Amanhecer

Amanhecer Stephenie Meyer

Resenhas - Amanhecer

camila1326 09/11/2022

Amanhecer
Me encontro em completo choque.

Não sei se surpresa por uma mudança, mesmo que pequena, na escrita tenha me feito engatar na leitura muito mais rápido do que eu esperava ou quem sabe a organização dos livros que deu todo um sentido a fluidez do enredo.

Amanhecer marcou o fim (e o início de um novo mundo se essa autora fosse esperta e tivesse expandido com todas as brechas deixadas) de uma era de amor, desilusão e esperança. O casamento dos ricos mais gatos dos EUA deixou suspiros com tanta elegância que seguiu a uma fase de tristeza e compaixão onde uma vida crescia se tornando logo motivo de uma aliança pouquíssimo provável.

Livro I
Juro, que chique foi esse casamento. Todos os detalhes, a Alice mega feliz em poder dar aos irmãos um momento perfeito. Como queria conhecer alguém com o coração puro como o dela e ó não duvido nada que ela tenha sangue de fada? só dizendo. Teoria boba? Talvez, mas nada me tira essa ideia. A LUA DE MEL MANOOOOOOOOO, puro luxo. Primeiro que como brasileira achei tudo eles vindo para cá e principalmente nas minhas terras do RJ, obrigada autora pelos mimos.

Livro II
Confesso que fiquei muito receosa quando percebi que o ponto de vista mudaria no meio do livro para o Jake, mas digo com tranquilidade que foi a melhor decisão a se tomar. Saber exatamente como os próprios personagens estavam conhecendo a dinâmica das matilhas foi de aquecer o coração.
Quando o plot da gravidez se iniciou, esperei demais para saber tudo no ponto de vista da Bella mas dou razão a autora por ter saído do núcleo Cullen, afinal, eles já esperavam a morte, se basear em alguém que possa ter o mínimo de esperança foi impecável. Por mais que o Jake fique chato em muitos momentos após o fim do livro II, não posso fechar os olhos para tudo o que o vira-lata fez apenas para ajudar.

Livro III
Me sinto uma verdadeira idiota por ter esperando aquela carnificina Fake, autora fica esperta hein. Sério kkkkkkkkk fiquei bem bolada ao perceber que ia ser tudo na base da conversa. Quem sabe uma outra hora?
Conhecer outros vampiros, saber a forma deles de pensar e viver me deixou de coração quentinho. Cada um tinha sua história e se uniram por um bem maior mesmo com grandes ressalvas. Garrett não pense que esqueci de vc, se a Kate não te quiser eu quero ? aos Volturi, espero que morram em breve, morte aos ditadores sempre kkkkkkkkk

Senti falta de um final mais interessante, foi muito ? aquela cena, mas nem posso reclamar muito se não o livro teria que ter mais de 600 páginas. Aos Cullen e aos Quileutes, todo meu amor ?

Robs 19/09/2023

A maior trollagem do cinema até que é boa na literatura, dos 4 é o que achei mais interessante, não é lotado de tanto lenga lenga como nos outros 3 que antecedem.
Não é uma saga que vou ler de novo com toda certeza, mas gosto de ler os livros dos filmes que assisti, assim como gosto de ver os filmes dos livros que li.
Missão cumprida!

Duda 02/07/2023

Releitura - Amanhecer
Depois de tanto tempo resolvi reler amanhecer. É incrível como a escrita me prendeu mesmo já sabendo toda a história. Amei relembrar os detalhes! Sou apaixonada nessa saga.

Ana - @leituraanormal 14/11/2022

Um final inesperado - SPOILER
Chegamos ao fim.
Toda a série foi uma experiencia incrível. Eu não achava que iria me apegar tanto aos livros e ler eles com tanta pressa e vontade igual eu li. A bella dos livros é incrível e eu me apaixonei pela sua personalidade. Mas, agora vamos a minha opinião sobre esse livro.

O início desse é o casamento da Bella e do Edward, finalmente. Eu não aguentava mais a briguinha do Edzin com o Jacob. É nesse livro que acontece basicamente tudo. A bella engravida, o que até então era a primeira vez na história dos vampiros e ela tem a criança, que aliás tem um nome meio complicado e não acho que um dia vou aprender a digitar. Mas, a filha dela é incrível, o jeito que o dom dela é descrito é bem interessante e realmente diferente, eu gostei muito dessa parte. A gravidez da bella é no mínimo complicada e admito que pulei as páginas do parto porque eu lembro que quando eu vi a cena no cinema, eu passei mal então não estava disposta a ler essa parte.

Até certo ponto, a estória é narrada pelo ponto de vista do Jacob. Eu achei isso bem interessante e até o final do ponto de vista dele, eu não entendia muito bem o motivo. Mas, na última página dela, tudo encaixou. Eu sigo sem gostar dele, ele me irrita, mas acho que de certa forma é compreensível levando em consideração a sua ligação com a filha da Bella. Não sei bem, preciso pensar melhor sobre isso...

Quando eu acabei o livro, eu fiquei muito confusa. Eu voltei a páginas umas cinco vezes porque fiquei caçando a cena incrível da guerra deles com os vampirinhos fortões. Mas, essa cena nunca veio. Foi ridículo e decepcionante então o final me deixou muito brava e decepcionada mesmo. Esperava mais.

No geral, eu amei a série, de verdade. Acho que pra quem quer iniciar no mundo de fantasia, talvez seja uma boa opção. Mas, não esquecendo que tem vários pontos que a minha mente super-racional não consegue entender. Já até falei sobre esses pontos em outras resenhas.

Eu dei nota quatro, só não foi cinco realmente por conta do final deste.

site: https://www.instagram.com/leituraanormal/

@_leandropaixao 04/10/2022

Por que pode acreditar na mentira, mas não na verdade?
Vamos começar pela estranha decisão, porquê dividir o livro em três? Sim, achei! Porém o livro narrado pelo Jacob é definitivamente muito melhor, na minha opinião pelo simples fato de não ser tão meloso.
Aqui nesse volume vamos acompanhar inicialmente a festa de formatura e o aniversário da Bella, após o casamento eles vão de lua de mel para o Brasil onde teremos aí a concepção da gravidez da Bella e Edward, onde será marcada por vários obstáculos e desafio nunca visto antes para os vampiros. Jacob e sua matilha vão começar a se desentenderem e teremos algumas lendas expostas bem interessantes. Na parte final além de termos a transformação da Bella para vampira ainda teremos um empasse de sua filha com os Volturi? confesso que achei o desfecho dessa história muito sem gracinha, até teria potencial mas foi perdendo o rumo e a graça?

bookslettie 01/05/2023

?enquanto ambos estivermos vivos.?
Sem palavras exatas para descrever o misto de sentimentos após finalizar amanhecer.

cara, eu fui arrebatada. com força. mesmo que eu já soubesse de tudo o que aconteceria durante a leitura da saga, eu ainda me via torcendo, ansiando, chorando em diversos momentos.

foram tantas coisas para absorver nesse livro que deixaram a minha cabeça zonza.
o casamento, a gravidez, a transformação, os volturi?
sinto que após a transformação da bella tudo foi muito raso, quase nada aprofundado - não que a stephanie seja um exemplo de aprofundamento, mas ainda assim - esperava mais.

foi lindo presenciar um pouco mais da amizade do seth com os cullens, o cérebro do jake e a aliança que ele e a leah formaram. eu realmente fiquei muito grata que tudo entre eles se pacificaram.

e bella, eu te entendo perfeitamente. também sinto que não nasci para essa vida e que meu destino é viver um livro de alta fantasia mas nem tudo são flores.
srta. cullen vampira é um marco. eu amo vocês edward e bella; um dia espero viver esse amor incondicional, também!

sentirei muitas saudades do meu clã mas ainda tenho que ler sol da meia noite para finalizar a jornada. não é um adeus, por enquanto - obrigada, senhor !

Honey 04/05/2022

Sinceramente, não sei exatamente como descrever essa leitura. Diferente dos outros três (que li em cada um em uma semana, mais ou menos), demorei o mês inteiro para concluir a leitura, mas isso também se deve ao fato de eu estar beeem mais ocupada por agora e sem tempo para manter a rotina de leitura diária. Apesar disso, realmente senti o desenrolar da história um pouco menos fluído nesse livro, mas em compensação tem muita emoção e muitos momentos que transmitem muito bem a ligação dos personagens. Em palavras simples, é um livro lindo. É incrível ver como as coisas mudam rápido ? literalmente ? e como as prioridades e laços vão se formando conforme os problemas vão surgindo. Os Cullen são uma família extraordinária e eu AMEI ler como isso foi mostrado de diversas formas diferentes. Essa saga é incrível e eu tô muuuito ansiosa pra ler Sol da Meia-noite.

Bárbara Jantsch 09/09/2022

O melhor livro da série, com melhor desenvolvimento e trama. Finalmente Steph para de enrolar e desenvolve os personagens e a história em si. O final poderia ter sido mais dramático como o do filme, mas mesmo assim ainda foi melhor que os livros anteriores.
Gostosinho reler essa série que me marcou tanto na adolescência e que me abriu as portas para a leitura.

Cah 06/01/2010

Simplesmente ruim
Vou fazer a resenha de toda a série nesse livro, porque teoricamente é o final da história (bem teórico, pelo final vago que autora deixou, se você ignorar a palavra fim). Não vou me preocupar em tomar cuidado para não contar "spoilers" porque quem está lendo isso ou já leu os livros ou vai desistir.
Depois de um tempão ligando no canal Telecine e sempre vendo trechos do filme "Crepúsculo", resolvi ler os livros para tentar entendes porque o romance entre uma adolescente e um vampiro bem fora do tradicional descrito pela literatura faz tanto sucesso entre os adolescentes. Não sei se fui capaz de compreender.
No primeiro livro, "Crepúsculo", Bella acaba de se mudar para uma cidadezinha nublada em Washington, onde conhece Edward e, após um suspense muito fraco, descobre que ele é um vampiro. O casal apaixonado passa a encarar as dificuldades de seu relacionamento, que pode colocar a vida da garota em perigo. Esse livro é até bonitinho. Depois de engolir a idéia de um vampiro no Ensino Médio e todas as bobagens que a autora inventou, a história de amor impossível até tem sua graça. Aliás, esse livro até tem algo bastante semelhante a um clímax, o que não se repete nos outros.
No segundo livro "Lua Nova", Edward deixa Bella achando que assim ela ficaria mais segura. A garota acaba conhecendo Jacob, que por um acaso é um lobisomem. Ok, se já engolimos vampiros, qual o problema de aceitar que ela seja amiga de uma alcatéia? Só que, além da falta de profundidade que Bella apresenta, apenas choramingando "Edward" pelos cantos, a história simplesmente se perde, mudando de rumo do nada e levando a um final tão sem graça quanto non sense.
Em "Eclipse", o terceiro livro, o que já estava meio fora de rumo se perde. O relacionamente entre Bella e Edward se torna mais doentio, quando eles entram em um triângulo amoroso com Jacob (este aliás, o mais próximo de um personagem realmente interessante, que acaba sendo totalmente descartado). Bella se torna uma louca por sexo enquanto o vampiro tenta defender sua virgindade de mais de 100 anos. O que ocorre por trás do romance entre os dois é irrelevante, uma vez que só está lá para que Edward possa salvar a mocinha e repetir o quanto se amam. O pior de tudo é que a linguagem vai ficando cada vez mais piegas.
O quarto livro, "Amanhecer", é um caos completo. A autora, aparentemente, quis causar algum espanto nos leitores, e só o que conseguiu foi uma história ridícula e de gosto bastante duvidoso. Bella termina a escola e casa com Edward aos 18 anos, seguindo para sua lua-de-mel no Brasil (que Stephenie Meyer transforma apenas em uma ilha particular, pois obviamente não saberia falar nada sobre o país). De repente a história vira um sequência de movimentos na horizontal, seguidos por uma gravidez(!) inesperada de um híbrido que vai matando a mãe por dentro(!!), levando a um parto que é uma versão vampiresca de uma cesariana, ou seja, a dentadas (!!!), após o feto quebrar a coluna da mãe (!!!!). E, depois de tudo isso, a mocinha vira uma vampira, após um longo sofrimento de dois dias, imobilizada por um sedativo que deveria fazer com que não sentisse dor. Simplesmente não consigo entender como o romance adolescente, de certa forma doce e inocente, vira esse show de horror. O livro nem parece ter a mesma autoria do primeiro, a sensação é que a autora foi possuída pelo fantasma de Edgar Alan Poe (que se reviraria no túmulo se pudesse ler essa comparação). Poderia também ser comparado a uma versão ruim de "Contos na Taverna".Para completar o freak show, existe uma relação bastante estranha entre homens que viram lobos e meninas de 2 anos e, os Volturi, a família imperial vampiresca, volta para um final totalmente sem sal.
A série poderia acabar com o casamento, pulando a tranformação da mocinha em morta viva ou simplesmente deixar que ela terminasse com Jacob. A inocência seria uma boa oposição a sinceridade excessiva e mal direcionada da autora, e a única salvação da série da desgraça completa.

Fernanda :) 07/01/2010minha estante
Cheguei a pensar em dar uma segunda chance pra série, já que tentei só 1 vez e nem fiz muita questão de insistir, mas acabei de desistir. Morri de rir com seu "resumo", haha.

Bell_016 14/01/2010minha estante
Bravo! Isso q é resenha *chorei*

Aline Maia 17/01/2010minha estante
Seu resumo sobre a série foi realmente dígno! [2]

vsc bibliotecária 02/03/2010minha estante
Bravo!!! :D

Falou tudo!!!

Ane_132 03/10/2011minha estante
Nossa.. essa resenha foi perfeita. Este livro foi brochante, decepcionante como um topo. Começa com um quê de que vai melhorar, fica entediante, depois dá aquele up e brocha de novo. Não que eu seja fã da série, mas precisava terminá-la, já que comecei. Fiquei até a uma da manhã, plena segundona, pra ler esse livro sem graça.

Cássia Bragança 25/05/2012minha estante
Resenha da obra bem feita.Não li nenhum dos livros e assisti os filmes na TV a cabo,imagina se eu ia para fila de cinema para ver essa "saga"...As resenhas que leio dão conta de todo o processo e assim já sei o final da série pois ainda não assisti ao parte 2 do filme Amanhecer.Valeu Cah!

Bruna 10/07/2012minha estante
Perfeito

Nattt 11/03/2015minha estante
''(...) tenta defender sua virgindade de mais de 100 anos.'' HAUSIHAUHSUAIHS chorei, simplesmente! Sendo que, não havia percebido o quão tosco é pensar em um vampiro no ensino médio.

Kelly 19/07/2023minha estante
Alguém que compartilha do mesmo ranço que eu kkkkk super concordo, se fosse o ponto de visat de Edward, esse livro não teria partes ruins kkkk

Alobec aroteil 19/07/2023minha estante
Seria até mais rápido de ler

Kelly 21/07/2023minha estante
Pode crê

Beth 02/02/2021

O desfecho perfeito!!!
O melhor livro da saga com certeza. Amo a forma que a Bella cresce no livro e finalmente tem opinião própria, sempre mostra que é capaz de vencer os obstáculos mesmo quando subestimada.
Recomendo demais essa leitura!!!

Manu 31/03/2022

quase larguei
o livro é bem bom, mas realmente da a sensação de que são dois livros em um (como dividem os filmes) pq a história se desenvolve de maneira bem diferente depois de certo ponto. gostei do livro, não demorei pra ler, cheguei em 85% muito rápido, mas depois disso empaquei. Não foi por causa do livro, foi mais pela correria da vida mesmo que não consegui continuar, mas assim que voltei a ler também terminei bem rápido.
Não canso de dizer o quão melhor que os filmes são esses livros, tem muito mais sentimento e emoção, quando no filme parece que os personagens são várias pedras. Terminei o livro e ele deixou aquele gostinho de quero mais, o que sempre me faz achar que a leitura valeu a pena.
Óbvio que não é nenhuma obra de arte, a história toda tem vários furos e a escrita muitas vezes é chata, mas olhando para a série como um todo, não acho que é aquele monstro todo que já vi dizerem, não foge muito do padrão de fantasias.
Para quem gosta dos filmes, acho obrigatório ler os livros. Pra quem, assim como eu, nunca teve nada contra ou a favor, pode valer a pena ler, eu com certeza gostei. Agora, se você tem algo muito sério contra o filme, então melhor ir lavar uma louça do que começar essa leitura.
noah :) 31/03/2022minha estante
vou lavar minha louça ????

Icaro 31/03/2022minha estante
"Melhor ir lavar uma louça" acho que essa é a melhor resenha que eu já li na vida kkkkk

ENLUACER 09/05/2023

Para a sempre e para sempre.
"Pra sempre e pra sempre e pra sempre - ele murmurou.

- Isso parece exatamente certo pra mim."

"E então nós continuamos em êxtase nesse pequeno, mas perfeito pedaço do nosso para sempre."

que digníssimo final para minha saga de livros favorita até agora, eu tenho um carinho imenso por crepúsculo desde nova e é um êxtase poder ler os livros agora mais velha, resumindo sempre irei os amar.
tenho ressalvas, que simplesmente odiei o pov do Jacob, meio desnecessário porque queria acompanhar a gravidez do ponto de vista da Bella mas já que foi assim? tudo bem. não acrescentou muito devo admitir. Meio tempo pro final ficou tudo muito cansativo, mas eu gostei do fechamento da história porque não foi necessário nenhuma separação.
Amei ver a Bella na sua skin imortal, minha maioral.
meu casal favorito irá viver sua eternidade como eles sempre desejaram. ??