Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

frsco 26/11/2023

Ja tinha lido
Ja tinha lido, mas nao marquei que li, acho que isso é um dos sintomas de eu estar estudando pro vestibular ou algo assim. gostei muito do livro e chorei com ele, emprestei pra uma amiga e ela chorou tbm.
dei 4 estrelas pq poucas partes pra mim foram tãoooo memoráveis, apesar de eu lembrar as emoções. recomendo

https.marchi 19/11/2023

*?.??Cartas a um jovem poeta*?.??
Eu adorei a experiência de ler esse livro, foi uma leitura bem rápida, mesmo eu não estando acostumada a ler livros com essa escrita, que é em formato de cartas. Esse livro aborda temas como a solidão, o amor, ser artista e entre outras coisas que a maioria passa na vida. E pra mim, eu senti como se estivesse lendo conselhos.

Rosangela Max 18/11/2023

Leitura rápida, mas marcante.
Tem um excelente conteúdo referente a vida e obra do autor (a apresentação feita pelo Pedro Süssekind é muito boa) e este conteúdo ocupa um espaço considerável do livro. As cartas em si são poucas, mas isso não impacta na nossa percepção em relação a quão bela, clara, inteligente e elegante é a escrita de Rilke.
A forma amigável e educada que ele se corresponde com Franz Kappus, mesmo sem nunca tê-lo conhecido pessoalmente, mostra um pouco como ele deve ter sido como pessoa, assim como seus textos profundos e eloquentes mostra a riqueza da sua obra.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Rosangela, voce viu que tem uma edição a venda que traz as cartas também do jovem poeta. Acho que é a primeira vez que publicam assim no Brasil. Uma capa feinha mas...

Vania.Cristina 18/11/2023minha estante
Tem as cartas do poeta e as cartas do Rilke em resposta

Rosangela Max 18/11/2023minha estante
Olá, Vania! Vi sim essa nova publicação e fiquei interessadíssima em adquiri-la para uma releitura. Mas, como sou cliente Prime e esta versão que eu li estava no catálogo da Amazon de forma gratuita, acabei optando por ela nesse primeiro momento. Achei excelente para este primeiro contato com a obra do autor.
Mas já estou de ? na nova versão. ?

Vania.Cristina 19/11/2023minha estante
Ainda não li, mas tenho vontade

Alan kleber 22/11/2023minha estante
No livro "O Mundo de Ontem" Stefan Zweig escreve de sua amizade com Rilke. E de como a grande guerra destruí um tempo que era maravilhoso.

Alan kleber 22/11/2023minha estante
*Destruiu

Daniel Andrade 17/11/2023

Edição "incompleta"
Leitura rápida, interessante. Infelizmente essa edição só têm as cartas do Rilke, então fica meio vago. Pena que só vi agora que a edição mais recente possui todas as cartas

Inspirações Literárias 15/11/2023

Conversa com um amigo ....
Um livro que acompanha o tempo.

Pensamentos e conselhos atuais.

Quando terminamos a leitura sentimos que será um livro de cabeceira.

Julia Moraes 12/11/2023

Descobri esse livro por meio de uma YouTuber que é muito fã do Rilke. Mesmo sendo um texto ?antigo? os conselhos e pensamentos dele ainda são bem atuais e são passado com muita beleza.

Giovanna 11/11/2023

Algo entre "amei" e "não gostei tanto assim"
É difícil explicar o que "senti" com esse livro, porque em verdade não senti nada! Vi uma linguagem poética em dissertações acertivas e sagazes sobre coisas da vida, mas não senti nenhum envolvimento na leitura, nenhum prazer em ler. Talvez por serem cartas, não sei... O livro é ótimo, minha experiência lendo foi só ok.

Luísa Anjos 09/11/2023

Muito bom, mas ainda é superestimado
Enfim li "cartas a um jovem poeta", muito famoso por sinal, mas senti que esse vinho já avinagrou... comecei a lê-lo, confesso, por ser um livro curto e eu tinha uma meta de leituras para atingir, mas acabou que li em mais tempo do que o previsto, justamente porque não consegui me prender tanto. o início foi monumental, as primeiras me trouxeram perspectivas muito boas, que inclusive pretendo usar na minha pesquisa acadêmica, mas depois acabei me afastando da visão que ele trazia, algumas vezes me senti até ofendida.

não acho que o livro seja ruim, acho que é muito bem formulado e suas propostas são realmente boas, mas no meu caso comecei a leitura pensando que seria uma obra prima e me decepcionei um pouco. não deixa de ser um livro recomendável, claro.

putis 05/11/2023

Um must read para escritores.
Esse livro possui diversas reflexões e frases lindas, sou apaixonada. em a pequena coreografia do adeus francisco recomendou esse livro a julia após ela falar que gostaria de ser escritora e foi o melhor livro que ele poderia recomendar. sério leiam.

Hylley 01/11/2023

Eu amo intimidade: física, mental, emocional e tudo o que envolve. Gosto de intimidade porque posso ser honesto com o que penso e posso esperar que também sejam sinceros com as suas próprias opiniões comigo. É essa confiança e responsabilidade emocional que pavimenta o caminho que, como seres humanos, nos proporciona a segurança necessária para agirmos de forma autêntica. Por isso, acho que deveríamos nos livrar do mito de que a intimidade é algo fácil. Deveríamos parar de romantizar a facilidade. Paixão, romance, intimidade, amor, felicidade, conhecimento, sabedoria, perfeição. As melhores coisas da vida são difíceis de serem conquistadas porque requerem muito esforço, vontade e dedicação. Chega a ser tão desanimador que alguns desistem de viver.

Ainda fico admirado como todos os argumentos que Rilke faz em suas cartas ao longo do tempo conseguem se relacionar de uma forma ou outra. Rilke simplesmente virou a minha forma de enxergar o mundo de cabeça para baixo ao dizer que o fato de uma coisa ser difícil só deveria ser mais um motivo para fazê-la. Amar também é difícil, é por isso que é bom. Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a tarefa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação. Quem observa com bastante atenção descobre que, assim como para a morte, que é difícil, também para o amor não existem ainda nenhum esclarecimento, nenhuma solução, nenhum modelo e muito menos nenhum caminho "certo" dentro do campo de ação que foram colocadas.

Sendo assim, se você sabe que algo é bom, é algo que você realmente deseja conquistar, a dificuldade da tarefa só deveria ser mais um motivo para fazê-la — seja esse algo a construção do amor ou a aceitação da solidão, dois dos temas mais recorrentes nos textos. Porque, no fim das contas, vai acabar descobrindo que a dificuldade do processo sempre é compensada pela alegria da tentativa, ainda que não tenha o resultado desejado.

Henrique Machado 25/10/2023

Existem certos livros que tocam profundamente em nossa alma que passam a ser mais que um livro, mas um amigo querido que queremos sempre reencontrar. Para mim Cartas a um jovem poeta de Rainer Maria Rilke é um desses livros, pois quando li pela primeira vez o que Rilke escreveu ao jovem Franz Xavier Kappus, ouvi a voz desse amigo sincero e verdadeiro.
Mais de um século se passou desde que Rilke escreveu essas cartas, mas continuam tão atuais como se fossem escritas hoje.

MoonAmon 24/10/2023

Para caso algum dia você leia
Estou revisando esta resenha para registrar os sentimentos que uma pessoa incrível trouxe à minha vida. Em um curto período, ela conseguiu reacender emoções que eu julgava perdidas, e agora, enquanto edito estas palavras, mantenho minha esperança de que um dia ela as leia.

Há poucos meses, essa pessoa cruzou o meu caminho, quebrando todas as minhas expectativas. O primeiro encontro foi como descobrir um capítulo de um livro que eu não sabia que existia. Conversamos sobre nossas afinidades, especialmente sobre livros, uma paixão que compartilhamos desde o início.

Ao sairmos pela primeira vez, fiquei encantado com a beleza de seu sorriso. Cada palavra que ela proferia era acompanhada por uma risada que iluminava todo o ambiente. O sentimento de borboletas no estômago, que eu acreditava estar apenas na lembrança distante, voltou à vida. Quando ela me presenteou com este livro, meu sorriso refletiu a sinceridade do meu encantamento. Fiquei sem palavras, algo que não acontecia há muito tempo.

Sua aparência era tão encantadora quanto seu sorriso. Cada detalhe, desde a expressão nos olhos até a forma como ela se expressava, tornava cada momento mágico. Mas a realidade da vida diária, repleta de responsabilidades e desafios, tomou conta da rotina. A frequência das mensagens diminuiu, e a incerteza pairou no ar. Talvez eu tenha sido excessivamente emocionado, ou talvez as circunstâncias tenham mesmo interferido.

Mesmo assim, o desejo de conhecê-la mais profundamente ainda prevalece. Se um dia ela decidir explorar meu perfil no Skoob, espero que essas palavras cheguem até ela. Quero que saiba que, em poucos meses, ela transformou minha vida de maneiras que eu nunca imaginei.

Acredito que Rilke tenha razão ao dizer: "...não pode fazer nada além de esperar...". Então, eu esperarei, e mesmo que o futuro tome um rumo inesperado, serei eternamente grato por ela ter trazido a esperança de que é possível romantizar um pouco a vida, de que existe alguém digno de se apaixonar, assim como nas páginas de um livro de romance.
tori. 27/11/2023minha estante
Tomar no cu, Thiago!! Q carai fofo pqp

gabi 22/10/2023

Esse livro deveria ser obrigatório pros adolescentes
Eu li esse livro com o objetivo de melhorar a minha escrita e aprendi muuuuito mais.
Aprendi que a solidão não é tão feia assim, que todos seus sentimentos são válidos e o ser humano não é composto por várias crises ele é uma crise e quando você aceita isso tudo se torna mais fácil.

A tradução foi impecável, a escrita é envolvente e Poética.

Adorei ler esse livro. Recomendo pra todas as pessoas na face da terra.