Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Tay ð· 19/01/2023

"Acredite em mim: a vida tem razão em todos os casos"
Esta é a minha primeira leitura de 2023, a primeira escolha pra leitura coletiva do NBC de 2023. Uma leitura despretensiosa, que não era de todo o que eu esperava. Antes de qualquer palavra sobre o livro, tenho de agradecer a Kim Namjoon por ter indicado a leitura. Ele, como sempre, indica leituras que nos fazem pensar sobre coisas que muitas vezes não queremos pensar, sobre a busca do autoconhecimento, bem como sobre o conhecimento e aceitação das diferenças.

Há 10 cartas escritas por Rainer Maria Rilke entre 1903 e 1908 ao jovem poeta Franz Xaver Kappus. No início pensei que este livro não seria para mim, afinal, não sou um poeta, artista, ou escritora. Mas fiquei surpreendida, pois este livro não é dirigido a um público específico, este livro é para todos aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a vida através dos conselhos e belas palavras de um poeta.

Aqueles que me conhecem sabem que não sou fã de narrativas epistolares, mas esta leitura valeu cada palavra, cada frase, cada carta. Para melhor compreender, posso resumir dizendo que em 1903, o já famoso escritor Rainer Maria Rilke recebeu uma carta de um jovem poeta aspirante, Franz Xaver Kappus, que procurava orientação do "mestre". Rilke não só respondeu a essa carta, como continuou a corresponder com Kappus por mais cinco anos. Vale ressaltar que neste livro não temos as cartas de Kappus, temos apenas as respostas de Rilke.

A escrita é muito floreada e as cartas bastante poéticas. Fala de uma forma direta, profunda e bela sobre a busca de identidade, a busca do autoconhecimento. Em cada carta Rilke mostra-nos através das suas observações que em tudo nesta vida a decisão é sua, pessoal e intransferível. Ele fala-nos de saber como lidar com a solidão, e como a solidão é necessária. Podemos ver nas entrelinhas como é necessário lidar com as coisas das quais queremos fugir, que "a vida tem razão em todos os casos".

É certamente um livro que eu recomendo. Uma leitura breve e cheia de aprendizagem.

rita 19/01/2023

leitura para o namjoon book club.

"não busque por enquanto respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver. pois trata-se precisamente de viver tudo. viva por enquanto as perguntas. talvez depois, aos poucos, sem que o perceba, num dia longínquo, consiga viver a resposta."

analu 19/01/2023

??
muito bom parabens ao envolvidos por terem a capacidade de escrever cartas tao bonitas definitivamente se tornou um dos meus livros favoritos ?

vitória 17/01/2023

recomendo!
"Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades de primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estão ali como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda a amplidão e a serenidade, sem preocupação alguma."

Ceci 17/01/2023

Primeira leitura de 2023
[Leitura para Namjoon Book Club]
Gostei bastante das reflexões que o livro apresenta pro leitor. Mostrando viés de vida, personalidade, sentimento. Foi uma leitura que encarei como auxiliar para qualquer pessoa.
Confesso que, não é mesmo meu tipo de leitura, tanto que posterguei o máximo que pude, mas é um bom livro.

thamyris 16/01/2023

Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade.
Sem palavras para esta leitura. Há tempo queria ler esse livro, mas não tinha tempo e outras leituras estavam acumuladas. Finalmente resolvi comprá-lo e comecei a ler. Não me arrependo nem por um segundo.

Esse livro é de uma riqueza sem tamanho, tanta que certas vezes eu senti que precisava reler o capítulo, não por ter me desconcentrado ou algo do tipo, mas por sentir que não havia captado toda a profundidade daquilo que li.

Eu levo todos os conselhos de Rainer Maria Rilke comigo, na memória e no bolso. Era um homem muito sábio, solitário e corajoso, características que admiro e almejo ter. Ao todo, sinto que essa leitura me tornou uma pessoa melhor. Se puder e quiser, leia!

Ane Prado | @leiturane 16/01/2023

Difícil no início, mas durante a leitura tive muitos gatilhos de entendimento e de conceitos ou pensamentos super importantes. Espero poder reler com mais calma pra poder absorver tudo, mas saí com varias marcações que vou voltar depois.

Saga das indicações do RM

letresenhas 15/01/2023

pequena coreografia do adeus
Esse foi o livro dado a Júlia no livro ?pequena coreografia do adeus? e me intrigou muito, ao ler eu me deparei com dois autores fazendo correspondência de uma forma doce, melancólica e sincera. Sou acostumada com clássicos, mas esse não me prendeu muito, porém eu gostei demais das reflexões e dos ensinamentos pra abandoná-lo.

Beijosdaana 15/01/2023

Nunca pensei que seria possível um livro de 70 páginas mudar minha vida e a minha visão sobre o amor, a arte e a solidão

rosamaria. 15/01/2023

Cartas a um jovem poeta
Demorei um pouco a me adaptar ao estilo do livro - se trata de uma pequena série de correspondências entre Kappus (o jovem que anseia ser poeta) e Reiner Maria Rilke (o poeta a quem o jovem desabafa).

No livro nos são apresentadas somente as cartas de Rilke, que são respostas às questões do jovem Kappus, e apesar de as cartas de kappus não nos serem mostradas
- para que tenhamos uma visão mais ampla dos itens a serem comentados - e o livro passar a soar um tanto desconexo, as correspondências de Rilke vêm com muitas reflexões importantes e conselhos sobre como lidar com a vida, seus sentimenos e a solidão.

Luciana 14/01/2023

"Acredite-me: a vida tem razão em todos os casos"
Esse é o primeiro livro desse ano do NBC, gostei muito apesar de ser uma leitura lenta mesmo o livro sendo pequeno. Muitas reflexões que valem pros dias atuais.
Gostei!

Iasmim 13/01/2023

Esse livro é um dos quais eu nunca pegaria na livraria, li através de um clube de livros inspirados no Namjoon, membro só BTS. E sinceramente agradeço muito por ter a oportunidade de ler, as reflexões feitas no século XX cabem perfeitamente no século XXI, os sentimentos de tristeza e solidão ainda permanecem, bem como o fato de os jovens ainda não sabem realmente o que é o amor. Definitivamente esse é um livro que entrou para a lista de favoritos.

diangelo 12/01/2023

"Sempre seu Rainer Maria Rilke"
apesar de ser um livro curto, o prólogo já é cansativo trazendo informações do autor e explicando o livro, no começo eu pensei que seria uma troca de cartas entre rilke e kappus porém contem só as cartas enviadas por rilke que te fazem refletir um pouco, eu gostei da leitura e me interessei bastante a continuar, queria também poder ter acesso às outras cartas de kappus, achei linda todas as cartas que o rilkve escreveu pra ele

? livro da meta de leitura do NBC

Van 12/01/2023

"Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo"
Rilke foi necessário na vida de Kappus
Um mentor.