremamente surpreendente, eu criei várias hipóteses durante a leitura e nenhuma chegou perto do que realmente aconteceu.

?-Ave Caesar, nos morituri te salutamus- disse ele?
Ilton.Eduardo 11/03/2021minha estante
Recomendo a leitura de "Nêmesis" que, apesar dos livros de Agatha não terem uma ordem cronológica, traz uma trama de um personagem que vivenciou com Miss Marple todos os acontecimentos de "Um mistério no Caribe"

Angelucia.Souza 25/07/2021

Existem algumas falas racistas ao decorrer do desenvolvimento do livro, mas eu entendo que o livro foi escrito em uma época diferente, mas não deixa de ser incômodo.
Manu 27/07/2021minha estante
Concordo totalmente. Mas eu enxerguei como uma crítica da própria Ágatha ao que era comentado na época, pq eu acho ela era bem atemporal!

Mariane 19/09/2021

Mistério no Caribe
Em mais uma de suas viagens Miss Marple se depara com nao apenas um mas três assassinatos. As férias se transformaram numa grande caçada ao assassino dos hóspedes desse até então calmo e paradisíaco hotel..
muitos hóspedes suspeitos, muitas ligações entre eles inimagináveis até chegar a um final inesperado.
Não é o melhor livro de Agatha Christie e mto menos da nossa adorável Miss Marple, mas vale a leitura.
Vi 19/09/2021minha estante
Quero ler Só por causa da sua resenha kkkk amei?

Breno Vasconcelos 24/06/2024

Um mistério no Caribe
Um mistério no caribe é um romance policial de Agatha Christie que apresenta a Miss Marple como protagonista. A história se passa em um luxuoso hotel na ilha fictícia de St. Honoré, no Caribe, onde Miss Marple está desfrutando de férias.

Durante sua estadia, Miss Marple conhece uma variedade de hóspedes, incluindo o Major Palgrave, um homem que gosta de contar histórias repetitivas e exageradas sobre suas aventuras. Em uma dessas conversas, o Major Palgrave começa a contar uma história sobre um assassino que ele conheceu e, prestes a mostrar uma foto do criminoso, é interrompido. No dia seguinte, o Major é encontrado morto em circunstâncias suspeitas.

Ao longo do livro, Miss Marple desvenda uma rede de mentiras, enganos e falsas identidades. Ela percebe que muitos dos hóspedes têm motivos para querer silenciar o Major Palgrave. Com a ajuda de um detetive local, ela segue pistas que a levam a descobrir a verdade por trás da morte do Major e outros mistérios que surgem no decorrer da investigação.