Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Mariana687 26/01/2023

Uau
simplesmente um dos livros mais lindos que já!!!
a abordagem sobre amor, arte, solidão ? escrita da maneira mais sensível e empática possível

Grazielle.Bonfim 25/01/2023

Cartas
Bom, um dos meus gêneros favoritos é esse! Livros de cartas me encantam sempre?
Sendo cartas escritas há mais de 100 anos ainda? com reflexões tão tão atuais? enfim? bom livro!
Pri 08/02/2023minha estante
sou apaixonada por esse livro!

JAlia61 25/01/2023

Na introdução do livro é apresentado um contexto sobre a vida do Rilke e do jovem poeta com quem ele se comunica. Por mais que a obra seja escrita em cartas (prosa), é nítido para qualquer um a beleza nas palavras do escritor. Os concelhos que eram direcionados para outra pessoa serviram serviram para mim, mesmo que eu não esteja passando por situações semelhantes. Fui encantada pela poesia por meio das metáforas, analises e reflexões feitas. Me fez ter vontade de ler mais clássicos, com certeza vou incluir obras de Rainer Maria Rilke em minha lista de leituras.

carol1625 24/01/2023

"Viva por algum tempo nesses livros [...]"
Cartas a um Poeta Solitário

Este livro é um amontoado de correspondências entre poetas. Conta com muitos ensinamentos e frases que me marcaram de certa forma. Foi uma leitura rápida, educativa e interessante. A escrita das cartas é fluída e envolvente, o que me fez gostar ainda mais de Cartas a um Poeta Solitário.
mendonça 24/01/2023minha estante
sua resenha me convenceu a ler

Richard. 24/01/2023

Necessário, Reflexivo e Esclarecedor.
"As obras de arte são de uma infinita solidão; nada as pode alcançar tão pouco quanto a crítica. Só o amor as pode compreender e motrar-se justo com elas".

Levando essa citação pro resto da vida, não só pra futuras e possíveis produções pessoais, como pra observações corriqueiras. Uma crítica jamais poderá passar a essência de alguma coisa, por mais bem elaborada que seja. Nada melhor do que sentir e absorver a obra em questão.

Esse livro é muito bom! Além de curtinho, a leitura é fluída. Já citei anteriormente minha preferência por livros cheios de diálogos, e esse livro é literalmente uma troca de cartas. E as mensagens passadas, as reflexões propostas são muito boas. Algumas até que "óbvias", mas já concluímos que o óbvio precisa ser dito e não deixa de ser uma porta pra questionamentos que podem ou não nos levar a lugares mais profundos dentro de nós mesmos.

Comecei a ler por obrigação, mas não demorou pra virar um prazer. Livro muito bom, muito bom.

tguedes2 23/01/2023

Este livro não tem nada de muito profundo, mas trata de questões que se relacionam e ressonam no íntimo de muitas pessoas. Gosto muto da ideia que o autor traz da necessidade da solidão e de momentos de contemplação e como esses são importantes para o desenvolvimento humano. Um enfoque que o autor traz bastante é a questão da paciência e de como certas situações da vida requerem de nós paciência, espera e calma. Todas essas questões centrais e conselhos que Rilke dá ao seu interlocutor ressoaram muito em mim em razão do momento atual que estou vivendo. Ler essas cartas me trouxe um certo acalento.

Giorgia 23/01/2023

Um livro curto, mas muito prazeroso.
Cartas para um jovem poeta foi a primeira leitura coletiva do ano do Namjoonboockclub. Confesso que no inicio estava achando um pouco complicado compreender quem estava escrevendo as cartas, já que o autor só aparecia no final, mas ao longo da leitura ficou mais fácil. Assim como todos os livros recomendados pelo Nam esse foi um tapa na cara em diversas situações, o livro apresenta ideais sobre a solidão, amor, vida e desenvolvimento pessoal, o que te deixa reflexivo sobre todos os assuntos.
Cartas para um jovem poeta foi uma leitura muito agradável e interessante, super recomendo.

"Só são ruins e perigosas as tristezas que carregamos em meio às pessoas para dominá-las; como doenças que são tratadas de modo superficial e leviano, elas apenas recuam e, após uma pequena pausa, irrompem ainda mais terríveis. Essas tristezas se acumulam no íntimo e constituem a vida, constituem uma vida não vivida, desdenhada, perdida, de que se pode morrer."

23/01/2023

?Sabemos pouco, mas o fato de termos que nos manter do lado difícil é uma certeza que não nos abandonará; é bom ser solitário, pois a solidão é difícil; o fato de algo ser difícil deve ser uma razão a mais para fazê-lo.?

Tais203 22/01/2023

A poesia liberta...salva...transforma...
Uma narrativa profundamente poética...
Um livro que mostra como a sensibilidade com a vida, o mundo, em tudo, está entrelaçada no mundo poético...
Como a poesia pode ser fatalmente sincera...
Ou fantasticamente enganadora...
Uma leitura que provoca reflexões sobre a escrita e a leitura poética.

vicdliz 22/01/2023

Comecei essa leitura por conta do Namjoon Book Club, amei muito, principalmente a parte das cartas! Muito poético e lindo, as palavras do Rainer Maria Rilke são muito especiais! Não é uma leitura simples, mas vale a pena! Recomendo este clássico

Liviacozy 20/01/2023

Marquei o livro inteiro!
Que livro especial, incrível, essencial.
Eu marquei várias páginas e até mesmo uma carta inteira (já que o livro não tem capítulo). Eu estou completamente, verdadeiramente rendida.
Que leitura boa, quantas lições em simples espaços, me senti conversando com um velho esperto na praça em uma tarde qualquer de quarta-feira.
Devorei o livro em 2 horas. Li com calma, cheia de pausas porque eu não queria de jeito nenhum terminar!
Considero esse livro meu mais novo favorito, que é bom ler pelo menos uma vez por ano!
Sim, vou torná-lo meu guia anual de ajuda, reflexão e pensamento sobre a vida. Recomendadíssimo!

laurinha 20/01/2023

Grandes lições de vida
Este livro é uma verdadeira fonte de sabedoria, repleto de lições de vida que deveriam ser seguidas por todos. Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi como Rilke aborda a solidão e sua importância em nossa vida. Acredito que todos deveriam ler esse livro, pois nos trás uma nova perspectiva sobre vários fatos do cotidiano.

Diogo91 20/01/2023

Essencial
Seguindo os próprios conselhos contidos na obra, Rainer Maria Rilke escreve esse livro e com isso constrói uma obra prima. Em suas cartas ao jovem Kappus ele não só transmite os conhecimentos que um autor mais velho pode transmitir a um admirador, ele transmite conhecimentos de um ser humano para o outro. É delicado, é verdadeiro e é brilhante. Ele usa uma linguagem simples para tratar de assuntos que tentamos colocar em palavras todos os dias, assuntos que tentamos decidir como nos sentimos sobre eles. Ele faz uma autópsia sobre a solidão humana e sobre como esta é essencial para que possamos nos entender individualmente e como sociedade. Ele basicamente escreve sobre o que ele sabe (assim como ele aconselha em sua primeira carta) e o faz com maestria.

Quel 19/01/2023

Posso marcar o livro inteiro?
As cartas me geraram muitas reflexões, foi uma excelente primeira leitura do ano, fiz diversas marcações e ter ouvido o audiobook enquanto lia foi uma experiência ainda melhor. Recomendo demais!