A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Jana 09/04/2021

Primeira obra que leio de Clarice. Estranhei muito a escrita, mas depois das primeiras páginas me acostumei e o texto passou a fazer sentido...

A cada página que se passa, o narrador Rodrigo S.M. se torna mais detestável, por seus devaneios, interrupções para falar de si, o mistério pra contar a história de Macabéa, e, principalmente, por criar essa Macabéa tão sofrida e desafortunada.

O sentimento é que a culpa pela trágica vida de Macabéa é dele, apesar da reflexão sobre ela existir (como uma denúncia, crítica social da própria Clarice).

Um livro que incomoda, e que impressiona com a capacidade de deixar o leitor imensamente desconfortável, de fazer o leitor sentir por Macabéa. Por isso gostei tanto.

Michela Wakami 27/01/2023

As primeiras páginas desse livro me deixaram confusa, pensei de imediato: O que estou lendo ?
Pois o fluxo de consciência, deixa essa sensação, de confusão absoluta.
Mas conforme a leitura foi avançando, a confusão virou vício.
A narrativa te enlaça e te envolve por completo.
E depois de conhecer Macabéa, você não tem mais como fugir do enredo, que é só magia.
Magia da boa, aquelas que te embriagam de amor, amor por Macabéa.
Janaina Edwiges 27/01/2023minha estante
Não tem como não terminar este livraço tendo MUITO amor pela Macabéa ??

Michela Wakami 27/01/2023minha estante
Verdade.????????????

Max 08/12/2023minha estante
Hahahaha ?
Clarice é um mistério! ?

Lu_Augusto 27/10/2023

Um livro maravilhoso!
Me disseram para não começar a ler Clarice Lispector por esse livro por ele ser mais complexo que os demais que a autora escreveu, mas eu sou teimoso e fui encarar mesmo assim.
No começo o estranhamento pela escrita da autora nessa obra veio, mas com o tempo e com o encanto da história por ela criada me fez devorar cada página dessa história, infelizmente curta.
É um carrossel de emoções acompanhar a vida da protagonista, tanto sofrimento, mas ao mesmo tempo tanto amor a vida; cada frase era uma mudança de ponto de vista sobre aquele mundo. O final, nada surpreendente, mas doloroso mesmo assim.
RenanDuarte 27/10/2023minha estante
Foi por onde comecei a ler Clarice (na escola ainda), e me rebateu completamente. Acho um ótimo livro pra começar a lê-la pois tem a essência dela, ou toca ou não toca, (e eh curto, uma gota que contém um oceano de Clarice)

layla160 21/08/2023

"E eu? De mim só se sabe o que respiro."
Não sei se inebriada pela genialidade da Clarice ou se pela pobre Macabéa.

sua existência, beirava a inexistência.
macabéa nunca foi e nunca esteve.
o mundo era fora dela, ela era fora de si própria.
para macabéa, viver é um luxo.
E então, acabou.

Clarice me deixou encantada, li cada página como se eu fosse uma criança descobrindo as maiores maravilhas do mundo
- e talvez eu seja-
clarice conseguiu deixar tudo lírico, poético e lindo.
Senti tudo nos meus ossos.

Minha experiência com A hora da estrela ganhou ares sonoros!
clara de ovo 21/08/2023minha estante
cade o botão de repost nessas hora

Nicole929 21/08/2023minha estante
linda resenha!

Maria 18/05/2023

Amei
Primeira vez q leio um livro da Clarice e amei.
no começo achei meio confuso e estático, o livro requer uma leitura bem atenta mas é ótimo. me apaixonei pela escrita dela!
Daniele591 18/05/2023minha estante
clarice é tudo!!

Janaina Edwiges 09/11/2021

“Estava habituada a esquecer de si mesma”
Em entrevista ao repórter Júlio Lerner para o programa Panorama, da TV Cultura, Clarice nos conta um pouquinho sobre do que trata a obra que acabara de escrever: “é a história de uma moça, tão pobre que só comia cachorro-quente”. E complementa, “mas a história não é isso só não, a história é de uma inocência pisada, de uma miséria anônima”. A hora da estrela concede voz aos invisíveis, àqueles que aos olhos da sociedade são considerados tão insignificantes. Já não posso mais me desvencilhar de Macabéa, esta história vai me acompanhar sempre, especialmente naqueles dias que, como a protagonista, simplesmente esquecer de mim mesma. Mais um livro favorito da vida! Obrigada por tudo, Clarice!
Fabricio268 10/11/2021minha estante
Janaína, a gente lê uma resenha igual a essa e sente imediatamente a vontade de ler o livro.

Janaina Edwiges 11/11/2021minha estante
Ahhh obrigada, Fabrício!!! Que bom que gostou da resenha. Este livro é maravilhoso, acho que você iria gostar, tem toda uma denúncia social na história.

Apmmota 10/04/2024

Clarice era genial
A hora da estrela é o primeiro livro de Clarice Lispector que eu leio. Sempre achei a linguagem da autora um pouco complexa, mas nada como o tempo (e muitas leituras) para abrir nossa mente e expandir nossas habilidades.

A obra basicamente tem dois personagens: o narrador, Rodrigo e Macabéa. Ambos com realidades totalmente diferentes. O que achei genial é que parece que Clarice criou o narrador Rodrigo como ironia, já que em certa parte próprio critica a escrita ?sentimentalista? das mulheres.

Clarice se veste nesse personagem para mostrar que escreve tão bem quanto um homem.

A linguagem é, sim, complexa. Aliás, não complexa, mas muito bem escrita, mas claramente foi escolhida propositalmente como crítica aos autores egocêntricos da época.

karolyne.reiis 19/09/2021

Macabéa é uma jovem pobre, que só comia hot dog.
confesso, que senti pena dela por não ter muita informações.
e o final, acho que retrata a vida que a sonhamos, e as vezes não conseguimos chegar lá.
e que o natural da vida.
Luana 19/09/2021minha estante
Li esse livro na escola e só conseguia me sentir triste pela Macabéa

karolyne.reiis 19/09/2021minha estante
sim, estou me sentindo assim triste por ela.

Nathalia 14/08/2023

Sutil e profundo
De uma delicada simplicidade na narrativa, esse livro - meu primeiro contato com as obras de Clarice - me surpreendeu. O relato despretensioso de como a fome e a miséria podem esvaziar alguém de si, alienando-a das mais simples sensações da vida, Clarice faz um retrato, em uma prosa que mais parece alguém contando um "causo" ocorrido com a prima da vizinha da amiga, ao mesmo tempo que nós faz refletir a crueldade da vida

Sander 22/08/2020

A estrela de/que é Clarice Lispector
Eu nunca havia lido um livro de Clarice Lispector antes. O motivo? Não sei dizer. São tantos autores, não é mesmo?
Gostaria de dizer que terminei A Hora Da Estrela em êxtase. Havia acabado de ler algo incrível! O narrador, as personagens, as expressões e metáforas usadas, a temática, as descrições, Tudo!
Ando escrevendo algumas coisas ultimamente mas, quando terminei a obra de Lispector, fiquei me indagando se eu poderia chegar aos pés de tamanha genialidade.
Não descreverei os íntimos da obra. Basta dizer que todo leitor deveria ter a experiência de conviver com Macabéa e presenciar sua vida que, por mais miserável que fosse (e põe miserável nisso!), mostra um brilho intenso de viver, mesmo sem saber que o faz isso.
May 22/08/2020minha estante
é um livro pra te fazer pensar, sem sombra de dúvidas kkkkk

Rayra Mota 22/08/2020minha estante
Eu também nunca li nenhum livro da Clarice e fico me perguntando o porque. Eu sou muito versátil com leituras mas vou deixar esse na minha meta de leitura. Parece ótimo.

DIRCE 16/08/2009

Brilhante do título às últimas frases.
A Hora da Estrela, último livro de Clarice publicado em vida,mas o primeiro que li, fez com que eu me tornasse uma apaixonada por essa escritora intensa e instigante. Não daria para ser diferente, pois achei esse livro BRILHANTE do título até às últimas frases.
A história de Maca poderia ser uma história como a de qualquer retirante nordestino que migra para a cidade grande e, que, na maioria das vezes, passam a viver em condições mais precárias que a deixada para trás, mas a história de Macabeia tem um diferencial e, esse diferencial, é a denuncia social implícita na obra, e, essa denúncia, está carregada de solidariedade aos menos favorecidos.
O criador (Rodrigo S.M) e criatura (Macabéia): protagonistas( assim entendi, pois há momentos em que eles se confundem: Mas eu, que não chego a ser ela, sinto que vivo para ela[...]) não tinham lugar no mundo - ele, pelos seus questionamentos e por se sentir responsável pela existência miserável da jovem,e ela,pela sua completa alienação -assim, o criador aparece e desaparece com a criatura e, o que mais fascinou em toda a obra, foi o modo como desapareceram.
Maca, a jovem desprovida de sonhos, desprovida de ilusões, que não podia, sequer, pedir desculpas por estar viva,já que ela não tinha noção que estava viva como se percebe em:
"Pois que a vida é assim: aperta-se o botão e a vida acende. Só que ela não sabia qual era o botão de acender (...) tem, no momento do seu desaparecimento, o seu momento de glória - a sua Hora da Estrela.
Com desaparecimento de Maca, nada mais resta a Rodrigo do que se retirar.E que retirada...:
"E agora - agora só me resta acender um cigarro e ir para casa. Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre. Mas - mas eu também?! Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos. Sim.

Uma novela contundente e, que, 3 décadas após, continua atualíssima.
5 estrelas elevado ao quadrado.
Gustavo RAS 02/11/2011minha estante
Concordo.
O Livro é incrível

Ricardo Rocha 27/06/2015minha estante
é isso

13marcioricardo 06/02/2022

Quando a pessoa não existe..
A autora enrola tanto que conseguiu transformar um conto em uma novela. Mas Clarice é Clarice e tem, com seu estilo e seus afrontamentos, um lugar especial no nosso coração. Com a ingenuidade de Macabéa levada ao extremo e sua vida alienada, Clarice nos dá vontade de dar um abraço caloroso a sua triste e inocente personagem..