As vinhas da ira

As vinhas da ira John Steinbeck

Resenhas - As Vinhas da Ira

Ramiro.ag 14/02/2023

"Cada um de nós aqui é um tambor a bater nossa amargura, caminhando com a nossa desgraça"
"Na alma do povo, as vinhas da ira diluem-se e espraiam-se com ímpeto, amadurecem com ímpeto para a vindima."

Eu nem consegui processar o que foi o final desse livro ainda, foi tão perturbador e ao mesmo tempo uma representação perfeita de generosidade (mas ainda sim to muito em choque, meu deus do céu).
O livro retrata a incessante "fuga" da família Joad, expulsos de suas terras pelo banco, eles partem pra Califórnia em busca de trabalho, no entanto, além deles, milhões de pessoas estão passando pelo mesmo. Logo, muita gente pra trabalhar, pouca demanda, os grandes proprietários de terra exploraram isso, fazendo eles trabalharem muito a quase nada.
Além da exploração no trabalho, eles ainda sofrem muito preconceito pelos cidadãos locais e pelos governantes, tendo que se sujeitar a situações humilhantes e miseráveis.

É muito desesperador acompanhar a trajetória deles, o dinheiro vai acabando, a família vai entrando em colapso, falta comida, faltam recursos e não se tem trabalho, não se tem casa e não se tem ajuda.
A promessa de trabalho em um lugar bonito, foi completamente esmagada pela ganância, a ponto de muitos não terem o que comer de um lado, e outros jogarem toneladas de alimento fora pois não estão dando mais lucro.

Esse livro é muito forte, e traz muitas críticas à desigualdade social, e como toda a história de um homem não vale nada perante ao dinheiro, o medo e a fome.

"Homens que criaram novas frutas para o mundo não sabem criar um sistema pelo qual suas frutas possam ser comidas."
Cristian00 14/02/2023minha estante
Excelente livo, Excelente resenha ! :)

Guilherme.Barros 30/03/2023minha estante
O que foi essa cena final

Andreza R. Fernandes 20/12/2023

A gente sente o impacto
A família Joad sofre, sofre, sofre... e depois tem algumas frações de alegria e esperança até que desanda novamente. Ainda tô tentando entender. É meio forte essa crise de 1900 à 1929, retrata o que aconteceu na vida real e, é desolador, injusto, desumano... como o ser humano consegue ser perverso e ganancioso com o seu semelhante! A mãe é a personagem mais bem construída, começa meio perdida, sofre, porém ela cresce de um jeito magnífico, vira a chefe da família, manda em todos, todos ouvem ela e não perde as esperanças, é a pessoa mais forte, corajosa, família, acumulada várias funções... nem sei como ela aguentou! Ela é uma mulher maravilha. O Tom mostra em alguns momentos que é impulsivo, porém ele não tá errado, mas em terras novas a lei não serve para eles, ocorre episódios em que Tom poderia agir diferente, mas o seu espírito pensa dr outra forma. O pai começa mais animado e termina com a cabeça no passado e desperançoso, tio John sofre com o passados e seus "pecados", o Al e Rosa em quase metade do tempo se mostram imaturos e até egoístas, Noah é o filho apagado e sem muita reação, crianças são encrenqueiras e astutas e o Casy é um alívio espiritual para a família Joad, um bom conselheiro. Enfim, no final das contas só queria um final mais fechado, agora tô aqui martelando algumas hipóteses, mas o livro é significativo, com certeza é um dos favoritos da vida! Leiam!
Alan kleber 20/12/2023minha estante
Tem um documentário no YouTube sobre esse livro.
O nome é, Discovery: Grandes livros "As Vinhas da Ira."
É bem bom.

Leitorconvicto 20/12/2023minha estante
Esse é um autor que ainda não li. Já ouvi boas coisas

Andreza R. Fernandes 20/12/2023minha estante
Sim! Agora pretendo assistir o filme e procurar vários vídeos, não superei. Obrigada!

Andreza R. Fernandes 20/12/2023minha estante
Pois vale a pena conhecer esse autor, apesar de ser um livro longo, acho difícil não gostar.

Maiara.Alves 03/03/2022

Marcante
Na grande depressão americana dos anos 30, Tom Joad volta para casa depois de cumprir quatro anos na penitenciária McAlester e reencontra a família sendo despejada da própria terra.

Sem opção, resolvem seguir uma grande viagem rumo ao oeste, a procura de promessas de trabalho na Califórnia. A realidade é diferente e o que encontram é um mundo hostil e de miséria.

Os agricultores em êxodo, passam fome, escassez de trabalho, violência e humilhações.

Não é um livro nada confortável de se ler, no sentido de ser um soco no estômago. O relato da jornada é comovedor em muitas partes. Mas mais ainda é o retrato impressionante da determinação e resiliência dos personagens. É um livro atualíssimo, visto que se trata de um passado recente e que os dramas tratados persistem até hoje.

As Vinhas da Ira é um clássico indispensável para se compreender todo um século.

Alessandra.Adams 27/11/2021

Que livro perfeito! Um dos melhores que já li em toda a vida. Um livro que merece ser lido por todos.

Matheus 07/07/2023

Perturbador!
Após me encantar com a narrativa em "Ratos e Homens", decidi ler "As Vinhas da Ira" e que livro bom! Ao mesmo tempo que é duro, revoltante e angustiante, Steinbeck escancara para o leitor o cerne da miséria humana. Com uma história densa e um final indigesto, essa leitura me encantou. Confesso que ainda estou desconfortável com o final. Super recomendo a leitura.

Publicado em 1939, a obra é considerada uma das mais importantes da literatura norte-americana do século XX e foi premiada com o Pulitzer de Ficção em 1940. O livro retrata a jornada de uma família de agricultores, os Joad, durante a Grande Depressão nos Estados Unidos.

Uma das características mais marcantes de "As Vinhas da Ira" é a sua abordagem social e política. Steinbeck retrata de maneira realista e crua as condições de extrema pobreza e desespero enfrentadas pelas famílias rurais durante a crise econômica. A história se passa no contexto da migração em massa dos fazendeiros do Meio-Oeste para a Califórnia, em busca de trabalho nas plantações de uva. Steinbeck explora as injustiças sociais, a exploração dos trabalhadores e a luta por dignidade em meio a um sistema econômico desumano.

Os personagens de "As Vinhas da Ira" são complexos e bem desenvolvidos. Tom Joad, o protagonista, é um ex-presidiário que retorna para casa e se une à sua família na jornada rumo à Califórnia. Ao longo da narrativa, ele passa por uma transformação pessoal, tornando-se cada vez mais consciente das injustiças sociais e assumindo um papel ativo na luta por justiça e solidariedade. Além dos Joad, Steinbeck apresenta outros personagens que representam diferentes facetas da sociedade e da condição humana.

A linguagem utilizada por Steinbeck é simples, porém carregada de significado. Ele utiliza um estilo direto e objetivo para transmitir a dureza da vida dos personagens e a urgência de suas lutas. O autor também faz uso de descrições detalhadas do ambiente e das paisagens, criando um forte senso de lugar e reforçando a conexão entre as personagens e a terra.

"As Vinhas da Ira" aborda temas universais, como a luta pela sobrevivência, a solidariedade, a exploração econômica e a busca por justiça social. A obra reflete a crítica de Steinbeck ao sistema capitalista e à forma como ele afeta os mais vulneráveis. No entanto, o autor também retrata a força e a resiliência do ser humano diante das adversidades, mostrando que mesmo em meio ao sofrimento é possível encontrar esperança e solidariedade.

Em resumo, "As Vinhas da Ira" é uma obra-prima da literatura que retrata de forma magistral as consequências da Grande Depressão na vida das famílias rurais nos Estados Unidos. Através de uma narrativa poderosa e personagens cativantes, John Steinbeck nos leva a refletir sobre as injustiças sociais e as lutas por dignidade em tempos difíceis.

Cintia295 16/04/2021

Que livrooooo, estou sem palavras até agora, ainda não absorvi tão bem o final, quero ver como será o debate.
Gostei muito do livro, ele é atemporal, pra quem já morou, conhece alguém, ou os avós que moraram na roça, fazendas, vão si identificar com algumas ou até várias coisas, nem digo sobre a fome, tragédias, misérias. Mas a parte que antigamente as lavouras, fazendeiros precisavam de mãos de obra manual e empregava muitas famílias. Porém conforme o tempo vai passando a tecnologia avançando máquinas tomando lugares dos homens, e desempregos, fome, salários baixos, desespero, o medo do amanhã.
Esse livro é a mais pura verdade talvez só fingimos não ver. Quem mora no interior pode ter mais essa visão.

Falando do final do livro mas sem spoiler: ficaram umas perguntas sem respostas que eu particularmente gostaria de saber. Um dos exemplos: porque sumiu do nada, abandonou?? ????????

Michele 03/04/2021

Um livro que fere e deixa marcas
A história da família Load é muito triste e bela. Triste por tanta injustiça, miséria e abuso presentes em sua saga. Bela por toda a força e coragem que os movem enquanto família. Tudo isso traz muitas reflexões que revoltam e atordoam aqueles que acompanham a narrativa e sabem que, atualmente, muitos ainda passam por situações parecidas.
Personagens memoráveis, o pregador Casy, a mãe, e o tio John, que no final conseguiu desmontar o pouco que ainda estava em pé por aqui.
Cristina117 03/04/2021minha estante

Mari 03/04/2021minha estante
ta na minha lista ?

Michele 04/04/2021minha estante
Leia sim, esse é um daqueles livros que todo mundo deveria ler pq levanta umas discussões muito relevantes..

Mari 04/04/2021minha estante
?Obrigada, vou ler!

Max 31/01/2023

Lágrimas...
Quando do desejo de ler o livro, logo me avisaram que deveria deixar ao lado uma caixa de lenços, acabaria precisando.
Foi o que aconteceu, verti lágrimas de emoção por toda a leitura, a escrita do autor é de fato contundente e ao mesmo tempo poética, não se passa incólume. Deixou, sem dúvida, marcas profundas em mim...
Recomendo fortemente!

Crixtina 30/06/2023

Com certeza 5 estrelas !!!
É uma história escrita em 1939 mas pode muito ser trazida para os dias atuais em que o capitalismo consome toda a vida é esperança das pessoas

?tenha-se medo da hora em que o homem não mais queira sofrer e morrer por um ideal, pois que esta é a qualidade básica da humanidade, é a que a distingue entre tudo no universo.?

Ananda 22/10/2023

Um manifesto às falsas promessas
Uma família de meeiros é despejada pelo banco. Com um panfleto na mão seguem pela rota 66 em busca de trabalho, é uma viagem angustiante e dolorosa para a família que sacrifica alguns pelo caminho e ao chegar ao destino final, percebem que não há emprego nenhum pra eles.

Os personagens sofrem abuso do Estado, abuso dos latifundiários e abuso das instituições. Indignidade, exploração e fome é tudo o que a família consegue na Califórnia, com muita demanda de trabalhadores e pouca oferta de emprego, muitas pessoas no desespero acabam “aceitando” trabalho escravo, fazendo com que dono de terras lucrem com a miséria desse povo.

Depois de algumas semanas que eu tinha acabado de ler todo o livro, apareceu a notícia do trabalho escravo que estava acontecendo em Bento Gonçalves -RS, foi muito fácil ver várias pessoas relativizando o crime cometido, ou dizendo que os trabalhadores só eram preguiçosos, ficando duas provas cabais: a 1°, é que os Direitos Civis só servem para algumas pessoas, pras pessoas que tem dinheiro. E a 2° prova, é que a moral humana não avançou, que dizemos a mesmas coisas e cometemos os mesmos atos imorais que eram cometidos em 1939, há mais de 80 anos atrás.

P.S.: O final mais dolorosamente poético que já li.

Pri 20/04/2020

Nos olhos dos homens reflete-se o fracasso. Nos olhos dos esfaimados cresce a ira. Na alma do povo, as vinhas da ira diluem-se e espraiam-se com ímpeto, amadurecem com ímpeto para a vindima.

Natalia 16/03/2021

Suzanne Raely 13/07/2020

Um dos melhores livros que já li
Indicação de leitura: As vinhas da Ira.

Um livro que todo mundo deveria ler.

A leitura de ?as vinhas da ira? leva o leitor a refletir sobre vários assuntos, tais como coragem, empatia e família. É um romance que cativa de imediato desde a primeira página de leitura.

O livro conta os sonhos e dramas da família Joad, que devido a condições de seca e modernização da agricultura teve de buscar em outro lugar melhores condições de vida. A trajetória da família é marcada por sofrimento, perdas, esperanças, sonhos e desilusões.

O livro nos trás a imagem da Grande Depressão Americana, em que milhares de famílias em êxodo tiveram de percorrer um longo caminho em busca da sobrevivência, na esperança de trabalho e melhores condições de vida, lutando a cada dia contra a fome.

O autor John Steinbeck soube definitivamente narrar com precisão a luta pela sobrevivência. O romance é moldado por um sentimento de angústia e tristeza, que nos faz se inserir dentro de determinadas situações pelas quais o ser humano pode passar.

Uma história realmente muito comovente, que tem um forte apelo social.

Vale muito a pena a leitura, com toda certeza entrou na lista dos meus favoritos!

?Aprendi uma coisa muito boa, e todo dia aprendo alguma coisa. Se alguém está em dificuldades, preocupado, na miséria, deve procurar a sua própria gente. É só quem pode ajudar, e só?.

leiturasdaursula 11/02/2021

Que jornada!
É uma jornada de dor, sofrimento, luta, muita miséria, fome, trabalho escravo e uma família que pena para ficar unida e não perder as esperanças! Resenha completa em @leiturasdaursula

Carolina.Oliveira 27/08/2020

Soco no estômago!
O livro conta a história de uma família de meeiros que são expulsos de suas terras em Oklahoma e viajam para a Califórnia em busca do sonho americano. E a história se desnrola em persistência e decepções e mostra o quanto é possível ser solidário mesmo diante da miséria.

As cenas e personagens são muito bem descritos. E me chamou atenção a figura da mãe como pilar para não deixar aquela família desistir.

O autor intercala capítulos em que narra a história da família com capítulos menores e poéticos que trata do contexto geral, os quais são muito tocantes.

O final do livro causa uma estranheza inicial, mas quando você digere percebe que não poderia ter um final melhor.

Esse livro mudou meu olhar sobre o mundo, tendo em vista que tudo que acontece nele continua acontecendo o tempo todo. Livro incrível!