Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Fabkathleen 15/10/2023

Um livro de formação
O senhor é tão jovem, tem diante de si todo começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração. Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.

Especie.estranha 14/10/2023

Uma nova visão
Amor, solidão, arte e muito mais. Em poucas páginas tudo é abordado de um jeito que deixa o leitor fascinado. A cada nova frase do livro, um pensamento diferente surgia junto. A cada carta escrita, um novo aprendizado.

Se você busca um livro curto e que te faça pensar e refletir bastante, esse é a melhor recomendação. Fácil de se ler e muito, mais muito interessante!

Babs 13/10/2023

?Pergunte a ela, cada vez que quiser estragar algo seu, por que algo é feio, exija provas dela, teste-a.? Esse livro é a materialização de uma brisa de fim de tarde. Um pouco complicado em algumas partes, sim, mas muito esclarecedor em relação a vida.

lele 11/10/2023

Atemporal, que leitura linda. queria eu poder ter tido uma oportunidade de trocar cartas com o rilke.

vikpaiv 11/10/2023

Rilke e a arte de dar bons conselhos.
Ler estar livro é como se você estivesse em uma sessão de terapia.
Rilke dá conselhos de como viver, como acolher sua angústia e transformar ela em poesia.
São incríveis as observações que ele oferece.
Cativante, simplesmente cativante.

Com toda devoção e toda simpatia,
Vitória

Gabi 09/10/2023

Pretendo reler pois não acho que aproveite bem a leitura, nos aspectos que eu aproveitei mais me fizeram pensar

juliarib_f 08/10/2023

Há apenas um meio.
"Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido de escrever. Sobretudo isto: pergunte a si mesmo na hora mais silenciosa de sua madrugada: preciso escrever?"

evellyn 06/10/2023

meio que o reinar é um dos homens mais mulher viad0 que tive a chance de ler. todas as cartas, com exceção da primeira, terminando com "seu, rilke" e a última terminando com "sempre seu, rilke" me pegaram.
acho que kappus realmente terminou a vida da maneira mais realizada possível. eu me sentiria assim caso pudesse conversar com algum autor favorito.

as vezes em que ele menciona a solidão e as ações da vida e como tudo pode acontecer e precisamos entender isso, me lembrou bastante a frase de uma querida numa review de um filme aleatório "um filme pra lembrar quanto traumas fazem pessoas inteiras." e mesmo que o rilke não tenha colocado essas palavras, eu consegui entender assim. e pra mim, a vida é definitivamente isso.

Vivi 05/10/2023

O livro é interessante, tem trechos muito bons, apesar de não ser muito o meu estilo de livro preferido, é uma boa leitura se você quiser pensar a literatura, a escrita ou até nas teorias da área.

samguimas 05/10/2023

De cabeceira
Que coisinha maravilhosa! Dá pra ser devorado numa sentada, mas recomendo que apreciem cada carta devagarinho. Deixem-o na cabeceira e leiam uma cartinha por dia.

Rayssa438 04/10/2023

?caso seu cotidiano lhe parece pobre, não reclame dele?
Reclame de si mesmo.?
meus senhores, que livro! comprei ele sem nenhuma expectativa muito grande e acabei um com ele em uma manhã. incrível como Rilke consegue se expressar bem e passar suas ideias no papel que aliás a maioria se encaixa nos dias de hoje, acredito que a maioria das pessoas deveria ler esse. enfim algo me faz acreditar que Rilke seria um ótimo psicólogo!

Seramar 02/10/2023

Comecei o livro ontem à noite e terminei agorinha.
Sério, que livro lindo.
Ao mesmo tempo que ele dá vários tapas na cara, é tranquilizante. Tive várias brisas enquanto eu lia e ele me fez questionar muitas coisas.
Com certeza pode ser considerado um ótimo livro de conforto.
Ler ele foi quase que uma sessão de terapia.

Sara.Caires 28/09/2023

Uma página, um encanto
Simplesmente perfeito.
Este livro é exatamente o tipo de escrita que costumo apreciar ao máximo, contendo elementos poéticos, indagações filosóficas,
conselhos ao leitor e também um viés bem fundamentado sobre a vida.
No geral, gosto muito de refletir em cima de livros como esse.

Ophelia.0 27/09/2023

Lindo. Sensível. Reconfortante.
?Rilke dá sentido à selvageria de espírito em que estou vivendo. Seu livro é um mundo no qual entro e me descubro. Ele me diz que tudo de terrível é realmente algo indefeso que deseja a nossa ajuda. Leio ?Cartas para um jovem poeta? várias vezes. Estou me afogando e essa é a jangada que me leva em segurança até a margem?. (Bell Hooks, 1996)