Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Rychard S. Paes 24/02/2023

Um livro pequeno que carrega grandes ensinamentos.
"Cartas a um Jovem Poeta" é um título auto-explicativo. O livro é uma coletânea de cartas do considerado maior poeta alemão do século XX, Rilke, a um novato que deseja adentrar no mundo da poesia.
Assim como outros clássicos, este é um daqueles livros que o leitor deve tomar cuidado para não se deixar enganar pelo número ínfimo de páginas, pois a qualidade sobrepõe e muito a quantidade de páginas deste livro. É uma daquelas obras que não se lê uma única vez. Uma daquelas obras que a cada leitura, a cada ano que passa e que relemos isso, quando enfrentamos mais dores e crescemos mais, tudo vai ficando mais claro. O que, no início, pode parecer obscuro, aos poucos torna-se claro à medida em que avançamos. Imagino que essa será a experiência dos leitores desta obra, que, assim como eu, sentiram aquela sensação de que há algo a mais neste livro que você não percebeu...
De qualquer maneira, sigamos as palavras de Rilke: "A vida sempre tem razão", e deixemos que aos poucos as respostas venham à tona à medida em que evoluímos.
Os assuntos abordados nas cartas são variados, sempre percorrendo temas como o amor, sexo, Deus, tristeza...
Esta pequena obra prima não é apenas uma coletânea de cartas enfadonhas cujo valor - se é que se houvesse algum - é apenas histórico, mas uma série de ensinamentos do maior poeta alemão do século XX. Não acredito que é um livro que deva ser lido apenas àqueles que desejam se tornar escritores, mas a todos aqueles que desejam se conhecer mais profundamente e conhecer a vida em si.

Samira.Fersa 22/02/2023

Que livro maravilhosooooo. Aborda de maneira suave e aconselhadora sobre solidão e amor, deveria ser leitura obrigatória rs

beattrius 16/02/2023

" Obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcança-lás quanto a crítica. Apenas o amor pode compreende-lás, conservá-lás e ser justo em relação a elas. "

bebel 15/02/2023

Descreva suas tristezas e desejos, os pensamentos passageiros e a crença em alguma beleza - descreva com sinceridade.... ??

Leoncio.Lucas 14/02/2023

Melancólico
Um bom livro e pra mim, uma leitura bem diferente do que eu já estava acostumado. adorei alguns pensamentos do autor sobre aspectos da vida

Camaradalopes07 14/02/2023

Essencial!
Para aqueles que buscam inspiração como poetas, esse livro é um belo começo. Cada página lida, cada palavra bem colocada e cada citações marcadas. Foram algo único e muito inspirador.

Joyce.Gomes 12/02/2023

Cartas bonitas, com frases que inspiram e nos fazem pensar.
Queria que meus amigos me dessem conselhos assim.

Cristiane121 12/02/2023

Jovens, leiam esse livro!
Que experiência encantadora, é de uma escrita poética mas simples, fervorosa e leve. É encantador cada palavra dita por ele, um livro que deixa a gente pensativa na vida que a gente leva e de que forma a gente observa ela e como a gente trata nós mesmo, no íntimo.

helovd 07/02/2023

?O senhor é tão jovem, tem diante de si todo começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

esquadroz 07/02/2023

Esse é um livro extremamente sensível e, mesmo sendo pequeno, com toda certeza mudou minha forma de ver o mundo. ?

Vitória Montes 05/02/2023

Esse livro veio pra mim em um momento que estou encerrando um ciclo e iniciando outro muito difícil em minha vida . Li juntamente com o @namjoonbookclub e que descoberta incrível.
As cartas do Kappus e do Rilke possuem um língua simples , de fácil compreensão mais que possue muitas reflexões nas entrelinhas , deixam você pensando que viver solitariamente, ser quem você realmente é, é normal e está tudo bem !!! Não viver com as expectativas que os outros tem sobre você é libertador e que mesmo as pessoas mais próximas de você podem não entender realmente o que você está passando, pois, o que importa é como você olha pra dentro de si, encontra suas respostas e vive sua jornada !!!
Um livro que me trouxe várias reflexões que levarei para o resto da minha vida , tornou-se um livro pra mim que lerei de tempos e tempos , por isso super recomendo a leitura ???

Lucas 04/02/2023

Poderia fazer históricos de leitura sobre os versos que nos concede reflexões abrangentes durante o livro inteiro, facilmente. 96 páginas preenchidas de ponta a ponta

Kaue.Ferreira 02/02/2023

Necessário para todo ser humano!!!
Eu estou em um momento muito sensível, um momento bem cansativo e solitário. E esse livro me abraçou de uma forma inexplicável; me mostrou que a solidão e a tristeza são momentos que nós nos conectamos com nós mesmo; sempre temos que achar as respostas no nosso interior, no mais profundo.

Esse livro me ensinou como tudo acontece no seu tempo, temos que ter calma e nunca apressar as coisas. Tudo acontece por uma razão!

Refleti sobre muitas outras coisas, mas essas me pegaram de jeito. Estou sem reação para esse livro. Simplesmente o melhor livro da vida!

mari 31/01/2023

talvez em outro momento
simplesmente não foi pra mim kkkk, achei a leitura um saco apesar de ter uma ou outra frase que me tocou

possível que num futuro não tao próximo eu goste mais