Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Gabi Rosemberg 11/04/2023

Encantador e profundo
A cada frase sua, Rilke me fez pensar profundamente sobre minhas escolhas profissionais e sobre o poder que o mergulho interno, em nós mesmos, tem de nos transformar e nos dar força e coragem de seguirmos nosso coração, nossa sabedoria interna e de transformar situações que queremos mudar em nossas vidas. Recomendo a todos que buscam uma grande mudança e não sabem por onde começar

viviada 07/04/2023

"O futuro permanece firme, caro senhor Kappur, mas nós nos movemos no espaço infinito"
É incrível como alguns pedaços desse livro me deram um soco e um chute.
A maneira como o autor escreve as cartas é bonito. Ele fala sobre diversas coisas amo mesmo tempo, como exemplo, a importância de ao menos uma vez na vida sentir o desespero de estar só. E a maneira como aprendemos a lidar com a solidão e sermos sua amiga.

Eliza.Beth 07/04/2023

Cartas interessante
Um compilado de cartas que abordam temas gerais, principalmente sobre solidão.
Não sei se foi a melhor escolha para conhecer o autor. Fico com a impressão de que quem já conhece o autor e gosta, deve ficar encantado com esse livro.

De qualquer forma, gostei das cartas.

Anniye 05/04/2023

Curitiba, 5 de abril de 2023
Decidi fazer a resenha dessa obra incrível como se fosse uma carta (acredito que se encaixa no tema do livro), tenho que começar me desculpando, já que não consigo achar outras palavras além de incrível e extraordinário para descrever esse livro.
Gostaria de poder escrever com muitos detalhes o que pensei enquanto lia, mas não acho que consigo, esse livro precisa ser lido para aí sim ser entendido, não posso fazer uma crítica ao livro, pois depois de ler comecei a acreditar que arte e crítica não foram feitas para andar juntas..
Encorajo a você que ler essa resenha (se é que alguém vai ler) que pegue esse livro e apenas leia, tire suas próprias conclusões, leia sem pressa, realmente tomando aquelas palavras como uma reflexão e depois escreva uma resenha (quem sabe vai conseguir se expressar melhor que eu kkkk)
Eu adorei esse livro e ele se tornou um dos meus preferidos, a forma em que o Rilke descreve a solidão, a tristeza, o amor e a vida em si é linda de ler e linda de pensar sobre.
Da sua,
Júlia' Anne.

maria 03/04/2023

Muitas interrogações
Eu tenho uma péssima mania de ler os livros sem ler a a sinopse, quando eu comecei isso sabia que era um romance e que teriam cartas MAS NÃO SABIA QUE SERIAM CARTAS NO SENTIDO LITERAL DA COISA.
O livro é bom, pra você que tem mais de vinte e dois anos, pra mim é bem ?
Li uma resenha que fala sobre como o livro tem que ser lido ao longo da fase adulta talvez seja por isso que eu não consegui adquirir os sentimentos por completo, eu acho.
Mas no geral ele não é ruim, talvez complexo, espero que no futuro eu possa reler esse livro e aproveitar por completo.
???????????????? - 3,5

Lye 02/04/2023

Ler e sentir o que esta se lendo
Eu gostei do livro em um todo, desde a forma em forma de cartas de como é escrita terminando no soneto, ate nas pequenas ( mas muito significativas) liçoes que o autor dava ao longo de tudo.
É muito surpreendente como voce vai refletindo em cada coisa, não são apenas uma forma de instruçaoba ser um poeta melhor, mas uma forma de ser um humano melhor, e é isso que traz conforto ao longo de tudo.
Não é um livro a ser lido de uma vez, mas sim aos poucos sentindo tudo o que deve ser sentido e apreciando o que o autor quer passar
E de fato vale cada minuto a pena ser lido

Nay 01/04/2023

Uma sensibilidade indescritível
Enquanto lia, encontrei uma pergunta em especial que me fisgou entre todas as cartas e me fizeram refletir por um longo tempo.

"Se você não pudesse mais escrever, você morreria?"

De imediato, me veio a mente: "Talvez não morresse, mas viveria sem vida, tão sem propósito quanto um fantasma sem memórias."

Eu consigo imaginar uma vida sem escrever porque já a vivi. E lembro-me ainda dos meus primeiros versos ingênuos e infantis, e de como pela primeira vez comovi e encontrei os olhos de quem os leu, e soube que fui compreendida. E ao escrever, senti pela primeira vez o que era o "pulsar da vida no peito" que tanto ouvia falar.

Pensei por algum tempo que tinha encontrado um propósito. Um sonho, uma missão. Deveria escrever para comover alguém.

Mais tarde, percebi na verdade que havia encontrado o sopro da vida, que nada tem a ver com cumprir uma profecia em uma epopeia grega. Era apenas estar viva, me sentir completa e transbordante, ao invés de um cálice vazio. E esse livro me deu mais certeza ainda sobre isso.

Quando passo muito tempo sem escrever, meu ser parece murcho e nada me agrada. Quando palavras não me vêm a mente, e o papel permanece em branco, minha existência parece inútil e cinza, e nada mais me faz sorrir com sinceridade. Eu claramente estou viva e respirando, mas o que é viver se você não tem alma? É pior do que estar morto.

Isso tudo é o que estive pensando durante e depois da leitura.

De qualquer forma, planejo conhecer um pouco mais sobre ele, pois sua sensibilidade me traz um grande conforto e quero levá-lo comigo como um guia e ser uma aprendiz do que ensina nessas cartas que, embora curtas e poucas, carregam grandes reflexões de uma alma poética.

Anna 31/03/2023

Não dava nada e me surpreendeu muito. temas muito importantes e opiniões bem revolucionárias pra época.

_bbrcam 30/03/2023

Eu li no tempo certo! Isso posso falar.
Que bom que não li esse livro antes, como era meus planos na adolescência. Lendo ele agora, mais velha e com mais experiência, pude saborear os textos e compreender o autor. Que leitura INCRÍVEL! Eu amei.

Charleees 27/03/2023

Cartas a um jovem poeta - Rilke
Leitura [1 de 2020]

Julio Lerner: Rilke, em seu livro “Cartas a um Jovem Poeta”, respondendo a uma das missivas, pergunta a um jovem que pretendia se tornar escritor: se você não pudesse mais escrever, você morreria? A mesma pergunta eu transfiro a você.

Clarice Lispector: Eu acho que, quando não escrevo estou morta.

-> A primeira vez que li esse livro foi sob forte influência dessa entrevista (única que Clarice concedeu a TV, ao repórter Julio Lerner), essa é a minha primeira releitura desse clássico e a sensação era de estar lendo pela primeira vez (bons livros tem esse dom, não é mesmo?). Nele Rilke responde cartas de um jovem aspirante a poeta, mais do que isso o livro é repleto de bons conselhos do já maduro escritor que discorre além da literatura, vida, morte, amor, arte no sentindo mais amplo da palavra.

-> Cartas a um jovem poeta foi também meu primeiro livro no gênero cartas e desde então tenho apreciado cada vez mais livros do gênero. Rememorar um tempo que não vivi, onde não havia a velocidade das informações e a comunicação era lenta e por isso poética.

Um livro que vale a pena ser lido, principalmente se você (como eu) deseja adentrar mais a fundo nesse mundo da escrita (não só a poesia, mas a prosa em geral).

* Resenha da minha releitura editada em 11/01/2020

And 25/03/2023

Coragem
Cartas a um jovem poeta de Rainer Maria Rilke é um pequeno livro que traz correspondências trocadas entre Rilke e Kappus. Este pedindo a Rilke orientações e conselhos para amadurecer sua escrita.

Durante a leitura vemos ensinamentos de vida, amizade e experiência descritos com uma simplicidade que faz parecer que estamos frente a frente com Rilke.

Uma leitura extremamente prazerosa e com conselhos para quem desejar aprofundar mais e mais na arte de escrever.

Num mundo onde tantas pessoas ficam vendendo conhecimento de forma demasiado pedante e que possuem ojeriza aos seus alunos, Rilke nos mostra como ser um intelectual e um professor preocupado com seu aluno.

Vale a pena demais ler este livro!!

Jean Menezes 24/03/2023

Acho lindo que Rilke tenha tirado seu tempo pra realmente responder às cartas que o rapaz lhe enviava. Suas respostas nunca são sem sentimento ou consideração. Há nesse livro muitas lições valiosas. Com certeza vale a leitura.

Duda Cutrim 23/03/2023

Uma conversa profunda
Rainer Maria Rilke é incrivelmente sábio e nessas cartas traz questões reflexivas sobre a vida, sobre a arte, sobre as relações humanas e o mundo em geral. Me senti em uma conversa casual, como se estivesse tomando um café com o autor. Sabe aquele livro que lemos para encontrar conforto? Esse foi exatamente isso para mim.

amanda 22/03/2023

1° livro de 2023.
Gostei muito, achei bem bonito apesar da simplicidade. São conselhos sobre a vida e seus ramos, sejam eles amor, amizades, relações e autoconhecimento. A leitura é bem aconchegante, li em dois dias e queria mais.

Zé Vinicius 22/03/2023

Em Cartas a um jovem poeta o autor do livro nos transmite belíssimos e úteis conselhos para muitas questões de nossas vidas, mas dentre tantas reflexões uma em exato irei tomar para mim, que é a questão de vivenciar a nossa solidão e examinar com cautela e piedade nossos sentimentos, enfim indico muito o livro, apesar de pequeno não recomendo lê-lo rápido!