A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Edy 24/05/2020

O amor nos revela a natureza realmente milagrosa do espírito humano.
Uma história de ficção com relatos de sobreviventes. Chocante imaginar as maldades cometidas contra pessoas inocentes, vítima de uma guerra que não era delas..

Cris Moraes 13/01/2021

Um relato sobre um outro lado da Guerra
Cinzas na Neve - Ruta Sepetys

Este livro é uma história de ficção baseada em fatos reais. Conta a história das famílias lituanas deportadas pela NKVD (polícia secreta soviética), para vários gulags, na Sibéria, a partir de junho de 1941. A narrativa é feita da perspectiva da protagonista Lina Vilkas, uma garota doce e sonhadora, dotada de um raro talento artístico e que viu seu mundo ruir totalmente de uma hora para outra, no meio dos horrores da guerra. Através de desenhos, Lina consegue enviar mensagens codificadas ao pai (também preso pelos soviéticos, em outro campo de concentração) e alertar o restante do mundo para a crueldade que eles estão sofrendo nos gulags siberianos.

Mensagens
Em uma guerra, sempre há várias facetas da mesma crueldade humana.
Sempre é preciso dar valor à liberdade e à vida.

Eu ganhei este livro de presente no Natal do ano passado justamente porque eu tinha uma vontade imensa de conhecer a escrita da autora Ruta Sepetys. Eu sabia que era uma narrativa de fatos situados na Segunda Guerra Mundial mas, como não sou de ler sinopses, desconhecia o fato de que Ruta escreveu sobre os horrorres provocados pelo governo de Stálin e não o de Hittler. Realmente, é uma parte da História que pouco conhecemos, pois o sofrimento das muitas famílias do Báltico que foram levadas aos gulags siberianos (verdadeiros e cruéis campos de concentração dentro da Sibéria) é um fato quase totalmente silenciado para o mundo. A autora realmente foi à Lituânia a fim de ouvir o relato de sobreviventes desses gulags durante o reinado de horror de Stalin. E contou toda a trajetória de quase quinze anos dessas famílias, que viveram em condições totalmente desumanas e foram massacradas, através do olhar de uma menina chamada Lina Vilkas, cuja inspiração artística maior eram as pinturas do artista norueguês Munch. A narrativa é cheia de referências às obras desse pintor, a começar pelo título. É uma narrativa de um tema denso, mas que a autora conseguiu relatar com uma certa dose poética, evocando o mesmo sentimento de esperança e de luta pela sobrevivência de pessoas que viveram as atrocidades de uma guerra.
Recomendo para quem aprecia narrativas relacionadas à SGM e outros fatos históricos.

Katia 30/10/2021

Amei
Sempre odiei aulas de história, mas amo absurdamente livros históricos, onde posso conhecer a história através da perspectiva de personagens que trazem mais realidade as histórias... e essa dura história contada aos olhos de uma menina de 15 anos faz toda a diferença...
Maravilhosamente bem escrito, bem contada a dura realidade mesmo com toda leveza da escrita.

Paola 05/11/2023

Mais um pouco de dor e sofrimento histórico
Escolhi esse livro para saber mais sobre os ?gulags?.

Acompanhamos a família de Lina ser deportada para uma prisão na Sibéria por serem considerados antissoviéticos. Nesse período a URSS ocupava os países bálticos.
A partir daí começam a viver o que só pode ser considerado o verdadeiro inferno.

Na prisão são obrigados a trabalhar em troca de pequenas porções de pão ou ração. Muitas pessoas morreram de frio, fome ou doenças que não tinha controle algum.

É um sofrimento que não sei descrever mas que a autora faz com maestria, conseguiu me tocar mesmo contando coisas terríveis.

O que mais me chocou foi saber que mesmo após serem libertadas essas pessoas não podiam comentar a respeito do que sofreram com ninguém, mesmo após terem perdido tudo e ainda serem tratados como criminosos.

E a mensagem principal do livro é o oposto do que eles viveram, como a autora explica em sua nota ao final do livro:

[?] Há guerras feitas de bombardeios. Para os povos bálticos, essa guerra foi feita de crenças. Em 1991, após 50 anos de uma ocupação brutal, os três países reconquistaram sua independência, com paz e dignidade. Eles escolheram a esperança em vez do ódio e mostraram ao mundo que, mesmo na mais escura das noites, existe luz.
[?] Por favor, pesquisem a respeito. Contem a alguém. Esses três minúsculos países nos ensinaram que o amor é a mais poderosa das armas. Pode ser o amor por um amigo, por um país, por Deus, ou até mesmo pelo inimigo?o amor nos revela a natureza realmente milagrosa do espírito humano.

Por um mundo com mais compaixão.

Wilma.Suely 14/12/2020

Famílias lituanas enviadas para a Sibéria sob o governo de Stálin. Ficção baseada em pesquisas locais pela autora. Marcante.

Sani Melo 13/04/2021

Perfeito!
"Ficaram felizes em ajudar alguém, em conseguir realizar alguma coisa, mesmo que não fossem tirar nenhum proveito disso. Nós estamos no fundo do oceano, mas ainda assim tentávamos alcançar o céu. Percebi que, se erguessemos uns aos outros, talvez conseguimos chegar um pouco mais perto."

Completamente destruída com essa leitura! ??

Cilleni 19/03/2020

Livro conta a história da Lina e sua família ao serem deportados da Lituânia

May ;) 24/01/2021

Uma historia que te proporciona tantos sentimentos...A cada pagina que eu lia, eu sentia esperança. Em certos momentos conseguia sorrir junto com os personagens. Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos, com um talento inato para desenhar. Em junho de 1941, Lina foi deportada pela policia secreta soviética junto com sua família. Lina, a mãe e o irmão de 10 anos, foram jogados em um trem com condições totalmente desumanas. Junto com todos os deportados do trem, Lina sofre maus-tratos e precisa trabalhar arduamente para conseguir uma ração de pão para se manter viva e não morrer de fome. Lina usa sua arte e tenta mandar mensagens ao pai, também preso pelos soviéticos. Uma história que mostra o horror da época de Stalin, mas tambem a esperança, dignidade, união e o amor por pessoas que amamos.
Dayane235 24/01/2021minha estante
Parece muito bom... cheirinho de que vou chorar

Ribeiro 30/11/2021

Foi uma história muito tensa e triste quando fiz a leitura deste livro porém eu gostei muito da história e super recomendo.

Queilinha 19/06/2021

Cinzas na Neve?
Ainda estou sem palavras com esse livro. O seu conteúdo e sua temática histórica foram arrebatadores.

Pensar que tudo relatado no livro foi o mais próximo possível de um relato real, me traz tanta reflexões e tantos questionamentos.

O livro é fantástico. Sou suspeita para falar de livros históricos. E sinceramente, trouxe à luz diversos fatos que não conhecia e com certeza vou pesquisar.

Recomendo muita a leitura.

Vanescia 26/04/2021

Cinzas na neve
Uma história pesada, emocionante e extremamente necessária. A cada capítulo eu consiga sentir ainda mais a dor e o horror que os personagens viveram.

Luskieny 15/02/2020

Tocante, amei demais
Um livro com um tema pesado porém que todos deveriam saber, uma história marcante que faz seu coração se partir em mil pedaços! Precisamos levar a verdade ao mundo, precisamos que todos saibam.

Jis Rocha 16/09/2022

Nunca li um livro tão rápido.
Fiquei angustiada o livro todo, me apeguei aos personagens e torci tanto para eles ficarem bem no final...
E badeado em fatos reais, não tenho nem como imaginar o que essas pessoas sofreram por tanto tempo. Parece que cada pedaço de terra no planeta teve sua cota de mortes e genoc¡d¡os.