Zodíaco

Resenhas - Zodíaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kymhy 01/04/2018

Zodíaco - Robert Graysmith
Uma biografia escrita com maestria que relata todos os pormenores do caso de um dos maiores serial killer's conhecido na mídia: Zodíaco. Será que você consegue encontrar alguma pista perdida que diga a sua identidade?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-zodiaco-robert-graysmith/

Vinny Britto 29/01/2018

Um Relato Arrepiante
Sempre achei esses relatos fascinantes, e esse livro se mostra bem completo. O legal é que ele esmiuça os detalhes de todos os suspeitos de serem o Zodíaco mas em momento algum aponta claramente qual foi, afinal nunca tiveram provas conclusivas, de certo modo até por falhas policiais.

Então cada leitor ao final do livro, pode acabar tendo um suspeito "favorito".

Acredito que se fosse atualmente, com a tecnologia disponível, as chances do Zodíaco ser capturado seriam maiores.

Leitura que vale muito a pena pra quem gosta do tema serial killer.
Lucas 22/10/2019minha estante
Caramba! Como eu não sabia que o filme era baseado em um livro????!!!!

Marcial 24/12/2017minha estante
Asssiste a adaptação do livro que está disponível na Netflix. Talvez ajude :v

MariFontes 31/12/2017minha estante
Obrigada! Vou assistir! ?

Geth 26/01/2017

Esperava Muito Mais!
O livro parecia que ia ser interessante, que devoraria, leitura fácil e que não conseguiria parar de lê, mais não foi assim. Na verdade não é um livro ruim, mas com foi abordado parecia ser aquelas séries americanas de desvendar quem é o assassino. Relatos de pessoas que tiveram contato com as vítimas. Leitura arrastada! Enfim consegui terminar, infelizmente não me encantou! Tinha tudo pra ser um livro ??????????!

San... 15/09/2016

Após a leitura, só um adjetivo me veio à mente, para ilustrar o lamentável fato de que esse facínora permanece livre e incógnita: estarrecedor. A impossibilidade de identificar e prender um individuo assim pernicioso causa repugnância. Perceber que o mal pode sobrepujar com tal magnitude o bem e restar completamente impune faz refletir que talvez as estruturas da lei se encontrem obsoletas, que o treinamento dado à força policial é inóquo. Um bom livro para o leitor que deseja conhecer a verdade dos lamentáveis fatos.

Gabriel Failde 08/07/2015

Zodíaco é um prato cheio para quem se interessa pelo mundo sombrio dos serial killers. O livro escrito pelo jornalista Robert Graysmith narra a caçada de um dos maiores assassinos do planeta, que assombrou o norte da Califórnia entre as décadas de 60 e 70, e nunca foi encontrado. Nos registros oficiais da polícia, seis mortes foram relacionadas ao psicopata. Zodíaco (como ele mesmo se auto intitulou) afirma ter matado 37, mas as vítimas podem ter chegado a 50. Afirma? Isso mesmo, você não leu errado. Além de torturar e assassinar, ele também ficou conhecido por enviar cartas, muitas delas criptografadas, para os jornais locais e para a polícia. A partir de análises detalhadas dos crimes e da caligrafia do Zodíaco, autoridades o classificaram como um sádico sexual, que considerava a caçada pelas seres humanos como as preliminares e os ataques como o ato em si do sexo. Robert Graysmith fazia parte da redação do San Francisco Chronicle quando o jornal recebeu a primeira das 21 cartas cheias de escárnio e dicas escondidas do misterioso matador. Com uma história magnifica (e aterrorizante) para contar, Robert, que acompanhou todo o caso Zodíaco, decidiu escrever este livro a partir de uma investigação detalhada, que conta com entrevistas de vítimas sobreviventes e registros nunca revelados anteriormente. Seu relato sobre o caso foi tão fiel e estarrecedor que o diretor de David Fincher (Seven e Clube da Luta) decidiu transformar a obra em um filme homônimo daquele que ficou conhecido como o segundo maior serial killer da história, atrás apenas de Jack, o Estripador.

Thata 09/04/2015minha estante
Achei esse livro, por acaso, num sebo. Levei meio que só por levar porque me interesso pelo assunto, mas não achei que fosse gostar da narrativa. Como fiquei feliz em estar enganada! Amo esse livro, e agora bateu até uma vontade de reler.

Priscila Bennati Santana 21/04/2015minha estante
Também não sabia se ia gostar quando comecei. Havia acabado de ler Helter Skelter e achei que nada ia se comparar. Mas adorei!!!! Tinha lido no Kobo e agora achei um no Estante Virtual e comprei! \o/

otxjunior 10/03/2015

Zodíaco, Robert Graysmith
Mais um da série não-ficção inacreditável. Zodíaco é a história do serial killer que aterrorizou a cidade de São Francisco, durante anos a partir de 1968. Suas vítimas eram assassinadas brutalmente, estabelecendo um perfil psicológico de sádico sexual ao assassino. Este ainda escrevia cartas de ameaça à população para jornais contendo criptogramas que supostamente revelariam sua identidade, que até hoje permanece desconhecida. Robert Graysmith, cartunista do San Francisco Chronicle durante esse período, reúne nesse livro fatos ainda inéditos ao público, depoimentos de vítimas e testemunhas, provas contra os principais suspeitos, etc. Dessa forma, Zodíaco também pode ser lido da perspectiva de obsessão que o caso provocou no autor, que é o foco, inclusive, do filme homônimo dirigido por David Fincher. Aliás, temos aqui um capítulo só de informações suplementares sobre esta ótima adaptação.
A prosa de Graysmith não tem nada de romanceada. São blocos de informações (às vezes encadeados sem muita coesão) formando um relato puramente referencial. Os trechos em que sobreviventes testemunham, por exemplo, lembram o formato clichê de entrevistas em documentários. A edição que eu li infelizmente está repleta de erros grosseiros e de todos os tipos. Na tradução, "Thursday" vira "Terça-feira" e outros absurdos. Há problemas na ortografia também, o que não deixa de ser irônico: o Zodíaco simulava erros em suas cartas.
Mas o que realmente tornou essa leitura uma das mais difíceis que eu já fiz foi saber que esta história é real. Os métodos do maníaco, as cenas de tortura, suas cartas cheias de escárnio e presunção me perturbaram de uma forma que sentia repulsa ao livro e o evitei muitas vezes. Acho até que cheguei ao fim apenas por ter lido uma teoria internet afora que atribuía a identidade do Zodíaco a Robert Graysmith, baseada nos delírios paranoicos de grandeza do serial killer. Bizarra, mas não pude deixar de considerá-la enquanto lia, mais para o meu próprio divertimento, confesso. O que só prova que persigo a ficção mesmo onde ela não se encontra.

Felipe 11/12/2014

Um impressionante relato !
Esse livro que fala sobre o serial killer que assolou os Estados Unidos na década de 60 é um relato impressionante. Há cartas que o assassino escreveu para a impressa tirando a maior onda com as autoridades, tem a carta original e a tradução no meio da história, alías falando da história são depoimentos de varias pessoas, como se fosse aqueles programas policiais, há uma parte que voce sente o que a vitima do assassino está sentindo, e são situações perturbadoras, é um livro ágil li em pouquíssimos dias. A parte da investigação é igualmente tensa por que até então ninguém sabia ou tinha suspeita de quem estava cometendo as atrocidades. Então finalizando se voce gosta do assunto, e provavelmente vou querer adquiri o livro depois, leia sem medo. Aliás a adaptação do cinema pelo David Ficher é excelente tinha visto há muito tempo atrás, mas ainda me deixou uma ótima impressão.

Albert 04/02/2014

Fantástico!
Quem procura um livro baseado em fatos reais sobre serial killer este é fantástico. Zodíaco consegue prender sua atenção do início ao fim e ainda nos premia com um grande suspense. Com pesquisa a fundo, depoimentos, retrato falado e cartas enviado pelo assassino, Robert Graysmith escreveu um livro completo que vale cada centavo.

O leitor fica ávido para saber quem é o serial killer que aterrorizou a cidade e o autor consegue com maestria conduzir a história ao fim sem desviar dos principais suspeitos. Livro recomendadíssimo! Assista também ao filme que é ótimo, mas o livro é infinitamente superior.

Livretando 31/01/2014

Resenha: Zodíaco
Na década de 1960, nos EUA surge um serial killer que pode ser considerado um dos mais enigmáticos já existentes depois de Jack, o estripador, ele se autodenomina zodíaco e até os dias de hoje ninguém sabe realmente a identidade de quem espalhou o medo por alguns vilarejos e quantas pessoas de fato ele matou, apesar de existirem alguns nomes que possam ser considerados como principais suspeitos e o nome de algumas vítimas que foram comprovadamente mortas por ele.

No livro, há uma divisão por capítulos com os nomes das vítimas que foram comprovadas, capítulos falando do próprio zodíaco e dos principais suspeitos de ser o serial killer, mas não esperem por um romance, não é a intenção do autor, é sim um relato da história real do que aconteceu, com o máximo possível de detalhes, até porque o autor trabalhava no jornal em que o zodíaco mandava suas cartas e devido a sua curiosidade (e talvez a facilidade de obter mais informações que a maioria das pessoas), resolveu juntar o máximo de informação possível, investigando tudo o que podia e até realizou entrevistas com as vítimas que por sorte sobreviveram e com as pessoas que tinham contato com elas.

Mas e o que diferencia este serial killer dos outros? Além de não deixar rastros, ele se vestia de forma bem característica, todo de preto com um capuz e um símbolo (seu símbolo, que é uma bola com duas linhas, vide capa do livro) e sempre fazia ligações para a policia após seus assassinatos e mandava cartas para os principais jornais dos locais onde os crimes foram executados, mesmo com tantos contatos, mesmo com muita gente envolvida, com a população em alerta e com tanta informação, ninguém conseguiu capturá-lo, nem mesmo descobrir sua identidade, além disso, tinha um M.O. (modus operandi) que era caracterizado pela morte de casais (em sua grande maioria), apesar de alguns dos homens não terem morrido (como se eles não fossem o alvo).

No mais, o livro é um pouco cansativo, pelo menos pra mim foi, talvez por ter tanta informação, com capítulos e datas, e trazendo os fatos, as mortes, suspeitos etc.

Mas também sou suspeita pra falar, que apesar de cansativo eu gostei do livro, pois gosto muito deste tipo de temática e o fato de ter sido feito separado por datas e capítulos ajudou a situar os fatos.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/02/resenha-zodiaco.html

JOY 11/11/2013

Fui levada a São Francisco das décadas de 70,80...
É um relato impressionante de toda trajetória do assassino Zodíaco.
Baseado em fatos, se torna interessante pela riqueza de detalhes!
Só há o mesmo problema de todo livro baseado em fatos reais...Já sabemos como termina. Ainda mais sendo um caso onde o bandido se dá bem, fica aquele gostinho de querer que as coisas terminem bem, que os bons ganhem e os maus sejam presos ou mortos.
Fiquei com asco de tocar no papel da cópia da carta do Zodíaco, de tão vívido que é o relato.
Recomendo aos que gostam deste tipo de literatura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6