Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Vitor Carvalho 29/05/2021

Que livro maravilhoso! Demorei um pouco para ler, mas amei a história, os personagens e a questão da traição. Confesso que prefiro ficar em cima do muro, acho que a resposta sobre se traiu ou não, é: talvez. Talvez sim, talvez não. Machado de Assis é muito bom!
Elizama 29/05/2021minha estante
Uma vez, discutindo sobre a qhestao da traição, falaram para mim o seguinte: "não traiu, mas deveria" e eu achei incrível kkkkk

Vitor Carvalho 29/05/2021minha estante
Haha, esses dias vi um meme assim e concordo, se não traiu, deveria kkkkkk

Tiago.Neves 05/05/2020

Gênio
Quando um livro tem o poder de perpetuar uma dúvida em seu leitores, ele deve ser eternizado e subir a prateleira dos grandes clássicos... Aqui não é diferente: traiu ou não é só um detalhe da mente brilhante desse grande e inesquecível autor.
Angélica 05/05/2020minha estante
Pois é! E eu vou ler essa obra novamente para ver se ainda continuo tendenciosa a pensar que traiu.

Tiago.Neves 05/05/2020minha estante
Leia, releia e continue na dúvida ??? muito bom

Lukas 07/06/2021

Bentinho fala demais.
Ai... Sem saco pra fazer resenha, gente... O livro tem o que? 100 anos? Mais? Creio que todo mundo já sabe só que se trata. Eu só queria vir aqui atualizar o skoob porque terminei de ler essa obra maravilhosa e engraçadíssima já fazem um tempo e me esqueci de atualizar aqui.
E cá estou eu, atualizando.
Lukas 07/06/2021minha estante
O título é só desabafo mesmo, as vezes o Bentinho é muito prolixo. Entendo ele, e por isso posso falar...

Aline 07/06/2021minha estante
O Bentinho é insuportáveeeeel meu deus chatão

Lúcia Ramos 07/09/2009

Doce, delicado, passional, intrigante, muitíssimo bem escrito.
Doce, delicado, passional, intrigante, muitíssimo bem escrito. Que elogios ainda não foram feitos a esta obra-prima de Machado de Assis?
rosangela 04/11/2012minha estante
Você já leu Eugénie Grandet de Honoré de Balzac ?

Lúcia Ramos 14/11/2012minha estante
Não li ainda, Rosângela. Você indica?

Alessandra @euamolivrosnovos 17/03/2019

Uma promessa impertinente.
Dona Glória há muito fez promessa ao Senhor de que, se vivo nascesse seu filho, este iria para o seminário. Bentinho, mais tarde Dom Casmurro, nada sabia desse voto, importando apenas sua amizade com Capitu.

Em sua ingenuidade, jamais viu outra coisa na moça que não fosse afeto entre irmãos, pois assim sempre foram um para o outro, desde que se entendiam por gente.

Porém, à revelação da jura da mãe, acompanhada da acusação de José Dias de que estariam os dois enamorados, Bento percebe então o que jamais soube existir dentro do seu coração: amava Capitu. Mas o que fariam agora desse amor que estava para desabrochar quando ele seria arrastado para a vida celibatária sem escolha?

A trama, narrada pelo próprio protagonista, conta a angústia de Bentinho em livrar-se dos caminhos da Igreja. Acompanha o mesmo em sua vivência no seminário e como surgiu lá sua amizade com Escobar.

Do desenrolar da pendenga, conhecemos mais a capacidade dissimulatória de sua amada, que desde pequena mostrava habilidade para a manipulação.

Bentinho, sempre desconfiado e ciumento, pode ter gerado nos leitores a grande pergunta que gira em torno de Dom Casmurro: Capitu traiu ou não traiu? Mas confesso que para mim tal dúvida nunca existiu. Ei de dizer que a verdade reside no fitar dos olhos da dulcineia.

Machado pode parecer para muitos uma leitura distante da realidade, fora do comum, mas engano seu se pensar assim. Sua escrita convida o leitor a viver a história com ele, sempre recheada de ironias e confidências. A proximidade e a intimidade chegam rápido nessa convivência.

Apesar de ser considerado o clássico dos clássicos machadianos, ainda persisto em minha preferência por Brás Cubas.

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com
M. Q. Cortez 29/03/2019minha estante
Alessandra, seus crítica sobre o livro é pertinente e nos remete a acreditar na traição de Capitu, mas isso somente aos olhos do narrador que nos conta seu ponto de vista. Não temos a visão do outro lado. Desta forma persiste a dúvida. E este é o caso de tanta polêmica. Mas certo é que nunca saberemos se ocorreu ou não a traição.

Alessandra @euamolivrosnovos 28/04/2019minha estante
De fato, seu posicionamento também é correto, mas eu não consigo acreditar na inocência de Capitu, ainda que eu tenha apenas um ponto de vista.

* p i e t r a* 14/04/2021

Chato
Não gostei do livro, achei muito enrolado em algumas partes, já em outras muito corrido. Não fluiu, demorei séculos para terminar. Não é nem as palavras que achei difícil, achei difícil o jeito que as palavras estão destribuidas nas frases, tinha hora que parecia não fazer sentido nenhum, as palavras não se encaixavam na minha cabeça. Me sinto meio "obrigada" a gostar por ser um clássico, um livro que muitas pessoas gostam, mas *eu* não gostei, pelo menos não agora, tenho 14 anos e achei chato, talvez daqui a 10 anos eu goste. Ah, eu não acho nem que ela traiu ou não traiu, acho que o Machado escreveu para ficar em aberto mesmo, e eu nem acho que isso seja um ponto tão importante no livro.
joaoggur 14/04/2021minha estante
Concordo pelo fato que o Machado deixou em aberto o arco da suposta traição. Acho que ele não escreveu tendenciosamente para um lado, e sim de uma forma geral.

Suzy 14/04/2021minha estante
Li recentemente e tenho 18, foi uma leitura boa pra mim, acredito que na sua ideia ia achar ruim também. Acredito que é pra ficar aberto também, no sentido de você próprio achar no que acredita. Eu quis acreditar que ela n traiu, da pra perceber que o Bentinho é ciumento demais, e achava até que a mulher do Escobar tava dando em cima dele wtf. Pra mim é tudo da cabeça dele, ele viajou tanto que no final o filho era parecido com o outro. Bem foi isso o que eu achei.

Franciel.Oliveira 14/05/2021

Dom Casmurro
Agora entendo o motivo deste livro ser tão renomado, fiquei encantado com a leitura. A construção dos personagens, a narração intimista e o conteúdo, são coisas que fazem eu me apaixonar pela obra. Além disso, a história é muito cativante, tudo isso sem perder a identidade de Machado, com bastante ironia, dualidade e morte.
anicca 14/05/2021minha estante
Lkkkkkkkkkkkkkkkkkk bastante ironia, dualidade e MORTE

Franciel.Oliveira 14/05/2021minha estante
Né kkk

Lêla 25/04/2021

Se eu encontrar Machado na rua, ele vai se ver comigo.
Capitu e Bentinho sempre se gostaram, isso é óbvio e todo mundo pode te contar esse fato. Eles têm uma história maravilhosa de planejamento do futuro, cheia de promessas (realmente muitas) e discussões.
Muito bem escrita, creio que não seja o livro mais complicado de Machado para a leitura, tem a quebra da quarta parede, como se o escritor falasse com o leitor várias vezes no decorrer do livro. Eu adorei.
Arodahnos 25/04/2021minha estante
Adoro a prosa do Machado! O humor dele...! Nao me lembro do ritmo de escrita de Dom "Casmurro", mas "Esaú e Jacó" e "Quincas Borba" são de uma ligeireza deliciosas! Ele tem um jeito de escrever que faz a gente sentir que muita coisa se passou em muitas linhas, mas muita coisa e muito pensamento, e sempre com humor e ironia. Acho que é o que eu mais gosto no maravilhoso Bruxo do Cosme Velho!

Lêla 25/04/2021minha estante
É maravilhosa mesmo, teve momentos de parar a leitura para rir ou contar para alguém o que aconteceu.

Camila1856 03/03/2020minha estante
Amooo esse livro! Tem um filme brasileiro baseado nele que se chama Dom, com o ator Marcos Palmeira.

Hely 03/03/2020minha estante
Eu não sabia da existência desse filme, irei tentar assistir ele em algum site ou app.

Bea Laureano 24/04/2020

Capitu traiu ou não Bentinho?
Na minha perspectiva houve traição, mas essa é a visão do Dom Casmurro e a visão de Capitu? Será que realmente houve traição?
Eu pensava que a história girava em torno dessa famosa traição, mas na verdade, a história com a historia da vida de Capitu, desde criança até a vida adulta, onde iremos nos deparar com a famosa "traiu ou não traiu?", porém é só para depois do meio do livro. Mas é uma escrita boa, e um clássico que vale a pena ler.
SuélenCamara 24/04/2020minha estante
Uma eterna discussão

Bea Laureano 24/04/2020minha estante
Exatamente kkkk

skuser02844 25/05/2021

corno ou não corno, eis a questão.
Livro muito bom, demorei um tempo pra ler, não tinha me prendido muito, mas começou a ficar interessante no final e acabei achando a leitura muito boa. Não acredito que Capitu tenha traído, bentinho pode ter manipulado os fatos a seu favor.
AndriellyBriam 01/09/2021minha estante
Sim ou claro??

skuser02844 01/09/2021minha estante
com certeza

irys. 03/07/2021

Livro que se encontra nas provas.
Bentinho demonstra ao decorrer do livro sinais de vitimização e uma insegurança do tamanho do mundo... um cara extremamente ciumento e fantasioso.
Então ninguém me põe na cabeça que Capitu traiu.

- Machado de Assis é incrível no que faz, sempre vou bater na tecla do quão importante é consumirmos a Literatura Brasileira! É muito gostoso se identificar com alguns trejeitos descritos.

enfim, te acho um escroto esquisito, Bento Santiago.
joaoggur 03/07/2021minha estante
Bentinho era EXTREMAMENTE tóxico. Capitu não traiu, mas admito que deveria ?

irys. 03/07/2021minha estante
SIMMMMMMMM mds

Marcinhow 16/06/2021

Um é pouco, dois é bom, três é melhor ainda...
Terceira vez que leio e ainda me deparo com surpresas, detalhes que passaram batido anteriormente. Machado de Assis era um gênio!
A edição da Antofágica está uma verdadeira joia.
Edu Santtos 16/06/2021minha estante
Machado de Assis é um mestre msm

Marcinhow 16/06/2021minha estante
Total, não me canso de ler e reler!

Icaro Sena 24/06/2021

Que final triste. Como gostar de um livro mesmo ele terminando de forma triste?

Machado de Assis é o GOAT da literatura brasileira.

O livro começa sem prender tanto, mas o vocabulário, as descrições da época e dos personagens são ótimas. O final empolga muito.

Sobre o debate mais famoso do livro, antes de ler achava que eu teria uma opinião forte formada pela traição ou não traição, mas o livro é tão bom que a dúvida supera qualquer veredito.
Para não ficar em cima do muro, digo que ela traiu.
Kamila Medeiros 04/07/2021minha estante
Noooossa Ícaro! Que isso, que ela traiu? Vamos debater sobre isso... Que legal que tu leu! Eu amo esse livro. Depois quando tiver um tempo vamos falar sobre ele eu reli esse ano.

Icaro Sena 04/07/2021minha estante
Hummm. Como falei não é uma decisão forte formada.

Vivi 05/04/2021

Bentinho é doido
Capitu não traiu Bentinho.
Bento tava doido doido de ciúmes que via o melhor amigo dele em tudo, no mínimo isso era amor encubado.... mas, Capitu demonstrou ser leal à ele até os seus últimos dias de vida!
Winayane 05/04/2021minha estante
Capitu é tudo pra todos.
Ela deveria era ter dado uma paulada na cabeça de Bentinho e outra no José dias, isso sim!
E Machado é genial. Que homem!

Roberta 05/04/2021minha estante
Concordo