O Caminho do Poço das Lágrimas

O Caminho do Poço das Lágrimas André Vianco

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

Tauan 21/09/2015

Foge do padrão
Essa é para mostrar que nem os grandes gênios são perfeitos.
É o livro de Vianco que eu menos gostei (na realidade o único que eu não gostei).
O livro conta a história de Jonas, um homem muito trabalhador e com pouco tempo para a família, que resolve levar os filhos para passear, a fim de recuperar um pouco do tempo perdido com eles (1º clichê). No entanto, em determinado momento da viagem, eles acordam em um campo verde (2º clichê), sem o carro, e com uma estrada de tijolos (3º clichê) delineada a frente, um caminho chamado de Caminho do Poço das Lágrimas (bem forçado né?!?). A dúvida é: precisamos mesmo segui-lo?
Em mais um clichê, ele obviamente saem do caminho e tornam ainda mais difícil essa jornada. A medida que eles andam, a cede de Bosco (o filho caçula) se intensifica, assim como apressa de Ingrid (a filha mais velha) e o medo de Jonas.
No caminho, muitos acontecimentos misteriosos parecem não querer deixar que eles cheguem ao seu destino. E à medida que eles progridem torna-se obvio o que aconteceu com eles, ma no fim eles descobre que era exatamente o contrário.
Sobre o livro, o autor diz: "A idéia para escrever O Caminho do Poço das Lágrimas nasceu de uma história de ninar que eu inventei para as minhas filhas. Durante muito tempo essa história ficou remoendo em minha mente, ela se apoderou de mim de uma maneira que eu precisei parar tudo para dar vida a ela.".
Este é o 13º livro do autor, embora eu o considere um número de sorte, parece que deu foi azar para Vianco.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Luanabookclub 26/08/2022

Sem vampiros do André Vianco!
Adquiri esse livro em um pacotão de livros antigos que me doaram. Algo nessa capa me chamou a atenção (ilustrada por Lese Pierre) e já quis ler, me deparei com uma leitura rápida e muito emocionante de relação familiar entre pais e filhos e também entre tempo e vida.

Pois foram 200 páginas cheia de ilustrações ( coloridas ) com aranhas, zumbis e fadas. Um caminho cheio de criaturas estranha e aventuras. E o final tão triste mas que ensina tanto!

Recomendo, e acredito que seria ideal que todos os pais lessem.

Jack Ventrue 08/09/2009

André não perde a mão
Gostei muito do livro. Uma baita viagem sobre a principal dúvida de todo o mundo: existe o 'lado de lá'?

E, mais uma vez, o texto fez com que eu achasse que já sabia o fim desde que comecei a leitura para, no fim, ser supreendido.

Tá, não foi assim AQUELA supresa, mas foi diferente do que eu imaginava.

Valeu André!

Júliah 11/04/2011

Triste... mas eu já estava prevendo então estava mais preparada para o que viria...

Júliah 15/04/2011minha estante
Esqueci de resumi-lo. Mas só uma palavra basta: PREVISÍVEL.

Greyheart 09/03/2009

Franqueza
Este foi o primeiro livro do Vianco que realmente li. Estacionei na leitura do "Os Sete" por motivos razoáveis: a falta do mesmo. Sendo assim, já acostumada com o estilo da narrativa deste autor, preparei-me para uma viagem e tanto. Uma ternura quase mística já rondava o volume pois, eu o havia ganho do meu namorado num período bastante especial. A fluidez, a forma como os fatos são apresentados e o quanto cada personagem ganha de nossa simpatia certamente é combustível de sobra para avançar, devorando nervosamente as páginas de papel cartão de cor bem escolhida. Ao final da obra (que demorei 4 dias alcançar), quando o desfecho se mostra desnudo e emocionantíssimo pouco resta de nós... muito sobra das lágrimas e o poço torna a reverberar-se...

Schulai 25/02/2010

Um bom livro - mas não foi o melhor do André
O Caminho do Poço das Lágrimas é um bom livro, mas julgando a característica do Vianco ao qual estou acostumado a grandes obras acho que essa fica um pouco atrás.

Talvez seja pela história mais simples, ou pelo fato de se tratar apenas de um conto de fadas ao qual ele contava a sua filha. É diferente e entrete, mas ainda prefiro Os Sete.

Raul Neris 12/08/2010

O Caminho do Poço de Lágrimas
Este é um livro muito introspectivo e reflexivo. Ele nos leva a refletir sobre a maneira que vivemos, sobre o que realmente é importante. O seu final torna-se um tanto previsível, mas sem perder a magia. Durante a leitura, simpáticos desenhos ilustram a narrativa. A ilustração da capa também é muito bonita.

O único ponto negativo que vejo é que ele é muito triste. Eu não gosto de livros tristes.

Garrido 19/12/2011

André Vianco também escreve para adolescente
Com um livro mais de aventura do que de terror, Vianco mostra que sabe escrever para um público mais adolescente também.
Com uma narrativa meio que "Sessão da Tarde", os personagens deste livro transitam por um caminho desconhecido o qual nem sabe como nele chegaram.
Cheio de acontecimentos inusitados, com muita adrenalina, o pai com seus casal de filhos chega no vinal do caminho do poço de lágrimas com um final também inesperado (como é de costume de Vianco).

Tainá Antunes 27/05/2012

O livro se trata da relação do pai para com seus filhos, que se perdem acidentalmente e se deparam com um caminho de pedras, o qual é aconselhado nunca desviar. O pai Jonas, ao pecorrer o caminho desvenda e se arrepende de passagens da sua vida. 'O caminho para o poço das lágrimas' por vezes pode parecer infantil, no entanto, foge da compreensão de uma criança o que acontece no final.

Mariana Gomes 15/11/2011

Muito chato, a cada página que eu lia, lia com a esperança de que o livro ia melhorar!

Fabrízia 26/02/2012

adorei.
Caminhar no Limbo pode ser absurdamente incrível xD adorei.

Diego 06/08/2011

Já há algum tempo estava querendo ler algum livro de André Vianco até que resolvi comprar esse. Até gostei da história, André tem boas idéias e sabe organizá-las bem mantendo uma narrativa de fácil entendimento, mas confesso que o final me decepcionou, simplesmente não deu para engolir.

O livro é pequeno, tem cerca de 200 páginas e várias delas tem apenas ilustrações. A história é sobre Jonas e seus dois filhos, Ingrid e Bosco que acordam em um bosque tendo como ultima lembrança estarem em um carro a caminho de casa. A partir daí a história se desenrola com o pai e seus filhos percorrendo uma longa estrada de pedra, estrada essa que em seu fim estaria o carro deixado misteriosamente para trás. O livro nos apresenta algumas lições de vida, durante o caminho de pedra o trio tem que enfrentar os seus medos e traumas e o pai aprender a ser mais presente na vida dos filhos ao invés de se afundar no trabalho. O final vem justamente para corroborar com a lição que tem que ser aprendida por Jonas, mas eu não gostei da maneira que ess trama foi finalizada.

Concluindo, o livro tem suas qualidades e mostra o potencial que o autor tem e apesar deste livro especificamente não ter me agradado, certamente irei ler outros de sua autoria.

Para mais resenhas entre em:

Raffafust 20/12/2011

Mensagem subliminar
Não é surpresa para ninguém que amo André Vianco quando peguei esse livro para ler eu esperei que fosse gostar muito mais. Eu sabia que não havia nenhum vampiro na história mas quando recebi esse livro em casa fiquei encantada com os desenhos de Lese Pierre, o livro é todo ilustrado com imagens dos 3 membros principais dessa história: Jonas, Ingrid e Bosco. Quando o livro começa eu estava muito animada com o que estava pensando que seria a história: um sonho. Tudo leva a crer duas coisas : que eles morreram ou que eles estão sonhando. E essa dúvida fica até o final quando enfim é revelado o que aconteceu de verdade.
Os três só se lembram que estavam dentro do carro de Jonas - o pai - voltando de férias obrigados pois não queriam e é aquela velha história do pai que trabalha muito e abre mão dos momentos com os filhos e de repente acordam fora do carro.
Daí para frente eles enfrentam algumas aventuras e acho que o que André Vianco quis mostrar foi uma mensagem bonita mas que para mim não funcionou muito, talvez porque o tema já seja um pouco batido ( o fato de termos que dar mais valor ao presente porque nao sabemos do futuro..). Algumas partes me pareceram muita viagem, talvez o intuito tenha sido do esse, uma imensa viagem com um significado no final.
O problema é que para quem está lendo a ação acontece mas fica sem pé nem cabeça, parece um sonho o tempo todo e passamos a nos perguntar que graça tem no sonho ? Muito do que sonhamos não passa de muita bobagem e talvez nem metade possa significar alguma coisa...mas e quando descobrimos que não é bem um sonho? Funciona como premonição? Aí que está, tem que acreditar, tem que estar no ritmo do que o autor pensou e eu sinceramente não estava...me cansou a narrativa muitas vezes e foquei nos lindos desenhos no meio de um metrô lotado onde queria e muito ter minha atenção prendida na história.
O que funcionou para mim foi o final, achei lindo de verdade mesmo que puxe um pouco para tristeza mas tem um motivo.
O meio é que me deu um pouco de sono...mesmo assim só pelo início e o final já valem o livro!