O Caminho do Poço das Lágrimas

O Caminho do Poço das Lágrimas André Vianco

Resenhas - O Caminho do Poço das Lágrimas

Pris 11/06/2014

É um livro como “O pequeno príncipe” (Antoine de Saint-Exupéry). Para apreciar e pensar.

Luciano Luíz 11/08/2014

O CAMINHO DO POÇO DAS LÁGRIMAS é um livro que poderia ser bom.
Porém, seu final, estraga o restante...

ANDRÉ VIANCO sempre tem boas ideias.
Só que na hora de passar para o papel, o autor não tem talento suficiente.
Sua narrativa pobre, aqui é ainda mais simples.

É um livro para quem gosta da simplicidade.
Mas nada tem de interessante.

As ilustrações internas, também deixam a desejar, assim como a capa.

Só se você for um fã ardoroso para ter na coleção.
Caso contrário...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Rascunho com Café 26/04/2015

Uma jornada sobre a morte e suas sutilezas
Sabe aquele livro que não te deixa em paz até você comprá-lo? Esse foi o caso de O Caminho do Poço das Lágrimas. Li a sinopse rapidamente, mas não me chamou tanto a atenção quanto a capa e as belas ilustrações de Lese Pierre.

A escrita do autor brasileiro é mais voltada para o terror e histórias sobrenaturais, só que seu décimo terceiro livro não possui seus característicos vampiros e sim uma família normal que passa por momentos angustiantes. Quem não conhece o estilo de Vianco pode se interessar pela história logo de cara, mas os fãs mais antigos acharam o romance estranho. Talvez pela simplicidade da escrita, talvez pelo final ou pela falta de elementos vampirescos. Particularmente, minha experiência com o livro foi interessante.

Em vários momentos, a obra nos remete a aspectos de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, Caroline, de Neil Gaiman e até a sobriedade de Tim Burton. Grande parte disso se deu através das ilustrações ora bonitinhas, ora sinistras. A diagramação do livro foi cuidadosamente trabalhada e isso fez toda a diferença no resultado final, pois em diversas situações me vi naquela cena com eles e senti todo o drama do momento.

O suspense e o terror, especialidade do escritor, dão as caras na história logo no início, quando Jonas e seus dois filhos, Ingrid e Bosco, acordam no meio do mato sem carro, telefone, comida ou água por perto. Os três viajavam para passar um momento juntos, já que o pai quase nunca está presente para as crianças. Após várias especulações e reclamações, eles decidem procurar o carro ou alguma ajuda.

A tensão inicia no instante em que encontram um senhor idoso muito estranho e com conselhos mais estranhos ainda. Segundo ele, para chegarem ao seu destino final são e salvos, o trio teria deveria caminhar por um caminho de pedras, sem desviar do caminho em hipótese alguma. Já imaginam o que aconteceu em seguida, não?

Os cenários do livro durante essa caminhada são bem construídos e trazem consigo um aspecto dark, assim como as aparições de outros personagens ao longo da narrativa. Considero O Caminho do Poço das Lágrimas como um livro infanto-juvenil, portanto, conta com um enredo ágil e uma escrita bem simples, porém pouco confusa. Acredito que faltou um pouco mais de aprofundamento do autor em situações importantes.

É uma obra reflexiva que aborda a morte, a vida e as consequências de nossos atos. Apesar do final não ter agradado todos - nem vale a pena mencionar, para não estragar a surpresa-, a leitura é totalmente válida, até para conhecer melhor outras vertentes da literatura nacional.

site: www.rascunhocomcafe.com

Gabi Moreira 19/06/2015

Decepcionante!
André Vianco é um excelente escritor, mas esse livro não consegui gostar, achei chato e sem sentido.

Vou continuar lendo os livros de vampiros e anjos, mas esse foi decepcionante.

charli3 05/09/2015

Tocante
Não conheci o André Vianco, mas me surpreendi quando li o livro. Ótimo enredo e a história é realmente tocante. Aconselho muito a leitura.

Alice 23/09/2015

Não é meu tipo de livro
Jonas é um homem ocupado e com pouco tempo para os filhos, Bosco e Ingrid. Na tentativa de recuperar o tempo perdido, Jonas decide viajar c as crianças, mas o q seria um final de semana divertido em família, transforma-se em uma jornada aflitiva e misteriosa q pode unir ou separar de vez pai e filhos.

Gabis 20/11/2015

Uma fábula gótica moderna
Comprei o livro por saber quão bom é Andre Vianco, além do título e capa terem cumprido seu papel de me chamar atenção. Sabia que não estava no universo vampiro, mas não que era tão infantil. Talvez, esse seja o único ponto que decepcionou um pouco no início da leitura. Muitos avaliaram o livro como o pior do autor, o que motivou ainda mais minha leitura para saber se eu concordava - e ainda bem que minha opinião é outra. Não é o melhor livro da minha vida, porém, é óbvio: é uma fábula e, como tal, cumpre seu papel. De leitura rápida, o final surpreende e emociona, fala da morte de forma leve. É um livro que com certeza eu indico para crianças, e vou deixar guardado em uma estante. Aos que não gostaram do livro: vocês só não são o público, leiam para seus filhos :)

Paulo 14/01/2016

um livro pra ler aleatoriamente
O livro chama atenção pela capa, linda, mas o conteúdo em si é bem chatinho, quando o Pai e os filhos estão num caminho para um tal de poço das lágrimas, várias coisas vão acontecendo, seres místicos aparecem na história, mas tem hora que é uma enrolação só, o final realmente é todo bonitinho, todo "vou chorar" mas eu particularmente não gostei, mas a escrita é bem elaborada.

Mya 15/10/2016

" Uma história de ninar sinistra e com toques góticos, a lá Tim Burton e Neil Gaiman, essa é mais uma das várias histórias do aclamado escritor brasileiro André Vianco.
Por muitos, não é considerado umas das melhores histórias do autor, porém nesse caso sou obrigada a discordar."
Resenha completa no site da Armada de Escritores

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2016/09/resenha-o-caminho-do-poco-das-lagrimas.html

Stefane.Christine 21/11/2016

Muito bom, cheio de surpresas! Gostei da referência que ele faz à música infantil "Se essa rua fosse minha", música que fez parte da infância de muitas crianças brasileira, inclusive da minha :)

Samy 01/12/2016

Diferente
Realmente esse livro foi bem diferente dos outros que li do André Vianco. Além da história ser meio infantil ela possui inúmeras metáforas e vem com um objetivo de nós tocar. Não é o melhor livro dele, a história é bem previsível, porém vale a pena a leitura, ela é tranquila e rápida e os desenhos são bonitos.

Evelim 20/01/2017

uma historia de ninar triste
o livro proporciona uma leitura rapida e fluida, muito agradavel e comovente, recomendo a todos crianças e adultos iram desfrutar da leitura desse livro.

Eduardo.Saad 10/04/2018

Legal
Ilustração: Achei a ilustração bacana, é aberta a interpretações.
Texto: A história é um pouco arrastada no começo, mas mesmo tendo este pequeno defeito vale a pena ler até o fim. Na minha opinião, você só verá o valor do livro se conseguir chegar até o fim. É um livro de fácil leitura e fácil entendimento. Eu aconselho a ler.