O Monge e O Executivo

O Monge e O Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Tuch 24/04/2021

Uma aula sobre liderança
O livro conta uma história, com uma narrativa bem envolvente. Ao longo da história são trazidos vários conceitos sobre liderança, de maneira bem didática com bastante exemplos. Todo líder e liderado deveria ler este livro.

talissa.dezanetti 02/05/2020

Muito bom. Me trouxe reflexões pra vida toda. Sobre liderança, amor... coisas que realmente importam.

Aylana Almeida 20/11/2020

Narrativa super fluida que te ensina ao mesmo tempo que nos faz refletir. Amei demais!

Matheus 24/11/2020

Gostei muito do livro, ensina questões bem interessantes sobre liderança e essas coisas
Mas achei o jeito que o autor escreve meio forçado e parece ter um papo muito de coach o livro
Mas no geral gostei bastante e recomendo

Carolina Del Puppo 20/05/2020

É um livro muito valioso, uma jóia para quem está disposto a entender o livro e tirar o melhor para sua vida.

Vivi 07/04/2021

O Monge e O Executivo
De maneira bem didática este livro guia o leitor em uma jornada onde o objetivo é aprender a liderar.

A obra retrata uma típica situação dos dias atuais, um executivo bem sucedido que de uma hora para outra percebe que não está feliz e começa a levar isso para seus relacionamentos. Aconselhado por sua esposa ele participa de um retiro espiritual onde recebe aulas valiosas de um monge sábio que um dia já foi um grande líder.

Leitura fácil e didática, ao embarcar na jornada do executivo o leitor passa a aprender também as lições valiosas que estão sendo passadas.

MandinhaHP 21/01/2021

Essência da liderança
Livro maravilhoso, me inspirou muito a mudar atitudes e escolhas que faço na vida. E me ensinou a ver a palavra amor com outros olhos.
Cristina117 16/02/2021minha estante
??

Leituras e Reflexões 24/10/2019

Ahhhhhh... li só por curiosidade mesmo. Esperava uma leitura entediante tal qual "O segredo".
Mas me surpreendi! Este livro é bemmmmmm melhor.
Trata-se de ensinamentos básicos sobre liderança em forma de romance. E quem é o melhor líder de todos os tempos? Isso mesmo - Jesus. Ele é citado várias vezes e honrado na história.
Gostei bastante.
Paulo 24/10/2019minha estante
Tenho recordações felizes sobre este livro, quando li ele gostei bastante.

Leituras e Reflexões 24/10/2019minha estante
Top, meu irmão. Já tinha notado que nosso gosto literário é bem parecido rsrs... Eu amo quando um livro me surpreende!

vics 12/03/2022

é um livro que tem muitos ensinamentos a passar, principalmente sobre o modo como nos comportamos diante as pessoas ou até mesmo como nos relacionamos com as mesmas. o epílogo não atendeu as minhas expectativas mas o livro não deixa de ser bom.

Leticia Jatobá 09/03/2020

O Monge e o Executivo
Comecei a ler por causa da faculdade, indicação para fazer um trabalho e simplesmente adorei. São muitas as lições que podem ser tiradas dessa história, sempre tentando melhorar o lado profissional quanto pessoal. Para quem se dedicar, acrescenta muito.

Nayana 05/04/2020

Por mais que tenha gostado do livro, acho que esperava mais da mensagem. A leitura é gostosa e cada princípio é bem escrito e explicado. Mas a ficção em si em volta dos ensinamentos deixou a desejar, na minha opinião. Mesmo assim, é uma leitura muito válida.

Tamires Lima 20/04/2020

Vale ressaltar que é referente apenas ao Capítulo II, O velho paradigma.
Destaca-se a importância em meio as nossas relações interpessoais, olharmos diretamente nos olhos e escutarmos atentamente o que determinada pessoa nos diz, para compreendermos o que nos foi dito e assim possamos transmitir que o assunto compartilhado é, de fato, importante. Precisamos agir com cautela, pois as nossas atitudes falam muito sobre quem somos e o que almejamos.

No início do capítulo II, vemos que apesar de reclamarmos frequentemente, pela falta de dinheiro e por conta disso nos sentirmos menos felizes, não percebemos que a verdadeira felicidade vem das coisas não-materiais. Que dinheiro é importante é indiscutível, porém há uma infinidade de coisas que não envolvem dinheiro e nos deixam profundamente felizes; precisamos compreender esse fato, para que possamos viver melhor, mais leve.

Interessante a maneira descrita pelo autor do que é paradigma, esse funciona como um filtro através do qual o nosso pensamento chega às decisões. Demonstrando a necessidade de desafiar os nossos padrões, a compreensão do mundo exterior e das noções sobre o progresso.

Colecionamos muitos paradigmas ao longo da vida, mas por diversas vezes não sabemos “administrá-los”, o que pode nos prejudicar, já que tudo é mutável e faz-se necessário que nos reciclemos periodicamente. Nossas verdades não são absolutas, há muitas exceções na vida. É deveras difícil que mudemos alguns comportamentos ou alguns conceitos que aprendemos desde o nosso nascimento e foram impostos há milhares de anos atrás, passados de geração a geração. É necessário que quando preciso for, façamos tal mudança, pois é mudando que temos a oportunidade de melhorar quem somos.

O velho paradigma em sua extensão nos trás hoje aquilo que é indispensável: abranger novos estilos onde se pode visualizar a concorrência global, se fazendo também necessário adotar um novo estilo de liderança, mudanças de comportamento. O líder deve comprometer-se em se auto-realizar, tornando-se o melhor possível, buscando alcançar a sua própria excelência tal qual a da empresa e dos empregados, fazendo com que suas ações e comportamentos tenham mais importância do que suas palavras e que possam servir de exemplo.

Enfatizando o que foi dito acima, o autor descreve o líder como alguém que está apto para identificar e satisfazer as necessidades legítimas de seus liderados, e por tanto, é necessário saber o significado e o verdadeiro sentido de servir com responsabilidade, estímulos e limites; diferenciando necessidade de vontade e flexibilidade.

Tudo gira em torno de mudança contínua, a administração empresarial, no formato piramidal, com o líder no ápice, foi usado durante muitos séculos, e por ter alcançado consideráveis avanços nesse setor, é possível que encontremos sendo usados por algumas instituições ainda hoje. Entretanto esse modelo de administração não funciona tão bem nos dias atuais para as grandes empresas, por não obterem resultados significativos e gerar muita insatisfação aos clientes e empregados. O mundo vem se modificando e temos que nos adaptarmos e criarmos maneiras para acompanhar tais evoluções.

Atualmente
Com o livro de James C. Hunter, O monge e o executivo, obtivemos grandes aprendizados que levaremos para a nossa vida pessoal e profissional, já que nos ajudou a quebrar antigos padrões impostos pela sociedade, e nos fez ampliar a nossa perspectiva pela vida.

Por fim, entendemos nesse capítulo, que para sermos bons líderes na vida, devemos servir, suprindo as necessidades dos associados, proporcionando boas condições de trabalho, levando em consideração a hierarquia das necessidades humanas, criada por Maslow. Abraham Maslow, psicólogo americano defendia a ideia de que para os indivíduos chegarem à auto-realização precisamos antes ter atingido nossas necessidades básicas, como água, comida e moradia; segurança e proteção; pertencimento e amor e uma boa auto-estima. A auto-realização ela requer que tenhamos metas, para que a partir desse ponto, possamos buscar a concretização do objetivo traçado e com esse êxito nos sentiremos com a auto-estima maior. Quando procuramos nos realizar, estamos buscando também o nosso melhor, esse é o caminho para que ultrapassemos barreiras e nos tornar grandes líderes empresariais e de nós mesmos.

É preciso que tenhamos limites em tudo o que venhamos a fazer em nossas vidas, pois são eles que nos fará sentir seguros. Quando tudo é permitido ou aceitável, nos tornamos perigosos a nós mesmos, os padrões eles são estabelecidos para que não nos afastemos do que é politicamente correto e evita com que nos machuquemos demais.

site: https://pensandoinfinito.blogspot.com/2010/06/livro-o-monge-e-o-executivo_29.html

Carlinha 10/05/2020

Gostei demais de ler este livro, nele há muitos ensinamentos e frases maravilhosas.

Walisson.Urbano 21/04/2021

Uma história envolvente, o livro conta a história de John Daily, um homem bem sucedido, que de repente percebe que está fracassando como chef, marido e pai. Ele descide participar de um retiro sobre liderança em um mosteiro, para buscar um novo sentido para sua vida.

Élida Mercês 24/05/2020

Um livro que nos faz olhar para dentro e assumir a responsabilidade pelas nossas ações e respectivas consequências. Para ser lido e relido nas mais variadas fases da vida.
Leitura e . 24/05/2020minha estante
Boom diaaa!!
Vim te convidar pra me seguir no Insta, caso ainda não siga, para acompanhar minhas leituras. Vou deixar aqui o link do sorteio que está rolando tbm!
??
Será muito bem vindX...