A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Line 29/04/2021

O título pode remeter à bombardeios na neve, mas não foi o que me transpareceu. Ao se aproximar da fase final, o interpretei como uma releitura de um dos quadros do artista favorito da personagem.

Foi inevitável conter as lágrimas, principalmente nos últimos capítulos, embora o enredo seja de ficção, este relatou a realidade desumana que muitos viveram durante a ocupação das repúblicas bálticas na segunda guerra mundial.

O livro inicia em 14 de junho de 1941 quando os países Estônia, Letônia e Lituânia foram ocupados pelos soviéticos

Lina e sua família foram deportados, sob o comanda de Stalin. Sem notícias do pai, ela e seu irmão foram feitos prisioneiros , tratados da pior forma que podemos imaginar.
Durante esse tempo ainda foi possível perceber a existência de emoções que não se perderam pela brutalidade que sofreram. A esperança e o amor foram seu oxigênio nessa luta.

Lina lutou pela própria sobrevivência e dos seus, priorizando manter suas culturas e esperança de voltar para sua terra querida. Poucos conseguiram retornar após essa barbárie de até 15 anos na Sibéria e os que conseguiram tiveram que se calar, e continuaram sendo vigiados, sendo impedidos de relatar os acontecimentos. Assim, muitos passaram a enterrar diários e outras informações para que um dia esta história de horror fosse descoberta. Após 50 anos os três países conseguiram sua independência

A autora em sua nota final pede para que espalhem esta história e pesquisem sobre a ocupação dos países Bálticos, pois há quem (russos) neguem as deportações. Uma história que tentam ocultar.

Não devemos perder a esperança em meio ao caos
Recomendo a leitura

Gilli 27/04/2021

Amor
E no momento de maior desespero e dificuldades era o amor que permanecia, a esperança de dias melhores sem sofrimento. Um livro belíssimo que infelizmente retrata uma realidade que muitos vivenciaram. É difícil imaginar tanto sofrimento e com lágrimas nos olhos você repensa sua vida e percebe os inúmeros motivos que tem para agradecer. Um livro que faz refletir.

Vanescia 26/04/2021

Cinzas na neve
Uma história pesada, emocionante e extremamente necessária. A cada capítulo eu consiga sentir ainda mais a dor e o horror que os personagens viveram.

Ana Coracy 18/04/2021

Este livro retrata uma triste realidade vivida pelos lituanos. Um relato triste e necessário para os jovens de hoje que acreditam que estamos perdendo a liberdade e que é necessário uma intervenção militar no Brasil. Nós somos privilegiados por não termos vividos em nossa história fato semelhante. Brasileiro não tem ideia do que seja um campo de trabalho forçado. Excelente leitura para reflexão.

Sani Melo 13/04/2021

Perfeito!
"Ficaram felizes em ajudar alguém, em conseguir realizar alguma coisa, mesmo que não fossem tirar nenhum proveito disso. Nós estamos no fundo do oceano, mas ainda assim tentávamos alcançar o céu. Percebi que, se erguessemos uns aos outros, talvez conseguimos chegar um pouco mais perto."

Completamente destruída com essa leitura! ??

Bru.knutz 08/04/2021

De perder o fôlego ?
O negócio é o seguinte, se você da brexa, o ser humano mostra seu pior lado sem dó, porém do mesmo modo o ser humano pode mostrar seu melhor lado na mesma medida, ao mesmo tempo que lia as crueldades da NKVD, lia também de que maneiras as pessoas se ajudavam e tiravam alegria de lugares inimagináveis.

Vale a pena ler, demais.

Bruna 29/03/2021

O livro mais puro, belo, sensível que eu já reli (e relerei muitas e muitas vezes). Não tem como não sentir, não chorar, não torcer, não lutar.

Yago 24/03/2021

Importante
É impossível não criar comparação com outra obra da autora (O sal das lágrimas).
O que faz "Cinzas na neve" parece pequeno, já que o outro é mais bem escrito, seus personagens se desenvolvem mais e a história é mais envolvente.
Mas essa livro é importante. Tem personagens cativantes e com narrativa emocionante.

Fabi 23/03/2021

Fazia tempo que eu não pegava um livro e devorava como fiz com esse. Sempre interessante intercalar minhas leituras (geralmente ficção) com um pouco de realidade, pra que as pessoas que sofreram (e até mesmo as que sofrem até hoje) por conta de guerras e ignorância humana não sejam esquecidas.

Márcia Camargo 22/03/2021

História emocionante
É uma história emocionante de uma garota que perdeu seu sonhos, e triste ler e ao msm tempo bom em saber oque realmente aconteceu na queda época, quando vc começa a ler não quer para essa leitura e para vc refletir na sua vida e dar mais valor no que vc é corre para seus sonho ser realizado pois que um dia foi roubado os sonhos hoje podemos realizar em fim....

Cris 18/03/2021

Cinzas, neve e esperança
“Seja com Hitler ou com Stalin, esta guerra vai acabar com todos nós. A Lituânia está presa no meio da briga."

Este poderia ser apenas mais um livro que se passa durante a Segunda Guerra Mundial na Europa, porém, ele nos mostra um lado do conflito que pouca gente conhece. Eu, inclusive, terminei a leitura e fui pesquisar mais sobre o assunto, porque nunca tinha lido nada a respeito e fiquei chocada.

A história se inicia na Lituânia no ano de 1941 e é contada por Lina, uma jovem de 15 anos vinda de uma família de boas condições financeiras. Ela é muito inteligente e possui um grande talento artístico.

Em uma madrugada, Lina, sua mãe e seu irmão são retirados de sua casa à força pela polícia soviética e levados para um trem que vai levá-los até um cativeiro na Sibéria, onde serão sujeitos a trabalhos forçados.

A narrativa deste livro é muito leve de se acompanhar, apesar do tema pesado. A autora tem uma escrita delicada e fluida. Alguns capítulos são intercalados com uma narrativa da Lina em anos anteriores aos da Guerra, e é muito interessante porque a gente faz um comparativo entre estas duas épocas e a forma como os personagens vivem cada fase de suas vidas.

Ao longo da narrativa há muito sofrimento e cenas fortes, porém, há também uma mensagem de esperança e de amor entre este povo que suportou muitas dificuldades por muitos anos, até serem libertos. Nós acompanhamos também o crescimento dos personagens, especialmente o de Lina e Jonah, o irmãozinho mais novo.

A única parte do livro que não me agradou foi o final, temos um capítulo que narra muitos anos à frente, porém ficamos sem ter respostas e saber o destino de vários personagens.

Recomendo muito o livro especialmente pra quem gosta de ler ficção histórica, é aquele tipo de livro que com certeza vai te deixar perplexo e com vontade de querer saber mais sobre este período histórico que realmente e infelizmente aconteceu, e para que esta história jamais seja esquecida.

"Espero que levem você a fazer alguma coisa, a contar a alguém. Somente então poderemos ter certeza de que esse tipo de mal jamais voltará a se repetir."

site: http://instagram.com/li_numlivro

Valéria Cristina 14/03/2021

Não podemos esquecer
O ser humano é capaz de atrocidades. Inigualáveis. A guerra é um câncer. Este texto relata horrores pouco conhecidos pq não se podia dizê-los. Todavia, é preciso conhecer a história e não esquecer do que ocorreu para que não se repita.

Pheriannath 10/03/2021

Emocionante demais!
A história em si é bem impactante porquê, ela relata sobre um povo esquecido, que sofreu muito na mão dos Russos do exército vermelho. Já vimos e lemos muitos livros/séries/filmes do que foi a Segunda Guerra Mundial, tecnicamente um assunto saturado, esse livro me surpreendeu por tratar deste assunto por um viés completamente diferente. Contudo, você chora lendo igual.

? RESUMÃO COM SPOILER

Nunca havia lido nenhuma história que relatasse exatamente como e o que acontecia as pessoas enviadas a sobreviver nós gulags na Sibéria. E o livro se apresentou muito bem escrito e objetivo, pelo olhar de uma adolescente.

O livro conta sobre a história de uma família da Lituânia, onde durante o período da segunda guerra mundial, viu-se obrigada a ser expulsa de sua casa e enviados aos gulags na Sibéria pelo exército vermelho de Stalin.

? FILME? SÉRIE? DESENHO ANIMADO?
Não tem nada KKKKKKKK e se você procura no Google ainda aparece 50tons de cinza ? MAAAAAAS especificamente sobre o que trata deste livro não tem, o que tem é só um video curto apresentado pela autora no YouTube.
gabriella.malta 10/03/2021minha estante
Esse livro é incrível ele tem uma nova edição com o nome cinzas na neve para evitar a confusão

Pheriannath 10/03/2021minha estante
Ele me traumatizou Gabi HAUAHAUAHAUSHUA chorei muito lendo e fiquei me questionando se tivesse ou não um filme fui pesquisar e a decepção meu pai ?

gabriella.malta 10/03/2021minha estante
Já estou com outro livro da autora aqui e estou bem ansiosa para ler, ano passado os únicos que me destruíram mais que esse foram O diário de Anne Frank e Os fornos de Hitler

Pheriannath 10/03/2021minha estante
Nunca consegui terminar A lista de Schindler e está no meu planejamento deste mês, me dá um asco ler sabe? Pode me indicar mais algum da autora ?

gabriella.malta 11/03/2021minha estante
Não li ainda mas o que tenho aqui é o ?O Sal das lágrimas?

Pheriannath 11/03/2021minha estante
Gabriela descobri que esse livro, a vida em tons de cinza, tem um filme, lançado em Ago/2020, o trailer é incrível Ashes in The snow se quiser assistir

gabriella.malta 11/03/2021minha estante
Legal! Vi que tem para alugar no Apple TV por 7,90. Retratos de uma guerra.

Liliane 17/02/2021

A história é narrada por Lina, uma garota Lituana de 15 anos, cuja família é presa e deportada para viver em campos de exploração na Sibéria.
O enredo, apesar de ter personagens fictícios, é baseado em acontecimentos, situações e experiências de sobreviventes que foram alvos do genocídio soviético perpetrado por Josef Stalin e os membros da NKVD.
O sofrimento é tão grande, mas a forma como a autora escreve faz a leitura ser fluida e bem linear.
Ao longo da leitura é possível perceber que o sofrimento parece ser algo perpétuo, pois quando os sobreviventes pensam que escaparam, lá vem mais atrocidades e a luta continua pela sobrevivência. Por fim, além do inimigo humano, as pessoas deportadas e presas precisam vencer questões e dificuldades relativas às condições climáticas.

Nusa 05/02/2021

Cinzas na neve - Ruta Sepetys
Geralmente os livros referentes à segunda guerra mundial contam histórias sobre as atrocidades cometidas por Hitler. Nesse caso, o livro retrata as atrocidades cometidas por Stalin na anexação dos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) à União Soviética em 1941.

O livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de uma garota lituana de 15 anos, Lina Vilkas. Lina é uma talentosa artista; seu pai é reitor de uma universidade; Helena é sua mãe, uma dona de casa muito esclarecida para época; Jonas tem 10 anos e é seu irmão. Ela descreve a trajetória da sua família desde que sua casa é tomada pela União Soviética e sua mãe, seu irmão e ela são deportados. Lina não sabe o que aconteceu com seu pai (pelo menos no começo do livro) e onde ele está. Durante toda a trajetória, Lina vai deixando pistas do seu paradeiro para seu pai através de seus desenhos na esperança de reencontra-lo.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, descreve a longa viagem de 4 meses de trem em condições desumanas. Na segunda, enquanto trabalhavam arduamente numa fazenda coletiva em troca de ração de pão. E na terceira, de quando eles são levados para um gulag (campos de trabalho forçado) na Sibéria.

Esperança é uma palavra que define este livro. Porque o que os mantêm lutando pela sobrevivência é a esperança de voltar para os seus países, suas casas, suas familias e amigos. O que chama muito a atenção no livro também é o fato de, apesar de todas as adversidades, não lhes faltaram amor um com os outros, pelo menos para a maioria. Isso fica muito explícito nas atitudes da mãe de Lina.

Apesar do livro ter um tema tão pesado, a autora soube explorar a história sem romantizar: os parágrafos são curtos, a leitura é espontânea e prazerosa e as personagens são bem constituídas. Temos também um ótimo panorama do ambiente. Tudo isso tornou a leitura bem envolvente. Tão envolvente que em vários momentos eu quis abraçar o Jonas e dizer que ia ficar tudo bem. Confesso que chorei também em uma cena.

O que não gostei no livro é que ele termina de forma abrupta e com lacunas a respeito do destino de algumas personagens. Mas no geral, foi um livro que me agregou muito.