Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Lucas 04/02/2023

Poderia fazer históricos de leitura sobre os versos que nos concede reflexões abrangentes durante o livro inteiro, facilmente. 96 páginas preenchidas de ponta a ponta

Kaue.Ferreira 02/02/2023

Necessário para todo ser humano!!!
Eu estou em um momento muito sensível, um momento bem cansativo e solitário. E esse livro me abraçou de uma forma inexplicável; me mostrou que a solidão e a tristeza são momentos que nós nos conectamos com nós mesmo; sempre temos que achar as respostas no nosso interior, no mais profundo.

Esse livro me ensinou como tudo acontece no seu tempo, temos que ter calma e nunca apressar as coisas. Tudo acontece por uma razão!

Refleti sobre muitas outras coisas, mas essas me pegaram de jeito. Estou sem reação para esse livro. Simplesmente o melhor livro da vida!

mari 31/01/2023

talvez em outro momento
simplesmente não foi pra mim kkkk, achei a leitura um saco apesar de ter uma ou outra frase que me tocou

possível que num futuro não tao próximo eu goste mais

gabicore 31/01/2023

me perguntando várias coisas com esse livro.
Namjoon, o que você pensava enquanto lia isso aqui? O que falta em mim? Por que não fui tocada por essa leitura como a maioria das pessoas se sou igualmente ou mais solitária do que Kappus? Preciso olhar dentro de mim também pra achar essas respostas, Rilke?

Lari 30/01/2023

O Rilke é um fofo.
"O senhor é tão jovem, tem diante de si todo o começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agoras as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber a viver as respostas."

Essa parte aqui bateu demais.

beca 30/01/2023

me senti com rilke em uma cafeteria lotada. consegui imaginar direitinho, palavra por palavra, ele me aconselhando a como sair do padrão. como escrever usando a alma, fazendo disso o meu diferencial. foi uma leitura tão linda e contagiante que mesmo a cafeteria estando lotada, o autor me dava conselhos olhando olho a olho, sem desviar a atenção.

não sei o que kappus falou em suas cartas e pensando bem as vezes nem eu sei o que falo direito. são questionamentos bobos que muitas vezes não fazem sentido nenhum. dúvidas que nem sabia que eram dúvidas. mas ele tentou, tomado pela paciência, explicar cada respostas das minhas indagações ?aconchegantemente? como se fosse nossa última vez na cafeteria ou até mesmo o último passeio de rilke.
o autor tenta deixar todo seu aprendizado a um jovem poeta, um jovem e confuso poeta.

rilke verbaliza sentimentos confusos, tenta entender junto com o jovem coisas que nenhum dos dois entendiam. assim, lentamente as coisas acabavam ficando mais claras.

ele não desviou, em momento algum, seus olhos dos meus.

Rodolfo norton 30/01/2023

Grande reflexão sobre a existência
Uma imersão gigante para a compreensão da solitude através de poemas e textos cheios de figura de linguagem, mas que explicitam exatamente a visão do ser humano diante da transformação que ele passa por meio do contato e da aceitação das suas próprias dores. Um livro que toca la no fundo da alma com o entendimento do que é se relacionar com as pessoas e com o mundo , de uma maneira bem complexa .Emocionante e profundo!!

nanda! 29/01/2023

depois de muita enrolação pra ler esse livro, posso dizer com clareza que foi a minha melhor leitura de 2023 (até agora).

se você precisa de um livro pra te mostrar as verdadeiras nuances da vida ou de um conselho amigo, esse livro é a melhor indicação (principalmente se você é ou quer ser artista).

fiquei fisgada pelo livro a partir da primeira carta e não consegui parar de ler e ler e quando percebi tinha acabado de ler.

encontrei conforto enorme nele e com certeza irei reler.

Camiis 28/01/2023

Dicas pra vida
Rilke age como um mentor ao jovem Kappus em sua jornada de ser um poeta, mais o mais impressionante é a forma como esses conselhos são dados.
Podemos claramente ouvir e seguir seus conselhos também, porque são conselhos sobre a vida e da maneira como encará-la e não sobre como escrever. Segue alguns dos trechos que mais me agradaram , dentre outros que destaquei.

"Não se observe demais. Não tire conclusões demasiadamente apressadas do que lhe acontece; deixe as coisas acontecerem. Senão chegará facilmente a encarar com censuras (morais) o seu passado, que naturalmente é responsável em parte do que lhe ocorre agora"

"Desejo que encontre bastante paciência em si para suportar e bastante simplicidade para crer; que confie cada vez mais no que é difícil, entre outras coisas na sua solidão. No restante, deixe a vida acontecer. Acredite-me: a vida tem razão em todos os casos."

Grata ao clube NBC pela oportunidade de conhecer essa obra.

jujumomo 28/01/2023

Muitas reflexões
tentei ler o mais lentamente possível, já com a finalidade de parar um pouco meu imediatismo e conseguir absorver a leitura. deu certo. um pequeno livro com inúmeras reflexões válidas para serem digeridas durante o dia.

KAvia0 28/01/2023

Avassaladoras reflexões sobre a vida
Essa obra é lindíssima e profundamente inspiradora. Iniciei essa leitura sem expectativas definidas e nela encontrei um lugar de alento, as lições mais sensíveis e ao mesmo tempo pungentes, seguidas de um respiro reconfortante. Uma obra que revela paixão pela vida e que nos convida a enxergá-la com outras lentes, com paciência e coragem.
Esse livro pareceu um refúgio em momentos de diferentes desamparos, mas sempre, de alguma forma, me oferendo as palavras que eu precisava.
É um mergulho em reflexões sobre a simplicidade, não excluindo a complexidade das coisas, e a necessidade de abraçar o entrave, acomodá-lo em nossa vida, até que o desconforto deixe de ser um sentimento estrangeiro e temível, assim como a solidão inerente a existência humana.
É, sem dúvidas, uma obra indispensável para pensar nossa maneira de viver no mundo.

Anne Heloísa 28/01/2023

Por que Rilke mudou minha forma de ver o mundo.
Rilke tem opiniões maravilhosas sobre como o mundo e as coisas funcionam, tendo em vista como somos completamente complicados.

Sempre vemos as coisas como 100 vezes piores ,mas quando vemos esses pensamentos compartilhados passamos a ver as coisas de forma mais leve .. sempre questionei muito sobre o desamor no mundo , mas aprendi que amor se aprende , e que a solidão pode ser bem parceira,pq sempre estaremos sozinhos mesmo que imparcialmente..... Espero que todos tenham uma leitura proveitosa

Pam 27/01/2023

Talvez em outro momento
O livro não é ruim, só não me prendeu. Há várias passagens em que faz você se empolgar com o livro, mas para mim não foram muitas e de modo geral o livro apesar de curto, foi bem cansativo, as vezes eu queria só passar o olho pela página. Por ser pequeno, vou tentar ler ele novamente, talvez não tenha sido o momento certo para a leitura.

Vivian210 27/01/2023

Cartas a um jovem poeta
"Por isso, caro senhor, ame sua solidão e carregue a dor que ela lhe causa com lamento da bela sonoridade"

Eu precisava desse livro, estou em um momento onde fechei ciclos e estou em um estado bastante melancólico e mesmo tendo pessoas que eu amo ao meu redor, me sinto em constante solidão, e o livro é basicamente sobre abraçar esse momentos de tristeza e entender a solidão como um todo, eu senti como se estivesse falando com uma pessoa que estava me aconselhando nesse momento.

O livro é simples e curto mas ajuda muito em momentos ruins sem parecer algo só motivacional e falso, são reflexões pra vida e eu precisava muito disso agora.

fernanda662 27/01/2023

uma experiência avassaladora
que livro lindo! expressa a arte, o amor, a dor de uma forma sensível e reflexiva. muda percepções de vida