A linguagem das flores

Resenhas - A Linguagem das Flores

Letícia 23/02/2014

Resenha: A Linguagem das Flores – Vanessa Diffenbaugh
Sinopse:
Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intrigado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio.

Resenha:
A Linguagem das Flores é um dos livros mais lindos que eu já li. O Romance conta a história de Victória Jones, uma órfã que tem uma vida conturbada indo de abrigos para casas e de casas para outros abrigos até os 18 anos, quando é emancipada. O livro é dividido em quatro partes e intercala os capítulos hora contando o passado de Victoria em sua infância, e hora contando o que se passa com ela no presente. Esse formato funcionou perfeitamente para este livro, pois na história os fatos do passado e do presente estão bastante interligados. Victoria é uma personagem um tanto misteriosa, e possui tem uma personalidade bastante forte e é uma garota muito corajosa, no decorrer da história ela me fez amá-la e odiá-la, sentir raiva, orgulho, e muitas outras emoções.
Quando precisa sair do abrigo, ela passa a trabalhar e uma floricultura e lá ela coloca em prática todo o conhecimento que tem a respeito das flores, que ela aprendeu com Elizabeth, uma de suas mães adotivas (a mais especial delas, diga-se de passagem). Então sua vida começa a mudar. Agora ela tem um emprego, um lugar onde morar e até um namorado, alguém que ela conhece do seu misterioso passado. Mas será que foi o suficiente? Não. Victoria precisou voltar atrás para corrigir certos erros, pois só assim, poderia viver em paz.
O livro é repleto se surpresas e isso o torna muito envolvente, eu não queria desgrudar dele durante toda a leitura. É um livro que eu recomendo muito, você pode tirar dele lições que vai levar para toda a vida.

site: http://exalandocharme.blogspot.com.br/

Blog NR 08/02/2014

Para descrever o livro A linguagem das flores, eu queria encontrar uma palavra que fosse ao mesmo tempo doce, suave e que transmitisse carinho, compreensão, amor, confiança e serenidade. Acredito que não poderia encontrar palavra melhor com essas definições que não fosse a palavra, Mãe...

Sinopse: Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder.

O livro é dividido em quatro partes, Cardo, Um coração inexperiente, Musgo e Recomeços.

Cardo

“Não gosto de você – falei. – Não gosto que você me tranque do lado de fora da casa ou me jogue em cima da pia da cozinha. Não gosto que fique tocando minhas costas, apertando meu rosto ou me forçando a brincar com Perla. Não gosto das suas flores, das suas mensagens nem dos seus dedos finos. Não gosto de nada a seu respeito. E também não gosto de nada no mundo. – Muito melhor! – Elizabeth parecia sinceramente impressionada por meu monólogo repleto de ódio. – Sem dúvida, a flor que você está procurando é o cardo, que simboliza a misantropia. Misantropia significa ódio pela humanidade ou falta de confiança nela.”

Nessa primeira parte do livro, Victoria já emancipada, descreve sua infância, as passagens em diversos abrigos, as tentativas sem sucesso de adoção e a vida com Elizabeth, sua única esperança em poder ter um lar, uma mãe. Com Elizabeth, Victoria aprendeu o significado das flores e descobriu seu amor por elas. Mas Victoria aprontou novamente, passou fome e chegou a morar na praça publica até conhecer Renata, dona da floricultura Bloom. Victoria passa então a fazer bicos com Renata e consegue alugar um quartinho para dormir. Acordavam cedo para ir ao mercado de flores para fazerem os arranjos encomendados, e foi aí que encontrou Grant, alguém do seu passado.

Um coração inexperiente

Trabalhando com Renata e indo sempre ao mercado de flores, Victoria se envolve com Grant e descobre que ele é o sobrinho de Elizabeth. Os dois começam a questionar sobre os diversos significados existentes sobre as flores e começam a pesquisar e a definir o melhor significado para cada uma delas. Victoria ainda possuía muita mágoa em seu coração e temia que Grant descobrisse o que fizera no passado. Agora grávida, com medo e começando a ter amor por Grant, Victoria decide ir embora sem dar explicações.

Musgo

“O musgo é o símbolo do amor materno, porque, como esse amor, ele alegra nosso coração quando o inverno da adversidade nos atinge e nossos amigos de verão nos abandonam.” – Henriqueta Dumont, The Floral Offering

Grant obviamente ficou desesperado e procurou por Victoria por todos os cantos da cidade sem muito sucesso, e ele não sabia da gravidez. Victoria sabia se esconder. Nove meses se passaram e chegou o momento do nascimento de seu bebê. Mamãe Ruby, mãe de Renata era uma parteira e iria ajuda-la. Victoria deu a luz a uma menina saudável e ficou totalmente encantada com sua filha. Não acreditava de como ela, uma pessoa cheia de defeitos pudera ter trazido ao mundo um ser humano tão perfeito quanto sua filha.

“Segurando nos braços milha filha recém-nascida, senti como se tudo no mundo que até então estivera fora do meu alcance agora fosse possível.”

Essa sensação permaneceu com Victoria exatamente por uma semana, quando começou a negligenciar sua filha e decidiu que talvez fosse melhor, deixa-la com Grant...

Recomeços

Victoria havia aberto um negócio, a Mensagem, e estava crescendo a cada dia. Mesmo com sua vida começando a dar certo, não conseguia tirar da cabeça as pessoas que amava, Elizabeth, Grant e sua filha. Decidiu então ir ao encontro delas, ela não tinha mais nada a perder. O reencontro não poderia ter sido melhor, eles conversaram, resolveram as pendências do passado, o perdão e a reconciliação deram espaço para o amor. Agora era o momento de recomeçar...

É simplesmente maravilhosa a história de Victoria, vale muito a pena ler. Esse livro nos mostra a importância do perdão e que qualquer pessoa pode se transformar em algo belo. Recomendo a leitura! =)

Para terminar, deixo aqui pra vocês uma pequena amostra do dicionário de flores de Victoria, somente com os significados que desejo a vocês!

Álamo-negro – Coragem
Rosa mosqueta – Simplicidade
Samambaia – Sinceridade
Trigo – Prosperidade
Visco – Eu supero todos os obstáculos

Que a vida de vocês sejam sempre florida! Abraços e até a próxima.

Curiosidade: Linguagem das flores, algumas vezes chamada de floriografia, foi um meio de comunicação da era vitoriana na qual o envio de flores e arranjos florais eram usados para enviar mensagens codificadas, permitindo que indivíduos expressassem sentimentos que de outra forma não poderiam ser ditos.

site: http://notinhasderodape.blogspot.com.br/2014/02/resenha-linguagem-das-flores-vanessa.html

SueSouza 18/01/2014

PERFEITO
Esperei mais de um ano para comprar esse livro,mas a primeira vez que o vi me encantei. E era tudo que eu imagina. Essa história é linda. Uma menina chamada Victoria que foi abandonada recém nascida, que lutou por anos em não sentir nada pelas outras pessoas. Não suportava se tocada. Mas uma mulher Elizabeth mudou isso, mostrou o amor a ela, mas ela acabou estragando tudo, e a passar dos anos, a culpa que pelo fez a atormentou e só cresceu sua certeza de que não era capaz de senti amor.
Mas outra pessoa mostrou diferente o Grant era como ela, calado e isolado e sabia que ela era seu grande amo e lutou por ela, mais uma vez ela jogou tudo pelo ar.
Victoria usou seu amor pelas flores para demostrar os sentimentos que fariam os outros felizes, e assim desenvolveu um grande negócio de floricultura.

Estou apaixonada por essa história....

Sarah 12/01/2014

E o que falar de um livro que acabei de ler e já amo pakas. Nas primeiras 54 páginas não tava dando nada por esse livro tava pensando até em abandoná-lo e começar a ler outro (ainda bem que eu não fiz isso). Acabei fazendo o meu próprio dicionário de flores e seus significados. Uma história extremamente fofa que logo no finalzinho me deu uma vontade louca de chorar, mas fui forte e "só" fiquei com um nó na garganta. Como a maioria das histórias (amém!!!!) tudo dá certo no final. E foi assim que "A linguagem das flores" entrou para a minha lista de livros favoritos, onde todos eles estão guardados em um lurgazinho especial do meu coração.

Samuel 27/12/2013

A Linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh
Victoria Jones é uma menina órfã, arredia e temperamental. Ela tem uma personalidade muito difícil, por isso, viveu em diferentes abrigos durante sua vida, e também em diferentes lares, onde nunca foi adotada. Com 10 anos, Victoria conheceu Elizabeth, uma mulher que amava flores e que passou a amar a garota e ensiná-la a antiga e quase esquevida linguagem das flores. Victoria permaneceu um ano morando com Elizabeth, sendo muito bem cuidada e ensinada. Elizabeth tornara-se uma mãe para Victoria, a mulher era dona de um vinhedo, mas tinha sérios problemas com sua irmã Catherine, que era mãe de Grant. Problemas que aconteceram no passado, mas que o tempo não conseguiu curar. Depois desse um ano maravilhoso as duas passaram juntas, Victoria pôs tudo a perder...

Mas agora o livro nos mostra o outro lado da vida de Victoria. A menina carrancuda quando criança está com 18 anos, e tem que aprender a se virar. Seu conhecimento com flores era imenso, mas ela o usava para demonstrar sentimentos negativos: cardo para misantropia, lavanda para desconfiança, manjericão para ódio, cravos amarelos para desprezo. Após passar algumas semanas na rua, comendo sobras e dormindo em um jardim numa praça, Victoria vai a procura de um emprego, e para em frente à uma floricultura. Renata, a dona, admite a garota que encanta à todos com o conhecimento aprendido lá no passado, com Elizabeth.

Agora Victoria tem um emprego, dinheiro, comida, e um quartinho para passar as noites. Mas, durante um dia normal de trabalho, um homem estranho entrega uma flor para Victoria. Um lírio, majestade, conforme o dicionário de flores. Victoria não consegue tirar aquele homem da cabeça, havia algo de familiar em seu olhar. Quem seria?

Muitas coisas vão acontecer na vida de Victoria, ela vai prosperar em seu trabalho e vai se tornar uma pessoa muito querida. Esse livro é uma grande história de amor - entre mãe e filha, entre homem e mulher e, especialmente, de amor-próprio. Essa história não tem um vilão, nem um mocinho, mas tem pessoas que erram, e aprendem com seus erros. O livro nos mostra o poder de uma palavra, ou até de uma flor.

A leitura é tão envolvente, que você se pega rindo, chorando e até sentido a mesma dor que as personagens. Recomendo para todo tipo de pessoas, e acho que todos deveriam ler a história de Victoria, o que acontece com ela, por tudo que ela passa, é uma história triste e comovente, que nos fazem refletir. Mas é também muito especial.

É interessante a maneira como a autora escreveu o livro, pois o livro é narrado pela própria Victoria, mas em cada capítulo ela tem uma idade diferente. Em alguns 10 anos, que ela passa com Elizabeth, e em outros com 18 anos, quando ela passa com Renata e outras pessoas que farão sua vida mudar radicalmente.
Esdras 10/12/2015minha estante
Muito bom.

honeyg 02/12/2013

Lindo demais, história emocionante. Agora, estou fissurada com a linguagem das flores em si. *_*

Zaira 21/11/2013

Extremamente sensível!
O livro conta a história da Victoria em duas fases da sua vida: aos 10 anos quando estava em processo de adoção (sua última chance) e aos 18 anos quando foi emancipada e precisou começar a se virar sozinha.
Adorei o jeito que a Vanessa Diffenbaugh escreve. A narrativa me conquistou, a descrição das cenas, dos sentimentos que envolviam a Victoria e a levava a tomar certas atitudes. Quase todo o tempo quis pega-la no colo e abraça-la, e quando não, quis bater nela. Consegui sentir o medo, a decepção, o arrependimento, o amor e a felicidade que os personagens sentiram ao decorrer da história.
Fiquei muito feliz com o final da história e encantada com a linguagem das flores, nunca fui muito de prestar atenção nas diferentes espécies, mas com certeza a Victoria me ensinou bastante sobre como elas podem mudar a vida das pessoas.

juliana_cg 02/11/2013

A Linguagem das Flores por Vanessa Diffenbaugh
Em capítulos que se revezam entre o passado e o presente, Victoria nos coloca a par dos acontecimentos anteriores (Quando ainda morava com Elizabeth) e os atuais.
Abandonada quando bebê, nunca chegou a conhecer os pais, desde pequena é passada de casa em casa, sendo "adotada" (Não oficialmente) e abandonada logo depois, um dos motivos de sua constante desobediência. Até que, aos seus 9 anos, vai para a casa de Elizabeth, onde aprende a amar flores e seus significados, porém, algo faz com que ela ponha tudo a perder e é declarada pelo juizado de menores, inapta para adoção. Quando finalmente é emancipada, aos 18 anos, se vê morando na rua e sem dinheiro, até uma florista (Renata) chamá-la para trabalhar em sua loja.
Até aí, tudo parece entrar nos eixos, Renata demonstra realmente se importar com Victoria e sempre tenta ajuda-la em suas dificuldades. Mas, em uma ida ao mercado de flores, Victoria conhece um "estranho" vendedor que mexe com seus sentimentos, ele acaba entrando em sua vida e trazendo a tona tudo o que ela quer deixar por debaixo dos panos... Com o desenvolvimento da história, a curiosidade de quem está lendo só aumenta...

(Siga lendo pelo Blog)

site: http://oitavacoluna.blogspot.com.br/2013/10/a-linguagem-das-flores-de-vanessa.html

skuser02844 30/10/2013

A Linguagem da Flores - Vanessa Diffenbaugh.
É um livro que se alterna entre o passado e o pente de Victoria, uma órfã que viveu sua infância sendo em lares provisórios onde sempre era devolvida aos orfanatos e acabou crescendo sozinha.
Elizabeth, foi a única pessoa em quem pode confiar, mas que, acabou decepcionando.
Depois de emancipada Victoria se vê totalmente sozinha e enfrenta grandes dificuldades até começar trabalhar como florista e assim descobrir sua verdadeira vocação.
Mas sua vida passa por uma grande reviravolta quando ela conhece Grant, um rapaz misterioso que a fará relembrar os segredos do seu passado, reabrindo antigas feridas e despertando sentimentos até então desconhecidos.

AQuarian 19/10/2013

Uma chance de mudar .
Bem,devo admitir que ,é muito interessante a história.
A medida que as coisas vão acontecendo...fica bem claro a condição psicológica da protagonista da história ,e toca profundamente os sentimentos de quem está lendo,principalmente pirque fala muito sobre Mãe e filha com relação a tema"adoção".
É uma história atrativa , pois, faz o leitor mergulhar na Linguagem das Flores,aprendendo um pouco do significado de algumas delas.
Recomendo essa leitura...tem um final muito bom.Pasa uma mensagem muito bacana.

neia 29/09/2013

Florescendo
Faz muito tempo que queria ler esse livro, porque gostei do breve resumo que li sobre ele, e agorinha mesmo acabei de ler, sei que não é bom quando agente espera muito por algo, e até achei que esperei muito desse livro, mas no final ele não me decepcionou, até me surpreendeu levando a historias por estradas que nem pensava que chegaria perto, é fato que não entendo os sentimentos de Victoria e olha que tentei entende-los, mas terminei o livro sem entender pra que tanto sofrimento, mas sei que ela tinha que superar seus medos e ser perdoada e perdoar a si mesmo para que a historia tomasse o rumo positivo. um bom livro, rápido de ler, ganha de mim quatro estrelas

Joice (Jojo) 24/07/2013

Linguagem do amor
"A linguagem das flores", de Vanessa Diffenbaugh, traz uma história delicada sobre medo, abandono e, principalmente amor. Amor em suas várias formas.

Victoria é uma menina órfã que, após completar 18 anos, precisa aprender a se virar sem o apoio do Estado. Ela é uma jovem rancorosa e desconfiada, mas possui um talento: sabe o que cada flor significa e como mudar a vida das pessoas com elas. Com isso, Victoria começa a trabalhar como florista. À medida que seu trabalho vai se desenvolvendo, somos apresentados a personagens do passado e do presente de Victoria, conhecemos aos poucos seu passado difícil e sua história de amor com Elizabeth, a última pessoa que tentou adotá-la, e com Grant, sobrinho de Elizabeth.

É comovente acompanhar Victoria amadurecer, mesmo aos tropeços. Ela se nega a amar e a ser amada, mas não é totalmente imune ao amor maternal de Elizabeth, ao amor de Grant e mesmo à amizade com Renata, a dona da floricultura. Como uma pessoa que tem sede, ela sente necessidade desse carinho, ao mesmo tempo que diz a si mesma não merecê-lo.

A escrita de Diffenbaugh é bonita, alternando momentos do passado e do presente de Victoria sem confusão. É um livro gostoso de ler, com um final que nos deixa com uma sensação muito boa.

Recomendo.

Kelly 22/07/2013

Do cardo ao cravo-de-amor
A linguagem das flores é linda e seria maravilhoso se as pessoas aprendessem a sutileza de suas mensagens...dos pequenos gestos, "floridos" ou não. Recomendo a leitura.