A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

alicemoraaes 01/02/2021

livro forte, que mostra a história do que foi o comunismo e de como o povo sofreu com isso, milhões de pessoas torturadas, humilhadas, sem direito do mínimo em vida. triste realidade que espero nunca mais se repetir pra nenhum povo.

CPF1964 29/01/2021

Opinião
Segundo livro que leio da autora.

Apresenta as barbáries sofridas pelos povos bálticos durante a Segunda Guerra Mundial.

Triste. Sensível. Emocionante.

E principalmente necessário.

Que o presente não repita o que ocorreu no passado.

Bella Negreiros 28/01/2021

Tristeza, pranto e ruína
Neste livro é retratado a Segunda Guerra Mundial, onde os russos fizeram muitas nações como prisioneiros de guerra. A história relata a vida do povo lituano, que sem entender nada estava sendo levado para outro local e eram obrigados a trabalhar por migalhas.

É muito forte os relatos de como todos eram tratados, eles passavam fome, morriam de fome, morriam de doenças sem nenhum acesso a saúde, morriam de frio ou até cansaço.

Minha visão: o livro para mim foi diferente por se passar pelos prisioneiros de Stalin, até então só tinha lido livros que retratavam o lado de Hitler e os judeus. Achei a leitura cansativa, não era muito cativante e envolvente, mas de fato é sempre necessário ter conhecimento do que aquele povo sofreu, por pura maldade humana.

May ;) 24/01/2021

Uma historia que te proporciona tantos sentimentos...A cada pagina que eu lia, eu sentia esperança. Em certos momentos conseguia sorrir junto com os personagens. Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos, com um talento inato para desenhar. Em junho de 1941, Lina foi deportada pela policia secreta soviética junto com sua família. Lina, a mãe e o irmão de 10 anos, foram jogados em um trem com condições totalmente desumanas. Junto com todos os deportados do trem, Lina sofre maus-tratos e precisa trabalhar arduamente para conseguir uma ração de pão para se manter viva e não morrer de fome. Lina usa sua arte e tenta mandar mensagens ao pai, também preso pelos soviéticos. Uma história que mostra o horror da época de Stalin, mas tambem a esperança, dignidade, união e o amor por pessoas que amamos.
Dayane235 24/01/2021minha estante
Parece muito bom... cheirinho de que vou chorar

Thais645 24/01/2021

"Poucos livros são lindamente escritos. Pouquíssimos são realmente relevantes. Este romance é as duas coisas".

Fabia Machado 18/01/2021

Cinzas na neve
Sempre gostei de livros sobre sobreviventes do Holocausto (esse não é de um sobrevivente do Holocausto). Embora nao seja um relato de um sobrevivente e não ser uma história de ficção histórica da Alemanha de Hitler, só mudou o diabo: aqui é Stalin. Histórias e acontecimentos que me embrulharam o estômago, me fazia chorar e que apertava meu coração, pois os acontecimentos no livro foram baseados em experiências e relatos de sobreviventes. É inacreditável como a maldade humana não tem limites. Ainda assim indico e acho necessário esse tipo de leitura que nos insere em contextos históricos e para que não possamos esquecer nunca as atrocidades que muitos viveram. Imagine você e sua família acordarem sendo considerados criminosos e serem enviados para campos de trabalho forçado em condições subumanas, perder sua família... Se por sorte sobreviver, depois de anos voltar para sua casa e se deparar com sua casa ocupada e seus bens sendo usufruídos e saber que nada mais lhe pertence? E ainda não poder contar o que foi vivido pois ainda poderá ocorrer uma prisão iminente ou voltar para a Sibéria. É o tipo de leitura que mexe com meu psicológico, mas acho altamente necessária.

Marcelle Pinheiro 16/01/2021

?E? preciso defender o que e? certo sem esperar gratida?o nem recompensa.? (p.16)

Cinzas na neve e? um livro narrado em primeira pessoa por Lina, uma garota de 15 anos que mora na Litua?nia e e? filha do reitor da universidade. O pai?s e? ocupado pela Unia?o Sovie?tica e sua fami?lia e? deportada pois esta? na lista de pessoas consideradas antisovie?ticas.

Lina, Elena (sua ma?e) e Jonas (seu irma?o) sa?o expulsos de casa pela NKVD e exportados em um vaga?o junto com outras pessoas. Quando chegam em um campo em Altai, todos sa?o obrigados a trabalhar em troca de um pa?o. A obra retrata a luta pela sobrevive?ncia ao sentir fome, frio, sede e ao ter de enfrentar viole?ncia, humilhac?a?o e doenc?as.

A narrativa alterna de presente e passado. Na?o de forma solta ou jogada, ao contra?rio, e? a partir de um acontecimento no presente que faz com que a personagem tenha uma lembranc?a do passado.

A narrativa e? instigante, a cada pa?gina lida, sentia vontade de ler logo outra. Os capi?tulos sa?o curtos e a apesar de ser uma histo?ria triste e difi?cil de digerir, a leitura flui facilmente.

Os personagens sa?o muito cativantes. E? uma histo?ria baseada em fatos reais. A autora viajou a? Litua?nia para realizar pesquisas, enta?o muitos dos acontecimentos descritos no livro foram relatados por sobreviventes, experie?ncias compartilhadas por pessoas que foram deportadas. No entanto, exceto pelo Dr. Samodurov, os personagens sa?o ficti?cios.

?Minha professora de artes dizia que, se voce? respirasse fundo e imaginasse alguma coisa, era possi?vel estar la?. Voce? podia ver e sentir essa coisa. Nas nossas noites em claro com a NKVD, aprendi a fazer isso. Durante aqueles peri?odos de sile?ncios, eu me agarrava a meus velhos sonhos. Era sob a mira de uma arma que eu abrac?ava todas as esperanc?as e me permitia desejar do fundo do corac?a?o. Komorov acreditava estar nos torturando. Mas fugi?amos para uma imobilidade bem dentro de no?s. Ali encontra?vamos forc?a.? (p.118-119)

Cris Moraes 13/01/2021

Um relato sobre um outro lado da Guerra
Cinzas na Neve - Ruta Sepetys

Este livro é uma história de ficção baseada em fatos reais. Conta a história das famílias lituanas deportadas pela NKVD (polícia secreta soviética), para vários gulags, na Sibéria, a partir de junho de 1941. A narrativa é feita da perspectiva da protagonista Lina Vilkas, uma garota doce e sonhadora, dotada de um raro talento artístico e que viu seu mundo ruir totalmente de uma hora para outra, no meio dos horrores da guerra. Através de desenhos, Lina consegue enviar mensagens codificadas ao pai (também preso pelos soviéticos, em outro campo de concentração) e alertar o restante do mundo para a crueldade que eles estão sofrendo nos gulags siberianos.

Mensagens
Em uma guerra, sempre há várias facetas da mesma crueldade humana.
Sempre é preciso dar valor à liberdade e à vida.

Eu ganhei este livro de presente no Natal do ano passado justamente porque eu tinha uma vontade imensa de conhecer a escrita da autora Ruta Sepetys. Eu sabia que era uma narrativa de fatos situados na Segunda Guerra Mundial mas, como não sou de ler sinopses, desconhecia o fato de que Ruta escreveu sobre os horrorres provocados pelo governo de Stálin e não o de Hittler. Realmente, é uma parte da História que pouco conhecemos, pois o sofrimento das muitas famílias do Báltico que foram levadas aos gulags siberianos (verdadeiros e cruéis campos de concentração dentro da Sibéria) é um fato quase totalmente silenciado para o mundo. A autora realmente foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes desses gulags durante o reinado de horror de Stalin. E contou toda a trajetória de quase quinze anos dessas famílias, que viveram em condições totalmente desumanas e foram massacradas, através do olhar de uma menina chamada Lina Vilkas, cuja inspiração artística maior eram as pinturas do artista norueguês Munch. A narrativa é cheia de referências às obras desse pintor, a começar pelo título. É uma narrativa de um tema denso, mas que a autora conseguiu relatar com uma certa dose poética, evocando o mesmo sentimento de esperança e de luta pela sobrevivência de pessoas que viveram as atrocidades de uma guerra.
Recomendo para quem aprecia narrativas relacionadas à SGM e outros fatos históricos.

Rafa 24/12/2020

Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda pra sempre seus planos. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag na Sibéria. Lá os deportados sofrem maus tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança!!

Eu nunca tinha lido nada a respeito dos campos de concentração montados pelo governo russo na segunda guerra. Então, ao ler Cinzas na Neve, tudo foi uma grande descoberta pra mim. Conciliada a essa passagem terrível da história da humanidade, a escritora Ruta Sepetys cria uma das histórias mais tocantes que eu já li!!

Nada aqui é contado superficialmente. Com fruto de muita pesquisa, a autora realmente descreve as coisas como aconteceriam, culminando em passagens fortes e que muitas vezes te deixam indignado com o que as pessoas passavam nas mãos dos soldados russos.

Mas o grande acerto de Ruta é aliar esse terror à construção de personagens que em nenhum momento perdem a esperança de que aqueles dias de terror um dia acabariam. É essa esperança de dias melhores, de reencontro com os familiares perdidos, de volta pra casa que os move a não desistir, mesmo com perdas durante o percurso. Ao mesmo tempo, a esperança desses personagens te inspira a fazer o mesmo!!

Essa foi mais uma leitura da LC Livros pelo Mundo!! Cada livro tem sido uma descoberta e um aprendizado diferente!! Que venha o Camboja agora!!

Cris 24/12/2020

A realidade é muito forte
Eu sempre amei o fato de saber sobre a segunda guerra mundial, os eventos, os bombardeios, mas nunca me aprofundei no fato do holocausto ou nas pessoas deportadas. Esse livro me deixou tão sensível, tão triste, tão sem noção da realidade. Eu não tenho palavras pra descrever sobre o buraco que está no meu peito, eu sei que é uma ficção baseada em fatos reais, mas imaginar alguém sofrendo o que eles sofreram, imaginar crianças sendo jogadas para fora do trem, crianças morrendo de fome, mães sem poder expressar o que estava sentindo para não morrer. Eu amei esse livro, mas me trouxe átona uma realidade que eu não estava preparada para vê.

? ? Por que você está chorando? ? perguntou ele ao subir no vagão. Balancei a cabeça. ? O que houve? ? insistiu meu irmão. ? A bebê morreu ? disse Andrius. ? A nossa bebê? ? perguntou Jonas baixinho. Andrius assentiu.?

Eu senti essa dor e foi horrível, eu não tive estruturas, chorei de soluçar.

Essa história se passa a praticamente 79 anos, e não acho que estamos vivendo um momento diferente. Crianças morrem de fome diariamente, mulheres são mortas e estupradas, pessoas vivem em situações precárias. Mas nosso governo não se mobiliza para mudar, falsas promessas são dadas em todas as eleições, mas é sempre da mesma forma, o povo brasileiro não quer acordar pra realidade. Eu me sinto mal, por saber que conheço pessoas que se estivesse na segunda guerra mundial, estaria ao lado de Hitler, e eu me sinto enojada por amar esse tipo de pessoa.

?Nikolai Kretzsky?

Não sei que final teve, e a autora deixou a desejar nesse ponto, pois apesar de ser soldado, por mais que ele tenha feio a Lina sofrer, acho que deveria ter dado um final a ele, pelo menos digno de Nikolai.

Wilma.Suely 14/12/2020

Famílias lituanas enviadas para a Sibéria sob o governo de Stálin. Ficção baseada em pesquisas locais pela autora. Marcante.

@zurcenila 09/12/2020

Resenha (Livro) - Cinzas na Neve - Ruta Sepetys
?? Este foi meu primeiro livro no grupo de Leitura Coletiva Livros pelo Mundo que tem como objetivo ler um livro por país.
??A autora que Americana, também é descendente de Lituanos e decidiu resgatar a história do país de seus pais para nos emocionar e chocar.
??Está é a história de Lina Vilkas, uma menina de 15 anos, Lituana, dona de um incrível dom de desenhar que se prepara para aprimorar seu dom em uma escola de arte na capital, mas no dia 14 de junho de 1941 muda sua vida para sempre.
??Os agentes da NKVD (militares soviéticos) invadem casas de pessoas que julgam ?ser contra o governo soviético? para deporta-los. Lina, sua mãe e o irmão de 10 anos e outros cidadãos são conduzidos pelos militares de forma cruel até um trem que ninguém sabe o destino.
??Muitas pessoas não conhecem esse episódio real da nossa história onde Stálin instaurou medo e terror, ocupou a Estônia, Lituânia e Letônia, forçou-os em trabalho escravo, privou-os de comida e da mínima condição de sobrevivência.. mas contrariando todas as possibilidades, houveram sobreviventes e os relatos foram utilizados por Ruta para construir esse romance.
??Ainda na estação, Lina encontra o pai e acredita que se desenhar o que vê, poderá mandar mensagens para que o pai reencontre a família e todos possam sair desse pesadelo.
??Lina, sua família e os novos amigos conquistados no trem, vao para um primeiro campo de concentração onde são humilhados, ameaçados, obrigados a cortar lenha, cultivar beterrabas. Muitos adoecem e temem o frio, mas começam a adaptar-se àquela situação quando recebem a notícia que viajarão novamente, alguns serão transferidos para outro campo.
??Helena, mãe de Lina é uma personagem forte, bondosa e otimista. Sempre gentil, benevolente. Jonas, irmão de Lina cativa a todos com sua doçura e a hombridade que enfrenta toda essa via crucis. Há ainda o jovem Andrius por quem Lina (e nós) se apaixona.
??Uma longa viagem os leva agora para Sibéria onde mais uma vez são privados de condições básicas de higiene, comida, liberdade. Passam frio extremo e ainda assim precisam continuar trabalhando. A esperança os abandona muitas vezes.
??É uma história chocante e emocionante. Estima-se que Stálin tenha matado mais de 20 milhões de pessoas. Um terço da população báltica foi dizimada nesse período.
??É um livro para refletir a imensidão da maldade humana, da dor de uma guerra. Este livro ganhou o prêmio Golden Kite e virou filme em 2018.
??Conta pra mim se você conhecia esse episódio histórico onde a Alemanha e a Rússia tomaram países Bálticos e escravizaram sua população, se já conhecia o livro ou assistiu o filme. Livros com plano de fundo históricos te interessam?
??Livro Favoritado. Nota 10

Fabiano133 27/11/2020

Comovente, tocante, inspirador...o que você pode tirar das pessoas? O que uma pessoa maltratada, humilhada, tratada como animal pode entregar às outras? Qual a sua real força? Neste livro reaprendemos sobre crueldade e bondade humana; e é incrível o quanto a bondade sempre impactará corações.

Raissa899 27/11/2020

Cinzas na neve
Particularmente eu acho esse livro lindo demais, a história te prende de uma forma inexplicável. Devorei ele praticamente em um dia. Fiquei vidrada em cada fato desde o início e posso considerar um dos melhores livros que já li (dentro desse tema de Stalin e afins). Eu amo demais e recomendo muito pra quem gosta desse estilo também.

Adriana 22/11/2020

???
Emocionante demais!
Lina é só uma menina de 15 anos que sonha é ser artista, ver seu sonho desmorar ao ser deportada por agentes soviéticos junto com sua família. Os acampamentos de deportados pode ser traduzidos como um inferno na terra.
Com comida escassa Lina e outras pessoas lutam pela sobrevivência.
Uma história emocionante. Impossível não chorar.