Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

david andriotto 23/08/2023

??
Demorei muito pra ler esse aqui. Erro pessoal.

Sempre, ao decorrer da leitura, fiquei pensando em como Rilke foi um bom homem ao responder essas cartas e, mais do que isso, responder com tanta responsabilidade. É muito fofo.

Rilke foi poético quando disse que "ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação".

nico 23/08/2023

Sobre escrever
Muito gostoso de ler esses textos, são leves e profundos ao mesmo tempo. De fácil acesso e te levam a pensar coisas novas, gostei bastante.

tici 23/08/2023

Conselhos
"Sempre o desejo que o senhor descubra em si mesmo paciência o para suportar e simplicidade o bastante para acreditar." Que livro lindo :( Que visão de vida linda! Às vezes só poetas para conseguirem transformar a nossa vida, corrida e passageira em algo tão bonito! Eu amei os pensamentos sobre amor e solidão, acho que ele disse em poucas palavras como um liga o outro e eu acho isso lindo, até porque, precisamos saber nos relacionar com nós mesmos pra vermos o que aceitamos como amor! Também amei cada hora que ele falava sobre tristeza.. e relações, uma mente incrível e linda. Um livro que em todo momento você se sente aconselhado junto ao Kappus, e vai ser aquele livro que quando você tá triste você lê páginas pra se confortar de novo.

Lari 20/08/2023

Passaria horas dizendo como cada ser humano que vive em sociedade deveria ler esse livro. Ele fala sobre sentimentos, sobre ser, sobre ter um universo de palavras dentro de nós e colocar no mundo com toda a paixão que é característica da raça humana. É sobre pegar palavras do mais íntimo e colocá-las no mundo para que outros seres possam compreender sentimentos que muitas vezes não sabemos como expressar. É sobre não jogar nada fora, porque cada palavra carrega um pouco de nós e um pouco do mundo que temos ao nosso redor. Eu amei esse livro, porque ele fala sobre a simplicidade de ser, que a visão que temos sobre a vida é única.

Suzana 19/08/2023

How I Learned to Stop Worrying and Love the Solitude
Que experiência engraçada esse livro: no mesmo dia em que terminei de ler Noites Brancas, um livro no qual o protagonista intensamente ensimesmado se sente condenado à solidão, a minha primeira impressão de Cartas a um Jovem Poeta é de que se tratava de uma celebração da solidão, achei muito irônico acontecer de ler livros tão diametralmente opostos em um mesmo dia.
Acontece que a medida em que eu progredia, comecei a perceber que o que Rilke faz não é uma romantização vazia da solidão, na verdade ele a encara como um fato inescapável, e do qual não devemos ser desesperados para escapar. Segundo Rilke, devemos ter paciência conosco quando estamos enfrentando a solidão, a tristeza e quaisquer dificuldades, nas palavras dele, não ficarmos ansiosos por respostas e conclusções, mas aprender a amar as perguntas.
Parece barato quando colocado dessa maneira, mas Rilke aconselha seu correspondente a tolerar as dificuldades como as oportunidades de crescimento que elas são, sem recriminações ao nosso eu do passado, que normalmente encaramos como o responsável pelos nossos infortúnios. Enfim, essa leitura não poderia vir em um momento mais apropriado.

Matheus 13/08/2023

Todos deveriam ler em algum momento da vida
Facilmente esse é um dos livros mais importantes dos últimos tempos.
é uma reflexão sobre o amor, solidão, a arte, o processo de escrever, a arte de lidar com a vida e as coisas em torno de nós e de como sempre fugimos da nossa própria vida e das próprias emoções.
é curto, li em menos de 24 horas e me trouxe lições que eu sei que um dia (ou antes) vou precisar.
valeu escola por mais uma aquisição

Juno.Cruvinel 13/08/2023

É importante saber apreciar sua solidão
Diversos conselhos e passagens bacanas, mesmo não sabendo nada sobre ele achei bastante válido a leitura! Indico ler uma carta por dia.

Triz 12/08/2023

Uau.
Fazer uma resenha desse livro é algo extremamente complicado, pois não consegui vê-lo como um livro, e sim como a leitura da mente de duas pessoas que se agarraram uma na outra nos momentos de necessidade.
trazendo muitas reflexões, pensamentos e suspiros, essa é uma daquelas leituras que você não esquece tão cedo

Ana 11/08/2023

"O amor constitui uma oportunidade para o amadurecimento."
Rainer Maria Rilke foi um escritor e poeta nascido em 1875, na Tchéquia. É considerado um dos mais importantes poetas do século XX.
Esse livro reúne 10 cartas que ele enviou a um jovem aspirante a poeta chamado Franz Kappus entre 1903 e 1908.
Percebe-se que Rilke é sensível e sábio ao aconselhar Kappus sobre literatura, solidão, amor e autoconhecimento. Ele diz a Kappus parar de olhar para fora e olhar para si. Muitas vezes esperamos reconhecimento, apreço, aprovação dos outros, mas, o mais importante é ser honesto e sincero consigo. Ao observar e agir de acordo com a nossa verdade, a nossa perspectiva sobre o mundo e a vida muda. A nossa mentalidade se transforma e conseguimos viver de uma forma mais transparente e livre.
Outra coisa que Rilke ensina é sobre o valor da solidão, de apreciar a própria companhia para se ouvir. Estar sozinho muitas vezes é relacionado a algo ruim, triste, melancólico. Mas aprender a ficar só e apreciar isso é importante para alcançarmos a paz interior e a tranquilidade, para vivermos de uma forma mais leve e consciente porque no final das contas, todo mundo está só gostando ou não. Rilke também dá conselhos sobre amor, juventude e paciência. Incita reflexões profundas e interessantes em poucas palavras. Propicia uma sensação de aconchego e de epifania. Rilke se mostra aqui sensível, reflexivo e gentil. Foi uma experiência excelente e me deixou com muita vontade de ler seus poemas.
"Se pensarmos a existência do indivíduo como um cômodo de dimensões maiores e menores, revela-se que a maioria de nós só chega a conhecer um canto de seu quarto."

Jade.Grande 10/08/2023

"Sempre seu, Rainer Maria Rilke."
"Cartas a um Jovem Poeta" é uma coleção envolvente de correspondências entre o famoso poeta Rainer Maria Rilke e um aspirante a escritor.

O que dizer dessa obra maravilhosa?

Eu comecei este livro com baixas expectativas, confesso. Por ser um livro pequeno, me iludi com a falsa ideia de que seria uma leitura rápida e breve, e adivinhem? Não. O livro certamente precisa de um tempo para seu entendimento, você precisa pensar e entender o que Rainer quer dizer com suas belas palavras. Este livro pequeno se tornou, para mim, um daqueles livros que você carrega sempre contigo, por todo lugar. Um livro que lhe abraça.

A escrita é simplesmente encantadora, cada frase, cada trecho, cada parágrafo...tudo consegue ser extremamente bem construído e limpo. Porém de extrema profundidade. Leitura envolvente, e com MUITO sentimento.

Rainer na maioria das páginas, escreve sobre sua visão da solidão. Enquanto vários artistas abordam a solidão como algo triste e sem propósito, Rainer diz que a solidão constitui o AMADURECIMENTO do homem.

"Acredito que aquele amor permanece tão forte e intenso em sua lembrança, porque foi sua primeira solidão profunda, o primeiro trabalho íntimo com que o senhor elaborou sua vida."

Rainer explora temas como solidão, autoconhecimento e a importância de cultivar uma conexão profunda consigo mesmo para encontrar uma voz autêntica na escrita. As cartas são um tesouro de insights atemporais, que inspiram não apenas os aspirantes a escritores, mas qualquer um que busque compreender melhor a jornada interior em direção à autenticidade e à expressão criativa.

Simplesmente espetacular e sábio.

Bersot 10/08/2023

Há beleza na solidão
Que livrinho bom hein. Fui ler achando que ia encontrar apenas uma série de conselhos sobre escrita (o que eu encontrei), mas me surpreendi ao ver o autor das cartas dissertando sobre temas tão presentes na vida de tantas pessoas, inclusive na minha. Solidão, amor, vida, morte, arte, tristeza, incerteza e mudanças são temas recorrentes nas cartas de Rilke. Um livro que eu irei revisitar muitas vezes futuramente, existem muitas coisas que eu preciso absorver sobre ele ainda. Recomendadíssimo.

"Assim como, por muito tempo, os homens se enganaram a respeito do movimento do sol, eles ainda se enganam quanto ao movimento do porvir."

marianaguerras 08/08/2023

Bem legal! É uma série de cartas-capítulos com conselhos sobre formas de enxergar a vida, como se lidar com os sentimentos, como lidar com as penúrias da juventude.

Achei bem filosófico e lindo.
Um tanto estoico porque o Rilke propõe uma certa resiliência diante da melancolia (o que eu não amei tanto).

Um dos últimos capítulos ele fala sobre emancipação feminina e sobre o amor numa relação heterossexual, é impressionante como o homem estava a frente de seu tempo.
A maioria dos homens descontruídos de hoje em dia não entenderia nada do que ele propõe ali. Ele sugere que quando o gênero feminino se emancipar e forem verdadeiramente tratadas como seres humanos, o amor na relação heterossexual não será mais entre homem e mulher (estrutura em que obrigatoriamente há dominação e hierarquização de gênero como sabemos), mas entre dois indivíduos. Entre dois indivíduos que possuem um vazio que o outro não pode completar, indivíduos que não buscam explorar algo no outro, mas o encontro desses vazios.
Bem psicanalítico.

Muito trechos lindos, mas não tem poesia. Por vezes, alguns pedaços geram indiferença porque são conselhos entre escritores. Mas vale a pena porque é curto! Rapidinho dá pra se encantar com algumas passagens bem poéticas em formato de carta-conselho.

AYUMI 01/08/2023

Adorei
Gostei muito das reflexões que foram trazidas em meio dessas belíssimas cartas.
Como ainda sou mais nova espero reler esse livro com o passar do tempo e compreendê-lo cada vez mais.

Daiane.Mazzetto 30/07/2023

Um precioso
Acho que todo mundo deveria ler esse livro. Existe ensinamentos e reflexões maravilhosos sobre se estar no mundo. Não tem como ser a mesma pessoa depois de ler esse livro.

Soneto
"Pela minha vida, sem amargura,
Sem suspiro, vai uma dor sombria.
Dos meus sonhos, a fluorescência pura
É a bênção de meu mais tranquilo dia.

Às vezes cruza a trilha que acompanho
A grande questão. Sigo assim, frio,
Pequeno, como à margem de um rio
Do qual não ouso medir o tamanho.

Então me vem um lamento, um torpor
Cinza como, nas noites de verão,
Céus em que raro uma estrela se acende.

Minhas mãos tateiam por amor,
Porque gostaria de fazer uma oração
Mas ela escapa à minha boca quente...

(Franz Kappus)