Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

Joyce 14/05/2022

Tudo na medida certa
Cara eu não sei nem explicar o quanto esse livro é bom. Tudo aqui faz sentido, e a história é tao fluída que ela vai de 0 a 1000 em algumas páginas e além de não soar nada ver te afunda ainda mais na história, de uma maneira inesperada. Maria V. Snyder mescla muito bem mistério, tramas políticas e fantasia e eu adorei isso. Primeiramente a temos a Yelena, uma protagonista realista e inteligente, ela trabalha com oq tem sem negar suas fraquezas e ate onde da conta. Ela é muito sagaz e apesar de um grande talento pra se meter em situações ruins ela inspira confiança sabe? Depois temos as tramas políticas que realmente se questionam em si mesmas, não tem aquela ideia de certo e errado, mas do quanto algo e mais adequado a um intuito específico, e isso torna a história muito real, apesar de ter magia e bla bla. O romance só rola mesmo quase no final do livro mas ele é presente o tempo todo e AI AMEI! a gente fica sedento pelas próximas páginas.

É uma fantasia boa, bem construída e cativante. Algumas coisas a gente meio tem q só aceitar, mas é fácil de ativar a suspensão de descrença pq o universo se sustenta. Tudo aqui na medida certa, não é completamente sensacional, mas certamente muito emocionante.

Ivy (De repente, no último livro) 30/04/2022

Interessante começo de trilogia, mas um pouco parado
A trama de Poison Study é até que bem interessante. Uma garota condenada à morte por ter assassinado um de seus tutores é a próxima na fila para ser a provadora de comidas do Comandante de Ixia.

Eu tinha certo receio de ler esse livro, ele é mais antigo, e tinha receio de topar com certos clichês, felizmente não tem nenhum clichê cansativo, mas achei que mesmo assim a trama estanca em vários momentos, parece dar várias idas e voltas e nunca sai daquilo, eu já estava um pouco cansada da quantidade de gente querendo matar Yelena sem nem saber porque queriam. Eu até gostei da protagonista, ela é independente e tem a língua afiada, apesar de pasasr vários maus momentos dificilmente esmorece, Yelena é alguém por quem a gente torce fácil, uma pessoa do bem, injustiçada aé o infinito.

Esse livro, aliás, toca em temas bem pesados para uma leitura YA. Estupro, maus tratos, tortura e abuso psicológico são temas recorrentes aqui, e achei a abordagem da autora bem pertinente e coerente. Ela soube construir a história de Yelena, tornando sua trajetória bem pesada mas também convincente ao leitor.

O romance aqui vai ser bem sutil, e só vai acontecer lá pelos capítulos finais do livro. A trama fica bem mais centrada nos conflitos políticos, e achei isso bem legal. Eu até gosto de romance, mas para mim quando ocupa esse espaço mais secundário fica mais bacana, porque a gente torce pelo casal, sem enjoar com os excessos.

Todos os personagens foram bem construídos. Adorei o personagem de Valek, e também os dois amigos de Yelena, Ari e Janco, dois guardas que mereciam maior destaque. A figura do Comandante, envolta em mistério, também teve em desenvolvimento bem surpreendente, gostei porque sai do mais do mesmo de sempre.

A escrita de Snyder é bem leve e o livro é rápido, embora, como eu disse, tem alguns capítulos que nada acontece e a trama parece que fica a dar mil voltas sem chegar a nenhum ponto. Ainda assim, um início de trilogia bem interessante, que merecia ter tido mais reconhecimento com certeza.

gabimds_ 28/04/2022

ficou uns buracos mal explicado
mas me apeguei a história e o personagens
o final ficou em aberto e eu só descobri q era uma trilogia depois de surtar

Veroninca007 22/04/2022

Achei de verdade, uma obra prima
Cara que livro perfeito, minha nossa senhora!

Pequei ele num sebo só por pegar mesmo e nas primeiras 25 páginas ele não me prendeu tanto, mas PQP, quando eu fui pegar ele pra continuar a ler depois de uns 2 meses, eu não consegui mais parar!
Esse livro tem um pouco de tudo, romance, aventura, luta, tudo muito bem desenvolvido e equilibrado.
Eu simplesmente me apaixonei pelo Valek e pela Yelena, que casal gostoso, namoral, pegava os dois!

Algumas coisas nesse livro me lembraram MUITO corte de espinhos e rosas e trono de vidro(como os poderes dos feiticeiros de ler mentes e invadir a cabeça das pessoas, que nem o Rhysand, e os muros mentais que a Yelena faz, que nem os da Feyre), então se vc gosta desses livros tenho certeza de que você vai amar MAIS AINDA estudos sobre veneno.

Me sinto na obrigação de panfletar esse livro em todo lugar que eu for de agora em diante!

Itsane 20/03/2022

TOG foi inspirado nesse livro?
Gostei no livro, mas achei q faltou algo sem dúvidas.. achei que teve descrição pesadissimas de abuso sexual, se vc for sensível ao assunto melhor pular essas partes, eu gostei do livro e recomendo a leitura

Contém spoiler abaixo

Mas sobre comparação com TOG
Assassina
Nome da personagem: Yelena kk
Condenada a morte
Ficou 1 ano na masmorra sendo torturada
Sequestrada criança
Vai toda acabada falar com o espião do exército e é recrutada p trabalhar p governo
Criada por um cara que torturou ela
Consegue conquistar o segurança no primeiro livro
Tem personalidade forte é inteligente e luta bem
É descendente de uma família poderosa
É obrigada a se refugiar no país da família dela
Itsane 20/03/2022minha estante
Esqueci de falar:
Tem representatividade de um homem trans, esse livro é de 2005 achei incrível, nem hoje em dia esse assunto tem presença nos livros de fantasia

Itsane 20/03/2022minha estante
Outra coisa q é em comum com TOG
Tem um momento q ela encontra uma medalha do tamanho do palmo de uma mao q é mt importante p ela kk igualzinho ao amuleto da aelin

GiihZagatto 13/03/2022

uau
Eu não consegui desgrudar desse livro. Yelena é uma personagem muito cativante e sua construção, juntamente com o enredo foram incríveis. Entretanto, senti que deixou a desejar em uma coisinha ou outra se tratando de desenvolvimento. Nada que faça tanta falta.
As cenas de luta ganharam meu coração, em especial quando julgavam que Yelena seria fraca ou burra, apenas para se suroreenderem no final. Ansiosa com a continuação!

rita 09/03/2022

Me surpreendeu
Comecei sem expectativa nenhuma mais me surpreendeu muito eu não conseguia para de ler to ansiosa pro segundo

xuxu 08/03/2022

Sinceramente é um livro que eu queria ler a muitos anos e finalmente li. Confesso que valeu a pena. O livro aborda temas de uma forma completamente diferente do que é clichê em uma história de fantasia. As intrigas são muito bem arquitetadas e toda a história é muito bem feita, apesar de não possuir nada realmente complexo. Se você possui algum gatilho sugiro que procure a lista, não falarei o que é pois acredito que para pessoas que não possuem isso poderia vir a ser um spoiler, mas se você os têm procure! Gostei muito da representatividade que o livro trás, por ser um livro de 2005 não esperava isso.

Anna Eloisa 27/01/2022

Uma ótima surpresa
Yelena foi condenada a morte por matar um cara importante, mas recebe a oportunidade de viver ao virar provadora de comida do Comandante. Porém, ela foi envenenada e depende de um antídoto diário para sobreviver.

Eu amei a premissa e eu amei o desenrolar das coisas. Eu li boa parte desse livro com um sorriso bobo no rosto. Eu amei os personagens. Yelena, Valek, Ari e Janco são tudo pra mim, mas de verdade, Yelena é uma das melhores personagens femininas que já vi ?

Não posso dizer que acontecem muitas reviravoltas nem nada muito chocante, mas tem um ritmo bom e não achei cansativo/entediante em nenhum momento! Foi um leitura bem leve, divertida e, principalmente, com muito potencial para os próximos livros, que com certeza vou ler!

Paula Juliana 23/01/2022

Uma fantasia de tirar o chapéu!

Estudos sobre Veneno está literalmente há anos na minha estante, estou ainda tentando entender porque deixei essa lindeza tanto tempo pegando poeira, brincadeiras a parte, a obra tem tudo que gosto numa história de romance sobrenatural, com um pezinho nos livros distópicos, a obra tem essa pegada de intrigas políticas, jogos de poder, a criação de um mundo mágico, ainda fazendo paralelo a história apresenta aquela mocinha forte, um romance que me apaguei e um mocinho com cara de vilão.

Realmente demorei muito para conhecer essa autora e me brindar com essa história, a escrita de Maria V. Snyder é maravilhosa, é fluída, clara, os diálogos são legais, a minha maior crítica negativa sobre a obra é que eu queria mais momentos entre o casal protagonista, acredito que a autora focou em deixar clara a história maior e a ambientação política que o romance algumas vezes ficou em segundo plano.

Como um bom livro de fantasia encontramos um mundo novo, uma divisão social diferente, a história sai de uma Monarquia tirana, para cair nos braços por meio de um golpe de estado de uma ditadura que a figura central é o Comandante, esse Comandante segue fielmente uma código que foi criado por ele mesmo, e foi por meio desse código que Yelena uma prisioneira é tirada de seu caminho até a forca e acaba aceitando uma vaga bem peculiar, a vaga de de provadora de comida do Comandante.

Yelena estava pressa por assassinato, a mesma se agarra com unhas e dentes a oportunidade dada nada mais nada menos por Valek o chefe de segurança do Comandante e cabe também a Valek ensinar a doutrina para Yelena, um treinamento que pode ser muito perigoso e até fatal.

Realmente curti muito a história como um todo, me envolvi com Yelena, temi por sua vida, torci por seu envolvimento com Valek, o personagem desenvolve por ela um certo instinto de proteção, o que é bem engraçado pois ele envenena ela varias vezes em seu treinamento, mas por mais torto que o mocinho seja, senti que nas horas que importavam sempre estava presente para ela de alguma forma, isso me fez me apegar a Valek e sentir seu envolvimento amoroso mesmo quando não era tão claro durante a leitura.

Os vilões da obra são realmente vilões, não do tipo que adoramos odiar e amar, e sim do tipo que odiamos de verdade, todos principalmente ligados ao passado da protagonista e ao motivo que fez Yelena virar uma assassina!

Estudos sobre Veneno foi uma leitura incrível, com elementos mágicos, políticos e fantásticos me fez mergulhar de cabeça na narrativa, me apegar a seus personagens, torcer loucamente, temer muito por suas vidas e me conectar com essa história cheia de magia e veneno. Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: https://www.instagram.com/p/CZFSlmKL5zf/

Kaicchan 19/01/2022

Fantasia divertida e desconstraída
No geral eu gostei do livro. Ele é bem rápido de ler, tem uma narrativa bem fluída e descritiva e tem vários momentos de ação, que fizeram o livro ser ainda mais divertido. Só acho que a autora se perdeu nos últimos 20% do livro, que tudo ficou mais rápido, menos explicado e menos lógico.
Os personagens são divertidos, mas eu senti que faltou profundidade no tratamento de alguns deles, principalmente nos outros trabalhadores do castelo, tipo o Rand e a Margg, que eu meio que não me senti muito próxima deles - inclusive alguns outros menos importantes, como a Liza e o Sammy, para que colocá-los lá se eles não trazem nada de novo para a história?
O mundo do livro é ok, mas eu senti falta de uma construção melhor do mesmo. As dinâmicas de poder e o passado político do livro me deixaram meio perdida, porque, honestamente, nunca são bem explicadas. Você só sabe que teve uma tomada de poder e é isso. O sistema de magia é outra coisa que eu não achei muito bem desenvolvido, sem falar que a desculpa para não a haver feiticeiros em Ixia é super fraca e pouco convincente.
Outra coisa que eu senti falta no livro foi justamente o que o título diz: veneno. A Yelena aprende tudo sobre venenos, vira provadora do Comandante para quase nunca sofrer com um ataque de envenenamento? A maior parte do livro trata sobre as questões de magia e as tensões políticas, tendo acho que apenas uma vez onde ela fala da comida estar envenenada.

De modo geral, é um livro de fantasia divertido, com vários momentos que vão te fazer rir bastante e a Yelena é extremamente carismática, é difícil não torcer por ela.

Eduarda.Cruz 15/01/2022

Merece mais sucesso!
O livro é muito bom para quem gosta de fantasia YA, segue bem a cartinha dos outros livros, talvez até demais, mas acho isso normal na primeira série de um autor, depois eles costumam explorar o universo com mais criatividade, mas acredito que ele mereça o mesmo sucesso de sombra e ossos e estilhaça-me, por exemplo, apesar de ser um pouco mais adulto em questão gatilhos.
Eu diria que ele tem duas coisas boas e duas ruins.

As boas são que NÃO TEM TRIÂNGULO AMOROSO e que se você, assim como eu, sofre por sempre acabar torcendo pro vilão, isso não vai acontecer aqui.

Já uma das coisas ruins é que apesar de eu ter gostado do casal, apesar de não ter visto muito bem ele se apaixonando por ela, quando eles ficaram realmente junto foi meio blé.

Essa pode ser um pouco de spoiler pra quem não que saber nada, mas não vai revelar nenhum acontecimento.

A outra, que não é tão ruim por enquanto já que pode ser trabalhado depois, é que ,tipo, é sério que nem vai falar sobre o fato de que isso é ditadura? Eu sei que antes com a monarquia tava ruim, mas não justifica o fato de que eles tem um código super rígido, que o comandante mata pessoas só por serem quem são por um problema pessoal, que o governo pode decidir qual sua profissão e as cores de roupa pra usar e que ninguém vai ter nenhuma influência no futuro do país além do comandante.

Mas com certeza eu recomendo

Lígia 14/01/2022

Relendo pq amo
Esse livro é incrível, eu amo a história e o amadurecimento da Yelena. A conexão e a vontade de proteger a personagem é surreal pra mim.

Erica 06/12/2021

O novo favorito
O melhor livro que li nos últimos tempos. Personagem principal cativante e tramas bem elaboradas. Muito bom, fazia tempo que não lia uma fantasia tão boa, senti uma vaibe de Celaena (Trono de vidro), o que me fez gostar ainda mais.
Romance como trama segundaria, muito fofo.
Estou ansiosa para ler as continuações.

Annalisa 28/11/2021

Estudos Sobre Veneno

Estou tentando entender por que raios demorei taaaanto tempo para iniciar a leitura desse série, e ao mesmo tempo tentando entender porque ninguém mais está louvando essa história?? Sério!
Eu simplesmente não escuto ninguém, nenhumazinha pessoa panfletar essa série, e cara, como ela merecia ser panfletada!! Óbvio que nada é perfeito, temos seus pontos altos e baixos, mas a construção desse mundo é tão bom que dá para passar um pano em algumas falhas.

Temos aqui um mundo novo, nova cultura, crenças, mitologias, um novo governo e principalmente uma p*uta intriga política. Ixia é um país, no qual há décadas foi dominada e governada por uma monarquia suja e corrupta. Onde predominava a tirania e o nepotismo, os pobre eram injustiçados e os ricos abençoados, aquela velha história: Onde o motivo todo mundo já conhece que o de cima sobe, e o de baixo desce... Dentro dessa realidade, houve um golpe de governo, a monarquia foi deposta e o Comandante assumiu, reestruturando toda as classes sociais. Nessa nova configuração, todos podem ter acesso a uma educação, e são promovidos por sus competências e esforços, e até mesmo as mulheres, se demonstrarem aptidão e inteligência podem ser chefes militares!!!

Assim também, foi instaurado um "Código de Conduta", como se fosse nossa Constituição, onde são apresentadas as regras e deveres de todos, e nada nunca pode ser desviado desse código, nem mesmo o Comandante pode se dar ao direito de não seguir o Código. Claro, que nem todos estão felizes com essa nova situação, enfim, o que seria do azul se todos gostassem do rosa, né? Boa parte da população favorável ao regime monárquico, fugiram ou foram mortos, inclusive os portadores de magia.

Dentro desse novo mundo, nossa história inicia com Yelena presa no calabouço do Comandante acusada de assassinato, e de acordo com o Código, ela deverá ser entregue à forca. Yelena não nega, nem justifica seus atos, apenas aceitou seu destino e está aguardando seu momento. Por uma reviravolta do destino, o Provador de Comida oficial do Comande morreu envenenado (rsrs), e de acordo com o bendito Código, o próximo a ser enforcado tem o direito de ser tornar o novo provador, e adivinhem quem é a próxima da fila?? haha

Bom, Yelena obviamente aceita e inicia seus treinamentos em reconhecimento de venenos com Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante, uma lenda vida, um assassino perigoso e blá blá blá
E tcharaaam, temos aqui o nosso tão sonhado e amado enemies to lovers, e aqui também temos a pior parte do livro hahaha Cara, como essa relação de ódio e amor entre eles tinha tudo para ser épico e maravilhoso, e se tornou um grande fisco. Completamente mal desenvolvido, sem sentido e não explorado, muito superficial e nem sei mais o que. Fiquei tão mal acostumada com ACOTAR e From Blood and Ash, que eu realmente esperava que todo o pivô romântico desse livro fosse tão bom quanto o resto.

Valek tinha TUDO, repito, TUDO para ser aquele anti-héroi moreno e sarcástico, rude e arrogante, sexy e temperamental que adoramos odiar e amar. MAS, MAS, ele não foi desenvolvido. O personagem foi apresentado, e só. Nada nele nos foi desenvolvido na leitura, sua personalidade, empatias, jeitos e trejeitos, completamente superficiais e sem aprofundamento nenhum. Eu nem sequer consegui entender como ele se apaixonou pela Yelena, se não temos boas cenas de diálogos, interação e construção entre eles.

Bom, se realmente deixarmos a frustração dessa bagaça de romance de lado, todo o resto do livro acontece muito bem, e temos a construção e recuperação de Yelena, tentando vencer seus traumas do passado e seguindo um futuro ainda não tão bem determinado. Temos o desenrolar de todo o jogo de poder e político, a estrutura de Ixia está sendo perigosamente abalada e provavelmente a vida do Comandante também está em risco. Temos alguns segredos do passado bem guardados que voltam a tona e abalam estrutura de Yelena...
É um bom livro, de rápida leitura, que te envolve, e não te deixa parar enquanto não chegar ao fim.
Recomendo a todos, vou começar a panfletar loucamente.