Zodíaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Brenda 14/07/2021

Zodíaco
O livro não é bom!
A narrativa demora muito para conseguir prender o leitor e quando consegue algumas coisas aleatórias são acrescentadas. Não senti a investigação, me pareceu mais a leitura de um diário de uma pessoa que tinha alguns suspeitos em mente e estava querendo incriminar alguém. Também achei que o autor supervalorizou o Zodíaco, quase que exaltando a inteligência ou a sua esperteza em se livrar dos crimes. Resumindo, não achei bom.

Nimrod 30/04/2021

Caro editor... aqui é o Zodíaco falando.
Faz anos que eu vi o filme do diretor David Fischer sobre o caso, e eu como amante de True Crime fui diretamente atraído por esse em específico, e se tornou o meu favorito e mais intrigante de todos.

Na época as edições do livro estavam esgotadas e eu fui atrás por dias por Internet e diversos sites. Anos depois finalmente pude ler este livro, está acessível novamente, e pra quem gostou do filme, com certeza vai amar o livro (ou quem nunca viu e só se interessa por True Crime, vai amar também)

O livro tem MUITO mais conteúdo do que o filme, mais assassinatos, mais cartas e mais mistérios, depoimentos reais, cenários reais, mapas, arquivos policiais reais, bom, como todo livro bom de True Crime, este é completo.

Segue uma narrativa meio "diário" feito pelo próprio escritor que acompanhou desde o início os casos. O livro é sempre uma novidade, sempre há perguntas que você vai querer a resposta, e sempre mais novidades, é uma leitura que não cansa, e sim cativa o leitor ainda mais.

Sendo um ótimo livro de True Crime o livro é altamente indicado para amantes do gênero.

Rael 03/04/2021

O livro que foi superado pelo filme
Assisti o filme Zodíaco a muito tempo atrás e fiquei super empolgado em ler o livro que foi inspirado. Infelizmente a empolgação terminou durando a leitura. Do início até o meio fiquei bem interessado no modos operante do matador em série, mas daí a leitura começa a ficar arrastada e passa a ser cansativa. No final ainda tem uma propaganda desnecessária do filme, onde o autor conta como foi as tratativas com o diretor, a pós produção e as filmagens. Eu já sabia que o assassino nunca foi pego, graças ao filme, mas não me empolgou tanto a leitura. Recomendo apenas para quem tiver uma grande curiosidade sobre o fato, já que o ponto forte dessa obra são os detalhes dos casos.

@wesleisalgado 07/03/2021

Arthur Leigh Allen
Ler Zodíaco é uma experiência de tirar o fôlego e ao mesmo tempo frustrante.
O ritmo da narrativa do Robert Graysmith é frenético, você não tem tempo de respirar. Intercalando as histórias de vítimas individuais, com as cartas do Zodíaco ao San Francisco Chronicle, além de uma enxurrada de materiais extras como fotos de jornais, retratos falados e excertos das cartas em código.
O frustrante é que, em nenhum momento o autor pretende ridicularizar a polícia, mas a história mostra sozinha, somente sendo contada, que a quantidade de erros cometidos ali por parte dos investigadores é vergonhosa. E o final em aberto, doí fisicamente.
Logo após a leitura, lá fui eu assistir novamente o filme de David Fincher, devo ter visto uma única vez lá pelos idos de 2008 ou 2009 . E como adaptação é impecável, apesar do ritmo lento. Entendo hoje os comentários mornos na época do lançamento, o próprio David Fincher, que era criança em São Francisco na época dos ataques, disse que o maior intuito dele era nos colocar no lugar de quem viveu esse determinado momento, o pânico e o desconhecido, e não se pautar em uma carnificina barata.
Além de tudo, os apêndices do livro são um ótimo bônus; com seções falando das cartas, do tipo de letra, dos carros do assassino, e ainda um pequeno diário escrito pelo Robert Graysmith durante as filmagens do filme entre o final de 2005 e o início de 2006, onde trabalhou como consultor.
Ótimo!!
OBS[1]: Filmes citados pelo livro; 1º Perseguidor implacável [DIRTY HARRY 1971], baseado realmente nos assassinatos enquanto aconteciam. 2º Terra de ninguém [Badlands 1973] . 3º O exorctista [1973], o próprio Zodíaco debocha do filme em uma de suas cartas.
OBS[2]: Resenha nº25 do desafio Skoob 2021.

Pri 09/02/2021

Uma história real e bizarra
Uma foto na praia já que nosso protagonista tinha um apreço por ataques próximos à água!

O livro da semana foi o Zodíaco, que conta a história de um serial killer que se tornou muito famoso nos anos 70.

Ele tinha o curioso hábito de enviar cartas cheias de enigmas e códigos aos jornais mais conhecidos de São Francisco falando sobre seus ataques.

Robert Graysmith, que até então era cartunista no The Chronicle, ficou tão obcecado com a história do Zodíaco que se empenhou ferrenhamente em tentar descobrir sua identidade.

A história começa com os ataques de 1968 e vai se desenrolando em uma série de outros ataques e acontecimentos, sempre mostrando na as ações realizadas na época com a tentativa de encontrar o autor de um dos casos mais complicados da história.

O livro mostra cada uma das cartas e fatos compilados pelo cartunista e, no meu ponto de vista, uma sucessão de erros que levaram ao desfecho da história.

Confesso que ainda estou tentando entender se gostei ou não do livro mas, sem sombra de dúvidas, é uma história que nos da muito o que pensar e que precisa ser contada!

Wagner 04/02/2021

Leitura um pouco irregular
O autor Robert Graysmith era o cartunista do jornal S Francisco Chronicle no final dos anos 60 e fica obcecado pelo assassino autodenominado Zodiaco que assumiu vários crimes ocorridos na bay area. O livro descreve a investigação desses crimes e tudo o que chegou ao conhecimento da imprensa ao longo dos anos. Houve uma adaptação para o cinema em 2007, no qual o autor foi interpretado pelo ator Jake Gyllenhaal. O epílogo fala um pouco sobre o filme que é bem fiel ao livro, curiosidades, escolha do elenco, etc. A leitura é um pouco irregular, ora dinâmica, ora um pouco tediosa quando descreve minuciosamente os registros policiais, descrevendo em detalhes as roupas das vitimas, ambiente onde foram mortos, modelos dos carros e possíveis armas.

Augusto Bogo 15/01/2021

Maravilhoso
Até agora foi o meu melhor livro de 2021. Trás detalhes e angústias na caçada do Zodíaco. Li em um dia e queria mais.
Livro obrigatório por aqueles que se interessam por investigações e mistérios policiais.

polly.telles 14/10/2020

Uma transcrição detalhada sobre os crimes do assassino Zodíaco e todos os acontecimentos que permeiam os assassinatos.

Um Livro para Amar 10/09/2020

“não havia testemunhas, motivos ou suspeitos.”
Você está pronto para uma das melhores histórias de caça a um serial killer?
Esse relato fantástico foi escrito por Robert Graysmith, que era o cartunista de política do maior jornal do norte da Califórnia quando, em 1968 esse assassino encapuzado começou a matar pessoas e enviar cartas à polícia, desafiando-a a capturá-lo.
O fascínio pelos casos tão difíceis de decifrar levou o jornalista a começar sua própria investigação, no intento de descobrir a identidade do assassino. Todas as informações juntadas por Graysmith foram compiladas neste livro incrível com muita precisão e fidelidade.
O Zodíaco está na lista de assassinos mais sádicos que existem/existiram. Seu nome fica atrás apenas de Jack, O Estripador e Filho de Sam. Não apenas as mortes ganham destaque em sua trajetória, como também mensagens criptografadas inseridas em cartas enviadas aos jornais.
Suas mensagens, além de desafiarem as maiores mentes do FBI, CIA e NSA, eram cheias de escárnio, astúcia e ameaças. Vendo a dificuldade em sua captura, Zodíaco debochava da polícia e enviava ameaças de explodir ônibus escolares, colocando em polvorosa a cidade inteira.
Por trás de todo o mistério e carência de atenção, facilmente detectável em suas mensagens, o Zodíaco era um sádico sexual que acreditava que suas vítimas o aguardavam em um paraíso para serem torturadas pro ele.
Para aqueles que não sabem, esse assassino tão complexo despertou uma busca em vários condados e uma lista de cerca de 200 suspeitos. Até hoje, não se descobriu a identidade verdadeira dele, apesar de o autor apontar um suspeito especifico segundo as suas investigações.
Por mais de duas décadas os Estados Unidos desempenharam uma caçada ao Zodíaco, sem no entanto conseguir encontrar o assassino. Esse registro é impressionante, completo e cheio de detalhes dessa busca, onde ameaças, criptogramas, um assassino encapuzado e um Chevrolet branco que é visto por todos assombram as pessoas até hoje.

site: https://umlivropamar.blogspot.com/2020/09/zodiaco-robert-graysmith.html

Lisa 25/04/2020

Drinking game: tome uma dose cada vez que a polícia faz alguma coisa errada no livro
Já havia ouvido falar muito sobre o caso, mas o que vi em Zodíaco foi angustiante e me deixou ainda mais intrigada pela história toda. Os assassinatos ocorreram entre as décadas de 60 e 70, e o Zodíaco (persona que o próprio assassino assumiu) foi um dos primeiros e mais notórios serial killers da história, muitas vezes comparado a “Jack, o Estripador”.
O livro traz informações detalhadas sobre os homicídios cometidos pelo Zodíaco que foram confirmados pela polícia. O autor também fez entrevistas com sobreviventes e agentes encarregados do caso. Ele também traz as cartas e criptogramas que o Zodíaco enviou aos jornais da época. Essas cartas continham ameaças e também zombarias pelos inúmeros erros cometidos pela polícia. Ele vangloriava-se por conseguir se esgueirar por anos, sem que ninguém conseguisse provar algo contra ele. Há uma passagem em que os policiais conversam com ele perto da cena de um crime e depois manda uma carta gabando-se de como era muito mais esperto que a polícia.
Depois de mergulhar de cabeça no caso, o que consegui entender é que na época os investigadores não tentaram manter um contato com outros investigadores, nem fizeram um grande serviço em criar uma unidade de investigação para compartilhar suspeitos, coisa que Graysmith acaba fazendo para escrever o livro. Talvez com a tecnologia que temos hoje fosse mais difícil para o Zodíaco se esconder.
Em algumas passagens dá para perceber que Graysmith não era “autor” (considerando que ele era cartunista de um dos jornais para quem o assassino enviava as cartas). Ele se atém aos detalhes técnicos, o que faz o livro por vezes parecer “seco”. Mas ele fez um grande trabalho em reunir grande parte das provas e dos relatos de testemunhas em um só lugar, apontando suspeitos, etc. Mesmo que por fim, ainda não saibamos quem é o Zodíaco, fica aquela pulguinha atrás da orelha. O Assassino do Zodíaco é um dos serial killers mais sinistros dos EUA e este livro é um incrível começo para quem quer começar a cavar mais fundo nessa história.

site: https://www.instagram.com/surtoentrepaginas/

Mateus 22/04/2020

A lenda Zodíaco...
Um livro contado por quem viveu de perto a história de um dos assassinos mais misteriosos que já existiu. Robert Graysmith conta em detalhes desde o primeiro assassinato até o último contato do Zodíaco.
Pra todo fã de histórias envolvendo serial killers e amante de romance policial.

highbythem00n 10/04/2020

Impecável
Gosto muito do assunto serial killer e nao poderia ter escolhido um livro melhor pra ser o meu primeiro sobre! Super completo, escrito por um editor que fez parte da caçada, mostra como foi TÃO PERTO de terem conseguido achar ele (apesar de que pra mim, ficou a impressão de que no final teriam conseguido se quisessem). Ainda conta com os apêndices sobre algumas especificidades do zodíaco, como armas, carros, forma de escrever, psicológico e etc. Muito bom mesmo!

Ket 10/09/2019

Um assassino esperto e uma investigação mal conduzida
Zodíaco é um relato escrito pelo cartunista Robert Graysmith que tentou, em 1975, juntar em um único volume o máximo de informações possíveis sobre o serial killer que aterrorizou São Francisco. O Zodíaco começou a agir no final da década de 60 e, por quase uma década, sitiou São Francisco com suas cartas e ameaças constantes. Sua identidade permanece até hoje um mistério, demonstrando o fracasso das investigações à época.

A impressão que tive ao ler o material do Graysmith é que a falta de sucesso em agarrar o Zodíaco foi causada não só porque ele era habilmente esquivo, mas também por causa de uma sucessão de equívocos e erros cometidos por muitas pessoas e órgãos. Havia pistas demais e comunicação de menos. O fato de o Zodíaco ter agido em Condados diferentes manteve as investigações separadas e restritas às suas regiões. Os detetives não trocavam informações, não compartilhavam suspeitas, não agiam em conjunto. O resultado: muitas provas circunstanciais e deslizes (a polícia de São Francisco inclusive CONVERSOU COM ELE em uma cena de crime!!!).

Acho que a maior prova de falta de uma unidade investigacional é o próprio livro. O Robert fez o que a polícia da época devia ter feito: reuniu todas as informações e fez as comparações até chegar e um suspeito plausível (mas infelizmente não comprovado).

O único porém do livro, na minha opinião, é a escrita do Robert que não flui muito bem em alguns momentos. Às vezes ele tenta romancear o texto a la Truman Capote, em outros joga pro leitor blocos de evidências de forma crua e isso desestabiliza um pouco a leitura.
Henrieth Hasse 10/09/2019minha estante
Tive a resenha ao vivo em primeira mão uhull hihihihi

Vanessa.Brizola 11/07/2018

Proveitoso para quem gosta do tema
É interessante como psicopatas assassinos chamam a atenção e causam curiosidade nas pessoas. Há algo na natureza humana que, mesmo com a saudável empatia e similaridade ao próximo, ainda quer saber de todos os detalhes sórdidos de como a violência se manifesta. Este livro foca muito nos detalhes sórdidos dos crimes do misterioso Zodíaco.

Meu primeiro contato com a história do Zodíaco se deu em 2007, quando fui assistir ao filme de mesmo título, dirigido por David Fincher, nos cinemas. Lembro de que fiquei impressionada e, de certa forma, fascinada, com a história deste notório serial killer americano. Talvez tenha sido aí, embora eu sempre flertasse com este tipo de assunto, que meu interesse pelo tema cresceu.

E quem foi o Zodíaco? O autor deste livro passará muitos anos acompanhando os crimes (e os possíveis crimes) deste homem assustador que aterrorizou São Francisco nos anos 60/70 e se perguntando sobre isto. As páginas, que funcionam como um relatório policial ou um diário investigativo, nos trazem detalhes e mais detalhes acerca dos crimes, das testemunhas, dos policiais que trabalharam na época, dos suspeitos principais e tudo que possa estar incluso, tecnicamente falando, sobre o caso. Se você quiser trabalhar seu lado detetivesco pode, inclusive, acompanhar Robert nesses detalhes e anotar em cima das exposições dele até chegar as suas próprias suposições.

Para esta obra não espere nada brilhante narrativamente falando, nada parecido com, por exemplo, A Sangue Frio de Truman Capote. Robert Graysmith não é um escritor talentoso trabalhando em um texto de jornalismo investigativo. Ele é um cartunista do jornal que recebeu cartas do Zodíaco naquela época e, por estar no meio disto, acabou se envolvendo, de forma perigosa e obsessiva eu diria, neste caso. Daí o meu título ali em cima: só entre nesta leitura se realmente tem interesse nos detalhes, detalhes mesmo, tipo o carro do investigador principal, ou se é um entusiasta deste gênero literário. Para quem não quer muitos pormenores, por vezes cansativo de ler, indico apenas o filme de 2007 que, por sinal, adapta maravilhosamente bem este livro!

Acabei adquirindo a edição da Nova Conceito de bolso, um exemplar de sebo, e posso dizer que a qualidade gráfica é muito ruim. A encadernação é porca e as folhas são de jornal, como a minha era de segunda mão tinha páginas faltando e a capa estava rasgada. A diagramação está toda desestruturada em vários trechos e há erros de digitação e gramática por todo o lado, uma pena mesmo. Minha sorte, entretanto, foi ter pagado bem baratinho na estante virtual, porque o livro já está esgotado na editora.

Em síntese, para quem quer aumentar sua coleção de livros e conhecimentos sobre serial killers e criminalística, este é indispensável. Para quem gosta, mas não a ponto de embarcar num texto tão minucioso, indico apenas o filme.

Ps.: agora, o que eu queria mesmo era ler algo aprofundado e exclusivo sobre os motivos sociais dos Estados Unidos ter tantos casos deste tipo. É muito maluco em um lugar só!

Suellen vieira 26/04/2018

Zoodiaco
Esse livro narra a historia de uma investigao feita pela policia e por um jornalista em relacao a um assasino em serie que durante muito tempo aterrorizou os Estados Unidos.
Esse assasino mandava cartas aos jornais de Sao Francisco sempre que matava as vitimas ou sempre que queria que algo seu fosse publicado em algum jornal ou mesmo quando ficava com raiva de alguma coisa.
Achei o livro bom o mais interessante é acompanhar em detalhe a trajetoria desse assassino , ao mesmo tempo que acompanhamos o desenrolar das investigacoes , mas ao mesmo tempo que isso e interessante é também frustante e meio que decpcionante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6