As vinhas da ira

As vinhas da ira John Steinbeck

Resenhas - As Vinhas da Ira

Rodrigo 23/09/2022

Visceral
Que livro pungente! O autor consegue nos proporcionar uma experiência transcendental. Impossível passar incólume a essas mais de 500 páginas.
Reflexão e empatia são presentes demais.
Daniel 24/09/2022minha estante
Muito bom mesmo!

Ana Claudia 08/08/2023

O estilo americano de viver
O livro retrata a história de uma família de migrantes durante a Grande Depressão, logo após a Crise de 1929. Várias famílias tem suas terras tomadas pelos bancos e migram para a Califórnia, a fim de conseguir emprego. Vários empresários espalham anúncios de emprego pelo país, com o objetivo de aumentar a mão de obra disponível e diminuir os salários dos trabalhadores. A família migra com muita esperança de conseguir uma casinha branca e um pedacinho de terra, e aos poucos vai sendo frustrada.

No geral, a história não tem grandes acontecimentos, mas os diálogos são incríveis e tem muita fluidez. Os personagens são bem construídos e é impossível não amar a mãe da família Joad. O autor costuma intercalar capítulos longos sobre a família com capítulos curtos que ajudam a contextualizar o que está acontecendo nos EUA.

John Steinbeck faz muitas críticas e mostra a importância da intervenção do Estado na economia. Indico de olhos fechados para quem quer entender melhor o que foi a Grande Depressão.

Elide.Rodrigues 10/04/2020

Impressionante
Não tenho palavras para descrever essa leitura! A narrativa do autor com suas descrições incríveis nos coloca de forma extraordinária dentro da história, visualizando cada cena e cada cenário. Incrivelmente triste e verdadeiro.

Edj 22/04/2009

A literatura americana do século XX é pródiga em autores com um estilo que eu, particularmente, aprecio bastante. Assim como Hemingway e Fitzgerald, John Steinbeck não parece escrever livros, mas verdadeiros roteiros de cinema. Não à toa, um ano depois do lançamento das "Vinhas.." seu livro foi transformado em filme, que ganhou 2 oscars e hoje é um clássico.

É bom, contudo, não confundir sua acessibilidade com simplismo. "As vinhas...", além de prender nossa atenção com a epopéia da família Joad, vai delineando ao longo de suas páginas uma profunda análise dos dramas sofridos pelo meio-oeste americano durante a consolidação do capitalismo financeiro, que alçou o país ao topo do mundo. Para quem pensa que a hegemonia americana não veio à custa de (muito) sofrimento de seus cidadãos, este livro se impõe como obrigatório.

E como obra de arte que é, acaba transbordando o contexto da história na figura de Jim Casy, um pregador que, ao deixar a palavra da Bíblia, encontra na solidariedade humana o verdadeiro espírito universal.

Cris 11/01/2023

As vinhas da ira
O livro trata da saga de uma família fugindo da fome e em busca de trabalho. Traz várias questões sociais relevantes nesse sentido: luta de classes, valor da terra, o papel do estado perante seus cidadãos, a religião, etc. Não gostei muito dos primeiros 50%. A leitura foi bem arrastada. A parte final foi mais interessante do ponto de vista da leitura e dos acontecimentos. A mãe é a melhor personagem. É ela quem toma as decisões mais sensatas e conduz a família. É um livro super triste, pois desvela toda a degradação humana da época de um modo super realista.

Mara Islanne 10/02/2021

E a ira cresce entre os esfaimados..
Um retrato bem real da miséria humana, da mesquinhez e crueldade dos que têm poder. Apesar de todo sofrimento, os Joad são movidos pela força da mãe, que nunca desiste e que sempre tem esperança. Daquelas pessoas que apanham e continuam seguindo em frente, que usam o sofrimento como combustível. Esperança pelo prato de comida, pelo trabalho, por uma casinha branca. E nos homens a ira cresce ao ver tantos campos com fartura que eles não têm o direito de plantar e muito menos de comer da colheita. O povo segue, brigam, as crianças morrem de fome e o povo supera contando somente com os "da sua própria gente".
Particularmente não gostei muito do desenrolar e do final, mas é compreensível o título de clássico da literatura. É uma experiência da vivência de outras pessoas, de uma outra realidade, outro mundo. Se pensarmos bem, não tão distante da miséria ainda existente tão próxima a nós.

Dri Ornellas 25/07/2010

Cheguei a desistir da leitura de As vinhas da ira, de John Steinbeck 2 vezes, pois estava ficando muito deprimida com o livro, mas sabia que se não lesse agora, levaria anos para pegá-lo novamente.

O livro é cansativo, Steinbeck é muito descritivo. Porém consegue transportar você para dentro da história. Gostei muito da leitura, mas é preciso parar muitas vezes para tomar fôlego, não por seu um livro grande - fisicamente - mas pelo teor da leitura.

Você pode trazer todas as reflexões de Steinbeck para os dias atuais, correlacionar cada coisa que ele cita com um fato que conhecemos: ele descreve a irracionalidade da ganancia de forma direta e clara, toda a forçada transição da vida dos agricultores rurais para uma vida de trabalhadores subordinados e todas as perdas que isso causou, todo os sofrimentos, todas as mudanças de paradigmas na sociedade...

Muitos citam 1984 como uma leitura obrigatória para todos, por desmascarar conceitos que nunca são esclarecidos abertamente em nossa sociedade. Digo o mesmo de As vinhas da ira: todos precisam lê-lo.
newton16 17/01/2020minha estante
Livro cansativo? Não achei de modo algum. Ele escreve de modo simpkes e direto. Há outris autores bem cansativos...

Fabi 11/06/2021

Foi tão sofrível quanto a viagem da família Joad.
Criei altissimas expectativas pelo livro, afinal, já tinha visto e lido diversas críticas e resenhas (não, não me importo com spoiler), mas qual foi a minha surpresa em perceber que está leitura não funcionou para mim.

Achei a história bem medíocre e desenvolvida de forma extremamente arrastada.
Os personagens eram bem irritantes. Achei engraçado pois o único o qual criei algum vínculo foi-se embora na primeira oportunidade (tchau Connie). Fez bem.

Foi uma leitura demasiadamente longa e com um final patético.

Heidi Gisele Borges 07/09/2020

E fim... Terminei "As vinhas da ira" (The Grapes of Wrath, 1939), de John Steinbeck (1902-1968). Que livro intenso! Que personagens reais! Não à toa ganhou o Pulitzer.

Há algum tempo um livro não me fazia pensar na história sempre que precisava parar, não me fazia ter vontade de voltar a ele a todo momento.

Acompanhar a família Joad me fez sentir medo do futuro. Não tem histórias felizes, são histórias fortes e carregadas de verdade de uma família que viaja em um caminhão carregado com pessoas e coisas úteis, como panelas, colchões e cobertores.

Em cada um o sonho de uma vida melhor. Mas a vida sempre prega peças das mais trágicas. E a família vai se desmantelando enquanto luta pela sobrevivência sem nunca desistir.

Leia esse clássico essencial!

Luis 17/02/2010

O Outro lado do sonho americano.
Ao ganhar o prêmio Nobel em 1963, muitos já consideravam Steinbeck como um autor tecnicamente morto, incapaz de recriar suas obras fundamentais que dissecavam a sociedade americana. Se de fato Steinbeck era ou não relevante nos idos dos anos 60 é questão discutível, o que não lhe pode ser negado é o mérito por ter produzido uma das obras primas literárias do século XX : As Vinhas da Ira.
O livro surpreende ao mostrar ao resto do mundo uma América cruel com os menos favorecidos. A história gira em torno de um grupo de agricultores que emigra para a Costa Oeste americana em busca de melhores oportunidades (a analogia com os milhares de retirantes nordestinos que se deslocavam para o sul maravilha brasileiro é quase que automática). Os percalços da trajetória e a decepção com as regras da "terra prometida" dão ao romance às tintas dramáticas que o levaram ao sucesso em Hollywood. Steinbeck se inspirou em uma série de reportagens sobre os trabalhadores americanos que havia escrito no começo dos anos 30. Graças a esse livro, o autor se tornou o porta voz dos excluídos do sonho americano. A outra Voz da América.
Marta Skoober 14/07/2013minha estante
Talvez precise um leitor com olhar apurado como o seu para percebê-lo. Como sempre, Luís, seus comentários são enriquecedores, e nos instigam a buscar novas leituras.

Peter.Molina 15/12/2023

Êxodo americano
Este livro vai relatar a jornada de uma família após serem expulsos de sua terra após a crise americana no final dos anos 20. A luta por um emprego, as humilhações, a fome, a dor e a desesperança que todos sofrem nessa busca incansável, marcam toda a narrativa deste livro. Muito bem escrito, mas um tema forte e extremamente pesado e difícil. Em algumas passagens mal consegui progredir a leitura em meio a tanta desolação. O final tem uma cena extremamente impactante que vai ser difícil esquecer. Recomendo a leitura.
CPF1964 15/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Peter...??

Peter.Molina 15/12/2023minha estante
Obrigado Cassius! ??

Ellen Rayane 20/02/2021

Perseverança
Que história rica.... Quantas críticas sociais e quanto sofrimento passou essa família e que final....
Essa história é tão atual, quantas famílias precisam passar por essa jornada...
Fui muito impactada pela história da família Joad e esse sem dúvidas é um livro q vai permanecer na minha cabeça por muitos anos... Muito bom!

Haime 30/10/2020

As vinhas da irá
Apredi com essa estória que nunca se tem pouco que não possa ajudar alguém.

Super recomendo a leitura !

Adriana Pereira Silva 24/04/2020

Enquanto houver esperança há vida
John Ernst Steinbeck nasceu em Nova Iorque, EUA, em 1902, falecendo em 1968. Em 1962 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.
Sua obra “As vinhas da ira” é considerada sua obra-prima. Conta a exploração a que são submetidos os trabalhadores itinerantes e sazonais, através da história da família Joad, que migra para a Califórnia, atraída pela ilusória fartura da região. Passado durante a Grande Depressão. Recebeu o Prêmio Pulitzer de Ficção.
Devido ao caráter de denúncia do autor, esse livro foi proibido em Salinas, na Califórnia até a década de 90, e o Sindicato de Fazendeiros da Califórnia queriam tirar do ar todos os filmes sobre esta obra, tendo o autor mesmo sofrido ameaça de morte.

A família Joad, expulsa de Oklahoma, onde eram meeiros, parte para a Califórnia devido à seca e dificuldades econômicas. Como não há como sobreviver em Oklahoma, vendo panfletos de propaganda de muito trabalho rural na Califórnia, pegam o pouco dinheiro que lhes resta e vão rumo ao Oeste americano em busca de uma vida digna, onde possam sobreviver.
No caminho percebem quantas milhares de pessoas também estão indo para o mesmo local, vendo que são apenas mais uma família a ir rumo a empregos para não passar fome, mas vão descobrindo que não é tudo aquilo que anunciam os panfletos.
Essas famílias sofrem muito nas mãos do governo e dos grandes proprietários de terras, onde são praticamente escravizados, não conseguindo ganhar nem para comer direito, sendo privados de tudo, sofrendo maus-tratos por todos na Califórnia. São chamados de “okies”, tipo a escória da sociedade.
“Nos olhos dos homens reflete-se o fracasso. Nos olhos dos esfaimados cresce a ira. Na alma do povo, as vinhas da ira diluem-se e espraiam-se com ímpeto, amadurece com ímpeto para a vindima.” (p.446)
Enfim, é uma luta pela sobrevivência, que não acham, e que fica a cada dia mais complicada.
Steinbeck também viveu em Oklahoma, e descreve de maneira magistral a região e a época passada, da Grande Depressão. Entre os capítulos da história, estão embutidos outros que descrevem a realidade da época retratada, de maneira especial.
Fica marcada a Esperança, vista por toda a história na figura da mãe, a fortaleza da família, sendo ela que une a família, é o porto seguro de todos.
Leila 24/04/2020minha estante
um dos meus livros favoritos da vida

Marcia 26/09/2020

Um livro emocionante..
Que livro! Acompanhamos através das páginas , a triste realidade de uma família que se vê obrigada a sair em busca de uma nova vida, com muita luta e pobreza, mas mesmo assim com esperança.. Só não gostei muito do final, queria continuação ..