Cai O Pano

Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Aylane Nunes 10/12/2023

O último caso de Poirot
Sem saber que se tratava do último caso de Poirot, gostei bastante da narrativa, do mistério que ronda o livro inteiro, e como sempre minhas suposições estavam erradas kkkk
A rainha do crime é expert no que diz respeito a trollar o leitor!
Isso é muito bom porque de fato não esperava mesmo o desfecho final.
Outros casos são citados mas ainda assim a experiência de leitura foi bem positiva.
Recomendo!!

elzamariabr 28/10/2023

Foi uma leitura muito boa, mas cometi um grave erro ao ler esse livro, eu não sabia que era o último livro de Poroit e acabei pegando o spoiler de quem é o assassino de um livro dela que ainda não li ?

Dolfo24 06/03/2024

Um bom livro
Sim, é um bom livro. EU não indicaria como primeira incursão ao universo de Agatha Christie (como foi o meu caso). A sensação que fica é que não pretendo ler outros livros dela no futuro.

Rach 19/03/2021

Outro caminho
Esse foi o segundo livro da Agatha que eu li, lá em 2013, e me deixou uma marca profunda, principalmente por não ter gostado nada do fim de Poirot. Conforme eu fui lendo outros livros da Agatha, percebi que esse era bem mais fraco, acho que o último caso de Poirot merecia um pouco mais. Entretanto, relendo hoje, percebi que o livro era melhor do que me lembrava, ainda muito abaixo dos outros dela, mas mesmo assim tinha algo de bom nele sim.
O final de Poirot foi bem surpreendente, nunca achei que ele poderia fazer algo como fez, mas fica explicado muito bem todos os motivos que ele teve para fazer aquilo. Mesmo assim, eu não teria dado esse final para ele, teria seguido para um outro caminho com certeza.

Van Bracisiewz 07/01/2024

?mon ami??
Agatha Christie não decepciona! ?Cai o Pano? é o fechamento perfeito para a história de Poirot.

A trama é tão envolvente que é impossível largar o livro.

Uma leitura incrível que vale muito a pena!

alpzzz 21/01/2022

Entediante
(2021) demorei pra fazer a resenha pq nem sabia como explicar oq eu achei desse livro. É um livro de suspense que fala sobre o último caso de Poirot, e eu esperava muito mais. Demorou muito pra alguma coisa realmente acontecer e tinha muitas cenas desnecessárias. O plot foi a única coisa que fez a leitura valer a pena, na minha opinião.
Dei 1,5 apenas pq gosto da escrita da Agatha Christie e o final me surpreendeu. Se você nunca leu qualquer livro da Agatha, NÃO comesse por esse, foi o último livro escrito por ela e fala um pouco dos outros livros.
Como foi o primeiro caso de Poirot que eu li, acho que afetou no meu ódio por esse livro, já que eu não sabia de nada.

Maira 24/04/2020

Cai o Pano (Christie, A.)
Finais surpreendentes são marcas registradas da Agatha Christie, mas esse final não tem precedentes! Nem haverá outro parecido!

Thai Zavadzki 11/12/2021

Não tinha uma forma de despedida melhor para Poirot.
NOTA: 4,5.

A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas; já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima ? e antes que seu tempo acabe. Cai o pano é a última investigação de Hercule Poirot. ?
Ok, em outros momentos eu já reclamei de Hastings, mas eu gostaria de retirar o que eu disse, hahaha. Eu gosto dele, principalmente depois de ter lido um livro de Poirot sem a presença dele (A Extravagância do Morto), percebo que os dois casam como arroz e feijão, Batman e Robin. A forma como ele carrega a narrativa em primeira pessoa traz muito mais carisma para a história também. Enfim, mudei minha percepção sobre ele.
Aliás, esse é um enredo mais lento, demora para alguma coisa impactante acontecer, o que torna a leitura, em alguns momentos, cansativa, mas no geral, tem um ritmo bom, envolvente. Tanto que li em poucas horas.
Ah, e tem muita referência quanto ao primeiro livro da Agatha Christie (e do Poirot também), O Misterioso Caso de Styles, que eu infelizmente ainda não li e peguei vários spoilers por aqui. Essa é a despedida do Poirot, então tem todo esse clima de nostalgia que realmente se apossa da gente enquanto lê.
E a resolução de tudo? simplesmente incrível. Teatral, como se espera de Poirot, mas com um quê a mais, é bem desconcertante.
Eu tinha levantado a suspeita certa, mas a forma como tudo foi feito? Genial. Apenas.
Embora tenha algumas partes mais cansativas na leitura, como eu citei antes, elas são importantes, então é bom prestar atenção em cada detalhe pra tudo fazer sentido lá na frente.
Uma despedida fascinante e memorável para um dos personagens mais icônicos da literatura mundial.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

Sabrina.Almeidas 21/11/2021

?Mas fique tranquilo, minhas indicações o levarão a verdade. E talvez então, você desejara que elas não o tivessem levado tão longe. Você preferirá dizer : ?que caia o pano??

Bruna.Lacerda 12/03/2021

Surpreendente
É meu primeiro livro de Agatha Christie e o último caso de Poirot. Fiquei intrigada página à página para descobrir quem seria o X, e não cheguei nem perto viu. Incrível a escrita, o enredo. Ja vou me preparar para os próximos.

Fer Paimel 10/06/2020

Leitura divertida
Estou lendo alguns livros da Agatha Christie e me recomendaram esse. Particularmente, não gostei tanto, mas acho que tem mais a ver com uma fase de leitura que estou.
É uma leitura agradável, que ajuda a desanuviar a cabeça de leituras muito pesadas ou dos problemas do dia a dia...

Lu 19/01/2024

Nu. Essa velha me pegou de novo. Nunca poderia imaginar o que aconteceu aqui. Ela foi muito ousada nesse livro. Nu. Admito que nesse livro peguei muitas frases problemáticas dela, principalmente no começo. Mas o final me pegou completamente desprevenida, que tirou o foco completo. Realmente, um caso que só poirot poderia solucionar. Mais uma vez, completamente chocada com o final desse livro. Foi muito divertido de ler, embora admito que com tantos nomes estrangeiros, tive dificuldade de entender quem era quem.

Danielle Gonzales 11/04/2021

um livro pra ser devorado
Adorei a narrativa, e a maneira como a história flui de um jeito que vai nos prendendo. O final foi completamente surpreendente pra mim, fiquei boquiaberta rs.
Recomendo pra quem gosta de desvendar "mistérios" policiais.

iamatilda 06/01/2022

Mais um da gata triste
E dessa vez foi bem tristes mesmo :(
Esse livro deve ser conhecido por muitos como "o último caso de poirot", ele tá bem velhinho, aposentado, e não é ele que vai lá investigar o caso, ele auxilia mas não investiga por conta da idade. É narrado em primeira pessoa (não pelo poirot) e isso torna a leitura muito mais fluída, eu amei pois todos os outros que eu li da Agatha eram em terceira, esse foi diferente.
Esse livro tem um ar de despedida, achei um pouquinho triste. Tem muita reviravolta, como de costume, e é bem curtinho!
Não foi o último livro que eu li do poirot, mas seria legal você ler esse por último, tem muita referência aos casos que ele trabalhou.
Eu amei o livro e errei (novidade) o plot