Zodíaco

Resenhas - Zodíaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camila 26/08/2022

Finalmente!!
Depois de assistir ao filme de mesmo nome centenas de vezes, finalmente consegui ler o livro que o inspirou!

Você certamente conhece, ou pelo menos já ouviu alguma coisa, sobre o caso do Zodíaco. Esse é um dos casos mais famosos de serial killers. Isso provavelmente porque, por muitos anos, a identidade do assassino ficou desconhecida, não podendo nem afirmar se ele ainda estava vivo ou morto.

Esse é o relato detalhado (e metódico) de um jornalista que se viu fascinado e preso na história desse assassino. Mas ao contrário do filme, o livro não aborda a vida do autor e demais personagens. E talvez por isso não prenda tanto leitores como acontece com quem assiste o filme.

Por isso minha dica é: esqueça tudo que saiba sobre o caso e o filme. Leia como se fosse a primeira vez que estivesse se deparando com essa história.

crdrchok 02/08/2022

Zodíaco
Robert Graysmith é um repórter que estava presente no jornal San Francisco Chronicle, onde várias cartas escritas pelo Assassino do Zodíaco foram entregues.

Robert, mesmo que as investigações estivessem estagnadas e até hoje ninguém saiba quem foi o Zodíaco, escreveu um livro amontoando informações cujo o público nunca antes soube. Informações sobre suspeitos (com nomes trocados), cartas completas, códigos completos, as próprias investigações do Robert e a angústia dele, dos policiais e outros investigadores por nunca terem descoberto quem foi o Assassino do Zodíaco.

Mesmo que recentemente tenham "achado" o Zodíaco, pelo suspeito corresponder ao retrato falado, eu acho que Gary Francis Portes não era o Zodíaco.

Até hoje o mistério não foi resolvido.

O livro de Robert nos instiga mais sobre o mistério, mesmo que em alguns momentos eu o tenha achado uma leitura lenta.

Bruna 21/07/2022

Zodiaco
Achei que a leitura seria bem repetitiva e arrastada, mas fiquei muito impressionada com o quão rápido li. Realmente emergi muito na história, muitas vezes foi difícil de acreditar que estava lendo uma história que de fato aconteceu, me pareceu até ficção de tão absurdo e terrível que tudo foi.

É inacreditável pensar que tinham um suspeito que se encaixava em literalmente cada detalhe do assassino e mesmo assim a polícia deixou o cara escapar como água nos dedos. Inacreditável também o quanto a comunicação entre eles foi péssima. Se todos os responsáveis se esforçassem, com certeza conseguiriam provas físicas e circunstanciais o suficiente pra prender o cara, massssssss quem sou eu pra falar, né?!

Terrível pensar o quanto mulheres são odiadas e torturadas simplesmente por existir.
Uma mulher foi ler um romance gótico no meio da natureza e levou 17 facadas nas costas + 32 no abdômen simplesmente porque sim.... isso me chocou de uma forma enorme porque poderia facilmente ter sido eu... mas se formos parar para pensar, poderia ter sido em qualquer uma das vítimas, poderia ter sido qualquer uma de nós...... é assustador o quanto estamos em perigo o tempo inteiro (e também muito injusto).

Victor 01/07/2022

Um Livro/Documentário
O livro foi escrito por um colunista que trabalhou e sempre foi fissurado em tentar encontrar quem foi o verdadeiro Assassino do Zodíaco.
Ele junta todas as suas descobertas e documentos no livro e os narra como se fosse um documentário em livro. Eu curti muito ler um pouco sobre essa história que assombrou a Califórnia de 1966 até os anos 80.
Recomendo pra quem gosta dessa pegada de livro mais informativo , pois ele não é um livro de ficção com personagens. Ele conta fatos das descobertas do autor na época.

Jéssica | @jehbreda 10/05/2022

Frustrante e esclarecedor
Um livro que não é conto, não é imaginação, e a vida real.

Pessoas mortas de maneiras diferentes, locais de crimes variados, armas diferentes, cartas com códigos, vários suspeitos? e ninguém nunca foi preso.

Confesso que cheguei a conclusão de que o erro dessa operação foi não haver de fato uma operação e sim vários polícias em vários locais diferentes que não trocavam informações de forma efetiva se não certamente o Zodíaco estava preso.

Mas, um bom livro e boas explicações!

Julian.Amaral 06/05/2022

ok
Minha nota se deve mais à edição do que ao conteúdo. A impressão está péssima, prejudica a nitidez dos símbolos e tem até mesmo alguns trechos com falhas graves. Tradução e revisão precárias ("18 anos" é trocado por "18 horas"), e não há ambientação para PT-Br.

Camila 14/03/2022

Livro bem completo e organizado em ordem cronológica. Em alguns momentos a leitura ficava um pouco repetitiva e os detalhes acabavam confundindo um pouco.

Mas é um ótimo livro para quem gosta do gênero.

Dani 14/02/2022

Incômodo
Leitura muito interessante e organizada sobre a busca por um serial killer real nos EUA que fez diversas vítimas e mandava mensagens criptografadas à polícia.
Livro escrito por um jornalista que acompanhou o caso e traz diversos depoimentos, em ordem cronológica, de vítimas e detetives envolvidos.
Ao mesmo tempo que apresenta os fatos caso a caso, vai construindo o perfil do assassino e apontando possíveis suspeitos.
Por relatar crimes verdadeiros causa bastante desconforto, mas não deixa de ser uma leitura que atiça a vontade de encontrar respostas.
Indico pra quem gosta do gênero True Crime e têm curiosidade sobre esses assuntos.
Endara 14/02/2022minha estante
Tô loka pra ler !

Dani 14/02/2022minha estante
Vale a pena ?

dragsreluts 06/02/2022

não foi dos melhores sobre true crime que já li, mas não diria que é péssimo. só acho que algumas partes acabam sendo repetitivas e possuem uma narrativa parecida com ficção, talvez por não existir uma solução concreta do caso.

pensei em dar nota 3, depois 4, depois 3,5 e por fim decidir ficar no 3 mesmo

Marcone989 29/01/2022

Aqui quem fala é o Zodíaco....
Um misterio nunca solucionado, mais de 2500 suspeitos, uma grande quantidade de material e suposições, porém sem um desfecho. O modo como Graysmith analisa o caso Zodíaco nos deixa roendo as unhas, a vontade de entrar em meio as páginas e investigar junto é grande. Crimes sem solução são até comuns, porém os crimes cometidos pelo Zodíaco ganham uma dimensão maior, a figura oculta por trás das atrocidades cria uma mística tenebrosa e que se perpetua com a não solução, com o não desfecho. Quantas vitimas ele realmente fez ? Quais eram suas intenções ? Ele realmente existiu ? Perguntas que não podem ser respondidas com exatidão, resta para Graysmith e para nós fazer suposições e analisar os erros e os acertos, de um caso enigmático.

Nathy 08/09/2021

Inacreditável
Um livro interessante, é inacreditável que não conseguiram prender o zodíaco, o livro é bem interessante, muitas teorias, no geral recomendo a leitura.

Rub.88 16/08/2021

Aqui quem fala é o Zodíaco
O livro Zodíaco do cartunista político e escritor Robert Graysmith conta com muita riqueza de detalhes, até com certa obsessão, a investigação parte feita pelo próprio autor, e das policias da região de San Francisco Bay, California para capturar o serial killer enigmático. Enigmático é a palavra certa. Ele mandava cartas para jornais e pessoas responsáveis pela investigação e nessa correspondência escrevia de forma bizarra, com caligrafia adulterada e com erros gramaticais propositais. Também mandava mensagens criptografada, utilizado símbolos estranhos e desafiando as autoridades a decifrarem dizendo que ali havia o seu verdadeiro nome. Nas cartas e ligações que fazia a centrais de policias reivindicava crimes recentes e dava detalhes dos mesmos. Fazia ameaças, como explodir ônibus escolares. Enviou um esquema desenhado de uma bomba. Dava opinião sobre filmes. Os seus crimes comprovados, pois ele chamava pra si alguns de autoria duvidosa e possivelmente escondia outros, eram sempre nos finas de semana ou vésperas de feriado. Atacava a tiros casal de namorados que em seus carros iam ao um lugar insolado. Rendeu e amarrou um casal e esfaqueou as costas dos dois. O homem sobreviveu para falar que o assassino usava uma fantasia de carrasco, com capuz e uma cruz branca costurada na frente da camisa. Atirou a queima roupa num taxista.
Nessa obra fala do esforço para captura-lo. Para entende-lo. Para saber o modus operante completo dele. Mas havia pouca coisa com que trabalhar. Era um mundo novo de maníacos assassinos. A partir de 1960 e daí em diante surgiram dezenas de doidos homicidas, isso contado os catalogados. Centena de outros surgiram, atuaram e sumiram sem a notoriedade nefasta esse fenômeno ocasionava. O livro de um true crime, gênero que virou mania, e interesse mórbido, nos últimos anos. Seriados e outras meios de comunicação esmiuçam esses crimes que voltam com força ao imaginário do público. As perguntas continuam sem resposta claras. As certezas, mesmo com exames forense moderno e técnica aprimorada, ainda não chegaram. O que motiva o assassinado de um estranho por outro estranho? Nenhuma mente sã pode responde. Todos somos potencialmente vítimas do tortuoso livre arbítrio. O direito de um acaba quando começa o direito do outro. E assim que devia funciona a mente humana, mas individualidade tem um preço. O possível desequilíbrio de um membro da raça humana modifica a vida muitos ao redor e ao longe...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6