O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Dani 12/03/2022

As crônicas vampirescas: O vampiro Lestat
"O Vampiro Lestat" é o segundo livro das crônicas vampirescas da autora gótica americana Anne Rice. Lançado em 1985, o livro sucede o célebre "Entrevista com o vampiro" e conta a história do fascinante vampiro dos cabelos dourados que fez tanto sucesso em seu papel de "vilão" no livro anterior. Narrado em primeira pessoa, Lestat conta a sua história desde que era um simples mortal, em Auvergne (Sul da França) até se tornar um astro do rock intemeroso que ameaça quebrar as regras que manteram sua espécie viva durante milênios. Aliás, essa não foi a primeira e nem única regra que ele quebrou (somente os leitores dos dois livros sabem disso!).
Passando por diversas épocas diferentes, Lestat não só caça, como de fato faz os vampiros, mas vivência e aprecia cada momento como um 'mortal' e, é nesse caminho que ele vai descobrindo os próprios poderes, os mitos e as magias que circundam o mundo dos imortais, e assim descobre Enkil e Akasha, o pai e a mãe de todos os "condenados". Ademais, um fator importante a ser ressaltado no romance, é a ambígua personalidade de Lestat, que o torna tanto brilhante e excelente em tudo que faz, quanto impossível; domado pelo conhecimento iluminista do século XVIII e pela propria impulsividade advinda dos seus anos de criação, Lestat, um nobre descendente de marqueses é ateu, ator, sarcástico, caçador, emotivo, astuto, vampiro e cantor de rock. Muitas coisas, não?! Eclético, talvez, mas tudo isso se deve de alguma forma, a sua complexa e intrigante personalidade.
Quase por fim, outra coisa que devo mencionar são os personagens marcantes que caminham nessa história, e estão atrelados ao destino de Lestat; são eles: Gabrielle (sua mãe, amiga e amante nas trevas), Nicolas (seu amigo e companheiro mortal), Magnus (seu criador), Armand (seu amargo amante das trevas), Marius (o sábio vampiro), Louis (seu doce amante das trevas, amigo e companheiro) e Akasha (a mãe de todos os condenados e amante de Lestat)
E agora, por fim, considerando todos os traços e argumentos já mencionados acima, queria expor o quanto esse livro foi maravilhoso, e posso afirmar que é um dos melhores que já li, e que pretendo relê-lo em um futuro próximo para extrair ainda mais conhecimento, pois os livros de anne Rice são mais que ficção, são universos que estudam a filosofia e a psiquê humana através de seres belos, imortais e eternos, como os vampiros.

Valeria.Mattioli 18/01/2016

ESTOU APAIXONADA!!!
RESENHA DE LIVRO NÃO, VOU CONTAR A HISTÓRIA DA MINHA VIDA, haha...
Pensa em um livro que me deu trabalho... precisava completar as crônicas, achava TODOS para vender, menos esse bastardinho. Fiquei meses loucaaaa atrás desse livro (e detalhe: tinha que ser nessa capa), mandando email atrás de email pra tudo que é livraria, editora e afins, quando finalmente tive a ideia de ver aqui no Skoob quem estava trocando esse livro e por um milagre divino, um menino me mandou essa maravilha...

Gente, foi o melhor livro que li na vidaaaaa. E confesso que amei mais ainda por finalmente ter ele em mãos... Lestat é DEUS, meu vampiro favorito desde sempre. Sempre falo que livros muito bons não devem ser resenhados, pois nenhuma palavra vai ser suficiente para descrevê-lo...

Então nada de resenha pra esse.. apenas tirem um tempinho na vida e bora pra leitura!!!
VinAcius.Leite 11/02/2016minha estante
Valéria, como eu faço pra fazer isso que você fez? Eu estou na mesma situação que você! Já mandei email, procurei em sebos na minha cidade e até online e não achei esse livro! Por favor, me ajuda...

Pois0nB4by 03/02/2024

Meu livro preferido. Abençoada seja Anne Rice por ser responsável por escrever um personagem tão maravilhoso e complexo como o Lestat

Adrianne6 14/10/2023

Muita polêmica, confusão e emoção
A narração de Lestat me prendeu do começo ao fim. Foi muito interessante aprofundar mais neste personagem, ler suas origens, suas teimosias, seus amores... Um livro recheado e plot twists, encontros, desencontros e reencontros. Nota 10!

Lili 26/02/2017

O Vampiro Lestat
Livro e personagem muito melhores que seus antecessores, "Entrevista com o vampiro" e Louis. Lestat é, como definido por um de seus pares, "a criatura mais impossível". É muito interessante conhecer melhor este vampiro (que para mim é o mais interessante de toda a literatura) e ouvir sua versão dos fatos. Louis tem uma péssima ideia sobre quem é Lestat, e neste livro podemos perceber que ele nem de longe é o ser cruel e sem sentimentos que Louis nos apresenta em seu livro.

Irreverente. Resistente a regras. Insubordinado. Acho que estas são as características mais marcantes de Lestat. Mas ele também tem suas crises de consciência e não sai por aí matando inocentes sem nada sentir, como Louis descreveu. Ele é um vampiro e tenta achar seu lugar no mundo, tenta entender sua natureza e adivinhar seu destino. Mas de uma maneira muito menos chorosa e lamurienta que a de Louis em sua Entrevista.

Quanto ao livro, percebe-se claramente uma fase de dúvidas ou total descrença da autora em tudo o que se refere a Deus ou religião. Lestat faz questionamentos que soam como desafios a todo tipo de crenças, às vezes até de maneira infantil. Prefiro ler o livro como uma simples fantasia vampiresca, pois a parte "filosófica" não me agradou muito. Soou somente como revolta, sem nada muito consistente a acrescentar.

Recomendo muito este livro, especialmente para quem gostou do livro e/ou do filme "Entrevista com o Vampiro". É uma excelente continuação. Agora vamos ao "Rainha dos Condenados".

spacevampiire 03/06/2022

Poderia ser melhor...
O livro não superou as minhas expectativas, pois achei que daria ênfase na carreira de rockstar do Lestat. Pelo término imagino que deve focar isso no próximo livro da saga, que é a rainha dos condenados. Também achei muito arrastado, com momentos bons e outros ruins que quase me fez abandonar o livro, por esse motivo demorei para terminar a leitura.
Vou dar um tempo de Anne Rice e ler outros gêneros, mas pretendo futuramente voltar a ler e terminar a saga, já que amo os dois filmes e estou ansiosa para assistir a nova série que vai ter sobre as crônicas vampirescas.

Anderson_Candido 17/07/2022

Uma expansão do universo vampiresco
Na leitura de seu predecessor, Entrevista com o Vampiro, eu havia comentado que achava a autora muito prolixa. Entretanto, ao ler esta continuação eu mudei de ideia. Abracei a forma como ela escreve, como descreve e o andar da história.

Nesta obra vemos um outro lado do Vampiro Lestat e uma expansão inacreditável do universo vampiresco da Anne Rice.

Eu me deliciei a cada capítulo, a cada nova página. A sensualidade da história, os mistérios sombrios, os personagens cativantes... Tudo é muito apaixonante.

Uma obra fantástica, eu amei cada segundo de leitura.

BloodyMaster 08/02/2024

A M E I
Cada narração de espaço, sensação e filosofia nesse livro me fez ter arrepios, extremamente bem escrito, acabou de se tornar um dos meus livros favoritos. 1000 vezes melhor que Entevista com o Vampiro
Boa leitura :)

Luciano Luíz 01/09/2019

O VAMPIRO LESTAT de ANNE RICE é um daqueles romances que contém tudo, absolutamente tudo para te fazer pensar que seria perfeito se a história não chegasse ao fim. Pois os personagens e cenários são de uma exuberância viciante. O primeiro livro, ENTREVISTA COM O VAMPIRO é um dos grandes clássicos do século 20, o terceiro volume, A RAINHA DOS CONDENADOS é outra narrativa respeitosa e que engrandece a obra, mas o segundo, O Vampiro Lestat, é sem dúvida o pilar que faz toda a diferença. Como não se apaixonar por Lestat? Mesmo antes de ser um vampiro, ele era um homem com suas qualidades físicas e morais. Mas, quando se tornou um imortal, tudo nele se tornou ainda mais belo e encantador, sua inteligência, sabedoria e ousadia em desafiar a raça vampírica o torna único e assim se percebe que é um personagem em constante evolução. Seus pensamentos e ações trazem benefícios e malefícios. Após a transformação ele muito carrega do antigo ser humano, mas também há muito que nenhum outro humano possui. Lestat é um aprimoramento de Louis de Entrevista com o Vampiro. Naquele livro Lestat era retratado como algo aparentemente nocivo, já que foi narrado por Louis. Aqui no volume 2 a coisa é muito diferente. O personagem envolve com facilidade, lhe faz ver a vida com outro aspecto, não somente por causa da perspectiva de ter se tornado um ser das trevas, mas por seus questionamentos sobre sua espécie, como a origem e tudo o mais no mundo. Lestat é uma companhia mais que perfeita numa leitura com começo, meio e um fim que infelizmente chega. Ele aparece em outros livros, há até novos romances sobre ele, mas sem dúvida esta edição é a mais indicada para quem quer conhecê-lo e claro, sentir o nível de qualidade impecável de Anne Rice ao ter colocado tanto conteúdo. Apesar do título, há também Armand e Marius que complementam e enriquecem a história. No entanto, Lestat sempre será a estrela mais brilhante deste universo espetacular da Anne. Vida longa a escritora e suas personagens.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Glazi 26/04/2020

Lestat é envolvente
Uma estoria que nos conta a vida de Lestat ao longo dos séculos, mas deixou um gosto de quero mais.

Sheyla 01/07/2012

Oh Lestat
Obra - prima literária de Anne Rice. O vampiro Lestat, para mim,é o melhor livro já escrito do gênero. Anne Rice incorpora com maestria este vampiro de outros séculos. Notamos os detalhes, que com bastante dedicação e amor,esta autora transcreveu em suas páginas. Palavras, antes só usadas no século XVII, ressurgem neste romance, levando o leitor a se transporta para aquela época. Note as referências de cultura, gênero e moral de cada tempos que Lestat percorre. O Vampiro Lestat, não é só um livro de sanguessugas humanos. É um livro de referências antigas e contemporâneas, sem falso pudor. Você é convidado a participar deste universo,gostando ou não.

Barbosa 04/07/2022

O livro é maravilhoso mas é engraçado parar pra pensar que se o Lestat pensasse duas vezes antes de fazer qualquer coisa o livro teria 30 páginas.

Karola 10/07/2022

Lestat inconsequente
Lestat, o príncipe moleque. E nesse livro mostra o mais lado mais egoista, infantil e cheio de impulsividade de Lestat.
Aqui ele é a pura inconsequência. Ele sempre faz o que quer, toma o que quer, mas aqui ele tá no auge da loucura!
Eu sou suspeita pra falar, adoro a evolução do Lestat! Aqui ele é apenas uma pedra bruta.