Amanhecer

Amanhecer Stephenie Meyer

Resenhas - Amanhecer

Jana 03/09/2010

CUIDADO! Essa resenha contém SPOILERS.
Tá, alguns indivíduos vieram reclamar que eu entreguei o fim da série e não avisei que faria isso. Pois bem, avisei agora. E se você, fã indignado, vier me pentelhar mesmo assim, saiba que eu vou mandar o Eduardo cintilar na TUA CARA. -haha, sem graça.

...

Bella x Edward: relação desgastada. As frases românticas e declarações de amor ficaram chatas e manjadas e, além disso, muitas vezes, me senti lendo um daqueles romances baratos, onde o herói é perfeito e tudo a respeito dele é digno de adoração.

Ok Bella, Edward é lindo e maravilhoso e isso vem sido repetido exaustivamente desde o primeiro cap. no qual ele aparece.

E, sinceramente, as frases fofas já enjoaram. "Você é a minha vida", "Eu não posso viver em um mundo onde você não exista", e mimimimi. Eu admito, me emocionei quando li essas meiguices pela primeira vez, afinal, sou garota e também tenho um espírito romântico (embora ele seja ignorado na maior parte das vezes). Mas, ah! Açucar demais = diabete, ok? Tem limite pra tudo, até mesmo pra fofurinhas.

Jacob: adoro Edward (ou adorava, pelo menos), mas Jacob sempre foi o meu favorito. Amo esses personagens que fazem uma linha mais "bad boy"...além do mais, cabeludo + alto + motos é uma fórmula infalível para atrair a minha atenção. De qualquer forma, Jacob Black possuia uma certa "tensão". Ele não era certinho, não era completamente correto, enfim, não possuia uma postura perfeita. Ele tinha paixão, coragem, era quente e praticamente incendiava as páginas ('oiasoais, exagerei).

Resumindo, sou uma espécie de fangirl controlada de Jacob. E claro, fiquei feliz com a parte do livro que é narrada por ele. E fiquei mais feliz ainda ao ver a aproximação dele com Leah, a lobigirl (obs.: além de adorar personagens tensos, também amo casais tensos. E as briguinhas e implicancias de Jake e Liah eram uma gracinha).

E, sendo meu personagem favorito, eu ansiava um final digno pra ele. Então, eu li toda aquela quantidade incrível de pag. esperando tal final e, então, o que eu encontro? Ele se apaixona pela pirralinha vampira Reneesme! Podre, podre, podre. Final sem imaginação, uma verdadeira gafe da Meyer. A impressão que me deu foi que ela não sabia o que fazer com Jacob, um pensamento do tipo: "oh, com a Bella ele não fica, mas poor baby! Não posso deixá-lo sozinho." e pá! Decidiu deixar ele com a filhote da Bella e arranjou uma explicação mixuruca pra tal acontecimento. Quer saber? It stinks!

Bella: nunca foi minha personagem favorita, mas eu gostava dela. Cabelos castanhos, olhos castanhos, tímida, enrubecia com facilidade, nada popular e, ainda por cima, péssima nos esportes? Caraca! Impossível não me indentificar. Então, sim, eu gostava dela. Mas isso foi mudando...após toda a depressão e tentativas de suícidio do "Lua Nova", eu desgostei um pouco. Mas ok, foi passível. No "Eclipse", com toda aquela história de "oh, com qual que eu fico?", desgostei mais. Mas, em "Amanhecer", a personagem foi pro lixo.

Quero dizer, eu gostei da parte da gravidez. A coragem misturada com a fragilidade ao manter a gestação me comoveu. O problema real começou quando ela foi transformada em vampira.

Desequilibrio, bochechas vermelhas, adolescente comum? Haha. Foi-se a identificação. Bella ficou tão perfeita e maravilhosa que me deu ansia. Aquilo de especial que ela tinha se perdeu. Bella Swan, a garota tímida e atrapalhada, deu lugar a Bella Cullen, personagem entendiante e sem qualquer brilho (mesmo ela cintilando).

Reneesme: ok, eu imaginava, desde o primeiro livro que Bella e Edward iam consumar o ato e perpetuar uma espécie (seja ela qual for), mesmo não entendo como, biologicamente, isso poderia ocorrer. Mas ok, ignoremos os furos biólogicos (que são muitos).

Reneesme ou melhor, a (pirralhinha-chata-monstrinha-do-Lago-Ness) Nessie, veio ao mundo e, no mesmo instante, todos que a viram se apaixonaram por ela. Humanos, vampiros, lobizomens,não importa: todos a amam. Ela é linda, fofa, muito inteligente, possui poder e é adorada por todo mundo. Em suma,é perfeita. Ou seja, é chata. Caraca, a Meyer nunca ouviu que perfeição enjoa? Só eu não suporto esses persoangens perfeitos? Enquanto todo mundo ama Nessie por ela ser perfeita, eu a odeio exatamente por ela ser assim. Essa pirralhina monstro contribuiu para várias das minhas inúmeras caretas de asco durante a leitura.

Ação: Ok, sei que Twilight e cia é romance. Tenho plena consciência disso. Mas desde que os Volturi apareceram na história, eu esperei anciosamente por um confronto Volturi x Cullen. Um super confronto, cheio de luta e emoção! E eu realmente achei que iria acontecer. E, quando os Cullen começaram a reunir toda a vampiriada para o encontro com a família V., eu tive certeza que uma batalha épica estava por vir. Nesse momento de crença, o livro melhorou aos meus olhos...a fuga de Alice/Jasper, as pistas para que Bella garantisse o futuro de Nessie caso ela ficasse orfã, a adrenalina da luta eminente...enfim, eu tava adorando. Ainda mais quando todo mundo foi pro campo de batalha.

Fala sério, o que foi aquela despedida do Jacob e do Edward? Meus olhos se encheram d'água. E Bella e Edward despedindo-se da filha enquanto a colocavam na garupa de Jacob? E todas as demais despedidas dos vampiros presentes? Foi demais. Ou, aparentava ser.

Mas claro que Meyer ia tacar um balde de gelo na minha cabeça. A ação acaba antes mesmo de começar. Batalha, emoção? Uma nheca. Não teve nada. Apenas os meus suspiros e xingamentos de decepção ecoando pelo meu quarto.

Uma guerra onde os vampiros se unem aos seus principais rivais para desafiar a realeza de seu povo, tudo isso em nome da vida de uma menininha. No calor da batalha, todos lutam e dão o máximo para que Bella e Edward consigam chegar até Aro, o grande lider V. E, após muito sangue e lágrimas, os dois morrem juntos, mas antes, levam Aro com eles.

Dramático, eu sei, mas eu amaria. Seria um final que eu lembraria para sempre. Algo absurdamente marcante. Mas não...o final da saga mais modinha da atualidade foi tosco, sem criatividade e completamente entregue ao esquecimento.

Pelo menos eu, já esqueci.

Aline Maia 06/12/2009minha estante
"oh, com a Bella ele não fica, mas poor baby! Não posso deixá-lo sozinho." . AMEI !

E não, você não foi a única que não suportou esses personagens perfeitos :D. Concordo com muuuita coisa que você disse aqui. Você destacou os pontos e explicou o porque de não ter gostado ^^. E sim, antes Twilight era só um romance, mas a partir do momento que Stephenie mudou o foco e colocou o mundo 'vampírico' o mínimo que ela poderia fazer era colocar ao menos uma luta entre vários vampiros. E no Amanhecer ela fez toda a preparação pra isso, reuniu vários clãs, pra no final não ter nada D: . E a volta da Alice pra resolver tudo tava tão óbvia, né ? Finais perfeitos não me convencem também, e estão longe de me fazer considerar o livro. Também gosto de finais trágicos o/. Meyer podia deixar todos vivos, eu reclamaria, mas aceitaria, digo, o final podia ser perfeitinho, mas não tão previsível e manjado como foi, deixar tudo estourando na perfeição é muito ruim D:, só não falo que seria longe da realidade, porque a trama está MUITO longe da realidade. Continuo afirmando, que se Meyer tivesse tido mais tempo, teria feito um livro muito legal :D . Aaah! A admiração que eu tinha pela Bella foi ficando que nem a sua. No começo adorava a personagem, mas depois... Foi me desgastando, e no Eclipse foi o ápice ;P. Éé, Jacob e Leah teriam sido um casal maravilhoso *_*. Enfim, espero que no filme tenha a luta xD . Parabéns pela resenha ;)

Tielle | @alivromaniaca 09/12/2009minha estante
suahshauuhsa....amei tua resenha!!! Concordo com tudoo!!! so q eu virei fa de um jeito q msm o fim sendo horrivel e mal escrito eu ainda adoroo a serie!! hsuahusahusa Odieiii Jake ter sofrido imprinting com a Reneesme!! axei lindo ela ter nascido e talz + o jake poderia simplesmente ter seguido com sua vida!! HORRIVEL!!! qnto a luta (q nao existiu) sen coments!! mo empolgaçao pra finalmente ter alguma açao na historia e... nda! esperava q pelo menos alguns dos personagens tivessem um fim tragico..

Jéssica 30/12/2009minha estante
Achei muito boa essa sua resenha.

Esse final que você esperava para amanhecer, é exatamente o que e esperava também.

Lágrimas, drama, um final marcante, intenso, mas como você disse, tudo não passou de um clichê.

Aline 16/01/2010minha estante
Faço das suas palavras as minhas :)

Linn 03/02/2010minha estante
Mesmo matando Edward e Bella a série continuaria estando muito longe de ser marcante. Jacob não deveria perder a graça por ser tão apaixonado por uma garota vazia ?

Não, ninguém que tenha cérebro suporta personagens perfeitos, lindos, ricos, honestos, fiéis, fortes e com super-poderes, mas que dá dinheiro, sem dúvidas.

Concordo com praticamente todas as suas críticas, mas vc esqueceu de mencionar que tudo é estupidamente previsível, que a autora não tem aptidão para construir um bom mistério ou manter uma cena de ação por mais de duas frases ...

Vanessa bibliotecária 02/03/2010minha estante
Sua resenha foi uma das melhores que já li!

Henrique 02/09/2010minha estante
você colocou meus sentimentos em palavras.
Sinto tudo isso, amei tua resenha (:

Guga 08/09/2010minha estante
Gostei das suas palavras embora que em algumas coisas eu não concordo.
Gostei do primeiro livro da Bella e talz, do segundo livro do Jake - embora ele tenha ficado um pouco entediante fora parte do parto -, e, tbm do terceiro livro Bella. Gostei da transformação, da caçada, do reencontro de mãe e filha, do impriting - SIM, DO IMPRITING! Tudo a ver, gente. -, e dos suspenses que Alice causou. Embora... No final tudo ficou ruim. Eu tbm pensei que iria ter uma batalha épica, que iria entrar na história dos vampiros, que pelo menos eles fossem acabar com a Jane, o Aro e, principalmente, o Caius. Mas... Não teve nada. Só a Irina morreu. E nem pra isso a Steph fez com que os Cullen e os Denali se vingassem. Mesmo assim, gostei do livro, embora esperasse mais.

Regiane 21/09/2010minha estante
Ignorando a patética renovação do mito dos vampiros por Meyer, eu gosto muito dos Volturis e do Jacob, para mim são ótimos personagens, mas que deveriam ser muito mais explorados. Meyer simplesmente deixou eles escorregarem entre seus dedos. Também achei podre Jacob ter se apaixonado pela filha perfeita e irritante da Bella e também esperei por uma fantástica luta e a morte de algun personagem importante para que a história tivesse um impacto, mas não. Senti as mesmas coisas que você, foi deprimente. O livro mais tosco da série.
Adorei sua resenha, parabéns!

ANDREA 25/10/2010minha estante
oiiiii! toda vez que to meio deprê, venho direto nessa resenha e com ela dou boas gargalhadas, é uma graça e contagiante, fora que o meu dia fica mais animado...rsrsrrs...Só tive estômago pra ler o primeiro livro da série, amei o filme Crepusculo(também foi só esse e olhe lá!) e por causa da minha filha de 9 anos que é uma crepusculiana irremediável (daquelas que tem posteres e + posteres na parede do seu quarto), e já assistiu o filme Crepusculo trocentas vezes( admito! em boa parte das vezes eu a acompanho), então acabo cedendo e levando-a pra assistir os outros filmes da série, a pobrezinha já até leu o amanhecer, ah! coitada, mas enfim, depois de ler a sua resenha percebi que não tinha porque ler um livro de mais de 600 páginas pra no final das contas me estressar, mesmo assim amo esse comentário a respeito do livro e nunca enjoo de ler! abraços!

PV 28/12/2010minha estante
concordei na maior parte da resenha. na despedida de jacob e edward meus olhos se encheram d'água e eu fiquei vermelho. de tanto rir e de tanta vergonha, respectivamente. puta que pariu, meu irmão, MEU FILHO??????????????

Jana 28/12/2010minha estante
Ok, também não entendi muito bem o "meu filho", mas despedidas em meio a morte eminente (como a Meyer me fez acreditar) sempre tocam o meu coração. OAISOAIS :)

Kathlyn 17/03/2011minha estante
Eu também esqueci o que a Meyer conta em Eclipse. auhsuasuahsuahsuahsuhaushauhsuas XD

gleicepcouto 17/03/2011minha estante
concordo com o Paulinho... A despedida do Jake Ed foi PÉSSIMA. *vergonha alheia

Thay 13/04/2011minha estante
concordo com o paulinho. péssimo mesmo. E, Edward nunca foi um personagem que eu achasse digno de atenção. Porra, cade os defeitos do cara? e aquele romantismo década de 20? e desde quando um vampiro se preocupa em ir pro inferno? ele não morre(fácil)... nem com o sol morre... no máximo cintila. e o final... tosco tosco tosco. E eu só gostei dos caps do jack pq asmooo ironia. minha vida são personagens irônicos. enfim. Um livro que eu teria vergonha de ter na minha prateleira...

Tatiana Freivogel 02/05/2011minha estante
puta que pariu mesmo. Fala sério, Jacob ficou com Reneesme? Que porra de história é essa? Eu não passei na página 12 ou algo assim, já tava cansada dos três primeiros livros! Eu concordo totalmente com o que você disse. Eu gostei do primeiro livro, mas o resto, eu preferia nem ter lido.

Silas 06/07/2011minha estante
decepções atrás de decepções, só li os 4 livros esperando melhoras, aguardando uma história crescente, mas não tive nada além de uma linha horizontal e intocável, repleta de mesmices, chatices, clichês, e zero reviravoltas; a autora teve a infeliz capacidade de criar expectativas e não suprí-las no fim,trabalho indigno e revoltante; ainda não consigo entender como tantas pré-adolescentes consigam aguentar tanta perfeição (se alguém tiver uma resposta, por favor, gostaria muito de entender o porquê)

Tiago 17/07/2011minha estante
concordo plenamente com vc. São esses três motivos q me deixaram P da vida com o livro: 1 - a idolatria da Reneesme; 2 - a falta de criatividade da prezada Stephenie Meyer; 3 - o final idiota e as expectativas frustadas! Enfim, vc está de parabéns pela resenha, Jana.

Letícia Souza 29/07/2011minha estante
Essa sua resenha resumiu tudo o que eu pensei sobre o final da saga, sinceramente todos os fãs esperam que uma saga cresça no final e tudo o que Meyer fez foi deixar a série lá em baixo e pior do que eu esperava!

Luana 02/09/2011minha estante
Eu gostei do livro mas AMEI a sua resenha!! rsrsr
Faço 70% minha as sua palavras. Todavia apesar de tudo gostei da parte da gravidez, do Jacob contando a sua versão, francamente pensei que o Seth fosse se interessar pela Renesmee ou pelo menos os dois por ela.

AMEI²:
Açucar demais = diabete, ok? (idem)

adoro Edward (ou adorava, pelo menos), mas Jacob sempre foi o meu favorito. Edward: "tirando toda a perfeição ou metade dela e o fato de ser controlador demais". Jacob: "adoro um coração partido".

Após toda a depressão e tentativas de suícidio do Lua Nova, eu desgostei um pouco... "bastante -só não dou 0 porque esse é o livro onde mais ela interage com o Jake".

fangirl controlada de Jacob (idem)

Sobre a questão 'CullenXVolturi' ficou a desejar, eu secretamente desejava, talvez, não a morte -ou talvez sim- do casal principal mas pelo menos a fuga do Jake com a Nessie, mesmo que eles fossem encontrados por Bella e Edward depois.
Mais uma coisinha que talvez vc tenha esquecido o vapiro -filho de humana com vampiro- que a Alice e Jasper foram buscar, fala a sério, e ele de olho na Renesmee depois, me polpe.

Fora isso eu gostei.
bjs

Catharine 09/09/2011minha estante
Melhor resenha de amanhecer que eu já li, tirou as palavras da minha boca.Tive as mesmas decepções quando li o livro, depois de eclipse que para mim foi o pior livro da série ( e que todos me diziam que era o melhor --')eu achei que a saga pudesse acabar com um grande final mas me enganei.O final foi realmente tosco, achei que ia ter uma grande batalha,achei que a Bella fosse para de ser tão digamos "sonsa" para proteger a filha, que ela finalmente reagisse e não dependesse de mais ninguém, e vem a Meyer e joga um balde de água fria! E eu gostei da ideia de final:
"No calor da batalha, todos lutam e dão o máximo para que Bella e Edward consigam chegar até Aro, o grande lider V. E, após muito sangue e lágrimas, os dois morrem juntos, mas antes, levam Aro com eles." teria sido bem mais interessante se acabasse assim. Saga Crepúsculo sem dúvidas a maior decepção literária da minha vida, porque eu ingenuamente depositei esperanças de que a saga pudesse surpreender mas me enganei --'

Renata 26/11/2011minha estante
concordo plenamente o final não foi nada mais od que o esperado a filhinha deles é uma chata perfeita eu nunca fui fã da bella também mas até me identificava um pouco depois que ela virou a senhorita perfeita que não ataca ninuem que consegue controlar seus instintos fala sério um vampiro normal não consegue acho que a meyer fantasia demais como o silas disse ali em baixo li toda a série esperando algum crescimento por parte da autora mais isso não acontece

Lee S. 27/11/2011minha estante
Concordo e MUITO com sua resenha. Vou dizer que gostei SIM do livro, mas não é algo que me faça abrir a boca de contentamento e desejar para todo o sempre. O que quero dizer é que Amanhecer tem uma boa história, só que foi muito mal desenvolvida e construída. Gosto da parte da gravidez, o começo é extremamente bonito, apesar de enjoativo as vezes como você mesma ressaltou, nas promessas de amor de sempre. Eu gosto do Jacob, mas não é um personagem que eu ache tão digno assim, mas gostei das partes narradas por ele. As melhores partes com certeza eram as discussões e piadinhas dele com a Rosalie. O problema como você disse, esta depois que a Bella acorda como vampira. Achei muito interessante ela desenvolver aquele escudo de proteção e tudo o mais, foi bem legal. E a Reneesme, bem, eu gosto dela, mas é como dizem, com TANTA perfeição, a coisa se torna chata, maçante, enjoativa e cansativa. E foi o que aconteceu tanto com a Reneesme, quanto com o Edward. Principalmente o Edward que meu Deus, nunca tinha um defeito e o defeito principal dele acabou sendo sua excessiva perfeição. Aquele final foi um dos piores possíveis. Continuo gostando da saga como sempre, mas ela não teve um final digno, um final convincente e interessante. Não foi um final que eu pudesse dizer: "Nossa, esse encerrou com chave de ouro" ou "Valeu a pena mais do que tudo". Eu considero praticamente, um livro sem final. Agora vejamos, onde está o final dos demais personagens? Aquele último capítulo é COMPLETAMENTE focado na Bella-Edward-Reneesme. Ok que a Bella é a protagonista e o Edward é seu marido vampiro "perfeito". Mas isso não significa que os outros personagens não sejam importantes e não precisem de desfechos. E a história da Alice, como ficou? O que acontece com o Charlie, a Renée? Os amigos que a Bella fez em Forks? O resto dos Cullen's continuaram naquela vida manjada e enjoativa? E onde ficou a batalha épica que tinha tudo pra ser o ponto forte do livro e com certeza o melhor momento, o mais emocionante, o mais perfeito e incrível da saga toda? Onde? Foi tudo pro brejo, tanto o momento mais "perfeito" e alucinante da saga, quanto o final dos demais personagens. Depois que digo que a Stephenie Meyer escreve mal, discutem comigo. Eu adoro a série, acho Crepúsculo um lindo livro, emocionante e romântico. É engraçado ao mesmo tempo, envolvente... A Bella é um personagem bobinho, mas que cativa, que faz rir, que diverte... Agora em Amanhecer, mesmo sendo de longe um bom livro em algumas partes, os personagens perderam o rumo. Rumo que já estava sendo perdido desde o começo de Eclipse...

Elaine 28/11/2011minha estante
NOSSSSSSSAAAA, que sinopse incrível ainda nao li o livro mais, ri bastante com o seu ponto de vista, coloca a reneesmee na garupa do Jacob kk açúcar demais da diabetes, Bella e Edward iriam consumar um ato kkk.Essa vai ser utilizada por mim "eu vou mandar o Eduardo cintilar na TUA CARA".
Para mim o livro perdeu a graça quando o Edward volta em Lua Nova, nem sei se foi isso, mais acho que foi o jeito que a Bella tratou o Jacob quando o Edward iria colocar a corda no pescoço kk. eu tenho os 4 livros mais ainda nao li eclipse nem amanhecer, vou começar depois da menina que roubava livro, tah to enrolando demais ganhei os 4 livros a muitos anos atrás ja estão formando teia de aranha kkkk. O livro poderia ter acabado em Eclipse, ai que tédio quer dizer que todos vão virar um doce aff.. Quero ver oque vaia acontecer com O Jacob meu personagem favorito.
Vou te mandar convite no Skoob tah??
Bjs

Paula 15/12/2011minha estante
Eu ri muito com a resenha e com certeza concordo com a enorme decepção que a Jana teve, pois foi a que eu também tive. Também imaginei um final melhor para o Jacob. Da saga crepúsculo eu só li amanhecer (preferi ver os filmes) e com certeza não foi o melhor livro que eu já li na minha vida, mas também não foi tão chato assim. Só foi muito decepcionante.

ilmabr 29/12/2011minha estante
Muito boa a sua resenha! adorei! falou e disse!

ES 16/02/2012minha estante
Acho que foram vocês que cresceram no decorrer da obra, e não ela que diminuiu.

Jana 16/02/2012minha estante
Achei seu comentário meio vago, mas isso é opinião minha. De qualquer forma, creio que seja a terceira vez que eu esteja o lendo... Você já postou esse comentário antes, não é?

Leonardo 14/03/2012minha estante
Bem...
Sua resenha é negativa, não é?
Eu não li ela toda, e acho que você odiou ele tanto que decorou cada elemento do livro
Achou bella x Edward meio cansado DESDE O LUA NOVA, e achei maneira a parte em que bella é vampira e que jacob conta a história.
Mais a primeira parte é péssima ao quadrado.

Jana 14/03/2012minha estante
É, cada um com sua opinião :)
Mas não, realmente não decorei. Tanto que, se for fazer uma análise completa, verá que na minha crítica faltam diversos elementos. É que realmente a escrevi quando recém tinha terminado de ler o livro, então, seus aspectos estavam frescos em minha memória. Hoje, muito tempo depois, não me lembro de quase nada. De fato, creio que fiz questão de esquecer :D

Vinii 01/04/2012minha estante
Eu achei muito Boa a sua Resenha,Descordei em alguns momentos mais é uma forma Diferente e Construtiva de pensar. Tambem acharia D+ se a bela e o Edward morresem seria um final Tragico mais digno. Muito bom folou e disse²

Targino 23/04/2012minha estante
Concordo com você em alguns aspectos desta sua recensão!!!
Não acho que ele chegue a ser um livro cansativo e entendiante, no mais eu pactuo com o seu ponto de vista.
Acho que todos que leram toda a Saga Crepúsculo esperava muito mais, principalmente do final!!!
Bella - a típica garota deslocada americana (Quando uma amiga me contou que a chamaram de 'Quengaiera' no terceiro filme no cinema, bolei de rir).
Edward - o jovem idoso "perfeito" - a indecisão constante.
Jacob - o cara cheio de defeitos que todos nós apresentamos, seu sorriso fácil e a sua ira mais fácil ainda (torci muito para que ele dilacerasse a Rosalie - num vou mentir).
Esperava pela batalha aflito esperando que alguns morressem. Teria ficado muito mais interessante o desfecho.

O ruim de você ler uma Saga é chegá-la ao fim e, terminar da forma menos esperada possível.
Reneesme como prêmio de consolação para Jacob foi a pior estória escrita para um personagem que se mostrou muito na Saga.
Se eu pudesse queimaria o último capítulo e o reescreveria.

Grato!!!

Maari. 18/06/2012minha estante
Gostei, concordo em praticamente tudo, inclusive na parte do cansativo e entediante, pois foi o um dos pouquíssimos livros que demorei mais de 15 dias pra ler.
Nuca gostei da Bella, pois como que vários caras se apaixonariam por uma garota que é péssima em esportes, deslocada e desastrada ? (Sim porque se isso fosse verdade teria fila de garotos atras de mim)
Edward era outro que me dava nojo, tipo romance de mais, grude de mais, perfeito de mais.
Alem do mais, vampiros pra mim não brilham no sol igual purpurina, eles QUEIMAM no sol ! (saudades do bom e velho Drácula)
Resumindo o ÚNICO que eu gostava era o Jacob, pois era o mais "humano" da serie, e, logo ele teve o azar de se apaixonar pelo Monstro do Lago Ness, ele merecia coisa melhor.

Bjs

Jana 18/06/2012minha estante
HAHAHA, isso eu tenho que comentar!

Realmente, nunca deu para entender como Bella era tão atrativa, porque, seguindo essa lógica, eu tenho que assinar em baixo no que você disse. Já que se fosse assim, eu também seria muito popular e desencalharia em questão de segundos.

Mari 20/06/2012minha estante
Concordo em parte com a resenha. Sim, série chata e entendiante, mas gostei do segundo livro (talvez pq o Edward apareça BEM menos e de quebra tem a amizade-colorida Jake/Bella). No mais eu não tenho nem o que comentar. Apesar de não gostar de abandonar leituras, eu não consegui me segurar em Amanhecer. Ficou tão insuportável (mais do que já estava, na verdade) que eu não consegui ler uma linha a mais. Depois que a Bella foi transformada em vampira eu me senti lendo aqueles contos eróticos pra adolescente, saca? Anyway, não consegui terminar de ler e agora que li sua resenha não me arrependo em nada. Teria ficado bastante frustrada caso tivesse lido inteiro e me deparasse com a uma batalha furada.

Ana 10/07/2012minha estante
Nossa, excelente! Acho que ninguém nunca exprimiu tão "perfeitamente" o que acho desses livros. É engraçado porque todo mundo que gosta de ler tenta fugir da "modinhas"e eu sou completamente o contrário, adoro ir de encontro a elas, justamente para depois poder criticar (ou não) com base, e não simplesmente jogar no ar que o livro é ruim. De fato a história não é ruim, só deixa a desejar.
O fato é que ninguém mais gosta de livros com finais açucarados... Fazer o que? os tempos são outros!

Bruna 10/07/2012minha estante
A melhor resenha que eu já li sobre essa série!
Livros extremamente chatos, personagens horrorosos, sem um pingo de emoção!!!!!! Nunca li coisa pior do que essa saga!

Ana 28/07/2012minha estante
gostei dos seus pontos de vista.
mto bom.
tbm me indignei com o final.
o pior msmo do final foi aquilo de dar a impressão q poderia haver mais um triangulo amoroso('aff' jacob, renesme e o outro meio humano e meio vampiro) seria um saco total.

e a bella dizendo q o jake não ia ligar pro q ela decidisse q ele a amava.
ficou mto a desejar.
foi um final incompleto, como vc disse ela nao sabia o q fazer com jake.
mas custava ter ao menos mais umas 3 pags. com uma ideia mais completa do jacob e da nessie???

e a leah?
seth?
o resto da matilha???
a menininha q o quil sentil impright(sei la como escreve) era o quil ne?
quil e clair (acho).

a proposito nunca fui mto a cara do edward.
e o super auto-controle da bella???

ah devia ter sido um pouquinho diferente e ter mais um livro pra contar direito o fim dos quileutes, e do jake e a nessie.
e uns vampiros la. maggi???

e sim deveria ter tido uma batalha.

bjo

Sheleihp 31/07/2012minha estante
Apesar do romance adolescente e sonhador...brilhante demais...e os filmes que tornaram tudo mais insosso...a Stephanie tem uma boa escrita.

Marina 11/10/2012minha estante
OTIMO!!!
vc falou tudo que eu queria escrever.
Eu não gostei de Amanhecer e nem to ansiosa pra ver filme nenhum - vou ver pra dizer que eu vi somente.
Eu amo a série mas devia ter acabado em Eclipse.
Tem certas coisas em Amanhecer que são simplesmente idiotas, sem mais.
Jacob tinha que ser feliz com Leah e não com o Monstro do lago Ness.

Gil 27/10/2012minha estante
Tbm tava louca pra ver uma luta entre vampiros, toda aquele clima de despedida acusava.
Mas putz! Os Vulturi saem correndo com medo do poder de Bella kakakaka
O que me consola é que no trailler de Amanhecer parte 2 mostra sim os vampiros em batalha.
Vamo ver né?

Rosa 04/11/2012minha estante
Também fiquei tipo, wtf? Cadê a luta? Cadê as mortes? Por que toda essa despedida para nem ter briga. Quando eu li achei um máximo, até porque não era uma critica. Porém depois que comecei a ler outros livros acabei vendo que Crepúsculo é banal. Perfeição?! Blark. E o único personagem que me encantou foi o Jacob, o único que fez valer a pena ter lido toda a saga, ele deveria ter ficado com a Leah. Como Stephenie pode juntar ele com a Nessie, queria que fosse a Leah teria bem mais sentido.

Juliana 13/11/2012minha estante
amei sua resenha. sim, eu concordo com você, o livro é cansativo, umas parte boas, outras e doer o estômago de raiva, enfim, também concordo que a saga ia ficar bem melhor que se a Bella e o Edward morressem pra salvar Reneesme, séria sim um final épico. haha

Marina 20/11/2012minha estante
continuo não gostando do livro mas o filme surpreendeu - as raras vezes que o filme é melhor do que o livro.

Thiago 21/11/2012minha estante
Eu gosto dá série, mas concordo com o que você disse. Esse livro foi cansativo de ler, e tem razão, seria melhor se Bella e Edward tivessem morrido tentando salvar Reneesme pra ela ter um futuro, seria marcante, eu preferia um final trágico do que "felizes para sempre".

Nívea 05/12/2012minha estante
Bem jana, eu acho que vc tem um pouquinho de dor de cotovelo por não ser criativa como a Meyer, e vários outros pelo que eu pude perceber.. faz o seguinte, supere-os e depois critique! ps:não estou defendendo os minimos erros da saga crepusculo, só quero dizer que vc vive falando mal do trabalho dos outros..

Kelly 06/12/2012minha estante
Eu gosto de Crepúsculo, mas concordo com você em alguns pontos. Fiquei bem irritada quando a batalha não aconteceu, tanto no livro quanto no filme.

anab 20/12/2012minha estante
Eu realmente gosto da Saga Crepúsculo. Mas eu concordo que o "mimimi" de Bella e Edward enjoa. Eu também não gosto da Reneesme, e odiei o fato de no filme ela ser um programa. CUSTAVA COLOCAR UMA ATRIZ MIRIM PARA ATUAR NO PAPEL? Não. Mas todos os filmes me desepcionaram. Eu achei o final de amanhecer muito sem graça também. Afinal, no término de uma grande saga, todos esperam um desfexo sensacional. Mas Meyer conseguiu deixar o final desinteressante. Eu reparei que no filme eles tentaram concertar esse detalhe pela visão da Alice, e até que deu um grande "up". Mas mesmo achando que o final ficou literalmente chato, discordei de você quando li que Edward e Bella deveriam morrer. Meyer gastou quatro livros e cinco filmes para mostrar para os leitores que Bella queria passar toda sua eternidade ao lado de Edward. E chegar no final e matá-los? Acho que isso deixaria a saga ainda mais ridícula. Na minha opinião Meyer deveria ter deixado a batalha Cullen vs. Volturi acontecer. Mas não matar a todos, mas somente alguns personagens que fariam falta, como alguns membros das familias nômades, além de alguns da família Cullen. Mas matar Edward e Bella destruiria todo o "encanto" em que Meyer vive.

Mas como cada um tem seu ponto de vista, nunca todos concordaremos.

Jana 14/01/2013minha estante
Quando eu fiz em 2010, eu nem sabia que tinha essa opção. E agora, é porque eu não quero mesmo. Já tá indicado ali em cima e quem quer ler, que leia.

Natasmi Cortez 30/01/2013minha estante
Jana concordo inteiramente com você...
Achei cansativo demais, chato demais
Confesso que também li na esperança de encontrar um fim decente por gato do Jacob...mas que final terrível, e que nem diz uma amiga: quem se deu bem no final foi a tal Reneesme!!
A série começou incrível mas foi igual uma fogueira de São João...
Bombou no início e acabou nas cinzas!
PS : Acho que qualquer garota em sã consciência iria preferir o Jacob (e não digo isso só pela beleza), mas porque o mundo é dos que tem atitude tipo : JACOB- ?Você tem que ficar comigo? e não EDWARD ? ?Você pode ficar com ele se quiser?
Credoooo!Se isso é amor, então indiferença mudou de nome!

Laura Rezende 15/02/2013minha estante
Gosto muito da história, mas ODIEI o final. Também esperava uma batalha épica com a morte de Jane, Aro e até alguns dos Cullen.

thaís 23/02/2013minha estante
A-D-O-R-E-I sua resenha! Me senti exatamente assim. Dormi literalmente lendo esse livro. Eles são vampiros ou X-Men?? Pera, eles brilham? Mas q porra de livro foi esse, hein! A Stephanie Meyer criou uma nova espécie de vampiros gays e viados (da na msm coisa, mas foda-s), quando ela podia perfeitamente ser uma pessoa normal e crkar um livro de vampiros normais. Odeio essa saga e amo sua resenha . Bjs

Mell Bento 06/03/2013minha estante
Adorei a sua resenha, comecei a ler e não devo ter lido nem 10 páginas de tão água com açúcar que é ... ainda bem que não perdi meu tempo lendo até o fim

Letícia 09/05/2013minha estante
Recomendo vocês não darem ouvidos a resenhas, vocês leem resenhas negativas e não leem o livro, ficam sem saber como é realmente. Cada um tem sua opinião e não deve seguir a dos outros. O livro é muito legal, não se deixem levar.

Jana 09/05/2013minha estante
As pessoas que comentam são aquelas que leram e não gostaram. Uma resenha não é imposição de opinião, mas uma perspectiva de um leitor comum, por isso deve ser sim considerada, afinal, os livros de ficção são direcionados para os leitores comuns. Se você gostou de Amanhecer, bom pra você. Mas não fale de liberdade de opinião quando no seu pequeno comentário está escrito "O livro é muito legal, não se deixem levar." Essa é a SUA opinião, não tente impô-la. Para mim e para muitos, o livro não é bom. Aceite e conviva.

Bárbara 13/06/2013minha estante
Concordo plenamente com a sua resenha!!! Eu tentei ler até o final, mas é totalmente entediante e cansativo e eu desisti... Eu quase dei ele pra uma amiga minha super fã de Crepúsculo, pois não faria falta. Sem ofender os fãs e aqueles que gostaram, é claro, mas eu realmente odiei :/

AzuosatraM 21/10/2013minha estante
É sempre importante avisar que há spoilers.. agora sim a sua resenha ficou perfeita!

Dani 30/11/2013minha estante
concordo com você acho que nesse livro um dos personagens que se destacou foi o Jacob..
(Eu também amo um bad boy)

Letícia 08/01/2014minha estante
Tão entediante que não terminei de ler, após aturar os três primeiros livros decidi ver o final no cinema, única saga que eu posso afirmar: os filmes são melhores que os livros

Mariana Cristina 25/03/2014minha estante
Argh! Não consegui terminar. Ficou tão entendiante. E o filme?! me dá calafrios (no pior sentido)

Juju 09/01/2015minha estante
Adorei a sua resenha!!!! Eu também esperava uma batalha épica no final e de preferência, que a Bella e o Edward morressem pela filha, pela família que eles tanto prezam.seria um final emocionante( choraria rios porque adoro os personagens).Enfim, concordo tudo o que você disse. parabéns pela resenha!

Daiane.Wan-Dall 27/11/2018minha estante
"...E se você, fã indignado, vier me pentelhar mesmo assim, saiba que eu vou mandar o Eduardo cintilar na TUA CARA. -haha, sem graça."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK - Adorei esse comentário!

"Amanhecer é um livro cansativo, entediante, superficial e , acima de tudo, decepcionante.E isso só pra começar. "

Concordo inteiramente com vc! Me identifiquei apenas com a gravidez pq quando li pela primeira vez esse livro eu tbm estava grávida! (faz tempo)...e a parte biológica mesmo essa parte sendo "emocionante" fica broxante kkkkk!

"Ação: Ok, sei que Twilight e cia é romance. Tenho plena consciência disso. Mas desde que os Volturi apareceram na história, eu esperei anciosamente por um confronto Volturi x Cullen. Um super confronto, cheio de luta e emoção!"

Também esperava por isso! Inclusive, sempre que leio a saga desde o início (adoro o primeiro volume) sempre me canso nesse livro pois sei que fugiu do foco, sem ação ou romance rescendente como o primeiro...

"Muitas fãs iriam me arrancar o fígado pela afirmação que eu vou fazer agora, mas eu teria adorado esse livro se Edward e Bella tivessem morrido para salvar a filha. "

Amo fins trágicos...os outros best que eu li me marcaram exatamente pelo fim trágico, como a saga Divergente ou Jogos Vorazes...odiei o último livro, mas a 'tragédia" que sucede deixa os best's únicos.

Roberto Laaf 10/07/2009

Ansiedade e amor ilimitado!
Nem que eu pudesse imaginar e organizar todas as palavras que conheço, seria capaz de expressar a emoção e o prazer que senti ao ler a saga maravilhosamente criada por Stephenie Meyer. Ouso dizer que é a história de amor das mais lindas que tive a oportunidade de ler em toda a minha vida.

Neste último volume, Stephenie ainda nos presenteou com sua excelente narrativa em primeira pessoa, a partir de Jacob, o que, em minha opinião, consagrou-a neste estilo, de forma inquestionável. Foi perfeita na acepção da personalidade do jovem quileute, enriquecendo a obra com sua capacidade de alternar o foco narrativo entre dois personagens, sem comprometer o encadeamento dos acontecimentos.

Os detalhes da obra, em minúcias, sua sensibilidade, as conexões impecáveis com os volumes de toda a saga e a delicadeza com que foi preparando o leitor para os momentos mais intensos do último livro foram de uma criatividade e inteligência louváveis!

Stephenie Meyer entrou para o seleto grupo de meus autores favoritos.

Aqui no Skoob, independentemente de uma obra ser ótima ou excelente, adotei o critério de conferir cinco estrelas apenas para os livros que tocaram-me o coração, que me emocionaram, arrancaram sorrisos, suspiros e lágrimas, e, assim, fecho Amanhecer consagrando toda a saga com cinco estrelas.

Mais uma vez eu recomendo a leitura da saga para todas as pessoas românticas, sensíveis e que conseguem enxergar no amor, além do poder, toda a sua beleza.
Dominique 12/08/2009minha estante
Que linda resenha!!! Vc conseguiu resumir tudo perfeitamente...

Thata 30/09/2009minha estante
Nunca conseguiria expressar tão bem minhas palavras e meus sentimentos por esse livro, e toda a saga, como vc fez Roberto!

Esses livros são verdadeiros presentes a quem se dê a chance de vive-los ...

Virgínia 09/10/2009minha estante
Assim como a Thata também não conseguiria, adoro suas resenhas!

maria 22/10/2009minha estante
e então o leão apaixonou-se pelo cordeiro. Não sei se foi a historia mais linda de amor que eu tive oportunidade de ler,mas com certeza é a historia da decada.

Beth 09/05/2011minha estante
Também gostei imensamente da "saga". Achei criativa e romântica. Tudo fechou no final. Concordo com tudo que você escreveu. Parabéns!

Nanda 01/07/2011minha estante
Concordo totalmente, essa Saga sem dúvida alguma, é a minha favorita, e acho que ela vai ficar em 1º lugar até outro autor conseguir fazer algo mais incrível e fantastico como os livros da Stephenie.
Amanhecer pra mim, é o mais lindo, mais complexo e mais maravilhoso livro de todos. É nele que as peças se encaixam e tudo de resolve no final. É mágico, romântico, muito sensorial.
Enfim, é o meu livro favorito .. já li e reli por várias vezes e não me canso de reler. AMEI.
excluindo...

Mari 29/09/2011minha estante
adorei assim como você, e sua resenha tá ótima :D

Ana 28/12/2011minha estante
Bela resenha, resumiu perfeitamente o livro, no começo achei um pouquinho chatinho mas depois me empolguei demais e para mim só esse livro só perde para Eclipse!!!!!

Ykaro Feliphe 20/09/2013minha estante
Adorei sua resenha

Becky Cunha 19/12/2009

se vc n leu, n leia a minha resenha. SPOILERS :B
"Amanhecer", para mim, foi um absurdo atrás do outro, e o fim terrível para uma saga que conquistou tantas fãs.

Tudo bem que no fim de tudo o amor deles se consolidou (necrofilia detected), e q a Bella engravidou (...filho do magayver?), mas vou ter que dizer: QUE MERDA TINHA MEYER NA CABEÇA?! Os livros dela tem uma história principal acima do clichê, eu não gosto dos livros, mas se tem uma única coisa que ela SABIA fazer eram os personagens secundários. Ou vai dizer que você não se derrete pelos encantos da bela Alice, ou ri de Emmet ou sente raiva da arrogante Rosalie?! E quando chega esse último livro, Meyer destruiu os personagens que eu gostava(é gente,eu sou apaixonada pelo Jacob. pode rir. u-u').

Nesse último livro ela tornou Jacob um retardado, pedófilo e e *cai em prantos* PORQUE MEU DEUS?!

enfim, comentários sobre a história:

se os outros livros tinham algo de bom, esse não tem absolutamente nenhum ponto positivo que eu poderia apontar. Quer dizer, se olhar superficialmente podemos dizer que houve uma união interracial, que amizade é mais forte que tudo, que o amor sempre vence e blablabla, qualquer coisa que eu ache em pelo menos dois bilhões de livros melhores do que esse.

A intriga principal pode ter sido ligeiramente interessante,mas o desfecho de tudo foi ridículo, na minha humilde opinião. E eu não consigo dizer mais nada sobre esse livro além de que eu realmente achei pior do que qualquer outro da saga.
Leonardo 14/03/2012minha estante
Duvido que a série tenha chegado ao fim mesmo.
Vai ter outro sim.
Se você já leu " A hospedeira", ele também acaba assim "o que , acabou?" e você vai caçar mais páginas que você deve ter esquecido.
Mas acho que você não vai ler isso.
Se ler me avise!!!!!!!

Cah 06/01/2010

Simplesmente ruim
Vou fazer a resenha de toda a série nesse livro, porque teoricamente é o final da história (bem teórico, pelo final vago que autora deixou, se você ignorar a palavra fim). Não vou me preocupar em tomar cuidado para não contar "spoilers" porque quem está lendo isso ou já leu os livros ou vai desistir.
Depois de um tempão ligando no canal Telecine e sempre vendo trechos do filme "Crepúsculo", resolvi ler os livros para tentar entendes porque o romance entre uma adolescente e um vampiro bem fora do tradicional descrito pela literatura faz tanto sucesso entre os adolescentes. Não sei se fui capaz de compreender.
No primeiro livro, "Crepúsculo", Bella acaba de se mudar para uma cidadezinha nublada em Washington, onde conhece Edward e, após um suspense muito fraco, descobre que ele é um vampiro. O casal apaixonado passa a encarar as dificuldades de seu relacionamento, que pode colocar a vida da garota em perigo. Esse livro é até bonitinho. Depois de engolir a idéia de um vampiro no Ensino Médio e todas as bobagens que a autora inventou, a história de amor impossível até tem sua graça. Aliás, esse livro até tem algo bastante semelhante a um clímax, o que não se repete nos outros.
No segundo livro "Lua Nova", Edward deixa Bella achando que assim ela ficaria mais segura. A garota acaba conhecendo Jacob, que por um acaso é um lobisomem. Ok, se já engolimos vampiros, qual o problema de aceitar que ela seja amiga de uma alcatéia? Só que, além da falta de profundidade que Bella apresenta, apenas choramingando "Edward" pelos cantos, a história simplesmente se perde, mudando de rumo do nada e levando a um final tão sem graça quanto non sense.
Em "Eclipse", o terceiro livro, o que já estava meio fora de rumo se perde. O relacionamente entre Bella e Edward se torna mais doentio, quando eles entram em um triângulo amoroso com Jacob (este aliás, o mais próximo de um personagem realmente interessante, que acaba sendo totalmente descartado). Bella se torna uma louca por sexo enquanto o vampiro tenta defender sua virgindade de mais de 100 anos. O que ocorre por trás do romance entre os dois é irrelevante, uma vez que só está lá para que Edward possa salvar a mocinha e repetir o quanto se amam. O pior de tudo é que a linguagem vai ficando cada vez mais piegas.
O quarto livro, "Amanhecer", é um caos completo. A autora, aparentemente, quis causar algum espanto nos leitores, e só o que conseguiu foi uma história ridícula e de gosto bastante duvidoso. Bella termina a escola e casa com Edward aos 18 anos, seguindo para sua lua-de-mel no Brasil (que Stephenie Meyer transforma apenas em uma ilha particular, pois obviamente não saberia falar nada sobre o país). De repente a história vira um sequência de movimentos na horizontal, seguidos por uma gravidez(!) inesperada de um híbrido que vai matando a mãe por dentro(!!), levando a um parto que é uma versão vampiresca de uma cesariana, ou seja, a dentadas (!!!), após o feto quebrar a coluna da mãe (!!!!). E, depois de tudo isso, a mocinha vira uma vampira, após um longo sofrimento de dois dias, imobilizada por um sedativo que deveria fazer com que não sentisse dor. Simplesmente não consigo entender como o romance adolescente, de certa forma doce e inocente, vira esse show de horror. O livro nem parece ter a mesma autoria do primeiro, a sensação é que a autora foi possuída pelo fantasma de Edgar Alan Poe (que se reviraria no túmulo se pudesse ler essa comparação). Poderia também ser comparado a uma versão ruim de "Contos na Taverna".Para completar o freak show, existe uma relação bastante estranha entre homens que viram lobos e meninas de 2 anos e, os Volturi, a família imperial vampiresca, volta para um final totalmente sem sal.
A série poderia acabar com o casamento, pulando a tranformação da mocinha em morta viva ou simplesmente deixar que ela terminasse com Jacob. A inocência seria uma boa oposição a sinceridade excessiva e mal direcionada da autora, e a única salvação da série da desgraça completa.

Fernanda :) 07/01/2010minha estante
Cheguei a pensar em dar uma segunda chance pra série, já que tentei só 1 vez e nem fiz muita questão de insistir, mas acabei de desistir. Morri de rir com seu "resumo", haha.

Bell 14/01/2010minha estante
Bravo! Isso q é resenha *chorei*

Aline Maia 17/01/2010minha estante
Seu resumo sobre a série foi realmente dígno! [2]

Bravo!!! :D

Falou tudo!!!

Ane_132 03/10/2011minha estante
Nossa.. essa resenha foi perfeita. Este livro foi brochante, decepcionante como um topo. Começa com um quê de que vai melhorar, fica entediante, depois dá aquele up e brocha de novo. Não que eu seja fã da série, mas precisava terminá-la, já que comecei. Fiquei até a uma da manhã, plena segundona, pra ler esse livro sem graça.

Cássia Bragança 25/05/2012minha estante
Resenha da obra bem feita.Não li nenhum dos livros e assisti os filmes na TV a cabo,imagina se eu ia para fila de cinema para ver essa "saga"...As resenhas que leio dão conta de todo o processo e assim já sei o final da série pois ainda não assisti ao parte 2 do filme Amanhecer.Valeu Cah!

Bruna 10/07/2012minha estante
Perfeito

Nattt 11/03/2015minha estante
''(...) tenta defender sua virgindade de mais de 100 anos.'' HAUSIHAUHSUAIHS chorei, simplesmente! Sendo que, não havia percebido o quão tosco é pensar em um vampiro no ensino médio.

Henri B. Neto 24/04/2013

Em defesa de ''Amanhecer''
Em tempos em que a literatura de fantasia cada dia mais sai da marginalidade e vem encontrando espaço livre nas estantes dos jovens leitores, no ano de 2008 foi lançado nos EUA o último livro de uma das séries mais amadas - e também mais odiadas - da última década: ''Breaking Dawn'' (ou ''Amanhecer''), quarto volume da ''Saga Crepúsculo''.
Para a grande maioria da fanbase, o livro prometia - Casamento de Bella & Edward, o destino de Jacob, a iminente transformação de Bella em vampira, o retorno dos Volturi - sem falar do frenesi causado pela mídia em cima da adaptação do 1º volume da série para o cinema... Contando com isso, o público, em sua maioria feminino, correu para as livrarias mais próximas e garantiu o seu exemplar da obra, dando passe livre para que Amanhecer fosse um dos livros mais comprados e disputados do ano.
Mas, depois de alguns dias - talvez até algumas horas - de leitura, eis que uma bomba cai na pacata cidade de Forks: mais da metade dos leitores odiavam o desfecho dado à trama, sem falar daqueles que amaldiçoavam Stephenie Meyer - mente-criadora do fenômeno literário - até o último dia de sua vida por estragar a sua ''série perfeita''.
Parando para ler os comentários pós-lançamentos, fiquei me perguntando o por que de todo esse alvoroço. Afinal, pelo o que eu havia apurado, Meyer tinha seguido a risca o que o seu público esperava. Mas só com o tempo fui percebendo o que de fato havia irritado tanto os fãs... Bella fica grávida de Edward, tem uma filha híbrida - por quem, ironicamente, Jacob sofre um imprintg - e que acaba causando um terrível confronto com o clã ''líder'' dos Vampiros.
Ainda sem entender o reboliço, fui descobrindo pouco a pouco a indignação dos fãs, e me deparei com algo que não esperava ler tão cedo sobre a obra: Stephenie Meyer prometeu uma Grande Batalha Final que não aconteceu!
Para mim, essa foi a grande gota d'água; afinal, a ''Saga Crepúsculo'' sempre foi conhecida por focar o lado emocional das personagens, ao invés de explorar grandes cenas de ação (não que eu esteja dizendo que os personagens da série da Humana e seu Vampiro sejam profundos, mas o enredo da trama nunca foi para o lado mais ''físico'' da fantasia).
Foi só então que, depois de eu mesmo ler o livro, descobri o REAL problema da coisa toda:
O grande mal de Breaking Dawn foi os fãs esperarem algo épico, quando na verdade nunca algo de tal porte iria acontecer...
Os Volturi - os ''vilões'' de ''Amanhecer'' - SEMPRE forma muito Blábláblá, Gogó e Poses... mas nunca foram dados à ação de fato - vide o final do segundo livro, Lua Nova. A tensão do final, com as despedidas e tudo mais, foram realmente sublimes e desesperadoras. Mas como disse, eu nunca esperei reação nenhuma da ''realeza'' vampiríca.
Analisando APENAS como livro, o final foi realmente brilhante, pois a Stephenie colocou toda a sensação da perda que uma luta causa, mas quebrou o paradigma de que todo encerramento de série fantástica tem: A obrigação de narrar uma Grande Batalha Final.
É claro que para um filme, que envole o visual, esse final seria no mínimo brochante. Mas as pessoas devem entender que a ''Saga Crepúsculo'' são uma série de LIVROS. Ele tenta mexer com as emoções do espectador, e nisso posso dizer que o mesmo cumpriu o combinado. Os filmes são apenas a recompensa do sucesso dos livros, e o autor não deve - nem pode - se ater à algo cinematográfico quando se está escrevendo...
Stephenie, ao escrever a Saga, sempre se ateve mais as emoções do que à ação em si... e isso se via desde o primeiro. Esperar algo diferente nos últimos segundos do 2° tempo, me desculpem, é coisa de gente iludida. E isso eu nunca fui - quero dizer, fui apenas no 1°, mas depois de ver qual era a real proposta da Meyer, eu me desecanei totalmente.
É claro que o final de ''Amanhecer - O Filme'' - ou filmes, sabe-se lá o que se passa na cabeça do pessoal da Summit - será épico e majestoso. Afinal, o próprio livro dá essa brecha e, como o filme trata quase que exclusivamente do visual, essa é uma artimanha que tenho certeza que eles não vão jogar fora.
Mas o que eu aprendi com o final de Amanhecer é que temos estar ciente de uma coisa: Livro NÃO é Filme... Os dois são mídias diferentes e separadas, que às vezes - e põe às vezes nisso - se encontram. Tentar encontrar um dentro do outro só vai gerar frustração quando nos dermos de cara com exemplos como um Breaking Dawn da vida... Pois, quando vemos que nossas expectativas de anos - ou meses - não foram cumpridas, jogamos a culpa toda em cima do autor, quando na verdade os iludidos desde o princípio fomos nós mesmo.
Por isso aconselho: Separem os dois e sejam felizes!!! Se começar a ler um romance, não espere encontrar ação no mesmo... E digo o mesmo, ao contrário. Afinal, são poucas as vezes que um autor tem a dádiva de saber mesclar vários elementos narrativos em uma mesma obra.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Patty Pizarro 05/12/2009minha estante
Concordo plenamente com você.

Lu 21/01/2010minha estante
Excelente resenha. Sem fanatismo ou a intolerância dos haters. Bastante sensato. O fato é que a Stephenie Meyer não quis matar seus personagens. E, de certa forma, me sinto grata a ela por isso. E é apenas ficção.

Marlon Teske 18/02/2011

Brilha muito...
Último livro da série Crepúsculo, e, pelo menos para mim, o pior da quadrilogia não apenas pela insonsa história romântica misturada com um pouco de violência intra-uterina, mas pela autora ter perdido, de todas as formas possíveis e imagináveis, uma coleção de oportunidades de se escrever uma ótima história por medo de arriscar.

Em Amanhecer descobrimos que nem todas as glândulas humanas perderam seus poderes após serem transformados em vampiros. Os Cullen, que até bem pouco tempo atrás não possuiam lágrimas não apenas ejaculam como, mesmo mortos, são capazes de engravidar um ser humano, no caso, a protagonista Bella.

Não fique impressionado, tampouco repense a compra do livro para sua filha adolescente por este motivo. Não há nenhum momento que chega próximo do obceno, tampouco do vagamente sensual. Poucas semanas após o casamento do século em Forks; Edward e Bella partem para suas núpcias em uma ilha particular nos mares do Brasil. Todas as cenas que por ventura pudessem aumentar a faixa etária recomendada da obra para mais de oito anos são cortadas bem no estilo Seção da Tarde: "Baixa a luz, passa pra cena da lareira, na manhã seguinte..."

... E na manhã seguinte, Bella está grávida. E duas semanas após já está prestes a parir o monstrinho que está quebrando suas costelas por dentro. Idéias óbvias e sem apelo passam despercebidas até mesmo pelo Doutor Caninos Cullen, que apesar de médico, é incapaz de descobrir, entre outras coisas, o motivo de seu "neto" vampiro rejeitar os alimentos saudáveis e nutritivos com base em soja e espinafre que lhe são administrados religiosamente por toda a família Cullen que vela a morte lenta da protagonista.

Mesmo que possa parecer o contrário, até então para mim estava sendo um livro mediano. E só. Foi o final que fez com que eu perdesse todo o meu respeito pela dona Meyer... toda uma situação é imaginada, colocada diante dos leitores e no fim não se conclui. Você vai lendo, passando as páginas e ficando nervoso ao notar o fim do tomo se aproximando sem que nada ocorra. Preparativos crescentes, a tensão aumenta. E nada acontece. E o livro acaba.

Lido apenas por que tinha lido os demais em algum momento entre Setembro e Outubro de 2010.

Nanase 01/05/2010

A-melhor-comédia-involuntária-de-TODOS-os-tempos. Gargalhei TERRIVELMENTE lendo. No futuro, esse livro será cuidadosamente conservado numa redoma de vidro, com as palavras "exemplo de Como Não Fazer" gravadas. Bíblia do trash (L).
Marcelo Paulo 04/09/2010minha estante
Se não gostou da história, escreva uma melhor então.

Nanase 06/09/2010minha estante
"Era uma vez um fã. Ele viu uma resenha de que não gostou, e, tão infantil como o próprio livro que idolatrava, resolveu tenter ofendê-la. Não conseguiu. Fim."

Pronto, escrevi.

Mariana 09/09/2010minha estante
hahhahahahahahahahahahahaha
A-D-O-R-E-I concordo e assino embaixo

pulltheripcord 29/09/2010minha estante
Pode apostar que ela escreve melhor, ô Marcelo ;D

Adorei a ideia da redoma de vidro XD

Tiça 30/04/2013minha estante
Verdade foi uma porcaria.
Marcelo eu concordo com luche a nanase deve escrever melhor

Luke 03/11/2009

É o pior livro da série inteira - sim, há um pior - e, como se não bastasse isso, é o maior. Tive que rezar para que terminasse logo. O romance impossível - sim, garotas, não se iludam - chega a ficar incrivelmente enjoativo, culminando com aquela última frase, que, se eu não fosse um leitor forte, vomitaria.
tatiana 13/11/2009minha estante
"culminando com aquela última frase, que, se eu não fosse um leitor forte, vomitaria." HUAJSUAJUSHAUSHAUSAJUSJAUSHUASJAUJSUAJSUAJUJ A-D-O-R-E-I.

Biblioteklara 15/11/2009minha estante
HAHAHAHAHA! #euri

Cláudia 13/12/2009minha estante
"E assim, alegremente, continuamos aquela parte pequena e perfeita de nossa eternidade"

*Rô Bernas 03/01/2011minha estante
Tenho a série completa mas ainda não me aventurei a ler nenhum...estou naquela fase do "leio depois" :/

Tielle | @alivromaniaca 06/01/2010

Me decepcionei ...
Bom, eu sou fã e dou tres estrelinhas por causa disso...+ nao gostei de como acabou a saga acabou, axo que a Stephenie poderia ter feito um final bem melhor... o porquê? Aqui vai as partes das quais eu nao gostei: [Spoilers]

-IMPRINTING DO JACOB- horrivel, ela poderia ter deixado ele sozinho...

-Bella perfeitamente controlada, nao atacando humanos, coisa que deveria acontecer...qual é, ela é uma vampira!!

-A luta que nao aconteceu... sem coments sobre isso...

Conclusao: me decepcioneii!!

~♥~
Louise 05/01/2010minha estante
Eu concordo com você, principalmente na parte do imprinting. Ficou meio forçado isso. Parece que ela fez ele se apaixonar pela Renesme só pra ele não ficar sozinho (era a única disponível, saca?). A parte da Bella controlada também ficou meio estranho, mas passa vai.

Já sobre a luta, apesar de eu também estar esperando por ela, eu não me decepcionei quando ela não aconteceu. Acho que eu já imaginava que ela não ia acontecer, afinal, acho que daria mais um livro inteiro se ela fosse narrar aquela luta.

Mas no geral eu gostei bastante do livro.

Rê Nemitz 05/01/2010minha estante
Vc tem total razão. Eu era muito fã no começo da saga... mas o último livro foi uma decepção gigantesca. O que mais me irritou foi a luta q nao aconteceu...

Mih Del Debbio 08/01/2010minha estante
Concordo com as duas ultimas coisas, mas a questão do Imprinting eu gostei, sabe porque?? Pq o Jacob é tão pefeito... doce, amigo, companheiro, sempre ajudou a Bella - mesmo ela fazendo ele de otário - então ele não merecia ficar sozinho!! E tb nao podia gostar de alguem assim... simplesmente pra esquecer a Bella... ele tinha q amar de verdade, profundamente e se esquecer completamente que um dia amou a Bella, então neste caso achei o Imprinting perfeitooo! rsrs

Conclusão: me decepcionei!!! [2]

Henrique 02/09/2010minha estante
Conclusao: me decepcioneii!! /3

a luta que não aconteceu foi o pior, ficou metade do livro preparando, planejando e esperando a tal luta pra não acontecer nada, aaaf --'

Nii. 30/09/2010minha estante
Nem um pouco de sangue para alegrar a saga né!?
Eu não gosto de escritores que não ousam. =/

Aline 17/01/2013minha estante
Para mim, foi o melhor livro da saga!!

Gláucia 31/07/2010

O pior da série
Estava indo bem até o segundo volume, mas acho que ela se perdeu um pouco. Os personagens nem parecem os mesmos, perderam completamente a identidade, principalmente a Bella. O Edward perde completamente o encanto e o Jacob, que tinha uma personalidade forte, neste volume se transformou literalmente num cãozinho sem dono, com o rabo entre as pernas.
Resumindo: Crepúsculo é bom, Lua Nova e Eclipse são regulares e amanhecer é péssimo.

andré lady gaga 02/02/2014

Lua Nova chatinho, Eclipse melhorou... Valew a Pena!
Crepúsculo pra sempre no meu coração

Rancha 22/01/2010

ODIEI
A série estava boa, até q a maldita engravidasse!!! e o pior!!! o Jacob tem imprinting com a filha dela!!!!! AAAFFFF.... abandonei aí. isso é viagem d+... odeio a bela
na vdd eu li um pouco mais... qdo ela virou vampira, mas narração começou a ficar ruim e viajada tbm

Iara 02/02/2010

Começou bom...
... Achei que iria ser o máximo, mas nada aconteceu... O livro mais bizarro da série!
31/08/2010minha estante
O que mata é o final. Toda aquela tensão pra depois virar bate-papo? Ridículo.

Marcelo Paulo 04/09/2010minha estante
Se acha que foi bizarro, tente escrever uma história melhor. #shit

Mayra Dias 14/09/2010minha estante
Ai, ainda nem li, está em minha fila.
=)

Vanessa bibliotecária 03/08/2009

Quero um final decente!!! Quero porrada entre os Cullens e Volturis!!! Quero massacre!!! Quero o fim à regalia dos Volturis! Eu quero um novo final!!!!
EU QUERO MIDNIGHT SUN!!!
Nattt 11/03/2015minha estante
Quando li, (o que foi a muitos anos atrás, nem me recordo mais) esperava que saísse o Midnight Sun :/

maria 12/12/2009

Impressões
Eu devorei esse livro... não consegui largar enquanto não terminei.

É impressionante como a forma que a Autora escreve consegue despertar a minha curiosidade, consegue me deixar envolvida, afinal de conta TUDO ACONTECE NESSE LIVRO...

É uma explosão de acontecimentos, tudo passa rapido diante dos seus olhos, e voce se pergunta e agora? porque? como vai terminar? E as duvidas te impulsionam...

"Houve silêncio por um longo tempo, somente o som de meu coração batendo acelerado e o sussurro de nossos lábios se movendo sincronizados. Ás vezes era tão fácil esquecer que eu estava beijando um vampiro".

Dih 04/02/2010minha estante
Aconteceu o mesmo comigo, deixava de durmir para ler o livro..ashuhaishuihas, amo essa série.