Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Maria Bia 02/05/2023

Livro certo no momento certo
As cartas me atingiram em cheio. A sabedoria exposta nas palavras me fizeram refletir e eu espero verdadeiramente absorver os ensinamentos.
Quero refazer a leitura e absorver o que eu deixei passar. De fato, é uma leitura pra quando você se sente perdido na vida ou precisa renovar a sua fé, seja em Deus ou em si mesmo.

juciele.dutra 02/05/2023

Gostei
É um livro mais poético então não sei o que comentar direito, mas traz umas reflexões legais sobre alguns assuntos e é bem legal de ler
Recomendo ??

natashass 27/04/2023

Um livro para reler
Acho que todo escritor (e não escritor - como eu) deveria ler esse livro. É profundo, sentimental e toca em aspectos que todos nós podemos nos relacionar. Também é um livro curto, mas recomendo uma leitura devagar e atenta.

"É sempre o que eu já disse, sempre o desejo de que o senhor descubra em si mesmo paciência o bastante para suportar e simplicidade o bastante para acreditar. Que o senhor ganhe mais e mais confiança para aquilo que é difícil, para a sua solidão em meio aos outros. De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos."

Maria20991 27/04/2023

Cartas e um jovem poeta
É uma sequência de tapas na cara, seguidos de abraços reconfortantes. É uma visão racional de pensamentos e problemas que (pelo menos pra mim) acompanharam e acompanham o nosso crescimento.
É uma leitura rápida e muito boa. Vale a pena!

Samyra33 27/04/2023

"sempre o desejo de que o senhor descubra em si mesmo paciência o bastante para suportar e simplicidade o bastante para acreditar. Que o senhor ganhe mais e mais confiança para aquilo que é difícil, para a sua solidão em meio aos outros. De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos.'

Acho que deveria ter lido mais devagar, apesar de ser um livro curto, traz muitas reflexões que com a pressa de ler você acaba não percebendo. Mas é válido naquela época, válido hoje e amanhã.
A vida acontece e não para pra ninguém, e mesmo na confusão que ela é, existe beleza.

rafamassagardi 25/04/2023

"A própria arte é uma forma de vida"
Depois de ler esta obra, concluo apenas que Rilke é genial! Ele tem um poder maravilhoso de expressão de seu mundo interior e sua poesia, junto as cartas, abordam tópicos que merecem ser refletidos. Não tenho nem palavras para descrever esta obra prima. Apenas leiam!?

poli! 24/04/2023

Uma das coisas mais enriquecedoras que já li
Não vou nem falar nada, apenas deixarei aqui alguns trechos que gostei e que me marcaram

"Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade. É no modo como ela se origina que se encontra seu valor, não há nenhum outro critério"

"Caso o seu cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o
criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante."

"E se, desse ato de se voltar para dentro de si, desse aprofundamento em seu próprio mundo, resultarem versos, o senhor não pensará em perguntar a alguém se são bons versos."

"Não há meio pior de atrapalhar esse desenvolvimento do que olhar para fora e esperar que venha de fora uma resposta para questões que apenas seu sentimento íntimo talvez possa responder, na hora mais tranqüila."

"Viva por algum tempo nesses livros, aprenda com eles o que lhe parecer digno de aprendizado, mas sobretudo os ame. Esse amor lhe será retribuído milhares e milhares de vezes, de modo que, seja qual for o rumo tomado pela sua vida, tenho certeza de que ele percorrerá o tecido de seu ser como um dos fios mais importantes entre todos os fios que compõem a trama de suas experiências, decepções e alegrias."

"Obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcançá-las quanto a crítica. Apenas o amor pode compreendê-las, conservá-las e ser justo em relação a elas."

"O senhor o caracterizou muito bem com as palavras: 'Viver e escrever no cio'. De fato a
vivência artística está tão inacreditavelmente próxima da vivência sexual, de sua dor e de seu prazer, que os dois fenômenos na verdade constituem apenas formas diversas de um mesmo anseio e de uma mesma ventura."

"Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

"Não temos motivo algum para desconfiar de nosso mundo, pois ele não está contra nós. Caso possua terrores, são nossos terrores; caso surjam abismos, esses abismos pertencem a nós; caso existam perigos, então precisamos aprender a amá-los."

"É preciso ter paciência como um doente e ter confiança como um convalescente, pois talvez o senhor seja ambas as coisas. Mais ainda: o senhor também é o médico que tem de tratar de si mesmo. Mas em toda doença há muitos dias em que o médico não pode fazer nada além de esperar."

Mayra 24/04/2023

Achei um livro muito bonito e sensível, trata de temas universais da existência humana de uma forma muito bonita. É um clássico bom e fácil de ler

isabelawords 23/04/2023

Lindico
Comecei esse livro apenas por influência de uma amiga. Eu estava esperando uma leitura muito chata, confesso. No entanto, ganhei uma leitura rapidinha de menos de uma hora e cheia de metáforas e filosofia sobre a vida. O Livro consiste em 10 cartas enviadas a um poeta e são cartas que te fazem refletir sobre muita coisa, principalmente sobre seus sentimentos, sobre o que não podemos viver sem, dentre outras coisinhas. Já é um dos favoritos do ano com certeza.

ariane169 18/04/2023

Cartas a um jovem poeta
É um livro simples, curtinho, mas trás ensinamentos sobre vida, morte, amor, e arte que abrange tudo isso. Esse livro pode guiar principalmente outros "jovens poetas".
São apenas as cartas de Rilke, com suas diversas reflexões, que também trazem a reflexão do leitor.
Recomendo!! É bem rápido de ler mas vale a pena!

Helenymphaea 15/04/2023

Um pequeno tesouro
Com uma escrita singela, Rilke expõe suas opiniões sobre a arte, solidão, medo, Deus, sobre a vida... Assuntos profundos, escritos de forma sensível e madura.

Ao término da leitura percebo que alguma coisa desordenou por aqui, e essas são as melhores leituras, algo não está no mesmo lugar que outrora.

Leia Rilke! Mas leia em doses homeopáticas!

Cuidado, que eu mudei de lugar algumas certezas". Acho que esse trecho da canção "Açúcar ou Adoçante" de Cícero, resume a minha experiência com esse pequeno tesouro.

Jullia.Emily 12/04/2023

E que cartas viu?
Reflexão até dizer chega. Sou suspeita pra falar pq adoro uma reflexãozinha antes do café da manhã, ent é de se esperar que eu tenha gostado bastante. Por um tempo fiquei um pouco confusa, sem entender se eu estava lendo cartas de uma, ou duas pessoas, mas sei que faz parte do conceito. Marquei muitas passagens e com certeza voltarei para refletir sobre elas! ??

Gabi Rosemberg 11/04/2023

Encantador e profundo
A cada frase sua, Rilke me fez pensar profundamente sobre minhas escolhas profissionais e sobre o poder que o mergulho interno, em nós mesmos, tem de nos transformar e nos dar força e coragem de seguirmos nosso coração, nossa sabedoria interna e de transformar situações que queremos mudar em nossas vidas. Recomendo a todos que buscam uma grande mudança e não sabem por onde começar