O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Vicky 05/08/2013

O livro de Ouro da Mitologia de Thomas Bulfinch.
O foco desse livro é a mitologia grego-romana, mas também conta um pouco sobre a mitologia oriental, hindu e nórdica. Para quem gosta de estudar a Antiguidade Clássica é de ótima ajuda.
Ótimo livro :)

Beto 03/08/2013

Mitologia - Histórias de deuses e heróis.
Bom livro, com linguagem clara e de fácil compreensão.

"-Agora-disse a Sibila-, arma-te de toda a tua coragem, pois dela vais precisar.

Desceu à caverna, e Enéias acompanhou-a. Antes do limiar do inferno, passaram por um grupo de seres, que a Sibila revelou serem os Pesares, as vingativas Ansiedades, as pálidas Enfermidades, a melancólica Velhice, o Medo e a Fome que induzem ao crime, o Cansaço, a Miséria e a Morte, formas horríveis de serem vistas."

"No centro do universo (ensinava Pitágoras) havia um fogo central, o princípio da vida, que era cercado pela Terra, pela Lua, pelo Sol e pelos cinco planetas. As distâncias dos vários corpos celestes entre si eram concebidas para corresponder às proporções da escala musical. Os corpos celestes, com os deuses que os habitavam, executavam, segundo se supunha, uma dança coral em torno do ponto central, "não sem cantos". É a essa doutrina que Shakespeare faz alusão, quando Lourenzo ensina astronomia a Jessica, à sua moda:

Olha, Jessica, como a superficie

Do céu de ouro é toda revestida.

Mesmo a menor esfera que contemplas

Em seu rolar entoa, como os anjos,

Um canto que acalenta o querubim,

Essa harmonia as almas imortais

Ouvem, porém ouvi-la não podemos

Sem despirmos o invólucro mortal.

MERCADOR DE VENEZA"

Guilherme Peres 29/07/2013

Batalhas épicas.
O livro trata de toda a história relacionada aos deuses; é um livro realmente fascinante por contar as histórias mitológicas sobre cada personagem na mitologia como os grandes heróis Thor (o deus do trovão), Odin (o pai de todos os deuses) e Perseu (o matador de medusa). Há também batalhas épicas como a grande guerra de Tróia, por exemplo.
A minha crítica a esse livro é que cada personagem e história têm o seu papel no desenvolvimento da sociedade, por isso esse livro é ótimo. Pois quando você lê, adquire conhecimento sobre coisas que nem sabia sobre a mitologia.
Concluindo, esse livro é ótimo para ser lido!!!!

Snow White 19/04/2012minha estante
Veja o Grupo Turma 606 e participe

lucas 11/05/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha.

Raquel 12/05/2012minha estante
Gostei, Guilherme! Eu também adoro mitologia e tenho esse livro para consulta na minha estante! Mas, na verdade, os filmes não se baseiam nesse livro especificamente, mas em vários livros e narrativas orais que vão passando de geração em geração. As histórias da mitologia grega são recontadas há muuuuuito tempo, por diferentes meios e de diferentes maneiras.

Felipe 30/11/2012minha estante
(-:

Shirlei 22/07/2013

O Livro de Ouro da Mitologia
A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra.
O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis à sua formação cultural.
O autor, Thomas Bulfinch pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega.

Rodrigo 14/06/2013

Um livro muito interessante para quem gosta de mitologia não só grega, mas romana e nórdica. Traz uma série de histórias que contam os principais acontecimentos e, mostram as principais personagens cada uma com sua devida importância.
Confesso que fiquei um pouco frustrado, pois, o livro aborda mais o lado romano da história que não me agrada muito, mas ainda assim, a leitura é bastante proveitosa!

Leticia 03/06/2013

Ótimo livro.
Não sei dizer quantas vezes assisti quando criança o filme "Hércules" da Disney e desde aquela época sou fascinada pela mitologia grega e romana. Decidi comprar recentemente "O Livro de Ouro da Mitologia". O livro é excelente, de início ele nos mostra quem são os principais deuses de maneira bem didática e depois vai nos contando sobre as histórias dos deuses e heróis. Além da mitologia grega, também encontra-se no livro bem rapidamente a mitologia egípcia, nórdica e hindu. O livro é ótimo para aqueles que querem conhecer o incrível mundo da mitologia grega.

Flora 08/05/2013

O livro de ouro da mitologia
O livro de ouro da mitologia foi um livro que eu realmente demorei para chegar ao fim. Talvez pelo grau de detalhamento das estórias, que são, muitas vezes, interdependentes. Fiquei impressionada ao saber o quanto a civilização grega nos influenciou e o quanto continua nos influenciando! A série "harry potter" então que o diga! Pomo de ouro, Minerva, Fênix,... são alguns dos mitos reinterpretados por J.K Rowling. Achei o livro bom para trazer uma visão geral sobre o assunto, não só no que diz respeito à mitologia grega, mas também romana, nórdica e egípcia. No entanto, para quem quiser ler uma versão mais aprofundada, recomendo a leitura das obras clássicas, como a Ilíada e a Odisseia, por exemplo- que, na minha opinião, devem ser melhor narradas em seus respectivos livros,se comparadas ao "livro de ouro da mitologia".

Tony Nando 06/05/2013

muito interessante
livro muito bom, quem gosta de mitologia esse livro faz uma viagem em varias histórias mitológicas do passado, um resumão de tudo que já ouvimos, excelente para quem gosta de história. recomendado !

Amanda 18/04/2013

Você é mesmo fã de mitologia?
Há tempos gostaria de ler algo e me aprofundar mais em histórias mitológicas por pura curiosidade, pois gosto muito do assunto. Daí que surgiu a oportunidade de pegar emprestado esse livro.
Ao ler o mesmo, não sabia que existia tanta mitologia no mundo, nele são citadas as mitologias grega, romana, nórdica e os heróis da antiguidade. As histórias que mais me prenderam foram as de Odin, Tor e Loki (nórdica), já no fim do livro. O autor fez um ótimo trabalho ao dividir as partes do livro de acordo com as crenças, ficou uma coisa bem explicadinha, e evitou que as histórias fossem confundidas, já que as gregas e as romanas são quase iguais.
Indico o livro para quem REALMENTE tem curiosidade de aprender um pouco sobre deuses, heróis e criaturas, pois o livro é extenso e as histórias são parecidas, e a leitura pode se tornar um pouco chata se você não estiver interessado.

Gustavo 15/04/2013

UM GRANDE E APRESSADO RESUMO!
O livro nada mais é do uma coletania de artigos rápidos e desconexos dos mitos gregos. Não há uma narrativa coerente, nem um estudo de como a mitologia era importante para os crentes antigos. Cada capitulo traz uma rápida descrição de um mito, seu parentesco com outros deuses e/ou uma resumida narração de sua historia.
Vale o preço que se paga em um livro de R$10,00 que se encontra numa banca de jornal.
Lene 09/11/2015minha estante
Quando li a proposta do livro me apressei em comprar imaginando se tratar de um livro completo sobre mitologia greco-romana apenas, daí apareceu uma promoção imperdível e comprei toda feliz e achando que era algum livro que contasse mesmo a origem, as histórias, os romances e guerras. Enfim, queria um resumo histórico das lendas, algo como um livro de história mesmo, apesar de não haver comprovação disso. Ledo engano.
O livro chegou e já me desapontei, percebi antes de abrir que não teria nem metade da metade dos mitos que desejava saber mais, mas imaginei que tivesse uma continuação ou algo assim.
Li os primeiros contos ( porque nada mais é do que isso ) e folhei por cima, percebendo assim as lendas nórdicas , entre outras e só então percebi que o livro (fino demais pro meu gosto) era não só uma obra "completíssima" da mitologia greco-romana que imaginei, era também uma obra completíssima de todos os heróis famosos, lendas, artefatos e tudo mais da toodaa a mitologia!!!
Olha, nunca me desapontei tanto com um livro, e sou do tipo que não reclama ou abandona nada, mas esse livro nada mais é que uma coletânea de contos , algo que eu posso fazer retirando os contos da internet e imprimindo, com a diferença que o meu livro seria muito mais completo.
Pra quem tem acesso a net hoje, não recomendo a compra, é perda de tempo, uma pesquisa rápida, um site de contos e lendas tem mais conteúdo que o livro.

Emanoel 21/02/2013

Mix poético e épico
Um livro muito bom de se ler, não sei bem se posso chama-lo de uma narrativa, mas se bem que talvez poderia... Já que a cada capitulo a história contada é parte de um poema épico, textos antigos, quadros, esculturas e entre outras fontes históricas que reforçam as fontes bibliográficas do altor.

Uma viagem atemporal através da mitologia grega, nórdica, egipciana, persa, galesa... São inúmeras histórias, algumas detalhadas e outras nem tanto. A de maior porte no livro é a grega e posteriormente a egipciana e a nórdica.

E o melhor de tudo não é essa variedade de histórias, lendas e mitos. A coisa mais legal que encontraremos nesse livro são as interligações entre os povos, entre suas histórias e como a chegada do Cristianismo modificou tudo. Destronou Deuses, druidas, ninfas, Heróis... Mas não atenuou seus respectivos esplendores.

Uma boa leitura, aconselho. Aprendi Bastante

Thais 15/01/2013

Não passou de Interessante.
Comprei o livro de ouro da Mitologia, apenas por curiosidade, afinal gostaria de saber mais sobre as histórias dos deuses, entretanto acabei decepcionando-me.

O mitologia não é livro didático, ele conta histórias de diversos deuses, mas eu esperava mais do livro, o autor tem uma narrativa simples e um pouco entediante. Achei que ele conseguiria prender-me no livro, mas não foi o que aconteceu. Notei que algumas palavras se repetem, fora toda as vezes que ele mencionava a palavra carro. Talvez naquele tempo eles usassem essa palavra, o que eu acho difícil, assim no meu ver o autor deveria ter usado a palavra carruagem, toda vez que fosse se referir ao transporte de um deus.

Admito que eu corri com a leitura somente para encontrar algo diferente, entretanto foram histórias e mais histórias de deuses e seus filhos e outros, existem muitos deuses!

Um dos pontos positivos que eu dei ao livro, foram as inúmeras ilustrações que serviram para auxiliar a leitura e entender mais a fisionomia de um deus, outros personagens, e acontecimentos.

Esse livro é realmente para pessoas que possuem muito interesse e amam a área mitológica, porque se alguém como eu tiver a ideia de comprar esse livro, já irei avisando para não esperar muito, as histórias relatadas foram somente interessantes, para que eu pudesse visualizar melhor como são as histórias da Grécia a respeito de seus deuses, heróis e criaturas, que são muitos, fora que no final do livro tem sobre os deuses egípcios,e até Buda foi citado, ou seja, quando ouvimos a palavra mitologia pensamos em Deuses gregos, mas com o livro aprendi que não é só isso, o autor abordou diversos mitos. Descobri que existia deus para todas as coisas em Terra, segundo a mitologia, e sobre outros que eu não sabia da existência. Claro que o autor focou, praticamente o livro inteiro na mitologia grega e romana, deixando somente para o final as outras histórias.

Tenho que ser sincera e dizer, que fiquei com vontade de jogar Age Of Mitology, depois que eu terminei de ler o livro.

Rafael Paz 18/12/2012

Fantástico!
Nesta excelente compilação das épicas histórias mitológicas antigas, Thomas Bulfinch desmistifica para o grande público aquilo que por muito tempo ficou obscurecido em difíceis poesias nas bibliotecas de universidades. A obra aborda, em sua maior parte, os contos dos deuses, semi-deuses e heróis gregos, de onde a cultura ocidental moderna herdara sua essência. Dentre as inúmeras histórias fantásticas, destacam-se lendas que expressam traços interessantes da personalidade humana, outras que explicam a origem dos elementos da natureza e também as grandes jornadas de Heróis que influenciaram artistas desde a antiguidade até hoje. Ao final, o autor conta ainda as principais histórias das mitologias oriental e nórdica, além de tentar explicar estas fábulas sob vários pontos de vista, inclusive o bíblico.
(...)

Para continuar lendo, acesse:

nestor 18/12/2012

Erro na 34 ª edição (Ediouro)
Cuidem com as ilustrações.

Atentei para uma e vi um erro na ilustração da página 274: "Enéias com as armas de Mezêncio", de Peter Paul Rubens.

Ocorre que a ilustração é "Rômulo arruma [no Capitólio] um troféu", de Peter Paul Rubens.

As seen here: https://www.artfinder.com/work/romulus-setting-up-a-trophy-peter-paul-rubens/

quel 14/12/2012

Amei as histórias desse livro. te fazem viajar e imaginar se realmente existem os deuses,os titãs e os personagena da mitologia.