Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Jaqueline907 16/06/2024

A escrita do Machado de Assis é admirável
Confesso que comecei o livro com um pouco de medo, mas me encantei com a escrita do Machado.
Tenho um carinho muito grande por essa obra, a maneira como o narrador vai se tornando cada vez menos confiável conforme a história vai se desenvolvendo é verdadeiramente instigante!

Allicia12 15/06/2024

Capitu foi vítima de um homem inseguro!!!
'Dom Casmurro', obra de Machado de Assis, um dos principais autores do realismo do Brasil, aborda temas como adultério, ciúmes e a burguesia da época. O livro é narrado pelo Dom Casmurro contando suas memórias e como supostamente foi 'traído' pela sua falecida esposa Capitu e melhor amiga de infância. Desde que era menino, Bento relata cenas onde se demonstrava ciumento e um tanto inseguro. Quando Bento vai falar sobre Capitu, suas características e jeitos sempre a colocava como uma menina esperta e que era 'dissimulada' – lembrando que ele era advogado e poderia estar muito bem manipulando o leitor.

Ao decorrer do livro, Bento consegue não se tornar padre e se casa com o amor de sua vida. Ele foi infiel e projeta essa infidelidade em Capitu, questionando se realmente é pai do seu filho Ezequiel.

Ao meu ver, ele era um homem inseguro e desejava outras mulheres, 'ah, se eu traio, minha mulher deve me trair também.' Machado consegue deixar o leitor fazer suas próprias interpretações e conclusões. Eu amei o livro, com certeza se tornou um dos meus favoritos e desejo ler outros livros machadianos.

davidionisio 15/06/2024

A experiência de ler uma obra por obrigação é totalmente diferente da de posteriormente ler por vontade própria.
Depois da obra de Machado viralizar nas redes, me senti tentado a dar uma chance aos livros que, em época de escola, eram um fardo para eu ler.
Dom Casmurro me entediou em vários momentos por conta do uso da norma culta e antiga da língua, mas me mantive firme na decisão de concluir o livro. A partir da metade da história passei a me interessar pela trama, e ao final estive completamente imerso no drama de Bentinho e sua suposta traição por parte de Capitu.
Normalmente, Machado não seria minha primeira opção na busca de um livro para ler, mas reconheço a importância e grandeza de suas obras e sua genialidade na arte de contar uma história.

Mariana 15/06/2024

Dom Oxe
Gosto da escrita (às vezes parada), gosto da loucura e profundidade de cada personagem, para mim os "olhos de cigana oblíqua dissimulada", os "olhos de ressaca" de Capitu, são na realidade olhos profundos, que te causam arrepios, uma certa profundidade da vida, olhos perdidos.
Bentinho sendo vítima de sua loucura e criação, sendo forçado a algo que talvez nunca quisesse, porém consumido pelo fato de não conseguir tomar decisões, de não ter coragem de fazer algo, de ir contra sua mãe.
Bentinho não sabia lutar pelo que queria e às vezes era egoísta, Capitu era esperta, porém sempre distante.

Ana Bia :) 14/06/2024

Dom Casmurro
Machado de Assis, um grande escritor brasileiro fez em minha opinião um dos melhores livros já vistos, claro sendo considerado um clássico. Mas há situações inegáveis como a traição de Capitu, creio que ela não traiu Bentinho, claro nenhuma verdade é absoluta já que no livro essa questão fica entreaberta como um grande mistério, entretanto é de bom tom lembrar que quem narra essa história e a compartilha é Bentinho sendo seu ponto de vista, ele é alguém que precisa de terapia pois fica bem nítido até pela parte de Capitu que Bentinho é extremamente ciumento. Outra coisa que me intriga é que ele fica praticamente sozinho no final, chega até dizer ao contrario no livro, mas todos que um dia estiveram com ele já não estão mais.
(e é meio hipócrita ele falar de Capitu enquanto rolou um clima com Sancha hein)

NanaAntonia 13/06/2024

Só tenho um comentário a fazer, homens são problemáticos, e totalmente doidos. Porque sinceramente esse livro é a prova que eles alucinam.

phelipegabriel 11/06/2024

Não traiu
Uma pena que só resumam o livro a isso, pq o romance dos dois sempre será maior que qualquer possível traição

Apesar de achar eles um casal lindo, o final escancara que Bentinho não merecia Capitu

TaiC. 11/06/2024

Clássico.
"Dom Casmurro" é o livro clássico da literatura brasileira que muitos estudantes do ensino médio leram ou ainda vão ler em algum momento. Meu primeiro contato com esse livro foi esse ano, justamente pela mesma situação.
Ler "Dom Casmurro" foi uma experiência diferente e necessária. Se é perceptível neste romance os elementos do realismo, seja na escrita e a forma como Machado de Assis buscou retratar o psicológico dos personagens. Fazendo críticas quase imperceptíveis ao casamento burguês por exemplo.
A obra em si é uma leitura boa, conforme os fatos vão ocorrendo você se sente instigado a saber se de fato houve ou não a tão falada traição de Capitu.
Podemos conhecer a mente de Bentinho, suas inseguranças, medos e pensamentos. Conseguimos através disso determinar se os acontecimentos que ele narra são de fato confiáveis ou não.

rvmichele 11/06/2024

Em eterna dúvida, mas acho que não.
Cheguei a conclusão que na verdade Bentinho andou frequentando muito aquela "Farmácia", pós morte do amigo, ficou louco de pedra e alucinou essa história toda aí. Finalmente terminei esse livro! (Acho que o menino pode ser sim um pouco parecido com o amigo mas não isso tudo que ele disse ser após a morte de Capitu, até porque alguém teria comentado, não só ele).

gabby 11/06/2024

Muito mais que uma história de ""traição""
É um livro incrível, muito bem escrito. O eu lírico é o Bentinho (vulgo Dom Casmurro), que narra os acontecimentos de sua vida e das pessoas ao seu redor de acordo com sua perspectiva, e somente ela.

Bentinho não é um narrador confiável, pois se mostra extremamente paranoico em relação a Capitu desde sua juventude. Este é um livro que vai muito além dos estigmas que o reduzem à questão "traiu ou não traiu". Quando se resume este livro a essa simples pergunta, fica evidente que as pessoas não o interpretaram de maneira que realmente lhe faça justiça.

Vale muito a pena ler Dom Casmurro! A obra aborda toda uma vida e relações interpessoais em sua verdadeira essência, expondo as paranoias e delírios de bentinho a céu aberto. Ficando explícito que nunca saberemos se a traição foi realmente cometida ou não, pois a visão completamente conturbada de Bentinho afeta diretamente nossa interpretação de uma série de acontecimentos que ele resgata de suas memórias após muitos anos.

Este livro é, de fato, uma obra de arte. A graça está nesse sentimento de que você nunca vai saber a verdade. É um livro muito bem escrito que cativa desde as primeiras páginas e lhe dá "pistas" para qualquer ideia que você possa ter em sua mente. No final, por ter tantas pistas de tudo, acaba não sendo nada.

Uma obra de arte literária magnífica!

9Shu 10/06/2024

Não traiu, mas deveria
Sempre duvide do narrador que sabe tudo em primeira pessoa. Ele não sabe.

Tudo que Bentinho conta é baseado nas vozes da própria cabeça e serve pra justificar a vontade dele de fazer o que não devia

Matheus 10/06/2024

Malditas expectativas
Da pra entender bem a razão de ser um clássico, mesmo assim a leitura foi exaustiva pra mim.
Bentinho é um chato, Capitu traiu e fez bem feito.