Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Darah 09/03/2024minha estante
hablou tudo ??

saraiva 09/03/2024minha estante
emocionante o relato

benzodiazepinicos 10/03/2024minha estante
vdd

oz. 21/06/2023

Descobri que precisa resenhar para contar como livro lido no desafio. :/

O que falar de "Dom Casmurro"? Machado de Assis foi simplesmente um gênio.

Ele conseguiu criticar os modos de uma sociedade elitista num Brasil Imperial. E, parando para pensar que o romance foi publicado pela primeira vez uma década após a proclamação da república, percebe-se o quanto o autor foi perspicaz.

Criticando o "conservadorismo"; sistema escravocrata; entre outras questões, como a complicação da língua portuguesa, Machado de Assis mascara seu olhar para a sociedade se utilizando do erro mais instigante da humanidade: a fofoca. O famoso "traiu ou não traiu?".

Meu eu de 16 anos que ralou para ler a HQ da obra no ensino médio ficaria surpreso o quanto essa leitura foi proveitosa. Lembro que eu ficava dizendo que Capitu havia traído mesmo, só para causar contenda e discórdia. Desde a minha adolescência sou apocalíptico.

Sobre a mensagem que o livro deixou, não se pode concluir algo verídico a respeito das informações. Afinal, Bentinho não é um narrador confiável.

Minha opinião sobre: Capitu não traiu, mas deveria, sim; depois soltar no ar "já que você não pôde pegar, eu peguei".
Rosan 21/06/2023minha estante
Também fiquei surpresa com o fato de ser gostoso de ler, pois tentei aos 16 e foi sofrido

oz. 21/06/2023minha estante
sim! ainda mais com quase todo mundo falando que a escrita é rebuscada
esse livro é incrível

andthelicks 26/06/2023minha estante
??????

Juliana.Karol 14/02/2020

Uma dúvida que perpassa o tempo
É muito difícil falar de um clássico da literatura, afinal, é um clássico!
Mas esse livro nos mostra muito sobre a sociedade da época. Confesso que não é uma leitura tão fácil, que realmente precisa de um esforço para que possa ser finalizado. Mas o tamanho da genialidade de Machado ao fazer esse livro e deixar essa dúvida faz com esse livro se torne um tesouro tão precioso. E além disso, é interessante pensar como as opiniões vão mudando de acordo com o tempo, pois quando Dom Casmurro foi lançado a sociedade da época realmente acreditava que Capitu havia traído, hoje em dia já chamam o próprio Bentinho de louco e afirmam que Capitu não traiu. É uma dúvida que perpassa o tempo, maravilhoso!
Skezia 15/02/2020minha estante
Afinal ela traiu ou não? Kkkkkk

Juliana.Karol 15/02/2020minha estante
Kkkk Nunca teremos uma resposta certa. Na minha opinião, ela não traiu, mas é a MINHA OPINIÃO! Acredito que há alguns trechos do livro que é possível identificar que Bentinho era só um ciumento doido mesmo, e que a semelhança do filho deles Ezequiel veio apenas por "semelhanças assim esquisitas" como dito no próprio livro quando se referia à semelhança de Capitu com a mãe de Sanchinha. Por isso ela não traiuuuu kkkkk

Skezia 16/02/2020minha estante
Eu tbm acho que ela não traiu o Bentinho era loucokkk

Michela Wakami 18/03/2020

Que livro maravilhoso!
É envolvente, a vontade é de lê-lo em um só dia.
Surpreendente!
Joh - @joholiveer 18/03/2020minha estante
Perfeito! Que bom que gostou ??

Michela Wakami 18/03/2020minha estante
Sim, obrigada por me incentivar a lê-lo .????

Joh - @joholiveer 18/03/2020minha estante
??

Domi Castro 04/03/2020

"Lindíssimo"
Tal qual José Dias, em seu último superlativo, terminei essa leitura como que admirada pela mudança de nuances de um céu de final de tarde, visto através de uma janela aberta. "Lindíssimo!", sim, pela astúcia, pelo domínio da prosa, pela qualidade de escrita e intenção implícita em cada detalhe da narrativa. Dom Casmurro, com um bom advogado, narra sua vida e suas motivações até o dia em que escreve sua biografia. Caberá ao leitor dar-se por comovido e/ou convencido, ou não, por sua inegável habilidade com as palavras, para ao final desta leitura fazer emergir sua própria versão: Capitu traiu ou não?
Um clássico nacional, indispensável!
Xandy Xandy 04/03/2020minha estante
Concordo!!!

Domi Castro 04/03/2020minha estante
Que bom compartilhar essas impressões!

Xandy Xandy 04/03/2020minha estante
A Capitu traiu, com certeza!!!kkk

Fernanda Sleiman 25/02/2020

Releitura
Volto a ler depois de ter sido obrigada no ensino médio e ler e percebo que perdi muito tempo odiando esse livro
Machado de Assis não deveria ser por obrigação de leitura para mentes não amadurecidas, e sim por prazer e amadurecimento
Que leitura incrível!!!
Black Flower 20/01/2021minha estante
Eu leio todos os anos, e toda vez tenho a plena certeza que ela não traiu ele. Kkk

Fernanda Sleiman 21/01/2021minha estante
Hahahahahha que surpresa você por aqui aninha. ???

Black Flower 21/01/2021minha estante
Sempre!! Voltei aos hábitos de leitura diária. Só ontem, foram 6 horas lendo, com pausas para um lanche e uma boa conversa. Kk Saudades!

Ka 19/05/2021

Achei maravilhoso e foi uma das minhas primeiras leituras de quando era adolescente e sinceramente me prendeu bastante a história... talvez possa ser pelo fato da fofoca do ? traiu ou não traiu? mas enfim se estimulou minha leitura pelo menos deu bom proveito kkk
Belle Piai 19/05/2021minha estante
Este livro é magnífico!!!!! Nunca me canso dele

Luna 19/05/2021minha estante
Vou reler pra entrar na discussão kkkkk

Belle Piai 19/05/2021minha estante
Pra mim a Capitu não traiu ninguém não, Bentinho que é doido paranoico

Bia 11/02/2021minha estante
Excelente resenha!!

Clara 11/02/2021minha estante
uns dos meus livros favoritos.Ótima resenha

Welliton.Moreira 12/02/2021minha estante
Muito obrigado ^.^

Franciel.Oliveira 14/05/2021

Dom Casmurro
Agora entendo o motivo deste livro ser tão renomado, fiquei encantado com a leitura. A construção dos personagens, a narração intimista e o conteúdo, são coisas que fazem eu me apaixonar pela obra. Além disso, a história é muito cativante, tudo isso sem perder a identidade de Machado, com bastante ironia, dualidade e morte.
anicca 14/05/2021minha estante
Lkkkkkkkkkkkkkkkkkk bastante ironia, dualidade e MORTE

Franciel.Oliveira 14/05/2021minha estante
Né kkk

Galli1 17/02/2020

Uma grande novela
Decidi ler o livro por saber da sua importância para a literatura nacional e estava realmente curioso para conhecer sua história. Para minha surpresa, que esperava uma leitura pesada e de lingua difícil, a leitura flui muito bem e é rápida.
O meu maior problema era que a todo tempo eu ficava pensando, isso é uma novela de tv narrada em primeira pessoa. E o sentimento me acompanhou por todo o livro, principalmente na parte final da história, o que me fez querer desistir varias vezes da leitura.
Enfim, recomendo pelo conhecimento da obra, mas não acho que seja uma história tão excelente como acreditava que seria.
Vinicius.Correa 17/02/2020minha estante
Pensando por este lado, pode-se dizer que, assim sendo, o Machado de Assis foi o noveleiro do realismo ??

Galli1 26/02/2020minha estante
Haha o noveleiro original, the first one

Ysabella.Pinheiro 20/04/2021

não traiu
Alice Ayres, a bookstan 20/04/2021minha estante
Bentinho chato pra crlh

Ysabella.Pinheiro 20/04/2021minha estante
o cara é pirado

Naty 07/05/2021

Simplesmente Machado de Assis
Meu primeiro contato com o Machado e eu não tenho nem palavras para descrever o quanto esse homem foi genial. Esse livro é simplesmente uma obra de gênio.

Machado foi um autor livre de rótulos, apesar de estar inserido na época do Realismo, eu diria que ele não foi nem realista, nem romancista, e sim, atemporal. Suas obras carregam características desses dois estilos simultaneamente. Podemos dizer que Machado foi um escritor a frente do seu tempo.

Para Dom Casmurro, tenho apenas elogios. Acompanhamos o nascer, crescer e morrer do amor entre Capitu e Bentinho, este é o protagonista e narrador, mas ela é quem "rouba toda a cena".

Durante os últimos acontecimentos, somos levados a todo instante a questionar a fidelidade de Capitu no seu relacionamento, mesmo sem termos provas quaisquer disso. O que temos é apenas o ponto de vista de um narrador ciumento e dissimulado, que acredita com certeza que foi traido.

E afinal, Capitu traiu ou não traiu? Bom, nunca saberemos. Acredito que esse não era o intuito principal de Machado de Assis.

Mas podemos dizer, com certeza, que Machado de Assis foi um mestre da literatura. Um gênio que nunca morrerá.
Suzy 07/05/2021minha estante
Também acho que a traição não foi o intuído, mas mostrar a história do Bentinho. Mas que o Bentinho é ciumento ele é, e se achava o centro das atenções(como a namorada do Escobar dar em cima dele)

Naty 07/05/2021minha estante
Ele concluiu que foi traído por causa de um olhar da Capitu KKKKKKKK doidinho das ideias

Lúcia Ramos 07/09/2009

Doce, delicado, passional, intrigante, muitíssimo bem escrito.
Doce, delicado, passional, intrigante, muitíssimo bem escrito. Que elogios ainda não foram feitos a esta obra-prima de Machado de Assis?
rosangela 04/11/2012minha estante
Você já leu Eugénie Grandet de Honoré de Balzac ?

Lúcia Ramos 14/11/2012minha estante
Não li ainda, Rosângela. Você indica?

Lêla 25/04/2021

Se eu encontrar Machado na rua, ele vai se ver comigo.
Capitu e Bentinho sempre se gostaram, isso é óbvio e todo mundo pode te contar esse fato. Eles têm uma história maravilhosa de planejamento do futuro, cheia de promessas (realmente muitas) e discussões.
Muito bem escrita, creio que não seja o livro mais complicado de Machado para a leitura, tem a quebra da quarta parede, como se o escritor falasse com o leitor várias vezes no decorrer do livro. Eu adorei.
Arodahnos 25/04/2021minha estante
Adoro a prosa do Machado! O humor dele...! Nao me lembro do ritmo de escrita de Dom "Casmurro", mas "Esaú e Jacó" e "Quincas Borba" são de uma ligeireza deliciosas! Ele tem um jeito de escrever que faz a gente sentir que muita coisa se passou em muitas linhas, mas muita coisa e muito pensamento, e sempre com humor e ironia. Acho que é o que eu mais gosto no maravilhoso Bruxo do Cosme Velho!

Lêla 25/04/2021minha estante
É maravilhosa mesmo, teve momentos de parar a leitura para rir ou contar para alguém o que aconteceu.

anicca 14/05/2021minha estante
Oii, se estiver disposta a mais uma, como você defende a traição de Capitu?

dandara 14/05/2021minha estante
ai amiga li faz um tempo já, fui influenciada pela narrativa mesmo. quero reler pra tentar tirar outras conclusões depois de tudo que já ouvi.