O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

ludmyla 29/12/2023

O tudo é o nada. Obra atemporal e envolvente desde seu início, Mersault sendo indiferente e julgado por suas ações além da compreensão humana, um existencialista.

Marina 29/12/2023

Livro clássico, que pode levantar várias discussões e crises existenciais e tão pequenininho que dá pra ler em um dia

Isabelly.Godoy 29/12/2023

Gostei
Livro rapidinho e que gostei, diferente do que costumo ler, porém imaginei que ficaria mais tempo na minha cabeça. É interessante como uma referência importante, mas acho q precisaria ler novamente em outro momento ou ler outra obra do autor para poder ter uma opinião mais consistente.

Isabela 28/12/2023

Tem uma linguagem fácil e bem rápida de ler. A história em si é bem simples e a escrita bem direta, gostei disso e acho que torna a leitura mais dinâmica, além de reforçar a natureza apática do próprio protagonista.
Acredito que para entender completamente o livro é preciso ter em mente o contexto em que ele foi escrito e nisso o prefácio ajuda um pouco. Foi uma leitura interessante, mas sem muita emoção.

Mari 28/12/2023

Estrangeiro em outro país? Estrangeiro entre seus pares? Ou estrangeiro para si mesmo? A obra apresenta o senhor meursault, personagem de poucas palavras e que gera um incômodo difícil de ser explicado. Apesar de ser um livro curto e de fácil leitura é uma obra bastante complexa, na qual o trabalho de interpretação recai totalmente sobre o leitor, ou seja, o personagem promove uma ação, mas existe algo de mais essencial que não está na narrativa e está para além da ação.
O importante não é a história em si, mas as perguntas que foram suscitadas no leitor.

Ju Arrais 28/12/2023

À Terna Indiferença do Mundo
Ao final desse livro me senti verdadeiramente confortável e acolhida, apesar dos absurdos e as coisas que o sucederam, é confortável saber que de fato, nada importa. Outras pessoas virão, o mundo estará aqui quando morrermos e tudo isso é aconchegante: saber que nossos problemas não são nada comparados ao gigante esplendor do Universo. A indiferença sentida é terna, quentinha e relaxante, isso faz com que eu me sinta mais viva e menos culpa porque no final, somos tão importantes quanto larvas, moscas ou um grão de areia.

aaclrsz 26/12/2023

Grande parte dos leitores que pretendem começar a ler as obras de Camus começam por essa literatura, e da mesma forma eu os imitei.

Uma obra tão profunda que te cativa em pouquíssimas páginas. Frases tão descritivas, a quais você sente a dor e a aflição daquele em que se encontra em tal situação.

Acredito que o protagonista, nada mais é do que um de nós, uma escória da sociedade, aquele em que os dias monótonos não começam mais a fazer sentido, em que toda essa vida em que muitos acreditam ser a divindade e a única esperança que temos, não ultrapassa de um sentimento fragilizado com uma limitação e uma linha tênue entre a dor, o fracasso, a pouca perspectiva e o encontro com a indiferença entre tudo aquilo que vivenciamos.

Sempre estaremos a beira da loucura, como tal. Todos estamos propenso a sermos sensibilizados ao ponto de não conseguirmos mais expor uma expressão a determinada situação. E, de contra partida, a única coisa esperam nós é uma reação, e um posicionamento que não seja pacato.

Enfim, leitura fluída e densa. Pretendo ler mais obras do autor. Amei.
Samuel809 26/12/2023minha estante
até a crítica da minha mulher é uma escrita impecável digna de ser impressa

Samuel809 26/12/2023minha estante
ainda bem q jaja vou ler o livro, amo as indicações da minha princesa

verdade amor, concordo

aaclrsz 26/12/2023minha estante
TE AMO MOR

manuelaaz 26/12/2023

O estrangeiro...
Meu primeiro contato com Camus, um autor que eu vinha a muito tempo querendo conhecer e foi incrível. Não tenho nem palavras para redigir essa resenha pois ainda estou tentando digerir o livro.
A escrita é simples e fluída, li esse livro super rápido. Mesmo sendo considerado um romance esse livro é um ensaio filosófico.
O personagem principal é odiável mas ao mesmo tempo ele é como uma biografia da sociedade.
Um aspecto que eu adorei, e que pelo prefácio vejo que está presente em outras obras do autor, é a intertextualidade.
Enfim, acho que a melhor definição para esse livro é uma "autoajuda obscura", descrito assim na orelha do livro, hahaha.

Julia.Nevado 26/12/2023

Meu primeiro contato com Camus e AMEI!
Me despertou: raiva, frustração, tristeza e desapontamento.
Adorei a leitura, é super fluida.

Marcelo Purificação 26/12/2023

Breve Resenha
É uma obra existencialista que narra a vida de Meursault, um homem indiferente e apático diante das convenções sociais. A história explora a alienação e a falta de sentido na existência, culminando no impactante julgamento de Meursault. A narrativa provocadora de Camus aborda temas como a absurdidade da vida e a busca por significado em um universo aparentemente sem propósito.

Ira 25/12/2023

Releitura de um clássico
Gosto muito do autor, me sinto confortável e, de certa forma incomum, compreendida em suas reflexões. O estrangeiro é um livro de ficção, mas é filosofia e a perspectiva ímpar do autor em cada capítulo e o que você lê, jamais para de trabalhar na sua cabeça.

mari.rsp 25/12/2023

Estou sem palavras para formular algo que possa vir a ser uma resenha.

o livro é muito bom e aborda toda uma questão familiar e social, onde o indivíduo se sente "estrangeiro" por sua maneira de ser.
vale muito a leitura

Pedro Medeiros 24/12/2023

Um romance a la Camus
Adoro as narrativas de Camus, pouco tenho a comentar.
O livro conduz o personagem sobre um tédio inacreditável, onde tudo que faz é doloroso. O protagonista decide matar, sem nenhum motivo aparente.
Max 24/12/2023minha estante
O livro "cebola", cheio de camadas!?

Pedro Medeiros 24/12/2023minha estante
Kkkk verdade.

Elvis23 24/12/2023

O homem desligado
A história é centrada em Meursault, um homem aparentemente apático e desligado das convenções sociais. Após cometer um assassinato aparentemente sem motivo, sua indiferença perante eventos cruciais contrasta com as expectativas sociais. Camus explora a absurda natureza da existência humana, destacando a alienação e a falta de sentido na vida. A narrativa desafia noções de moralidade, ilustrando a desconexão entre a sociedade e a experiência individual. A obra, através de sua escrita simples e perspicaz, incita reflexões profundas sobre a condição humana, a liberdade e a falta de propósito, deixando o leitor imerso na complexidade do absurdo da vida.

Nic 23/12/2023

O livro me deixou desconfortável do começo ao fim. Durante a leitura, muitas vezes me peguei pensando como era possível alguém agir ou pensar assim - é realmente absurdo. Finalizei esperando nunca viver como uma estrangeira nesse mundo, porém, esperando também não complicar tanto as coisas que devem ser simples. Depois de terminar de ler, fiquei 30 minutos deitada olhando para o teto - completamente desconfortável, porém, profundamente valioso ler algo que gere esse tipo de sensação.