Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Welrikar 16/02/2023

Não funcionou comigo
Por muito tempo quis ler esse livro, dei uma chance agora e não funcionou. Não consegui me conectar com os personagens, o motivo, as escolhas, nada. Me forcei a terminar. Uma pena queria muito ter gostado da história.

Juh 03/02/2023

Lindo
Sempre amei o filme, nem imagina que tinha livro! Mergulhei na história, mesmo as meninas sendo terríveis eram só garotas, com falhas e defeitos, que mereciam uma segunda chance, Sam a teve e pode mudar o final da sua vida!

Hanns 01/02/2023

Significado
Esse livro é simplesmente tocante, você consegue observar pelos olhos da protagonista com um misto de esperança e aceitação que as coisas acabam sem que estejamos preparados e se pudéssemos repetir nossos últimos momentos?? Se tivesse uma chance de reparar as coisas?
Tudo muda pra Sam quando ela se vê num looping no dia de sua morte, looping que acaba fazendo com que a protagonista perceba as coisas ao seu redor com mais profundidade ao ponto de querer mudar as coisas no final.
Eu gosto da Sam, ela é básica, é uma personagem secundária típica e isso que faz a história interessante, não estamos vendo o arco de redenção da Lindsay (típica garota malvada, popular e insegura do colégio) nem estamos vendo o arco de superação de Juliet (vítima de Lindsay que sofre bullying de todo o colégio), ver pela visão da Sam e entender que as coisas são como são mas que podemos mudar alguns aspectos é interessante. Lauren Oliver, mesmo deixando óbvio que não existe nenhum indício que a história vá terminar com a protagonista viva, nos faz torcer por um final feliz.
"Foi quando percebi que certos momentos se estendem para sempre. Mesmo depois que terminam, continuam, mesmo depois que você está morta e enterrada, esses momentos perduram, no passado e no futuro, até a eternidade. São tudo e estão em todos os lugares ao mesmo tempo. São o significado."

AlessandraK|@leiturasdavez 13/01/2023

Boa leitura
Sam esperou muito pelo dia 12 de fevereiro (o dia do cupido), como uma tradição na escola, é o dia que se recebe flores.

Mas como todo jovem em sua vida escolar, tem suas prioridades, amigos e festas. Seu quarteto aparece na festa de um colega, uma briga acontece e na volta elas sofrem um acidente.

Mas tem um único problema, Sam revive o dia do cupido diversas vezes. Vamos acompanhando essa saga dela, que a cada dia vai evoluindo e descobrindo mais sobre si mesma; além de entender o que precisa ser feito.

Com os passar do mesmo dia, Sam toma uma decisão e está disposta a salvar sua vida e de outra pessoa. E aprende uma lição valiosa.

Bruna 12/01/2023

Bom.
É bem emocionante e me deixou pensando em como a gente perde tempo com bobagens, ao inves de aproveitar cada segundo da vida, de passar com quem amamos, de reparar em detalhes... Um livro que mexeu bastante comigo

Lari439 08/01/2023

um dos meus livros favoritos! amo o desenvolvimento da Sam e dos outros personagens também. o filme tbm é incrível!

Dannny 08/01/2023

É...
Faz um tempo que eu li e não lembro muito bem e com detalhes, mas é um livro bom e com certeza com uma questão delicada, tipo a mensagem que passa e os acontecimentos.... Enfim só me lembro de me acabar de chorar no fim. É que assim o livro nós mostra como uma simples ação nossa pode influenciar em tudo em nossa volta, é pra refletir e algumas coisas/assuntos tratados me davam gatilho e eu acabava chorando mas tudo bem! Eu talvez releia , eu gostei mas só fas tempo que eu li.

Ps: também tem o filme, eu já assisti e por incrível que pareça eu gostei!

Larissa3666 08/12/2022

História meio datada e para um público mais novo
Comprei esse livro há um tempo atrás pelo hype que a autora já teve e tava enrolando um século a leitura até que eu peguei porque queria ler uma coisa que eu conseguisse ler sem maiores dificuldades de compreensão e realmente é um bom livro pra isso, já que a escrita da Lauren flui muito bem e consegue ser bastante envolvente. Só que por ser um livro antigo, que fala sobre uma realidade que já não é a minha eu acabei não me conectando horrores com a história e achei bem previsível. Acho que esse plot que ela retrata acabou ficando um pouco datado, já consumi várias histórias que retratam o mesmo tema e de um jeito mais original. Enfim, é um livro pra um público mais novo e não conseguiu me deixar muita coisa, mas me entreteve por um tempinho.

Mayara_Nadal 03/12/2022

Bom mas não é o melhor livro que já li
Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro porque amei o filme, finalmente resolvi dar uma chance e não me arrependo. Em algumas partes por ela viver o mesmo dia acaba ficando meio maçante, porém eu sei que é a proposta do livro.
É muito bom ver a evolução da Sam como pessoa ao longo do livro, porque fala sério, no começo ela era insuportável. O romance dela com o Kent é a coisa mais fofa, você acompanha ela descobrindo os sentimentos por ele, e no fim fica com um gostinho de quero mais.
No geral eu achei um bom livro.

Ecklezia_Carvalho 26/10/2022

Enfim, concluído ?.
Confesso que antes de começar a ler esse livro, acabei criando expectativas (quem nunca??), vi muitos comentários positivos sobre esse livro, além do mais, o nome tbm colaborou e muito. No entanto, ao decorrer da leitura, fui ficando frustrada, pois a personalidade da Sam não me agradou nenhum pouco e muito menos de suas amigas, achei-as muito superficial, frescas, facinhas demais, esnobes... E para piorar, o dia 12 de fevereiro (quem leu sabe ) foi uma repetição sem fim e pra melhorar, a autora deixou a leitura mais chata ainda pois algumas coisas que ela já havia falado ou contado anteriormente quando esse dia se repita, ela voltava a falar os mesmos acontecimentos. Agora, imagine lendo esse livro entrando numa ressaca ?? demorei um século para finalizar.

Ao iniciar a leitura me imaginei dando a metade de uma estrela de tão ruim que eu estava achando, porém, quase para terminar o livro, a autora acabou dando umas migalhas de romance ?? e também algumas coisas foram acontecendo que até ficou interessante.

?? Spoiler nesse pequeno comentário ?.

Só acho que ela deveria ter aproveitado mais o tempo com o Kent??.

??:

"Quando ele sai, está segurando cuidadosamente a rosa que mandei para ele,
como se estivesse com medo de que ela fosse despetalar. Ele levanta o olhar, sério e pensativo, examinando meu rosto com os olhos.
? Vai me contar o que isso quer dizer? ? Ele não sorri, mas há uma
pontinha de provocação na voz dele, e seus olhos estão brilhando.
Decido provocá-lo de volta, apesar de a proximidade entre nós estar me
deixando com dificuldades de pensar.
? Não sei do que você está falando.
Ele estica a rosa e abre o bilhete para que eu possa ler, apesar de já saber o
que diz.
Hoje à noite. Deixe o telefone ligado e o carro preparado e seja meu herói.
? Misterioso ? digo, contendo um sorriso. Ele fica dez vezes mais fofo
quando está preocupado. ? Admiradora secreta?
? Não tão secreta. ? Seus olhos continuam percorrendo meu rosto como
se houvesse uma resposta a um quebra-cabeça escrita ali, e tenho de desviar o
olhar para não agarrá-lo e puxá-lo para mim. Ele se detém. ? Sabe, vou dar
uma festa hoje.
? Eu sei ? digo depressa. ? Quer dizer, ouvi falar.
? Então...?
Desisto de brincar com ele.
? Ouça, talvez precise que você me busque em um lugar. Vinte minutos,
no máximo. Não pediria se não fosse importante.
Ele entorta um lado da boca em um sorriso.
? E o que eu ganho com isso?
Inclino-me para a frente de modo que minha boca fica a centímetros da
orelha perfeita dele. O cheiro dele ? grama recém-cortada e hortelã ? é
viciante.
? Conto um segredo para você.
? Agora?
? Mais tarde. ? Recuo. Não vou conseguir controlar o impulso de beijar
o pescoço dele. Não sei o que há de errado comigo. Nunca fui assim com Rob.
Mal consigo conter as mãos perto de Kent. Talvez morrer algumas vezes mexa
com os hormônios, ou coisa parecida. Gosto disso.
O rosto dele fica sério novamente.
? O que você escreveu aqui... ? Ele passa o dedo no bilhete, dobrando e
desdobrando, com os olhos brilhando em dourado. ? O último pedaço... a
coisa do herói... como você...?
Meu coração bate acelerado, e por um segundo penso que ele sabe ? que se lembra. O silêncio é pesado entre nós, tudo passado, lembrado, esquecido e
desejado, balançando como um pêndulo.
? Como eu o quê? ? Mal consigo sussurrar as palavras.
Ele suspira e balança a cabeça, e me dá um sorriso fraco.
? Nada. Esqueça. É besteira.
? Oh! ? Percebo que estava prendendo a respiração, e respiro, desviando
o olhar para ele não perceber quanto estou decepcionada. ? Obrigada pela
rosa,a propósito.
De todas as que ganhei, foi a única que guardei.
....
Kent ergue uma sobrancelha.
? Como você sabe que fui eu que mandei?
? Ora! ? Reviro os olhos. ? Mais ninguém vive de fazer desenhos
estranhos.
Ele põe a mão no peito, fingindo estar ofendido.
? Não é para viver disso. É por amor. Além do mais, não são estranhos.
? Que seja. Então, obrigada pelo seu bilhete totalmente normal.
? De nada. ? Ele sorri.
Estamos tão próximos que posso sentir o calor que vem dele.
? Então, vai ser meu cavalheiro de armadura brilhante ou não?
Kent faz uma pequena reverência.
? Você sabe que não resisto a uma donzela em apuros.
? Sabia que poderia contar com você.
Os corredores estão vazios agora. Todos estão no almoço. Por um instante
simplesmente ficamos ali, sorrindo um para o outro. Então, alguma coisa
suaviza os olhos dele e meu coração voa. Tudo parece agitado e livre, como se
eu pudesse decolar do chão a qualquer instante. Música, penso, ele me faz sentir
como música. Em seguida penso: Ele vai me beijar bem aqui, na ala de matemática
do Thomas Jefferson, e quase desmaio.
Mas não beija. Em vez disso, estica o braço e toca meu ombro uma vez,
levemente. Quando retira os dedos ainda posso senti-los vibrando na minha
pele.
? Então, até à noite. ? Ele esboça um sorriso. ? Acho bom que seja um
bom segredo.
? É incrível, eu prometo. ? Gostaria de poder decorar cada detalhe dele.
Quero que ele fique marcado na minha mente. Não posso acreditar no quanto
fui cega por tanto tempo. Começo a recuar antes que faça alguma coisa
incrivelmente inadequada, como pular em cima dele.
? Sam? ? Ele me para.
? Oi?
Os olhos de Kent estão fazendo aquela coisa de me examinar outra vez, e
agora entendo porque ele me disse antes que me enxergava como eu era de
verdade. Ele presta atenção. Sinto como se ele estivesse lendo a minha mente
agora, o que é mais do que um pouquinho constrangedor, visto que a maioria
dos meus pensamentos,agora, envolve a perfeição dos lábios dele.
Ele morde o lábio e mexe os pés um pouquinho.
? Por que eu? Para hoje à noite, quero dizer. A gente não se fala há, sei lá,
sete anos...
? Talvez eu esteja correndo atrás d
o tempo perdido. ? Continuo
recuando, tropeçando um pouquinho.
? Estou falando sério ? ele diz. ? Por que eu?
....
? Confie em mim ? digo ?, só pode ser você."

[...]
"Kent para o carro, mas deixa o motor ligado.
? Ainda não me esqueci de que você me prometeu um segredo, a
propósito. ? Ele vira para me olhar. ? Não pense que vai escapar assim tão
fácil.
? Nem sonharia com isso. ? Solto o cinto de segurança e me inclino
para perto dele, ainda contemplando a chuva com o canto dos olhos. Como
poeira, mais ou menos, mas só se poeira fosse feita de luz branca e sólida.
Kent cruza as mãos no colo, me olhando com expectativa, e a boca
curvada em um sorriso.
? Então, vamos ouvir.
Estico os braços sobre Kent e tiro a chave da ignição, apagando as luzes. Na
escuridão o som da chuva parece mais alto, lavando tudo ao nosso redor.
? Ei ? Kent diz suavemente, fazendo meu coração planar outra vez com
aquela voz, deixando meu corpo todo leve. ? Agora não consigo vê-la.
O rosto e o corpo dele são sombras completas, escuridão em escuridão.
Posso identificar seus contornos, e, é claro, sentir o calor de sua pele. Inclino?me para a frente, passando o queixo na aspereza do veludo do casaco dele,
encontrando a orelha, esbarrando nela acidentalmente com a minha boca. Ele
inspira profundamente, e seu corpo inteiro fica tenso. Meu coração é fluido,
está voando. Não há mais espaço entre os batimentos cardíacos.
? O segredo é ? digo, sussurrando bem ao ouvido dele ? que seu beijo
foi o melhor da minha vida.
Ele se afasta um pouco de modo que possa olhar para mim, mas nossos
lábios continuam a apenas poucos centímetros de distância. Não consigo
identificar a expressão de Kent no escuro, mas posso dizer que seus olhos estão
examinando meu rosto novamente.
? Mas eu nunca a beijei ? ele sussurra de volta. Ao nosso redor a chuva
soa como vidro caindo. ? Pelo menos não desde o terceiro ano.
Sorrio, mas não tenho certeza se ele pode ver.
? Então é melhor começar ? digo ?, pois não tenho muito tempo.
Ele se detém por apenas uma fração de segundo. Em seguida se inclina para
a frente e pressiona os lábios nos meus, e o mundo inteiro se desliga: a lua, a chuva, o céu e as ruas, e somos apenas nós dois no escuro, vivos, vivos, vivos.
Não sei há quanto tempo estamos nos beijando. Parecem horas, mas de
algum jeito, quando ele se afasta, com a respiração acelerada e as duas mãos
segurando o meu rosto, o relógio brilhando no painel só avançou alguns
minutos.
? Uau ? ele diz. Posso sentir seu peito subindo e descendo rapidamente.
Estamos os dois sem ar. ? Por que isso?
Forço-me a recuar, encontrar a maçaneta no escuro e abrir a porta. O ar
frio e a chuva entram ruidosamente, me ajudando a pensar. Respiro fundo.
? Pela carona e tudo mais.
Mesmo no escuro posso ver os olhos dele brilhando como os de um gato.
Mal consigo desviar o olhar.
? Você realmente salvou a minha vida hoje."

Jana 23/10/2022

Caos, desgraça e por fim a paz
Esse livro me deixou em choque.
Talvez por tudo que tenho passado, talvez pelas partes sensacionais que grifei, talvez pelo livro ter passado a questão mais importante (ao menos para mim): faça o certo, não feche os olhos por ser "problemas dos outros", e principalmente VIVA O HOJE.
Admito que esperava um final diferente, aquela pontinha de esperança de Disney kkkk mas ele terminou bem do jeito que deveria.
Sou extremamente grata a essa leitura.

_igor.cab_ 27/09/2022

Amei
Eu chorei com o filme e chorei com o livro, e a única coisa que eu posso dizer é que eu amei o livro do começo ao fim, foi muito triste a forma como a Sammy morreu para salvar a Juliet Sykes

Kelly Moura 19/09/2022

O intuito é repensar
Gostei muito do livro: a escrita me agradou bastante, o modo como a autora desenvolve a história, sempre voltando ao mesmo dia e refazendo-o. Uma protagonista que evolui visivelmente, que nos faz refletir junto com ela. O assunto é bullying, mas também é acompanhado de muita reflexão terna sobre nossos dias e prioridades.