Como curar um fanático Amós Oz

Resenhas - Contra o Fanatismo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Erica 06/11/2023

Leitura rápida e reflexiva
Leitura rápida, de fácil entendimento. O autor nos faz refletir sobre nossas convicções e traz uma visão interessante sobre o fanatismo e a participação direta da Europa no conflito Israel-Palestina. Gostaria de destacar o seguinte trecho: ?Porque ambos os povos amam o país, porque judeus israelenses e árabes palestinos têm igualmente profundas e diferentes raízes históricas e emocionais no país.?
O conflito é muito maior e mais complexo do que todas opiniões rasas que vemos em redes sociais e mídias jornalísticas! É preciso ser curioso, ir atrás de informação, ler o que nos traz desconforto, ouvir opiniões opostas e se colocar no lugar do outro!
Recomendo a leitura como os primeiros passos para entender sobre fanatismo e oriente médio?

Marques 14/05/2020

Primoroso!
Atual nos conceitos e nas soluções.
Deveria ser leitura obrigatória para nunca deixamos o ?gene do fanatismo? se manifeste em cada um de nós.
Seja idealista, não seja um fanático.

Euriano 23/12/2022

Humor, empatia e literatura
Amós Oz palestrava e escrevia sobre esse tema há muitos anos, e por mais que esteja focado no conflito Israel x Palestina, sua leitura sobre o fanatismo se encaixa bem em qualquer polarização fanática.

Lua 06/03/2022

Não costumo ler sinopses, então fui pega um pouco de surpresa pois o autor trás bastante dos conflitos Israel-palestinos e o fanatismo escrustado nessa guerra. E coloca pontos muito interessantes, polêmicos e importantes sobre o fanatismo e é surreal como oque foi dito na obra se encaixaria com oque estamos vivendo...Certamente é um livro que quero ler novamente em um futuro próximo!

Paula 05/06/2020

Muitas reflexões
Pra mim, um dos melhores autores que já existiu. O livro é composto de pequenos ensaios e palestras sobre a questão palestina, além de uma entrevista com Amos Oz. Recomendo muito

Gabriela.Rossi 23/05/2023

Temas relevantes
Com alguns ensaios de leitura raápida com temas bem relevantes e que nos fazem pensar por diassss! Amei o livro

Christiane 24/07/2021

Este livro nos traz ensaios de Amós Oz sobre a questão do fanatismo e principalmente sobre Israel e a Palestina. É uma abordagem lúcida e que nos leva a compreender este conflito de uma forma diferente do que normalmente divulgado, ou seja, não há o certo e o errado, a questão é entre o certo e o certo.

Oz considera que não se trata de desaparecer com Israel ou com a Palestina, e que isto já se tornou algo real para todos ali, o que antes era o desejo que o outro não existisse e fosse embora, hoje é fato que nenhum dos dois irá se retirar do que considera sua terra e que de fato é. Amós Oz fala então de uma questão "imobiliária", ou seja, seria como dividir um apartamento, quem fica com qual quarto, como fazer uso da mesma cozinha e da mesma sala. É a questão de dois Estados, como ocorreu com a Tchecoslováquia, que se dividiu em República Tcheca e Eslováquia, mas neste caso é necessário também um acordo flexível sobre a questão dos lugares sagrados a ambos em Jerusalém.

Há um alto risco para Israel a partir do momento que se retire de alguns territórios ocupados, uma vez que a Palestina pode servir para que outros se aproximem demais de Israel. É conhecido o fato que o Estado Islâmico quer destruir Israel.

Mas este pequeno livro vai além disto, pois fala do fanatismo, não só este que estamos acostumados a tratar, o religioso, mas todo e qualquer fanatismo, ou seja, qualquer um que queira impor ao outro seu modo de ser e viver que considera o certo. O fanático é um altruísta segundo Oz, uma vez que ele pensa no outro, no bem do outro, desejando e impondo que ele siga o caminho correto e certo, o dele claro, e não levando jamais em consideração a diferença e a alteridade. Neste sentido temos os vegetarianos, os pacifistas, os que defendem determinados comportamentos, roupas, os religiosos, e todo e qualquer tipo de imposição do certo sobre o que supostamente é errado segundo os critérios próprios do que quer recuperar o outro.

Para combater e curar isto Amós fala do humor, da imaginação, da capacidade de se colocar no lugar do outro. Um fanático não tem humor, ele não ri de si mesmo. E estas são capacidades capazes de curar um fanático, introduzindo imaginação e criatividade em sua maneira de pensar.

Vale a pena ler!!!

Bruna 08/07/2021

A opinião de quem viveu e vive o conflito
Um livro curto e muito esclarecedor, que me deu informações novas sobre o conflito Israelo-Palestino, mas principalmente, uma nova visão sobre como resolver este conflito.
Faz toda diferença você ouvir/ler alguém que viveu e vive até hoje tudo isso e que construiu suas opiniões a partir desta vivência.
A forma como ele apresenta a sua concepção de se chegar em um acordo de paz com estes dois povos que de um lado são tão distintos, mas de outro são tão similares, é enriquecedora, mesmo que você não concorde.
Fica minha dica para quem quer dá o pontapé inicial no estudo deste tema e não se contenta com apenas falas baseadas em vozes da cabeça e/ou de noticiários tendenciosos/sensacionalistas, que mais atrapalham do que ajudam.

Fica aqui a minha indicação para quem quer adentrar neste tema.

Flavio.Vinicius 14/09/2023

Como curar um fanático
Livro curtinho de ensaios do escritor israelense Amós Oz sobre a questões Israel-Palestina. É um livro esclarecedor sobre essa questão, escrito sob o ponto de vista de um israelense da época dos primeiros anos de formação do Estado israelense.

O autor fala, por exemplo, sobre o conceito de pacifismo não estar atrelado, necessariamente, a não-guerra, mas à não-agressão, o que dá a entender que a guerra, apesar de abominável, pode ser necessária em certos momentos.

Amós Oz defende uma solução de dois Estados, em que ambos os lados vão se sentir extremamente insatisfeitos, mas que o autor vê como única alternativa possível. Ele fala como o conflito se dá entre duas vítimas da Europa, as quais, ao invés de se unirem contra o inimigo comum, acabaram ficando uma contra a outra. Segundo Amos Oz, o conflito Israel-Palestina é um drama no sentido antigo do termo: um conflito entre o certo e o certo.

Celso 01/01/2018

Edição desnecessária
Amós Oz fascina com sua percepção da realidade. Seu posicionamento é um extrato de sua humildade. No entanto, este livro não é para quem quer conhecer Amós Oz, mas para quem quer colecioná-lo. Esperta a editora em reunir textos de suas palestras, culpada pela repetitiva exposição de suas ideias, que desgasta essa coletânea. Leu um texto, leu praticamente todos. O leitor que der um intervalo de dias entre um capítulo e outro pode ter a sensação de estar repetindo a leitura. Pela ação da editora, Amós Oz se resume a mais um nome em evidência utilizado para vender livros, só pra isso.
Ana 27/06/2018minha estante
undefined

Déh 01/12/2020

Amós Oz traz uma nova perspectiva para um velho debate. Expõe uma luta entre o certo e o certo.

Nic 26/02/2021

Curto e necessário.
Mais um daqueles livrinhos curtos, de fácil linguagem e essenciais para os dias de hoje.
Em "Como curar um fanático", Amós Oz aborda principalmente o conflito entre Israel e Palestina, importante leitura para aprendermos um pouco sobre a visão de cada um dos lados, ele apresenta também sugestões para a resolução do conflito.
Em meio a isto tudo, entra o tema "fanatismo", onde o autor discorre sobre este assunto tão importante em dias de tanta intolerância em diversas esferas de nossa sociedade atual.
"O fanático é um grande altruísta. Frequentemente o fanático está mais interessado em você do que nele mesmo. Ele quer salvar sua alma, quer te redimir, quer te livrar do pecado, do erro, de fumar, de sua fé ou de sua falta de fé, quer melhorar seus hábitos alimentares, ou te curar da bebida ou de sua preferência na hora de votar". Pag. 74.
"Entre os antídotos para o fanatismo estão o humor, o ceticismo e a argumentatividade. Também uma certa propensão a jocosidade". Pag. 28.
"Sejam muito cuidadosos, fanatismo é fácil de pegar, é mais contagioso do que qualquer vírus. Pode-se facilmente contrair fanatismo mesmo quando se está tentando vence-lo ou combate-lo". Pag. 80.
Livro: Como curar um fanático. 103 Pag.
Do autor israelense Amós Oz. ??

Vitor.Castel 16/03/2021

Como curar um fanático
Como curar um fanático é um livro do autor israelense Amós Oz que reúne dois ensaios do autor, além de discursos feitos por ele (entre eles um logo após os atentados em Paris em 2015).
Amós Oz fala sobre o fanatismo e como curar um fanático.
Uma coisa que achei bem boa são as analogias que o autor cria para explicar certos pontos durante o livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5