O Dia da Caça

O Dia da Caça James Patterson

Resenhas - O Dia da Caça

Gabi 23/05/2012

De tirar o fôlego!
Mais um livro de James Patterson que entra no meu currículo de leituras. E mais um do renomado detetive Alex Cross.

O Dia da Caça é o 14º livro da série do detetive Alex Cross. E é o segundo livro que leio dessa série. O anterior que li e resenhei para o blog foi o Eu, Alex Cross e você pode ler a resenha AQUI. De antemão aviso que não compromete a leitura e o entendimento ler os livros dessa série fora da ordem de lançamento.

Nesse livro Alex Cross se depara com um assassino cruel, mas muito cruel... Tiger e um bando de menores aliciados para cometerem crimes sangrentos dizimam famílias inteiras de forma muito horrenda! Alex Cross conhece uma das vitimas, de uma das famílias assassinadas, e acaba se envolvendo mais do que gostaria com estes crimes para tentar encontrar o criminoso.

As pistas sobre o assassino levam Cross para a África. Cross conhece de perto a miséria, a violência, a corrupção e a crueldade em que vivem as pessoas no continente africano. Isso faz do livro uma verdadeira aula sobre história, sociologia e política sobre a África.
E é na Nigéria que Alex passa de caçador a caça! Cross vivencia um inferno enquanto está na África. É sequestrado, torturado e ameaçado! E ele não é o único, pois sua família nos EUA também corre um grande risco!

Quando Cross consegue deixar a Nigéria e retornar para o EUA pensando encontrar um pouco de paz é que ele vai se deparar com o verdadeiro ninho de corrupção e sujeira por trás de todos os crimes.

A narrativa é acelerada, com capítulos curtos e em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Alex Cross. Trama muito bem construída, servindo de base para que apenas no final o leitor venha a conhecer o real criminoso e os motivos para agir de forma tão cruel. Como de costume nessa série o autor descreve de maneira fria e detalhada todas as cenas dos crimes, tornando o livro um romance policial recomendado apenas para pessoas que gostem realmente do gênero e que tenham estômago para tais descrições sangrentas.

Podemos conhecer também um pouco mais do detetive Alex Cross, da sua vida na profissão e em meio à família. Gosto da forma como Cross se envolve em suas investigações, sempre de corpo e alma. E apesar de viver em meio à crueldade e presenciar sempre cenas tristes e trágicas ele consegue manter a humanidade e o senso de justiça. O amor que Alex tem por sua família é muito bonito.

Portanto super-recomendo o livro para pessoas que, como eu, curtam o gênero e não se importem com cenas mais cruéis e sanguinárias.

Fabricio268 29/09/2012

Muito bom!
Ainda não havia lido esse autor. Gostei bastante da história que faz o leitor querer chegar logo ao final do livro. Apesar da trama ser boa, não é o tipo de leitura que me agrada.
Confesso que tentei, algum tempo depois, ler outro livro do autor, "Eu, Alex Cross", e não consegui. Tudo acontece rápido demais como em um seriado de TV. Prefiro ivros em que o escritor é mais detalhista com os personagens e com o enredo.

Raquel.Vila 30/01/2017

Exagerado e com muitos furos
Alex come o pão que o diabo amassou e termina tudo bem e feliz. Ficou exagerado, ele passar por tudo aquilo e os bandidos contam todo o plano pro mocinho no final. E tudo termina bem e viveram felizes para sempre. Final cliché e estória com muitos furos. Não acho que chega nem perto dos outros livros do James Patterson com o Alex de protagonista.

Whesley Nunes 31/01/2018

Aquelas eram boas pessoas
Camaradas, estive distante da minha casa nos últimos meses. Viajei inúmeras vezes à Rússia. Vaguei pelas ruas sombrias de São Petersburgo. Tive o privilégio de conhecer pessoas extraordinárias como Raskolnikov, a família Karamázov, Makar, o cara do subsolo, dentre outros. Enfim... Confesso que não queria retornar. Mas temos que escrever nossa história também. (In)felizmente as férias da faculdade estão acabando e resolvi fazer minha última viagem. Dessa vez decidi conhecer um pouquinho da África.

Vamos ao livro...

"Aquelas eram boas pessoas, presas numa situação terrível, da qual não eram culpadas."

Pois bem, “O dia da caça” é um livro interessante. Violência, corrupção, miséria são algumas temáticas abordadas nessa narrativa. Foram três dias de tirar o fôlego. O famoso detetive Alex Cross é convidado para investigar um homicídio terrível. E comovido com a situação, ele faz de TUDO para encontrar o sujeito que cometeu tal delito. Meus amigos, Cross esteve no vale da sombra da morte inúmeras vezes. Mil homens caíram ao seu lado, dez mil a sua direita, mas ele não foi atingido. Sério. É o detetive mais maluco que já vi. Preparem-se para alguns capítulos pesados. James Patterson não mede palavras. Como dizem por aí, tem que ter estômago.
Vivenciando as cenas de selvageria dessa narrativa, lembrei imediatamente de “Laranja Mecânica”, um romance distópico publicado em 1962, que relata o cenário de uma sociedade inglesa que tem uma cultura de violência juvenil exacerbada.
Foi meu primeiro romance policial. Gostei, parcialmente. Esperava mais do nosso detetive como caçador, mas, infelizmente, ele foi a caça.

Giu =) 01/02/2023

Bom, mas nada de super ultra marcante.
Suspense de leve, mas que dá vontade de continuar lendo.
É isso, n tenho mto oq falar desse.

Nine Stecanella 29/12/2011

O Dia da Caça por James Patterson
Vídeo-resenha publicada originalmente no blog janinestecanella.blogspot.com. Siga, comente e participe das promoções! Assista pelo link direto em http://www.youtube.com/watch?v=DrfcuCYLoRI.

Marcia 20/09/2011

O Dia da Caça
Livro muito fraquinho! Não chega nem perto dos livros anteriores do autor...
Não recomendo!

Mariana Dal Chico 12/11/2011

Esse é o segundo livro do autor que leio, o primeiro 4 de Julho (resenha), achei que deixou um pouco a desejar, mas em O Dia da Caça, ele me surpreendeu com a velocidade da narrativa, a trama criada e o final. Por não ter lido os primeiros livros da série Alex Cross, eu não estava familiarizada com os dados pessoais do detetive, demorei um pouco para compreender que ele é psicólogo além de ser detetive, por outro lado, não consegui compreender o porquê do apelido Matador de Dragões e qual a importância de Kyle Craig, mas nada disso influencia na compreensão do enredo de O Dia da Caça.

Os capítulos são curtos, a nararativa feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Alex Cross, o livro flui rapidamente, quando você menos espera, já está no epílogo. O enredo foi muito bem construído, a trama com começo, meio e fim, não se perde em nenhum momento. As cenas de assassinato são cruéis, chocantes e sangrentas, mas no mundo em que vivemos atualmente, eu não diria que isso acontece apenas na ficção. Senti muita falta de descrições mais detalhadas sobre o ambiente e alguns personagens.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/11/resenha-o-dia-da-caca.html

Dani Fuller 20/10/2011

Enfim posso dizer que li um livro desse autor tão renomado pelo mundo a fora. E ainda pude perceber o motivo. Com uma história super bem escrita e fazendo jus ao fato das páginas passarem sozinhas. É tenso do começo ao fim, apesar de alguns absurdos que acabamos por considerar necessários. Eu gostei bastante.

Não é meu estilo favorito, mas é impossível não ficar entretida e também muito sentida com tudo que é narrado. Violência pura, super real e perigoso. Lágrimas de ódio eram derramadas por mim só em perceber que realmente deve existir isso que foi contado e ainda milhares de caras como Tiger por aí. Só espero que o equilíbrio seja justo e também existam em igualdade os detetives Cross.

O problema maior que senti foi ter que ler pinceladas da vida dele e seus casos passados e saber que estão lá nos livros anteriores. Não gosto de pular histórias e não ler na sequência.. sei que não é realmente tão necessário para entender o que acontece em O Dia da Caça, mas eu acho que ficaria mais interessante ter visto e acompanhando junto a ele. No final temos uma aparição de um tal Kyle Craig e eu achei tão aleatório aquilo, e precisei ir ao Google e confirmar que é personagem bem importante na vida do Cross que já apareceu em vários outros livros.

Fiquei encantada pela forma de agir de Cross e muito segura com seus métodos (teoricamente ele não iria morrer né? Afinal é o único protagonista rs rs rs). Quero muito ler os demais livros do autor.

Arte do livro / Capa e interior ???
Tempo de leitura / Narrativa ????
Objetivo / Impacto ?????

Rosana 27/01/2023

Bom livro
Gosto muito da diversidade do autor, da facilidade com que escreve vários temas, só achei esse um tanto quanto violento, claro é um livro policial e com temas bem atuais então os dias de hoje realmente são bem truculentos é o que o livro quis demonstrar, apesar de tudo um bom livro.

Ana Ramos 29/06/2023

Não tinha escrito a resenha, então bora lá

Nunca tinha lido nada do autor, então gostei desse primeiro contato, gostei e não gostei de capítulos tão curtinhos, mas é ótimo qndo vc tá com pouco tempo

O livro é bem violento, as mortes, as idades de quem está matando mexeu muito.

Gostei da investigação, já desconfiava de uma coisa o outro, não acho que foi um grande finale RS mas foi ok.

Achei a morte do "assassino" principal, muito fraca, comparado a tudo que o investigador passou sabe, por que nossa como esse cara apanhou ?

Mas foi bem interessante a leitura.

Livy 14/09/2011

nomundodoslivros.com
Um detetive de homicídios da polícia de Washington, USA, linha dura. Um assassino internacional, mercenário, cruel, violento e sanguinário. Uma família é assassinada com requintes de extrema selvageria. Uma das vítimas, Ellie Cox era conhecida do detetive Alex Cross. A morte de Ellie desencadeará uma caçada ao criminoso através de um rastro de sangue e chacinas que partirão dos Estadus Unidos em direção à África: Nigéria e Serra Leoa. Alex Cross colocará em risco a integrigade fídica e moral de sua família para caçar esse assassino cruel e impiedoso nos reconditos das savanas africanas, num safari em que, certamente, de caçador ele acabará se tornando a caça.

De antemão vou dizer que o livro me pegou de surpresa. A capa é bem chamativa, bem como a sinopse. São 207 páginas divididos em 157 capítulos. Aliás, capítulos bem curtinhos de uma página ou duas, no máximo. Porém, o que me surpreendeu de verdade é que James Patterson conseguiu dizer tudo o que pretendia dizer, e alguma coisa mais, em uma história que poderia render, brincando, umas boas 400 ou 500 páginas. No entanto, ele o fez em um livro com pouco mais de 200 páginas. Isso, por si só, demonstra o quanto ele é um excelente ecritor. Pois, foi capaz de criar uma história tão complexa e espremê-la em pouco mais de duas centenas de páginas, sem perder o conteúdo, a qualidade e o interesse do leitor, o que, por si só, é um feito digno de mérito.

Quanto ao estilo do livro, coloco-o como um policial de ação com doses bem generosas de violência. Mas não se trata apenas de violência urbana, marginal e criminosa, como vemos frequentemente nos noticiários da TV. É, também, uma violência que estrapola o convencional de bandido-crime-investigação-prisão, muito comum nos romances policiais. A violência descrita em O Dia da Caça aponta para um caminho mais denso, visceral, enraizada no egoismo humano. Uma visão assombrosa da ganância e da intolerância humana, capaz de cometer atrocidades que vão além do racional e dos conceitos básicos do cristianismo. Mas, fiquem tranquilos. O bom estilo policial de O Dia da Caça não se sobressai apenas pela violência. O livro também tem ação, muita ação, do começo ao fim. Alex Cross é colocado no limite da sua condição física e da sua sanidade mental. O que me fez lembrar de Bruce Willis na série Duro de Matar.

Além disto, O Dia da Caça é um romance que prende você pela exuberância narrativa. James Patterson sabe escrever e sabe como manter o clima e o suspense, prendendo o nosso interesse até a última página. Os seus personagens, mocinhos ou bandidos, são cativantes, apesar de amá-los ou odiá-los, incondicionalmente. Alex Cross mesmo é uma ambiguidade. Em certos momentos você está do seu lado, torcendo por ele, sofrendo com ele; noutros, você torce para que ele apanhe um pouco mais para ver se coloca um pouco de juízo naquela cabeça dura. Mas não tem jeito, o cara é teimoso feito uma mula. Coragem e loucura é que não lhe faltam. Desta forma, amado ou odiado, Alex Cross é um nome que figurará entre os melhores detetives linha dura dos romances policiais de últimos tempos.

Narrativa perfeita, estilo impecável, personagens convincentes, diálogos inteligentes, ação e suspense investigativo, violência selvagem, miséria humana e social, corrupção e ganância. Bons ingredientes é que não faltam nesse livro que, sem sombra de dúvida, é um livro que merece ser lido por todos. Pois O Dia da Caça é um grito de alerta; um brado no meio da savana africana de nativos relegados à miséria, humilhados e abandonados à própria sorte. Consumidos pelas guerras fraticidas, a violência nos países africanos é de uma brutalidade inimaginável. Os horrores cometidos naqueles países, por homens insanos que detém o poder e o destino daquela gente, nos faz repudiar a violência e execrá-la como um câncer global que precisa ser extirpado, antes que acabe com o pouco de dignidade humana que ainda nos resta.

E achei interessante uma comparação que o autor faz em dado momento da história em que os noticiários da TV norte-americana estão mais peocupados noticiando a morte de uma modelo famosa, exibindo simultaneamente o seu falecimento em todos os canais, enquanto que o drama que se desenriola na Nigéria não é mencionado nem mesmo por breves segundos. Ironicamente, me lembrei do seguinte ditado: pimenta no olho dos outros é colírio.

Para finalizar, só faltou dizer que adorei o livro. Tanto que já estou ansiosa pela próxima aventura - ou loucura - de Alex Cross. Aliás, gostei muito da inserção dos três primeiros capítulos da próxima aventura do personagem, no final desse livro. Um toque bem legal da Arqueiro que deveria ser seguido por outras editoras. É uma forma bem legarl de promover seus livros e, de quebra, nos dar aquele gostinho de conhecermos um pouco da narrativa desses livros antes de decidirmos comprá-los.

Mais do que recomendado, O Dia da Caça é leitura obrigatória para os aficcionados por romances policiais, ou, ainda, para você que está procurando um bom livro de ação e suspense investigativo.

Ao ler esse livro compreendo por que James Patterson já foi traduzido para mais de 100 países e já vendeu mais de 200 milhões de livros em todo o mundo. Sem dúvida alguma, merece o título de um dos maiores escritores da atualidade. Porque, certamente, O Dia da Caça tem todos os elementos necessários para virar filme e ser um sucesso de bilheteria.

Lelê 28/03/2012

Resenha: O Dia da Caça
Esse livro é de tirar o fôlego. Não tem um único momento em que ele fique cansativo. Não tem como parar de ler, é aventura do começo ao fim.
Escrito em primeira pessoa, Alex Cross vive sua primeira grande caçada. Em alguns capítulos a história é contada em terceira pessoa, é quando podemos saber o que está acontecendo com Tiger, o homem que Alex está procurando. Simultaneamente sabemos o que está acontecendo com Alex e Tiger e isso é de arrepiar.
Alex é um detetive, ele vive com seus filhos e com Nana, que é a mulher que o criou. Ele tem uma namorada, Bree, também detetive.
Bree e os filhos de Alex recebem um chamado para uma investigação de uma chacina. Quando ele chega à residência onde houve os assassinatos, ele se depara com uma cena jamais vista, a família inteira foi morta e esquartejada. A cena de horror se tornou mais terrível ainda depois que Alex reconhece a mulher morta. Ela é Ellie, uma amiga dele, ex-namorada.
Alex não se conforma com o ocorrido e além de pegar o caso, resolve ir a fundo na investigação por conta própria.
Enquanto ele investiga, outras chacinas ocorrem. E isso leva Alex a acreditar que foi Tiger, um assassino de aluguel, que está cometendo os crimes.
Alex vai à Africa.
Lá ele vive o terror da guerra civil. Conhece pessoas que querem ajudar, outras que exploram e traidores. Alex não tem a menor idéia se pode confiar em alguém naquela terra diferente e muito estranha. Seque só seus instintos, É torturado várias vezes, tem seu nariz quebrado várias vezes. Mas nem assim desiste.
Quem é policial? Quem é bandido? Quem quer ajudar? Quem quer matar?

"Em algum momento eu tinha saído de uma investigação criminal pavorosa e entrado num holocausto inacreditável. Como aquilo era possível em um mundo como o nosso?..."

Pág. 122

Eletrizante, quando eu achava que nada mais poderia acontecer com Alex, ele descobre outra coisa, outro traidor e vive mais outra aventura.
Esse é o segundo livro que leio de James Patterson, e com certeza ele ganhou mais uma fã.
Amei a leitura!