O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

May 07/04/2021

As Crônicas Vampirescas são perfeitas em casa detalhe. Lestat segue sendo o melhor vampiro da literatura.

Carolina 20/07/2013minha estante
Discordo de você, acho Lestat um dos personagens, se não o maior, envolvente e emocionante. Ele é impulsivo, apaixonante e intenso. Se não fosse ele na história com certeza não teria a menor graça. Os outros são incríveis sim, mas ao seu modo, Lestat supera todos eles. O livro mostra quem é o verdadeiro Lestat escondido pela narração de Louis. E o genial da Anne Rice é que ela consegue refletir diversos personagens nos livros dela, cada um com características e reflexões diferentes dos outros, ela é foda anormalmente!

Taltos 22/05/2015minha estante
Acho que a Anne não quis focar somente no Lestat, mas incrementar com a história de outros personagens a ideia central: Uma vida eterna num mundo sem Deus, com teorias em várias religiões e ideologias mas nenhuma delas capaz de esclarecer o motivo da existência de um vampiro. Armand e Marius questionavam-se sobre esses mistérios, assim como Louis e Claudia em Entrevista com o Vampiro... Assim, creio que o conflito existencial de cada um seja a ideia central, e não somente a história do Lestat.

Davi.Dallariva 24/11/2022

Que livro fascinante! Acho que o Lestat se tornou um dos meus personagens favoritos de todos os tempos. A prosa é bonita, as discussões sobre o que significa ser um vampiro são muito interessantes. Amei descobrir, junto com o Lestat, os antigos mistérios. E amei o epílogo com o Lestat dando a sua versão sobre os acontecimentos de Entrevista Com O Vampiro.

Rusbis 12/03/2014

Confira a vídeo-resenha de "O Vampiro Lestat" no canal literário Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=_Ch8PFfH7aU

Lari 15/02/2023

Bafônico
Lestat é realmente uma diva icônica e incompreendida que merece todo o luxo do mundo para suprir suas necessidades vampíricas. A Madonna do mundo literário gótico fictício.

Gilvan Gomes 06/03/2015

Surpreendente!
Anne Rice, mais uma vez caprichou. Nesse livro, ela mostra um Lestat diferente daquele que nos foi apresentado pelo vampiro Louis em Entrevista Com o Vampiro. Aqui, a verdadeira face de Lestat é mostrada: um jovem do interior da França no seculo XVIII, membro de uma família nobre, porém falida. Na organização familiar, a ele cabia somente o papel de caçador, provendo assim, o alimento para a casa, e defender as terras de seu pai, já que viviam tempos de muita insegurança. Más, mesmo como principal força de sustento familiar, Lestat sofria com a frieza de seu pai e com a pouca aproximação de seus irmãos, restando-lhe assim, apenas o amor incondicional de sua mãe.
Más ele é um jovem sonhador e apaixonado pela arte, pelo música e pelo teatro. Apesar de ser tão dedicado filho, ele é, severamente impedido por sua família, de ter acesso à todas essas coisas, de viver e realizar seus sonhos. É nesse cenário que Lestat conhece Nicolas, que o tira de sua letargia e desesperança, mudando sua vida por completo. É com Nicolas que ele vive um amor proibido, é com ele que Lestat passa muitas noites de bebedeira e "conversas". Dialogavam sobre o bem e o mal à luz de velas, e ao som do violino que Nicolas tocava. Cansados da falta de liberdade do interior e de suas famílias retrógradas, eles decidem fugir para Paris. É nessa cidade que Lestat é transformado em vampiro, pelo secular vampiro Magnus. Tal acontecimento o obrigado a afastar-se de Nicolas e a viver na solidão, fatos que o levam a passar por vários conflitos existenciais. Lestat, sofre com sua nova condição. Más, ao longo dos séculos, vivendo com a herança de magnus, que cometeu suicídio, ele, mesmo conseguindo manter sentimentos humanos dentro de si, aperfeiçoa a "arte" vampiresca, transformando-se num exímio predador e esbanjando crueldade, sadismo, transgressão e astúcia. Tudo isso, acredite, sem perder a sensibilidade. A história mostra, porque Lestat apresenta comportamentos típicos de um grande vampiro, ao mesmo tempo em que não perde a essência humana.
No decorrer de sua vida, Lestat, vai conhecendo melhor o obscuro mundo dos vampiros, mundo do qual faz parte, más pouco sabe à respeito. Ele relaciona-se com outros de sua espécie, relações nem sempre armoniosas; faz as suas primeiras crias: sua mãe Gabrielle e seu amado Nicolas. Gabrielle, torna-se um ser egoísta e arredio, logo afasta-se do filho para viver uma vida solitária; Nicolas, nunca aceita-se como vampiro, logo enlouquece e dá fim à própria vida. Lestat, segue em sua vida solitária, vez por outra, encontrando algum vampiro e buscando explicação sobre sua espécie; até que ele encontra-se com Marius, o mais antigo vampiro que se conhece, ele lhe conta a história dos primeiros vampiros, desde a origem no antigo Egito. Marius também lhe revela um segredo, conta-lhe sobre a existência de Akasha e Enkil (rainha e rei), os mais antigos entre todos os vampiros existentes, esses, de tão antigos, já estão tornando-se estátuas vivas. Marius, zela por eles, cuida para que aquelas lendas vivas, aquelas criaturas inanimadas não sejam perturbadas e não corram nenhum perigo. Ao som de violino que ele aprendeu tocar com Nicolas, Lestat consegue acordar a rainha Akasha por alguns instantes.
Nessa fase da história, Lestat mergulha num mundo de descobertas sobre sua espécie e sobre si próprio. Descobertas que despertam nele, sentimentos controversos como: alívio e satisfação por um lado, más também desapontamento e medo por outro.
A cada capítulo, o leitor vive com Lestat, situações de fortes emoções em aventuras inesquecíveis. Após deixar Marius, Lestat se vê sozinho outra vez e, resolve vir para o novo mundo, onde ele encontra Louis e o transforma em vampiro. O tempo passa e, já em nosso seculo, nosso vampiro decide ser cantor de rock numa banda chamada Noite de Satã. Para isso, ele usa sua voz sobrenatural, sua beleza e principalmente seus poderes. O sucesso é estrondoso com a venda de milhões de discos e shows super lotados.
Novamente ele consegue, mesmo à distancia, acordar a rainha Aksha com sua música, más dessa vez ela briga com Marius e seu marido Enkil, e sai à procura de Lestat para poder governar o mundo.
Esse livro, como todos de Anne Rice, nos trás uma discussão filosófica interessante e nos inunda com uma história carregada de força e marcas que ficarão em nossas mentes por muito tempo.
Diego 05/01/2017minha estante
Nem preciso mais ler o livro ?

Gilvan Gomes 06/01/2017minha estante
Boa noite Diego.
Leia o livro! Apesar da minha resenha ter sido
extensa, no livro, ah muito mais para ser lido. Esse
é um livro que, com certeza, te trará muitas emoções
e grandes surpresas.
Essa história, já está entre as minhas favoritas.
Um abraço.

Veronica 17/04/2015

Devo relatar, antes de mais nada, que já havia lido Entrevista com o Vampiro e A História do Ladrão de Corpos. Também li alguns trechos de Sangue e Ouro. E todas essas leituras complementam cada detalhe desta obra, mesmo que, algumas, tenham sido escritas após a publicação de O Vampiro Lestat. Assim como tenho certeza que este livro complementará todos os outros das Crônicas Vampirescas.
Com seus belos cabelos louros e sua personalidade cativante, como um felino que encurrala suas presas, Lestat de Lioncourt nos convida para conhecer sua surpreendente história.
Há duas coisas principais que você deve saber sobre esta obra. A primeira é que, Lestat não apenas faz sua autobiografia, mas também revela segredos que ficaram escondidos por séculos de existência sobrenatural. E a segunda é que, com isso dito, grandes perigos e nomes antigos surgirão.
Nosso adorado personagem principal nos guia por suas experiências em vida humana e vampiresca. Conta-nos sobre seus filhos e seus antigos. Leva-nos até o fundo de relatos tão incríveis e radiantes quanto a sensação do primeiro momento como Filho das Trevas. E finalmente, nos destrói com um fim tão explosivo que automaticamente você sente que precisa de mais daquele personagem, daquela história, daqueles mistérios!
Novamente, pergunto-me o quanto deste livro é classificado como ficção e fantasia, e quanto realmente é um material que serve de bom uso para uma profunda reflexão de vida.
Até onde devemos nos satisfazer considerando que Lestat é apenas um personagem fictício, que não pode nos ensinar coisa alguma?
Acredito que nunca devemos ler um livro e apenas aprender sobre a história. Como no caso de O Vampiro Lestat, cada personagem tem tanto para contar, para ensinar! Quase não nos damos conta quando vemos o quão fundo esses ensinamentos chegam a atuar em nossas vidas.
Anne Rice mais uma vez trás, com esta obra, questões insistentes. Perguntas que surgem na mente de todos os vampiros. Vieram para Louis, para Lestat, para os antigos, e assim elas alcançarão você...
A imortalidade, afinal, é uma bênção ou uma maldição? Nossos amados Filhos das Trevas terão paz? Todo esse Dom tem algum motivo? E Deus? O Diabo é o pai de nossos elegantes bebedores de sangue?
Talvez não desvende todos os grandes mistérios lendo apenas O Vampiro Lestat. Mas as dicas estão lançadas em suas páginas.

SakuraUchiha 24/05/2015

Capa maravilhosa.
Na verdade esta é uma releitura, já que ganhei a edição nova deste livro que vem com uma capa impecável. Eu li a primeira edição que a editora lançou em 2001, com uma capa não muito agradável.
Como já há uma resenha de outra edição aqui, deixo apenas o link para que possam ler.
Super recomendo esta série e esta edição. A editora caprichou nos novos relançamentos de Crônicas Vampirescas. Eu praticamente renovei toda a minha coleção já.

site: https://bookzinga.wordpress.com/2006/01/29/o-vampiro-lestat/

SGreen 23/09/2021

Que livro foi esse...
Eu definitivamente não esperava o que esse livro entregou.
O Lestat é sem dúvidas meu personagem favorito das crônicas vampirescas até agora, mas também me apaixonei pelo Armand e pelo Marius.
Ansiosa pra começar o próximo livro.

Valeria.Mattioli 18/01/2016

ESTOU APAIXONADA!!!
RESENHA DE LIVRO NÃO, VOU CONTAR A HISTÓRIA DA MINHA VIDA, haha...
Pensa em um livro que me deu trabalho... precisava completar as crônicas, achava TODOS para vender, menos esse bastardinho. Fiquei meses loucaaaa atrás desse livro (e detalhe: tinha que ser nessa capa), mandando email atrás de email pra tudo que é livraria, editora e afins, quando finalmente tive a ideia de ver aqui no Skoob quem estava trocando esse livro e por um milagre divino, um menino me mandou essa maravilha...

Gente, foi o melhor livro que li na vidaaaaa. E confesso que amei mais ainda por finalmente ter ele em mãos... Lestat é DEUS, meu vampiro favorito desde sempre. Sempre falo que livros muito bons não devem ser resenhados, pois nenhuma palavra vai ser suficiente para descrevê-lo...

Então nada de resenha pra esse.. apenas tirem um tempinho na vida e bora pra leitura!!!
VinAcius.Leite 11/02/2016minha estante
Valéria, como eu faço pra fazer isso que você fez? Eu estou na mesma situação que você! Já mandei email, procurei em sebos na minha cidade e até online e não achei esse livro! Por favor, me ajuda...

Lili 26/02/2017

O Vampiro Lestat
Livro e personagem muito melhores que seus antecessores, "Entrevista com o vampiro" e Louis. Lestat é, como definido por um de seus pares, "a criatura mais impossível". É muito interessante conhecer melhor este vampiro (que para mim é o mais interessante de toda a literatura) e ouvir sua versão dos fatos. Louis tem uma péssima ideia sobre quem é Lestat, e neste livro podemos perceber que ele nem de longe é o ser cruel e sem sentimentos que Louis nos apresenta em seu livro.

Irreverente. Resistente a regras. Insubordinado. Acho que estas são as características mais marcantes de Lestat. Mas ele também tem suas crises de consciência e não sai por aí matando inocentes sem nada sentir, como Louis descreveu. Ele é um vampiro e tenta achar seu lugar no mundo, tenta entender sua natureza e adivinhar seu destino. Mas de uma maneira muito menos chorosa e lamurienta que a de Louis em sua Entrevista.

Quanto ao livro, percebe-se claramente uma fase de dúvidas ou total descrença da autora em tudo o que se refere a Deus ou religião. Lestat faz questionamentos que soam como desafios a todo tipo de crenças, às vezes até de maneira infantil. Prefiro ler o livro como uma simples fantasia vampiresca, pois a parte "filosófica" não me agradou muito. Soou somente como revolta, sem nada muito consistente a acrescentar.

Recomendo muito este livro, especialmente para quem gostou do livro e/ou do filme "Entrevista com o Vampiro". É uma excelente continuação. Agora vamos ao "Rainha dos Condenados".

Paula Lorraine 06/11/2021

Fantástico!
Foi uma leitura muito confortável pra mim, Lestat me cativou logo de cara! acredito que mesmo sendo de certa forma demonizado por Louis em Entrevista com o Vampiro, ele soube muito bem se posicionar a respeito e se retratar com todo carinho e classe que habitam seu ser, mesmo que não queira transparecer tais sentimentos, pois como predador ele mantém em seu íntimo essa dualidade o que é curioso e fascinante de se conhecer e acompanhar?
Fiquei muito surpreendida com a riqueza de detalhes na história, Anne Rice é sempre impecável.

Luciano Luíz 01/09/2019

O VAMPIRO LESTAT de ANNE RICE é um daqueles romances que contém tudo, absolutamente tudo para te fazer pensar que seria perfeito se a história não chegasse ao fim. Pois os personagens e cenários são de uma exuberância viciante. O primeiro livro, ENTREVISTA COM O VAMPIRO é um dos grandes clássicos do século 20, o terceiro volume, A RAINHA DOS CONDENADOS é outra narrativa respeitosa e que engrandece a obra, mas o segundo, O Vampiro Lestat, é sem dúvida o pilar que faz toda a diferença. Como não se apaixonar por Lestat? Mesmo antes de ser um vampiro, ele era um homem com suas qualidades físicas e morais. Mas, quando se tornou um imortal, tudo nele se tornou ainda mais belo e encantador, sua inteligência, sabedoria e ousadia em desafiar a raça vampírica o torna único e assim se percebe que é um personagem em constante evolução. Seus pensamentos e ações trazem benefícios e malefícios. Após a transformação ele muito carrega do antigo ser humano, mas também há muito que nenhum outro humano possui. Lestat é um aprimoramento de Louis de Entrevista com o Vampiro. Naquele livro Lestat era retratado como algo aparentemente nocivo, já que foi narrado por Louis. Aqui no volume 2 a coisa é muito diferente. O personagem envolve com facilidade, lhe faz ver a vida com outro aspecto, não somente por causa da perspectiva de ter se tornado um ser das trevas, mas por seus questionamentos sobre sua espécie, como a origem e tudo o mais no mundo. Lestat é uma companhia mais que perfeita numa leitura com começo, meio e um fim que infelizmente chega. Ele aparece em outros livros, há até novos romances sobre ele, mas sem dúvida esta edição é a mais indicada para quem quer conhecê-lo e claro, sentir o nível de qualidade impecável de Anne Rice ao ter colocado tanto conteúdo. Apesar do título, há também Armand e Marius que complementam e enriquecem a história. No entanto, Lestat sempre será a estrela mais brilhante deste universo espetacular da Anne. Vida longa a escritora e suas personagens.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/