O Caminho do Poço das Lágrimas

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

Redd 04/03/2013

O Caminho do Poço das Lágrimas
[...]
Eu gostei do livro. Não é um livro perfeito (mas também, quantos são?), mas é um bom livro. Li em um dia. O estilo me lembrou um monte de coisas misturadas, desde Tim Burton, passando por Silent Hill (que eu também não conheço, mas ouço falar), indo por Neil Gaiman e acabando no Labirinto do Fauno e em Alice no País das Maravilhas. Um misto de infância com vida adulta. Ou melhor, a infância dos adultos. Achei o livro bem cinematográfico também, com paisagens e monstros que, dependendo da produção, poderiam ficar bem legais num filme [...]

Mais em: http://vermelhocolorido.blogspot.com.br/2013/03/o-caminho-do-poco-das-lagrimas.html

Diogo Nunes 26/03/2009

Melhor do que eu esperava
Estava com medo de ler este livro, pois não aguentava mais ler livros de Vampiros do Vianco... Mas este livro me surpreendeu! Uma excelente história, com um excelente final! Vale a pena!

Vanessa Sueroz 24/11/2009

Um livro bem diferente do que estamos acostumados do André Vianco.

Achei ele muito confuso no começo, já que ele conta que o pai e dois filhos foram parar misteriosamente em um lugar misterioso e cheio de fantasia.

Mas assim que o livro se aproxima do final ele vai ficando fascinante, e você começa a entender o fantastico laço que o autor criou em cada cena que antes pareceu ser bem esquisita...

Muito bom apesar de confuso.

Horroshow 15/09/2015

Amor e sensibilidade
Resenha por Renato Fonseca

Um verdadeiro tratado sobre o amor e a sensibilidade sem o ranço do excesso de melodrama, essa é a linha condutora da aventura de Jonas e seus filhos, Ingrid e Bosco, por uma estrada nada auspiciosa e muito reflexiva. Considero essa a obra mais profunda de André Vianco por três motivos: pela leveza com que o assunto é tratado, pela generosidade com que o público alvo é compreendido e principalmente pela sutileza com que a história se desenrola.

Jonas e seus filhos adormecem no carro durante a noite numa estrada deserta, e ao acordarem, se deparam com um longo campo verde. O carro desapareceu e o único caminho é um formado por pedras, que segue a perder de vista, apenas uma placa lhes informa: “Caminho do Poço das Lágrimas”. Este caminho longo e árduo é também repleto de reflexão, encantamento e grandes questões. Este livro é o 13º romance do escritor e as metáforas apresentadas levam a reflexões que englobam os assuntos mais complexos tratados com leveza, é possível se perguntar acerca da morte, da forma como vivemos e como devemos viver. O primeiro dos pontos, (o da leveza da narrativa) que acredito ser o ao lado da sutileza do autor, o mais interessante na obra, se revela nas conversas e situações compostas por temas de grande densidade mas que conseguem sobreviver tão sutilmente e com tanta simplicidade que parecem ter surgido naturalmente, como numa simples conversa entre amigos.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/01/o-caminho-do-poco-das-lagrimas-andre.html

Lodir 12/04/2011

André Vianco é um escritor brasileiro que, depois de muito esforço divulgando seus livros de livraria em livraria no início de carreira, conseguiu um bom destaque com publicações vampirescas na editora Novo Século. Desde então, o autor vem fazendo sucesso em um seguimento pouco apreciado até algum tempo atrás, mas que virou onda recentemente devido a certa saga de vampiros românticos – ainda que ele estivesse no mercado bem antes.

Como não sou fã de livros sobre vampiros, mas venho acompanhando com curiosidade a carreira do escritor, o primeiro livro que leio dele é “O Caminho do Poço das Lágrimas”, um dos poucos sem personagens sanguessugas e uma obra bem diferente do seu próprio estilo. O título poético e a belíssima capa – assim como as ilustrações internas – também ajudaram na escolha. Não foi uma surpresa descobrir que estava diante de um livro rápido e interessante, que traz uma boa proposta de reflexão sobre a relação do homem com a morte e a sua superação.

A história começa com Jonas e seus dois filhos pequenos, Bosco e Ingrid, perdidos em um bosque enquanto procuram o carro perdido, depois de inexplicavelmente terem acordado fora dele, enquanto voltavam de uma viagem. Eles acabam encontrando o tal Caminho do Poço das Lágrimas. Um sujeito misterioso aparece e os aconselha a não abandonar o caminho de jeito nenhum. A partir de então, vários seres fantasiosos aparecem e uma série de acontecimentos coloca a família em perigo, enquanto eles buscam voltar para casa e encontrar a mãe.

A trama de “O Caminho do Poço das Lágrimas” é uma clara fábula repleta de metáforas sobre a vida, a morte e a interpretação do homem para ambas. Em alguns momentos, a jornada percorrida pelo trio lembra “Alice no País das Maravilhas”. A mensagem por trás da obra de Vianco, no entanto, é mais intensa – há uma forte lição em todo o livro, mas destacada no final, sobre a superação da morte de entes queridos. O autor dedica o livro a Miguel, seu falecido afilhado, o que leva a crer que uma morte próxima criou a inspiração necessária para o autor esquecer seus personagens sobrenaturais e criar um romance ainda mais profundo e dramático.

O resultado ficou bom, a leitura é leve e agradável. O livro tem apenas 200 páginas e é uma leitura rápida, em boa parte porque tem capítulos curtos e é ricamente ilustrado por Lese Pierre. “O Caminho do Poço das Lágrimas” é uma boa escolha como primeiro livro de André Vianco a ser lido, ainda que o restante da obra não siga o mesmo estilo. O autor se prova um maravilhoso escritor e narrador, o que comprova seu merecido sucesso, e o que leva naturalmente a seguir como seu leitor.

Jakline 27/06/2014

Emocionante
Quando comprei esse livro, junto com a coleção do André Vianco, não dei muito crédito para ele, parecia algo mais infantil por conter vários desenhos dos personagens, completamente diferente das histórias de vampiro características desse autor. Tanto que foi o último que li.
A história em si retrata a fatídica volta de uma viagem que o pai Jonas e seus filhos Bosco e Ingrid fazem. Tudo começa a ficar mais interessante quando, depois de um cochilo na beira da estrada, Jonas acorda e percebe que seu carro não quer funcionar e logo mais a frente ele encontra uma placa de um caminho, o mesmo que da nome ao livro e é aconselhado a seguir por ele, sem nunca deixar a estrada, correndo o risco assim de se perderem um do outro.
No decorrer das páginas nos deparamos com uma trama envolvente e emocionante, onde o amor dos três será testado, onde a confiança será quebrada e reestruturada, onde a união entre a família será forçada até mostrar que existe um laço inquebrável entre eles.
O final é o que mais surpreende, deixando todos com um nó na garganta e o coração na mão, trazendo consigo a certeza de que o André Vianco é um dos melhores escritores nacionais e sabe como prender os leitores em cada página de seus livros.

Jéssy 06/02/2013

Caminho misterioso.

A história que nos é apresentada em "O Caminho do Poço das Lágrimas" é repleta de suspense. No início conhecemos Jonas, seus dois filhos e o conflito que há entre eles. Os três acordam no meio do nada sem saber o que aconteceu e como foram parar ali. A cada página o suspense aumenta e diversas teorias surgem na cabeça do leitor para tentar explicar a situação dos personagens. É mais do que claro que Vianco sabe conduzir uma boa história. O pai - Jonas - que não quer que os filhos desconfiem que estão perdidos, finge saber exatamente onde está e que o carro se encontra após um caminho de pedras que avista por ali. Bosco, o filho mais novo, é o que mais desconfia do pai, mas o segue mesmo assim. E, dessa forma, os três entram no caminho do Poço das Lágrimas.

Enquanto seguem a sua caminhada, encontram um homem que lhes avisa para não saírem do caminho e que devem seguir em frente sem ficarem tentados a sair ou a parar. Certo, é lógico que eles saíram do caminho e, de certa forma, até creio que foi necessário porque quando saem, tem de enfrentar seus pesadelos e temores. Então começamos a conhecer um pouco mais cada personagem através do universo fantástico que Vianco criou dentro dessa história. Por alguma razão lembrou-me um pouco Alice no Pais das Maravilhas e Coraline, talvez pelo local "parecer ser" um universo paralelo a realidade, mas é claro que esta obra não se equipara aos dois, porém - mesmo assim - não deixa de ser um bom livro. E apesar de eu já ter deduzido na metade da história o que havia acontecido, posso dizer que acertei só a metade dos fatos - o que é muito bom -, mesmo que o final tenha sido um pouco desanimador. Pelo menos para mim foi, achei um tanto cruel para um determinado personagem, que eu não vou especificar para deixar o clima de suspense no ar.

O fato é que essa obra de André Vianco nos transmite diversas reflexões sobre algumas atitudes que por vezes temos. Bosco, Jonas e Ingrid (filha mais velha) são como nós, então podemos nos identificar com os personagens e compreender suas atitudes na maior parte das vezes, além do mais, eles nos cativam o que é ótimo durante a leitura, diria até que é necessário para o leitor.

A linguagem abordada por Vianco é simples, apesar de encontrarmos vez ou outra alguma palavra nova para nosso vocabulário, mas dentro do contexto construído por ele, recorrer ao dicionário não é tão necessário porque conseguimos compreender o que ele quis dizer. Mas é importante marcar as palavras desconhecidas em algum caderno ou até mesmo no próprio livro para ampliar nossos conhecimentos. O livro é curtinho, é possível fazer como eu e lê-lo em poucas horas. Recomendo para todas as idades.

Fonte: Eu amo livros.

ARurouni 09/07/2010

Uma história muito interessante, mostrando um mundo fictício e aonde, aos poucos e vamos nos afeiçoando com os personagens.

Também nos mostra como nós levamos a nossa vida no dia a dia e o quanto esquecemos o que nos é mais importante: a família.

Geraldo 10/10/2010

Titulo 1
Eu gostei bastante do livro, mas o fim achei um pouco diferente do que eu pensei, talvez um pouco egoísta e ao mesmo tempo desprendido, porque o Jonas querendo ou não se "suicida" quando pede para a "Dona Aranha" matar ele e mandá-lo par reencontrar os filhos,eu achei que ele sacaneu a Lorena, que além de enterrar os filhos, perde o marido praticamente no mesmo dia, e ele ainda escreve uma carta para ela.....explicando, mas pô!!!! ele se matou sem dar satisfação,foi covardia com ela. Por outro lado o amor que ele tinha pelos filhos faz ele renunciar a vida para não deixá-los trilhar a nova condição deles sozinhos.Do ponto de vista literário,super romantico,mas,para mim quem se mata não se dá bem lá do outro lado,beleza, ela tinha um amor muito grande pelos filhos e tal,mas,se fosse na vida real, acho que seria diferente.
No geral foi um bom livro,adorei as ilustrações,mas ainda prefiro o Vianco nos Vampiros.

Van Baldacim 18/09/2010

Mto bom!
O tema dessa vez não é vampiros, mas é mto bom!!! Adorei e recomendo pra todos que além do 'suspense' querem uma história a mais!

Brwn 27/05/2013

O Caminho do Poço das Lágrimas - André Vianco
Um pai ocupado com trabalho e dois filhos carentes da presença e dos carinhos do líder da família, que, acordam perdidos em uma estrada de tijolos, no meio de uma floresta, sem saber ao menos como chegaram ali.
Um história razoável com leitura fácil, uma capa muito bem desenhada, cheio de desenhos bem feitos e um tema de relativamente difícil para todo ser humano. Sério é o livro mais bonito que tenho em casa.
As ilustrações são de Lese Pierre.
Se você pagar seis reais igual eu paguei vai ser uma ótima aquisição.

Acad. Literária 01/10/2013

Um pai e seus dois filhos, um menino e uma menina, acordam em lugar estranho sem saber como foram parar lá. Estavam em uma viagem de volta para casa após as tão sonhadas e sempre prometidas férias serem mais uma vez interrompidas por um chamado urgente do trabalho do homem da casa. Estavam no carro e acordaram em um campo verdejante às margens de uma estrada de asfalto e de uma estranha floresta cortada por um singular caminho de pedras. Um caminho que parecia sussurrar pedindo para ser trilhado. Jonas, o pai, Ingrid e Bosco, os filhos, perdidos e um tanto confusos, sem saber o porquê, seguem pelo caminho de pedras na esperança de encontrar o carro e retomar a viagem. Ali encontram um estranho senhor que os adverte que nunca devem deixar o caminho e que por ele chegarão onde devem ir. Diz também que o pai não deveria estar ali. Nessa jornada, que será longa e extremamente esclarecedora, pai e filhos passarão por perigos e descobertas, do mundo e de si mesmos; descobrirão que existe um poço para onde vão todas as lágrimas do mundo, as de alegria e as de tristeza; e viverão uma aventura surreal e impressionante que irá lhes ensinar o valor das coisas que realmente importam.
Este livro não é um grande épico ou uma história intrincada e elaborada cheia de reviravoltas e acontecimentos que podem mudar o mundo. Não é uma história onde os mocinhos devem lutar contra o mal que espreita e que busca e encontra a oportunidade de conquistar tudo. Não é uma história que exalta as façanhas de uma pessoa comum que se torna o herói da noite para o dia. Não é uma história em que o perigo está do lado de FORA. “O caminho do Poço das Lágrimas” é um daqueles livros que faz pensar. Sua trama é mágica e envolvente, embora seja apenas a singela história de um homem que, devido um acontecimento inesperado, percebe estar negligenciando o que tinha de maior valor em sua vida – seus filhos, sua esposa, sua família – em prol de uma causa tola e fútil: obedecer “aquele monstro voraz que habita a barriga dos homens, transformando os seres humanos em marionetes que sempre querem mais e mais sem saber muito bem o porquê” (pág. 29). Esta é uma história em que o perigo esta DENTRO de cada um dos leitores. Seus personagens são delineados e esboçados de maneira a torna-los familiares. Não familiares no sentido de que passamos a conhecê-los. Familiares por nos fazer enxergar a nós mesmo neles. Todos os pais e mães que gastam a maior parte do seu tempo com o trabalho e outras coisas “urgentes” e que se sentem segurando “um punhado de areia em cada mão” (pág. 14) ao não ter tempo de acompanhar atentamente o crescimento de seus filhos e demonstrar seu amor por eles; de todos os filhos que sentem que seus pais são pessoas a parte de seu mundinho; daqueles que negligenciam e se furtam a uma demonstração de afeto e de carinho, mesmo quando o sentem; de todas as pessoas que, por um motivo ou outro, não percebem o valor das pequenas coisas. A história aqui não narra grandes feitos ou grandes acontecimentos. Ela narra, através de parábolas e metáforas, a jornada de autoconhecimento e percepção de valores e importâncias de um pai e seus filhos. Singelo e sutil, “O caminho do Poço das Lágrimas” não é um livro como a trilogia “O Senhor dos Anéis” (J.R.R. Tolkien) ou a trilogia “O Vampiro-Rei” (André Vianco). É um livro como “O pequeno príncipe” (Antoine de Saint-Exupéry). Para apreciar e pensar.

Um dos aspectos mais notáveis da trama é a maneira como vai sento construída a percepção e compreensão, pelo trio protagonista, de um dos maiores mistérios da vida: a morte. Vale ressaltar que o desfecho do livro mostra de maneira alegórica e desprovida de grandes pretensões filosóficas que, para Vianco, “a morte não é uma vilã", como ele mesmo ressaltou em sua palestra na recente Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em setembro deste ano. O livro ilustra a crença de que ela é tão somente uma passagem, uma outra aventura.

Com capítulos curtos e bem elaborados, André Vianco mais uma vez lança mão de um texto com linguagem simples e acessível. O autor conduz o leitor de maneira que este compreenda a situação em que se encontram os protagonistas ao mesmo tempo em que eles próprios vão descobrindo as verdades por trás das metáforas. Entremeando os capítulos, as belas ilustrações de Lese Pierre, que alterna entre as várias técnicas – lápis, nanquim, arte-finalização digital – e vários tipos de traços – ora mais arredondado e infantil, ora mais pontiagudo e caricato –, confere ainda mais leveza à história que vai sendo contada. E o desfecho da trama se desenlaça com uma suavidade que emociona e – desafio aos mais duros corações – torna impossível reter as lágrimas e não contribuir com mais algumas gotas ao poço que intitula a obra.
André Vianco, um talentoso contador de história da cidade de Osasco, tece neste livro um enredo com temática diferente daquela abortada em suas obras de maiores sucesso. O terror aqui é deixado de lado para dar vida a uma trama que foca nas relações humanas e espirituais. Mas não é esta sua primeira aventura neste tipo de história. Livros como “A casa” e “Semente no gelo” também bebem dessa fonte mostrando que a imaginação do autor não é povoada apenas por vampiros. Por fim, é importante comentar que neste livro também está presente uma das características do autor: a inserção sutil de uma referência à outra obra sua. Para os leitores veteranos de Vianco, será absolutamente fácil identificar de que obra se trata. Para os iniciantes, bem, estes terão que ler mais alguns dos livros do autor (e ler o livro em questão) para poder identifica-la. “O caminho do Poço das Lágrimas” é um livro para todas as idades e todos os leitores e, principalmente, para aqueles que precisam descobrir ou já descobriram o que realmente importa na vida de cada um.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-caminho-do-poco-das-lagrimas.html