Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

Luh 17/10/2012

Uma trama muito original com personagens cativantes.
Resenha retirada do blog Fome de Livros:

A Trama: Yelena é uma garota de 19 anos que foi sentenciada à morte. O início do livro tem cenas um pouquinho fortes, que eu definitivamente não recomendaria para crianças, mas a trama vai direto ao ponto e, em pouquíssimas páginas, a protagonista recebe uma oferta de "emprego": ser a nova provadora de comida do Comandante, a maior autoridade do reino. Eu nunca tinha lido nada parecido, gostei muito da ideia da autora, ser uma provadora de comida significa que Yelena pode morrer a qualquer instante e isso deixou a história ainda mais emocionante.
O ritmo do livro não é muito rápido, mas a história não se arrasta e eu gostei de ter um pouco de tempo para me acostumar com os personagens e entender tudo o que estava acontecendo. O final toma um rumo previsível e o livro foca bastante nos sentimentos de Yelena (então não vemos muita ação), mas a história me prendeu do início ao fim.

O Protagonista: É fácil gostar da protagonista desde o início, ela é uma garota inteligente, esforçada e muito corajosa, sem aquele traço de teimosia e egoísmo que muitas vezes observo em personagens desse tipo. Como a história começa abruptamente, sem contar absolutamente nada do passado de Yelena, a autora em diversos momentos "pausa" a trama para contar um pouco sobre o que aconteceu com a protagonista e ajudar o leitor a entender os sentimentos e ações dela. Eu gostei muito disso, porque é possível se conectar ainda mais com a personagem, especialmente considerando seu passado trágico.

Os Personagens Secundários: Vou admitir que a maioria dos personagens do livro é um pouco "superficial", eles parecem estar ali apenas para cumprir seu papel na história e eu senti falta de algo mais profundo. Mas foi impossível prestar muita atenção em tais personagens, porque eu só tinha olhos para Valek. O chefe da segurança do castelo e a pessoa que mais lida com Yelena, ele se tornou meu personagem predileto. É claro que no início eu não gostava muito dele, sendo que ele parecia ser o "chefe cruel" da protagonista, mas aos poucos a personalidade e as convicções de Valek foram se revelando e ele mostrou ter de sobra o que faltou nos outros: personalidade. Valek tem ideais pelos quais ele luta, linhas que se recusa a ultrapassar e sentimentos que tenta, em vão, ignorar. Eu poderia passar o dia aqui falando do personagem, mas o importante é que foi ele quem me conquistou.

Capa, Diagramação e Escrita: De todas as 4 capas que Poison Study tem (nas versões americanas), essa é uma das que menos gosto. As cores são muito escuras e, por isso, é difícil entender a imagem. Gostei do nome, que ficou uma tradução semelhante ao original, e as duas fontes diferentes usadas no título deram um contraste legal. A escrita da Maria é bastante comum, mas ela toma o cuidado de descrever bem os ambientes e personagens e o livro é escrito em 1ª pessoa, então eu gostei.

Concluindo: A trama não é carregada de ação e os personagens não são muito bem desenvolvidos, mas o livro conseguiu me prender e a história me emocionou. Gostei muito de Yelena e Valek e estou ansiosa para saber o que acontecerá agora.

Quotes:
'Ele abriu um arquivo em sua mesa e conferiu as páginas. "Yelena, hoje pode ser seu dia de sorte," ele disse.'

'Se Valek descobrisse minha magia, eu morreria. Se eu não encontrasse uma maneira de ir para Sitia, eu morreria. Se alguém envenenasse a comida do Comandante, eu morreria. Se Brazel construísse sua fábrica e quisesse vingar seu filho, eu morreria. Morta, morta, morta e morta. Morte por Pó de Borboleta estava começando a parecer algo bom. Era o único cenário em que eu poderia escolher quando, onde e como eu morreria.'

Barbara 24/01/2013

Simplismente um livro maravilhoso! Uma aventura viciante, que indico pra todos aqueles amam se perder em um livro emocionante e apaixonante!

Natália 13/06/2013

O livro é excelente! Achei ele por um acaso e estou admirada como ele pode não ser um livro popular. Já estou no terceiro da série, o primeiro com certeza é o melhor, mas vale muito a pena acompanhar todas as aventuras da Yelena.

Michele 01/08/2013

Veneno e Magia...
Estudo sobre Veneno me surpreendeu com a genialidade na construção da história e dos personagens. Logo no primeiro capitulo você é jogado em uma situação de conflito onde a personagem Yelena esta com uma grande decisão a tomar, ou morre pela forca a forma mais rápida ou escolhe morrer pelo veneno decidindo ser a provadora de comida do Comandante? Após decidir ser provadora de comida do Comandante ela passa por várias outras provações. Além de provar venenos ela acaba descobrindo que possui poderes mágicos e ai se encontra em outra situação de outro conflito, ficar em Ixia por seus amigos e salvar o Comandante ou fugir para Sitia para desenvolver seus poderes?
Me apaixonei pela personagem Yelena, ela consegue pensar e agir em situações de risco incrivelmente, mas a linha de raciocínio de Valek me impressionou, pois ele é o vilão mas ao mesmo tempo o protagonista. A principio criei um ódio instintivo por ele, mas com o decorrer da trama fui me apaixonando por sua lealdade e principalmente por sua inteligência. A cada veneno provado, a cada emboscada feita a história acaba ficando mais e mais intrigante.

site: http://www.nadasimples.com.br/2013/08/resenha-estudos-sobre-veneno-as-lendas.html

Cinthia 11/08/2013

Amo a protagonista dessa série, é forte e uma guerreira. A história decorre sobre uma prisioneira condenada que é escolhida para ser a provadora do Comandante. Os reinos são divididos em Ixia e Sitian. Um é inimigo do outro.
Quem a escolhe como provadora é o Valek (outro ótimo personagem), e Yelena vai morar no palácio, onde fica envolta de todo tipo de problemas, intrigas e a ira de todos, pois ela tem uma tendência a todos a odiarem.
Para piorar tudo, ela possui seus próprios segredos e há um fantasma que a pertuba...
Não é um livro sobre fantasma, e no decorrer do livro tudo a respeito de Yelena, ou quase tudo, é praticamente desvendado.

Escuta Essa 17/08/2013

Resenha - Estudos Sobre Veneno, de Maria V. Snyder
Quando li sobre esse livro fiquei empolgada e super curiosa para ler, ainda mais sendo da Harlequin, editora que sou fã.
Assim que tive o livro em minhas mãos, fiquei apaixonada pela capa, onde o nome da autora, o título do livro e os vidros de veneno são em auto relevo. A escolha da capa e a qualidade do livro estão nota 10.

Estudos sobre Veneno conta a história de Yelena Zaltana, uma garota que, por ter assassinado uma pessoa, agora está prestes a ser enforcada pois o Código de Conduta local diz que não importa o motivo do homicídio, a pessoa deverá ser enforcada.

Ela é a próxima da lista a ir para forca e, concidentemente ou não, o Comandante Ambrose está sem seu provador de comida, pois este morreu a pouco tempo envenenado.
Valek, o braço direito do Comandante Ambrose, oferece então a Yelena a escolha: a forca ou trabalhar como provadora de comida.
Yelena aceita sua nova profissão, mas imaginando como poderia fugir do seu novo chefe, Valek.
Ele lhe oferece um cálice alto e estranho com um líquido cor de âmbar e fazem um brinde.

”– A saúde de Yelena nossa nova provadora de comida.
Que você dure mais do que seu predecessor”

Yelena aceitou o cálice e bebeu. Valek pediu para que ela identificasse os ingredientes da bebida.

– Laranja?
– Isso mesmo. Agora, gargareje.
– Gargarejar? – perguntei. Ele assentiu. Sentindo-me tola, gargarejei com o restante da minha bebida e quase cuspi fora.
– Laranjas podres!

Valek riu e entregou o cálice “dele” para que ela fizesse o mesmo procedimento.

“– Melhor? – Valek perguntou, tomando de volta a taça vazia
– Melhor.”

Valek voltou para a sua mesa e explicou a Yelena

“– Você acaba de ter a sua primeira lição no ofício de provar comidas. Sua bebida continha um veneno chamado Pó de Borboleta. O único modo de detectar Pó de Borboleta em um líquido é fazendo gargarejo. Aquele gosto de laranja podre que sentiu era veneno.”

Começa então a jornada de Yelena em sua nova profissão e em seu novo ambiente de trabalho. As intrigas são constantes e, pelos corredores do palácio, alguns guardas de outros distritos tentam matá-la. Ficar desatenta ou confiar na pessoa errada pode leva-la a morte. Mesmo não sabendo ao certo em quem confiar, Yelena acaba criando alguns laços de amizade e toques de romance pairam pelas páginas do livro.

No decorrer da história vamos conhecendo novos personagens, mais detalhes sobre Ixia, suas divisões, normas, comandos e descobrindo mais sobre o passado de Yelena e o que realmente aconteceu para ela ter matado alguém.

Com toques de magia, intriga, mistério e romance, Maria V. Snyder conduz muito bem a história e não deixa que as 415 páginas de seu livro se tornem uma leitura cansativa, muito pelo contrário, desperta curiosidade e ansiedade pelos próximos capítulos.

Gostei muito de “Estudos sobre Veneno” e já existe a sequência da história que se chama “Estudos sobre Magia”, que já comprei e em breve vou ler e resenhar aqui pra vocês.

(...)
Leia mais sobre a resenha de "Estudos Sobre Veneno" em...

Te espero lá ;) Deixe seu comentário, vou adorar retribuir :)

Renata do blog Escuta Essa

site: http://www.escutaessa.blogspot.com.br/2012/01/resenha-livro-estudos-sobre-veneno-de.html

Simone.Silva 26/05/2016

Veneno Literário
Ótimo livro, maravilhosa leitura. Super recomendo.

Vanessa 02/09/2016

Transporte para outra dimensão!
Este está na lista dos melhores livros que ja li. Uma estória que foge dos padrões e te maravilha, empolga, deixa tensa, faz chorar e ter ataques de fofura com os personagens. Além disso, a força da heroína é inspiradora. Super recomendo!

Joice (Jojo) 19/09/2016

Primeiros capítulos do universo de Ixia
"Estudos sobre veneno" estava há tanto tempo na minha estante, esperando ser lido, que é quase vergonhoso admitir que deixei em segundo plano uma trama tão instigante e divertida. Hora de compensar o tempo perdido!

Para quem gosta de tramas medievais e uma boa aventura, indico este livro. Maria V. Snyder caracteriza muito bem os mundos de Ixia, e rapidamente me vi acorrentada junto a Yelena nas masmorras do comandante, de onde ela é arrancada por Valek para ser a nova provadora de comida do líder de Ixia. Yelena não teve muito escolha, pois seu destino original era a forca por ter matado o filho de um nobre.

Aos poucos, todo o cenário político de Ixia é desenrolado, com suas intrigas e conspirações. Ao mesmo tempo, me vi cativada por Yelena e por Valek, ambos personagens intrigantes e cativantes.

Torço para que a autora consiga manter o bom ritmo nos demais livros.
Recomendo!

Luzia.Hoinatz 04/03/2017

Irresistível
Não conseguia parar de ler, a escrita é excelente e a história nos envolve do início ao fim.

Laura 31/03/2018

Gostei!
Gostei do titulo, da capa, da historia, dos personagens principais e secundários, mas não gostei de algumas passagens de cena de uma para outra, eu voltei e li e li outra vez e ....? Acabava uma cena do nada e começava outra sem ter conexão, não foram muitas, porem perdeu uma estrelinha.

Suellen Xavier 29/12/2020

M.
Essa autora conseguiu toda minha atenção, esse livro é perfeito, em cada detalhe.

moraislopes.ana 14/02/2021

Sera uma copia ?
A leitura em si prende, porem fica massante em alguns momentos, e toda a historia alem de muitos buracos tbm tem muitas semelhanças com os livros da Sarah porem bem fraquinho. Enfim, não indico.
Débora Ribeiro 07/03/2021minha estante
Esse livro foi lançado em 2005, opia aonde?????

Débora Ribeiro 07/03/2021minha estante
Cópia*

Bruna Karen 07/03/2021minha estante
Tem semelhança nenhuma, e outra, foi lançado antes dos livros da Sarah

moraislopes.ana 11/08/2021minha estante
Gente foi só minha opinião, se vcs não concordam okay.